Fruto de ousadia, na humildade, e através de muita oração. Foi assim que Edinho Veronezze, diretor executivo do Grupo Relance Entertainment, criou, no dia 5 de junho de 2004, em Osasco, São Paulo, a conhecida Rádio Black Gospel.
A idéia principal era de evangelizar jovens por meio da black music, atingindo corações que jamais seriam alcançados de uma outra forma, além de destacar, em sua programação diária, o melhor das paradas de sucesso, nacional e internacional, em seus mais variados ritmos.
Outro desejo era o de suprir a grande carência dos ouvintes, artistas e, principalmente, dos anunciantes que precisavam veicular os seus produtos, mas não tinham uma emissora de rádio gospel que atendesse as reais expectativas do mercado e se encaixasse perfeitamente em seus orçamentos.
Diante dessa realidade, surgiu, então, um sonho audacioso de uma rádio totalmente diferenciada e inovadora. Porém, antes de viabilizar o projeto, foi preciso fazer uma minuciosa e exaustiva pesquisa, que durou aproximadamente cinco meses, nos quais foram estudadas todas as emissoras de rádios AM e FM de cada Estado brasileiro, por meio da Internet. Chegou-se à conclusão de que não existia nada do gênero neste segmento, enfim, nada que tivesse um estilo único, sendo 100% direcionado a um público específico, como normalmente era feito nas grandes rádios norte-americanas.
Para mudar este cenário, começou a ser grafitado, no coração de alguns profissionais apaixonados pela música negra, o projeto da Rádio Black Gospel. Tudo foi avaliado nos mínimos detalhes para que nada fosse esquecido, e para que toda a experiência dos 23 anos do idealizador e comunicador Edinho fosse cuidadosamente direcionada para um único propósito: servir à obra de Deus com um veículo de excelência e qualidade.
O projeto era desafiador… Ter uma emissora única, ousada, distinta de todas as demais que existiam na área e, especialmente, diferente de tudo o que as pessoas estavam acostumadas a ouvir no Brasil seria um passo difícil para simples homens… Mas não para Deus! O projeto saiu do papel e começaram a vibrar junto com o Criador!
Em 2004, nascia, então, a Rádio Black Gospel, seguindo o mesmo padrão das rádios norte-americanas. Direcionada aos jovens, sendo 100% segmentada em seu estilo musical. Com um toque de ousadia em sua programação, foram acrescentados alguns clássicos das décadas de 70, 80 e 90, sendo possível ouvir um mix musical jamais antes apresentado na FM Gospel em todo o mundo. Foram criados programas de alto nível como “Smooth Jazz”, “No Stop”, “Music News”, “Dobradinha”, “Momento Smooth Jazz”, “Hot Classic Mix”, “Top Five”, “Energy Weekend” e “Disco Reggae”. Além disso, através da “Versão Exclusiva Black Gospel”, a rádio foi pioneira em fazer versões das músicas dos cantores e incluí-las diariamente na sua grade de programação, dando um destaque maior ao trabalho dos artistas.
Com o decorrer dos anos, e com a credibilidade adquirida, chegaram mais novidades… Foram adicionados mais programas de destaque da FM Gospel norte-americana, como: “Holy Hip-Hop Radio Show”, “Dj Ministry”, “Street Life”, “Saturday Night Dance Party” e “Black Soul”. Outro grande acerto foi a criação do primeiro programa de humor, chamado “Programa do Seu Black”, sucesso imediato entre os ouvintes.
Paralelamente a essas atrações, uma forte campanha de marketing foi feita em cima do slogan da rádio. Para a criação de jingles, foi convidado Frankye Arduini, profissional conhecido como o “Mago das vinhetas”, que teve passagem pelas principais emissoras de rádio do Brasil. As vozes que deram vida às chamadas foram feitas por alguns dos profissionais mais respeitados do mercado de comunicação nacional, como Alex Hunt, Vagner Rocha, Marcelo Zammarian, Henrique do Valle, Charles Brown e Jotha Luiz, que marcaram a chegada da rádio no Brasil. Além, é claro, de Edinho Veronezze, com sua voz que se tornou a marca registrada da emissora.
E o tempo passou ao som de muita black music…
Hoje, a rádio opera via satélite pelo sistema NET-SAT, com transmissão simultânea para todas as suas retransmissoras, e o seu sinal também pode ser ouvido em todo o mundo através do seu endereço eletrônico www.blackgospel.com.br.
A Rádio Black Gospel louva a Deus por ser a primeira emissora de rádio no planeta transmitida em 3 canais de áudio simultaneamente, 24 horas por dia, 7 dias na semana, 365 dias ao ano, incluindo na programação o melhor de R&B, Hip-Hop, Funk, Soul, Choir, Jazz, Rap, Acid Jazz e Reggae, nacionais e internacionais. Tudo isso para seus ouvintes, amantes da boa música, que querem sempre estar bem informados sobre o que acontece dentro do movimento. O sinal chega em 48Kbps Mono, 48Kbps Stereo, e 48Kbps Digital, usando total inovação e tecnologia.
De vento em popa, a rádio continua escrevendo a sua história de sucesso. São de Edinho as seguintes palavras: “Eu sou de uma época em que a FM no Brasil tinha um charme todo especial, uma programação de alto nível, grandes comunicadores, uma produção impecável em seu formato, jingles que nos faziam cantar só de ouvir, músicas de qualidade sem muito papo furado, o que, infelizmente, ao longo do tempo, foi esquecido. Falar sobre a Black é difícil porque ela é um sonho que se tornou realidade! A Black Gospel é o mais puro resgate, no melhor estilo da FM tradicional. É a revolução dentro da FM Gospel, diferente de tudo o que você já ouviu por aí. Tem um toque de classe no ar, suas batidas são fortes, com ritmos envolventes e marcantes. Se você ainda não conhece a Rádio Black Gospel, precisa ouvir. Tudo que é bom está aqui! Ouça,vibre,pule e dance, porque todo mundo já sabe: se é bom, é Black Gospel!”.
Luciana Mazza
Rádio Black Gospel
11 78135842
[email protected]