Conselho de Psicologia decide na próxima sexta-feira se cassará o registro de Marisa Lobo: “Primeiro caso oficial de mordaça”, diz psicóloga

43

A psicóloga Marisa Lobo enfrentará, na próxima sexta-feira, 16 de maio, um julgamento no no Conselho de Ética do Conselho do Regional de Psicologia (CRP) do Paraná, por conta de sua expressão pública de fé nas redes sociais.

O processo foi iniciado há dois anos, quando Marisa Lobo recebeu uma intimação do CRP ordenando que ela removesse de suas redes sociais todas as referências à religião. O não cumprimento das exigências poderia resultar num processo de cassação do seu registro de psicóloga.

Desde então, Marisa mobilizou seus seguidores nas redes sociais para tornar conhecido o seu caso, que ela classifica como “mordaça”, e também se tornou alvo de protestos e chacotas do movimento LGBT.

“Se for condenada será o primeiro caso oficial da mordaça que a psicologia juntamente com o movimento LGBTT colocará em um profissional que não aceita as novas ideologias anti científicas da profissão”, diz Marisa Lobo.


O processo contra a psicóloga foi classificado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como abusivo, por ferir direitos constitucionais invioláveis, como a liberdade religiosa. “O conselho é inquisidor, e oportunista. Não acredito que justamente quando estamos discutindo sobre ideologia de gênero e estatuto da família, o Conselho queira me julgar. Ainda mais depois de um bom tempo sem me dar resposta, quando eu perguntava sobre o processo”, alertou Marisa, numa entrevista ao portal Guia-me.

intimacao crp-marisa lobo
Intimação enviada pelo CRP-PR à psicóloga Marisa Lobo

A situação é encarada por Marisa como delicada: “Estou tranquila, porque se me cassarem vão declarar esta perseguição. Se não, vão concordar comigo. Então o mais provável é que façam uma censura pública, na qual me obrigarão a negar tudo que acredito… E se eu não acatar a esta ordem, irão mover outro processo de cassação definitiva”.

Apesar dos contratempos, Marisa reafirma sua crença de que a justiça será feita: “Como pessoa fico angustiada sim, e minha profissão que amo, me dediquei por anos de minha vida, esforço, sem falar no financeiro… Mas Jesus, o Deus que acredito, faz com que este pequeno sacrifício valha a pena, porque não é nada comparado ao qual Ele fez por mim”, concluiu.

 

43 COMENTÁRIOS

  1. E lamentável quando se vive em um pais de hipócritas, eu penso que esta jovem fez oque e certo não negou cristo em nenhum momento, não trocou a sabedoria do nosso Deus, por este sabedoria pobre e arcaica dos homens, são limitados, esta sabedorias deles e muito insignificante diante da sabedoria do nosso Deus e este pedaço de papel que eles tanto dão valor para nos que recebemos não de homens mas de Deus, “não passa de um pedaço de papel com uma unica finalidade: leva-los para o banheiro e usar no momento de nossas necessidades fisiológicas”…

  2. E lamentável quando se vive em um pais de hipócritas, eu penso que esta jovem fez oque e certo não negou cristo em nenhum momento, não trocou a sabedoria do nosso Deus, por este sabedoria pobre e arcaica dos homens, são limitados, esta sabedorias deles e muito insignificante diante da sabedoria do nosso Deus e este pedaço de papel que eles tanto dão valor para nos que recebemos honras não de homens mas de Deus, “não passa de um pedaço de papel com uma unica finalidade: leva-los para o banheiro e usar no momento de nossas necessidades fisiológicas”…

    • Esse negócio de cura gay não existe e nunca foi defendido por ninguém, é só um nome pejorativo que deram para aqueles que defendem o DIREITO dos homossexuais que não estão satisfeitos com sua condição de buscar ajuda psicológica.

      • Não se faça de ignorante, Marcos. A possibilidade de apoio já existe, o que ocorre é que os crentes querem, sim, praticar a “cura”, que eles chamam de reversão, e com isso montar clínicas e enriquecer às custas do sofrimento alheio. Vede o exemplo do Exodus, que encerrou as atividades pedindo perdão ao gays. Se informe melhor, cara!

        • Não entre em hIsteria SANDRO, que feio dar piti logo aqui.
          Quando analisamos os componentes de um vocábulo, não raro desenterramos uma nuança insuspeitada, que vem à luz como uma esmeralda no garimpo. O significado de nostalgia ficou muito mais denso para mim quando percebi que vem de nostos (em Grego, “retorno para casa”) mais algia (“dor, aflição”) — o suave sofrimento que nos traz a lembrança das coisas passadas, da casa irremediavelmente perdida. Há ocasiões, contudo, em que essa análise etimológica só nos traz ecos da insciência ou das superstições de nossos antepassados. Um exemplo já clássico é o da histeria. Não foram poucos os que disseram que só mulheres poderiam ser histéricas e que era rematado absurdo falar-se em histeria masculina, uma vez que, etimologicamente, o vocábulo vem de hyster, Grego para “útero”. Ora, isso é raciocinar ao contrário. O vocábulo não nos diz nada sobre a doença, mas sim sobre o estágio da Medicina na época em que o nome foi cunhado, muitos e muitos séculos antes de Freud. Antes de Freud e Charcot, acreditava-se que os sintomas descritos como histéricos eram causados por uma mirabolante migração uterina, estando assim a doença anatomicamente vinculada às mulheres. Expressando o conhecimento de sua época, Platão explica, com seriedade, que o útero provoca nas mulheres um vivo desejo de gerar filhos; quando vão passando as épocas férteis e não se dá a concepção (geralmente por falta de contato sexual…), este útero desapontado “começa a irritar-se perigosamente; ele se agita em todas as direções, no corpo da mulher, obstrui as passagens de ar, impede a respiração e inflige ao corpo os piores sofrimentos, ocasionando doenças de todos os tipos”. Aí está a fonte da crendice popular de que a histérica precisa mesmo é de um bom macho…
          Hoje a maioria dos estudiosos da área Psi (psicanalistas, psiquiatras, psicólogos, etc.) desvincula a doença da esfera biológica e prefere estudá-la na esfera da mente, podendo, assim, falar de homens histéricos (não só no sentido popular do termo — de pessoa nervosa, irritadiça, propensa a ter ataques —, como especialmente no sentido clínico). O vocábulo claramente perdeu qualquer relação com o significado de seus componentes.
          Da mesma forma, para nossos antepassados, o que causava a malária eram os ares parados dos pântanos (do Italiano mala+aria: “mau ar”) — isso antes da Humanidade saber que existiam protozoários responsáveis pela doença, e que um simples mosquito podia ser o seu agente transmissor. O vocábulo nada revela sobre a verdadeira enfermidade, mas servirá sempre para nos lembrar quanto tempo levamos para descobrir os microorganismos. Espero que os exemplos de histeria e malária sirvam de alerta para aqueles que pensam que o retorno ao significado inicial de um vocábulo, ao seu étimo, sempre nos aproxima de uma verdade originária.

  3. Ouvindo a BBC agora darem uma noticia muito triste porém uma demonstração de fé maior que a de muitos uma mulher em estado avançado de gestação sentenciada a pena de morte por enforcamento devido não renunciar a crer em Jesus Cristo! Isto é fé o resto é emblomação!

  4. ELA ESTÁ DETURPANDO TUDO. A CASSAÇÃO É PELA BRAVATA DA ”CURA-GAY”. POR ISTO, O CONSELHO ACHA QUE ELA ENTENDE DE PSICOLOGIA, TANTO QUANTO DE MECÂNICA DE NAVES ESPACIAIS.

    • gente!!! Onde ela curou um gay?? porque a oposição naõ seja honésta e pergunta para o conselho.. CADÊ O GAY QUE MARISA LOBO CUROU? simples de resolver nè?

      • Ela deveria curar os delírios,as paranoias e alucinações da mente perturbada dela.
        Precisa se converter a JESUS CRISTO,que tanto a ama de fato e de verdade.E isso
        só acontecerá quando a Marisa se afastar da má influência e do ranso ruim de
        certos falsos profetas que não vale nem a pena citar os nomes.

    • Qual cura gay? Qual o psicólogo cristão que promulga isso? Quando foi a Marisa afirmou ser a homossexualidade doença? Cite fontes, meu amigo! Prove que ela, algum dia, teve a homossexualidade por doença! Acho que a maior doença é a ignorância, e você sofre deste mal.

  5. Existem pessoas que prometem trazer a pessoa amada, a encontrar o príncipe ou a princesa dos sonhos, outros prometem uma vida plena na riqueza instantânea vinda do céu, existem também aqueles que prometem a juventude eterna, e outros tantos exemplos. Qual é o problema criado pelo conselho, motivado por chiliques de militantes, quando alguém de vontade própria busca um auxílio profissional para compreender a si próprio sobre seu comportamento e vícios ? Absolutamente nenhum. Não existe nada de absurdo nessa liberdade entre alguém que deseja um auxílio e encontra no outro um trabalho solidário.

    • Não existe falsos crentes solidários.Todos eles são frios,calculistas,oportunistas,interesseiros
      e não valem nada.Não prestam mesmo.Já os verdadeiros crentes de JESUS,ou seja,os
      BONS SAMARITANOS,são as melhores pessoas do mundo.Você,mauro,pertence as hóstias
      tenebrosas da hipocrisia e do mal.Nem JESUS quer mais a sua alma de fariseu.

  6. Marisa está sendo vitima de perseguição, quero saber onde está o Gay que ela curou e onde está a denuncia? …. não tem … o que tem é um bando de glbtts.. querendo uma cabeça para dizer que são os donos do mundo. Essa psicologia mentirosa e hipócrita , porque não processa e cassam os psicólogos da federação espirita que fazem regressão dentro do consultório? porque não cassam os psicologoas budistas????, e assim vai… porque é o cristianismo que querem, somos nós que eles odeiam. Vamos orara por Marisa Lobo…. elea nunca curou gay gente, está em todas as entrevistas dela,,,,querem mesmo e calar a boca do povo crente isso sim..

    • ALEANDRA, foram a Loba,o malacraia,o infeliciano e o demente joão campos que inventaramo o tal cura gay.Objetivo:fama,dinheiro e poder.Mas o efeito foi ao contrário.Estão
      colhendo o que plantaram.Todois rejeitados até pelos crentes do evangelho moderado e social.Estes,considerados famigerados,fanáticos e lunáticos com seus asseclas alienados
      da devoção.Por causa dessas loucuras,ficaram mil vezes mais afastados e distantes do
      poder que tanto ambicionam como lobos sedentos.

  7. O conselho nacional de psiquiatria , está precisando de um psiquiatra para se tratar.
    Se o pai da psiquiatria relata que transformou um gay em hétero, e disse que era possível.
    Então porque aqui acham que sabem mais, é porque seu líder é gay.

    • “o pai da psiquiatria relata que transformou um gay em hétero, e disse que era possível.”

      Cite as fontes que comprovem sua afirmação. Com certeza se verá, ou que você esta enganado e não existe nada disso, ou que você leu e não entendeu nada.

  8. Marisa Lobo merece o apoio de todos cristãos nesta hora. Eu prezo muito ela,sei que para muitos é muito fácil ceder á as exigências dos que tem a mentalidade deste muito e tem o poder nas mãos. Mas ! Marisa Lobo não foi covarde e tem lutado e resistido a essa ideologia socialista e anti-cristã que hoje é dominante. Marisa fosse é verdadeiramente uma psicóloga séria,uma profissional exemplar. Isto ninguém pode tirar dela.

  9. Jesus não é deus o cristianismo é uma fabula inspirada no mito da caverna de Platão.
    João 12:23 Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do homem.
    Ezequiel 28:2 Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Deus: Visto como se elevou o teu coração, e disseste: Eu sou um deus, na cadeira dos deuses me assento, no meio dos mares; todavia tu és homem, e não deus, embora consideres o teu coração como se fora o coração de um deus.
    Ezequiel 28:9 Acaso dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou um deus? mas tu és um homem, e não um deus, (na mão do que te traspassa).
    Se esta psicóloga defende que Jesus é deus ela é louca e tem que ter o registro cassado mesmo pra deixar de ser tola.

  10. Psiquiatria e Psicologia:
    Alienação Mental (esquizofrenia) parâmetro para observação.
    Resenha:
    Quando o sujeito manifestar afirmações irracionais:
    Envolvimento com escrita excessiva ou desenhos infantis sem um objetivo definido.
    Reações emocionais não habituais.
    Dificuldade para dormir, alternância do dia pela noite, ficar andando pela casa a noite, ou mais raramente dormir demais.
    Preocupações não habituais com ocultismos, esoterismo e religião Hostilidade, desconfiança e medos injustificáveis.
    Dificuldade de concentração chegando a impedir o prosseguimento nos estudos.
    Dificuldade de tomar decisões e de resolver problemas comuns Sensibilidade excessiva a barulhos e luzes, Alteração da sensação do tato e do paladar, uso estranho das palavras e da construção das frases.
    Psicose está clara, seja por uma atitude fisicamente agressiva, seja por tentativa de suicídio, seja por manifestar seus sintomas claramente ou que está recebendo mensagens do além e falando com os mortos.
    Ao afirmar que é Jesus Cristo.
    Nesse ponto, o diagnóstico de psicose é inevitável.

  11. Acho muito interessante as posições, meu filho pode ser obrigado a estudar desde a infância, sobre ser homossexual, mas eu não posso descordar, a Camará dos deputados paga congresso onde se incentivado que adultos tenha relações com crianças, e que isso é normal, lgbt vai a uma igreja e fica se agarrando dentro dela, eu tb não posso falar nada, resolvem fazer um protesto na casa de um pastor e quando ele sai com suas filhas, colocam seus órgãos sexuais pra foram esfregando no carro e eu tb não posso falar nada, de boa vai chegar o momento que nos vamos encher disso.
    discordamos sim, sobre homossexualismo, o que não é provado pela ciência nem pela religião(cientificamente), mas fato é que nunca fomos a casa de ninguém obrigar ninguém a nada, quando muito é um pai ou mãe decepcionada com o que o filho ou filha se tornou quer que ele mude e insisti nisso, e sempre que aconselhados mostramos que tem que ser uma decisão da pessoa.
    A verdade que vc’s lgbt querem e uma aprovação ou aceitação, querem que nos ignoremos o que diz a bíblia ta bom vocês não estão errado, pois mesmo que a igreja diga isso um dia vocês ainda estarão errados e isso é uma convicção que vc’s tem dentro de si, não precisa de ninguém apontar o dedo.

    • Deus não negocia valores, Ele é o Eterno mantenedor, ama a criação por isso a mantém. “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1,3” . Quem somos nós para impor ao Eterno os nossas vontades? Ele é DEUS, nós somos Sua criação. Mas as Sagradas Escrituras diz que “Deus é amor”. Portando Ele é o amor em na essência, e também ama os GLS e todas as minorias…

  12. Estou plenamente de acordo com você José Serafim.É repugnante ver tantos que se auto intitulam ungidos de DEUS,gastando milhões na mídia,usando o nome de JESUS em vão.Pois não comentarei sobre a psicóloga Marisa Lobo,devido não ter lido o suficiente sobre o ocorrido.Pois optei em baixar muitas pregações,onde sempre ouço o que JESUS ensinou.Cansei de tantas hipocrisias,perdendo meu tempo ouvindo líderes religiosos,vendendo bençãos,prometendo aos menos favorecidos de cultura,dinheiro e principalmente da sabedoria da palavra de DEUS.Algum tempo atrás,alguns pastores afirmavam que a depressão era falta de FÉ em DEUS.E sabia que isso era uma mentira,é uma doença,que inclusive os pesquisadores estão empenhados e já conseguiram provar que a causa é devido a um hormônio no cérebro,etc.Hoje eles já reconheçem que é uma doença,e inclusive o Silas Mala,que é psicólogo,deu um depoimento pedindo mais apoio a estas pessoas.Quanto a Marisa Lobo,não li mais profundamente o que disse.Mas como profissional,acredito que todos que se encontram em conflitos consigo mesmo,seja pelo motivo de cada um,o profissional que exerça esta função é ajudar a pessoa a encontrar uma solução para ficar em paz consigo mesmo,e não falando que irá curar.Estou só colocando como exemplo,A DEPRESSÃO,o psicólogo ajuda muito,mas sei que não cura.O que os “UNGIDOS DE DEUS” precisam mesmo,é preocupar em socorrer suas ovelhas,mostrando AMOR.Pois só o AMOR é capaz de mudar o mundo.”JESUS PAGOU MINHA DÍVIDA A VISTA.POR AMOR!”.Não deixem ninguém,homem algum,fazerem uma lavagem cerebral em vocês.Só será salvo pela sua FÉ.Mas todos tem livre arbítrio:seguem as leis dos homens ou andam nas palavras de JESUS.

  13. Meus queridos eles querem privilégios, uma mesada , uma casa pra morar , filhos para adotar ,e que todo o mundo concordem com eles essa situação , Eles precisam de curarem mesmo pois estão ficando doido querem essa sem vergonheis e todo povo pague , trabalhe para eles ter esses privilégios. Parabéns MARIA LOBO por não negar JESUS CRISTO pois o tempo do fim esta chegando e aqueles que NEGAR no ultimo dia JESUS também negará.

    • fico pensando que ideias como essa, nos fariam ainda acreditar que e a terra era plana, porque a final é ant ético pensar que a terra é redonda.

  14. Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.

  15. Marisa Lobo, por favor, entenda as consequências trágicas que adviriam – em uma sociedade onde a própria igreja e a família discriminam – para as pessoas homoafetivas a permissão para a prática da reversão da homossexualidade, sim, porque é precisamente para este fim de reversão que tantos religiosos fundamentalistas lutam. Reveja suas crenças e posturas e, se achar que é melhor para você, deixe a profissão de psicóloga e torne-se pastora, mas não faça algo a respeito do que venha a se arrepender amargamente mais tarde. Pense nisso.

    • Se de fato ela for cristã, e acredito que seja, mesmo com seus defeitos, os quais todo temos, ela não estará nem um pouco preocupada com a sua profissão, pois, jamais poderia como Cristã negar auxilio a quem lhe procura.

      Caso ela não seja Cristã, mesmo eu achando que seja, mas for uma pessoa de valores e princípios, ela não estará nem um pouco preocupada com a sua profissão, pois, jamais uma pessoa com valores aceitaria uma censura ao seu trabalho quando há práticas oriundas de outras religiões dentro da psicologia, porém, sem nenhum tipo de retaliação.

  16. O Conselho de Psicologia já deveria ter cassado o registro da Marisaa Lobo.Ela pode ser
    falsa crente e o que quiser ser,mas a psicologia é uma ciência laica e com ética.Está faltando ética cristã no mundo dos falsos crentes que vivem em estado de decomposição.Essa raça
    nem sabe o significado de ética.

  17. Irmãos, prestem muita atenção nos comentários dos contestadores. Há uma inteligência diabólica e opressora em todas. É o diabo em pessoa querendo destruir uma serva de Deus. Isso se combate com jejum e oração! A batalha é espiritual!

DEIXE UMA RESPOSTA