Líderes Cristãos de todo o mundo reuniram-se recentemente em Dallas para compartilhar o modo como a igreja Americana é vista pelos crentes no Hemisfério Sul.
Muitos dos mais de cem pastores reunidos observaram que apesar do apoio da igreja Norte-Americana ser ainda necessário, os Cristãos Americanos devem compreender e ajudar a promover a liderança local, em vez de impor o seu próprio modelo de igreja no estrangeiro.
O Rev. Reuben Ezemadu da Nigéria, director continental do Movimento das Iniciativas Africanas Nacionais, disse que parecia que os Cristãos Norte-Americanos, ao longo dos últimos 15 a 20 anos tinham estado a tentar forçar as suas próprias estruturas da igreja ao Hemisfério Sul, mas que isso não tem resultado.
O líder Africano pediu aos Americanos que reconhecessem a maturidade e inteligência das outras culturas, e apelou aos Cristãos Americanos que desempenhassem um papel de apoio e permitissem que os Africanos tomassem papeis de liderança.
Do mesmo modo, David Ruiz da Guatemala, director-associado da Comissão de Missões da Aliança Evangélica Mundial, disse que os Cristãos Latino-Americanos se têm sentido ignorados ou negligenciados pelos Cristãos Ocidentais.
Ele disse que os Cristãos Hispânicos querem ver mais humildade da parte dos seus homólogos Ocidentais e esperam que o Ocidente reconheça o potencial da América Latina para remodelar mundialmente o Cristianismo.
O diversificado grupo de pastores de África, Ásia, Europa de Leste e América Latina estavam a participar na Consulta de Pastores Norte-Americanos sobre “A Evolução do Papel da Igreja Americana na Evangelização Mundial” de 22 a 23 de Setembro.
Os líderes de igreja discutiram a necessidade da Igreja Americana ter humildade e aprender a trabalhar conjuntamente numa parceria autêntica com outras igreja à volta do mundo.
Durante a consulta, o Dr. Patrick Fung da OMF Internacional, que representou a perspectiva Asiática, recordou a história das missões na China nos anos que se seguiram a 1949, quando todos os missionários estrangeiros foram expulsos do país.
Fung realçou que apesar de não haver presença missionária, a igreja cresceu e prosperou. Agora, a Igreja Chinesa é globalmente a maior igreja no mundo, disse.
Após cada apresentação, os pastores tiveram discutiram entre si e concluíram que o papel dos Cristãos Ocidentais no mundo “glocal” (simultaneamente global e local) está a mudar radicalmente. Eles disseram que as parcerias serão fundamentais para estabelecer laços mais fortes que se apoiam mutuamente.
Serão realizadas encontros semelhantes em todo o mundo que conduzirão até ao Terceiro Congresso Lausanne sobre Evangelização Mundial, que será realizado na Cidade do Cabo, África do Sul, de 16 a 25 de Outubro, 2010. O evento, patrocinado pelo Comité de Lausanne para Evangelização Mundial, em colaboração com a Aliança Evangélica Mundial, espera 4,000 participantes de todo o mundo.
O Congresso Lausanne original, convocado por Billy Graham, foi realizado em 1974 e reuniu Cristãos de todo o globo para se focarem na evangelização mundial. Um segundo congresso foi realizado em 1989.
Os organizadores esperam que o Congresso de 2010 possa ajudar a equipar a Igreja para a próxima década da evangelização mundial.
Fonte: Christian Today Portugal