Ateu Richard Dawkins diz que é “imoral” dar à luz crianças com síndrome de Down e afirma: “A escolha sensata é abortar”

8

O ativista ateu mais conhecido do planeta, Richard Dawkins, afirmou que considera “imoral” uma gestante manter a gravidez de um bebê com síndrome de Down e que a melhor opção seria o aborto.

Em sua conta no Twitter, Dawkins afirmou que se a grávida tem um diagnóstico que aponta a síndrome, “deveria abortar e tentar novamente”, pois segundo ele, “seria imoral trazê-lo para o mundo, se você tem a escolha” [de abortar].

Defensor do aborto, Dawkins também publicou um link de um artigo da revista liberal New Republic sobre o tema. Intitulado “A Igreja Católica prefere barbárie medieval ao aborto moderno”, o artigo tece críticas à doutrina da denominação romana que define a prática como pecaminosa.

Sobre o artigo, Dawkins comentou em tom de ironia: “A Irlanda é um país civilizado, exceto em uma área”, fazendo referência às leis do país, de maioria cristã, que são conservadoras quando o assunto é aborto.


Um dos internautas que seguem Dawkins retrucou as afirmações do ativista ateu: “994 seres humanos com síndrome de Down deliberadamente mortos antes do nascimento na Inglaterra e no País de Gales em 2012. Isso que é civilizado?”, questionou.

O ateu, que é autor do livro “Deus, um delírio”, publicado em 2006, respondeu de forma afirmativa que considera a prática do aborto como um dever nos casos em que o bebê é diagnosticado com síndrome de Down.

“Sim, é muito civilizado. Esses são os fetos, diagnosticados antes que eles tenham sentimentos humanos. Aprenda a pensar em formas não-essencialistas. A questão não é ‘é humano’, mas ‘ele pode sofrer? ‘”, respondeu o ativista ateu.

Desculpas?

A repercussão mundial de suas afirmações causou constrangimento a Dawkins, que pediu desculpas pelo escândalo causado por sua opinião.

Numa breve explicação sobre a síndrome, o ativista ateu afirmou que a necessidade de atenção especial a uma criança com Down faz com que os pais criem fortes laços de afeto, e isso foi o que motivou tanta indignação com suas afirmações, de acordo com informações do jornal O Globo.

Ao final, Dawkins disse que “a maioria dos casais optam por aborto e a maioria dos médicos recomenda isso”, e acrescentou: “Obviamente, a escolha seria sua. A quem interessar possa, minha escolha seria de abortar o feto com síndrome de Down e, assumindo que você quer ter um bebê, tentaria de novo. Tendo a chance de fazer um aborto cedo ou deliberadamente trazer a criança com Down no mundo, eu acho que a escolha moral e sensata seria abortar”.


8 COMENTÁRIOS

  1. Roque Oliveira , em outro comentário seu,vc diz que ñ cre que haja diabo,agora diz que pensava que o diabo levava pessoas para o inferno.E então,vc querendo dá de intelectual e fica se contradizendo. Amigo Roque, muda esse seu conceito,ainda dá tempo,enquanto há vida há esperança,Jesus te ama e te quer bem!

  2. este e um grande idiota pois ele acredita em genocidio humano e nao acredita em Deus hipocrita todos tem a chance de ter a vida seja ela do jeito que for e roque de oliveira e vc tambem e um perigo para este colegio amapaense cuidado nao brinque com Deus

  3. Sempre acreditei que algumas pessoas que aderem a filosofia naturalista defendem ideias malucas, tais como: Genocídio, infanticídio.etc… Afinal, Richard sempre acreditou que nós somos subproduto do acaso, portanto, sua ideia sobre crianças com síndrome de Down, está de acordo com aquilo que ele defende. Quem é mais prejudicial para humanidade: SER RELIGIOSO OU SER EVOLUCIONISTA (ATEU)?

  4. Se ele mesmo defende que a sua própria origem é fruto do acaso, portanto não temos nenhum valor moral. Se nós não temos nenhum valor moral, nossa existência não tem sentido.

  5. Robson Gonzaga eu não disse que é para abortar crianças negras, você deve ter algum problema com compreensão de texto, eu lhe perguntei por quê o brasil tendo tantos evangélicos maravilhosos, bondosos, amorosos, os orfanatos vivem cheios de crianças pretinhas????? mesmo assim??? preciso desenhar????

  6. José Francisco suécia 85% da população
    dinamarca 80% da população
    noruega 72% da população
    república tcheca 61% da população
    finlândia 60% da população
    frança 54% da população
    alemanha 40 milhões de habitantes são ateus
    inglaterra 30 milhões de habitantes são ateus
    fora outros com população agnóstica.
    japão 65 % da população
    coreia do sul 52 % da população.
    só paisinhos vagabundos né??? que vivem pedindo favor para o resto da humanidade cristã!!!!!!!!

  7. Tiago Alexandre F Caroleski por quê sei que vocês não adotam crianças pretinhas, os orfanatos mantidos por igrejas prova oquê sei, vocês lá no fundo tem preconceito com pretinhos e pretinhas, e se já passou dos 5, 6, 7, de idade coitada da pretinha coitado do pretinho. imagina autistas e com essa maldita síndrome!!!

  8. Tiago Alexandre F Caroleski tolinho você pode enganar a você mesmo, mas a mim não, tem pretinhos e pretinhas que completam os 18 anos lá dentro, vocês são preconceituosos, kkkkkkkk dizer que é burocracia brasileira faz me rir querido!!!! vai lá no orfanato mantido por igrejas e fala isso para esses pretinhos maiores de 18 anos, """ olha vocês não foram adotados por causa da burocracia tá"""". kkkkkkkkkkkkk.

  9. Bem, se é imoral dar à luz crianças com síndrome de Down, por que não matar elas depois de terem nascido ? Não seria uma imoralidade deixar que alguém com síndrome de Down viva? De um ponto de vista naturalista, não há nada objetivamente "mal" nisso. Na verdade, nessa visão de mundo, seria bom para espécie que nós selecionássemos indivíduos saudáveis (esse foi o mesmo pensamento de Hitler e sua moralidade de Estado). Em relação à Richard Dawkins, com qual fundamentação ele pode dizer o que é moral e imoral? Se a moral é subjetiva, não vejo razões para pensar que exista o mal, como Nietzsche havia percebido. Mas lá no fundo de nossos corações, sabemos que tais atos como abortos deliberados, homicídio e estupro são maus. Sem Deus, não vejo razão para condenar tais atos, já que eles passam a ser julgados de maneira subjetiva, onde em diversas sociedades antigas e atuais, o estupro em crianças, por exemplo, é considerado uma atitude boa e vantajosa, que fará a criança "ficar mais forte", mais "madura" e coisas do tipo. Se Deus não existe, não existem valores morais objetivos. Mas se Deus existe, então, existem valores morais objetivos e vice-versa. Platão já tinha percebido isso. É por um Deus bom, santo e amoroso que podemos medir nossas ações. Deus é a fonte dos valores morais.

  10. Robyson Andreotti, quem não entendeu nada aqui foi você. O que eu disse é que, se há tantos "pretinhos" esperando serem adotados, é porque as pessoas que OPTAM em adotar crianças em orfanatos, preferem as "branquinhas". Logo há uma discriminação quanto à cor das crianças. Elas sofrem rejeição da sociedade. Logo os que defendem aborto vêm com a balela de que seria melhor terem sido abortadas do que virem ao mundo para sofrer. Assim como deficientes, crianças com down, etc. Eu não disse que você disse pra abortar crianças negras. Eu disse que, nessa linha de raciocínio do delirante do Dawkins, isso passaria a ser argumento e motivo fútil para interromper uma vida.

  11. A Europa, que forjou a cultura ocidental surgiu do cristianismo, quase todos os países da Europa têm ou tiveram cruzes em suas bandeiras, a da inglaterra está entre as mais conhecidas. A Igreja teve participação fundamental na fundação da universidade moderna. O modelo de ensino superior e pesquisa científica que temos hoje espalhado pelo mundo inteiro foi criado pela Igreja . Não sei se o Robyson já reparou, mas a roupa dos bacharéis na festa de formatura parece com os trajes usados pelos cardeais (com uma faixa vermelha) ou com a beca dos pastores luteranos da convenção de Missouri. Resumindo:Uma coisa é ser um Estado ateu como foi a União Soviética, outra coisa completamente diferente é ter pouca prática religiosa, é o caso da Europa hoje. Atualmente existem muitos ateus, como também muitos agnosticos, muitas pessoas que aderem à culinária exotica, mas nada disso autoriza afirmar que a Europa é dos ateus. Detalhe: Tudo o que é aprazivel na Europa, arquitetura, obra de arte, ciência, teve influência do cristianismo, Catedral de Notredame, arquitetura gótica, a imprensa que divulgou as ideias da Reforma Protestante que marcou o inicio dos questionamentos e inspirou os fundadores do regime democrático. Se o Robyson detesta mesmo o cristianismo ele deveria ser coerente com o que acredita, ele deveria morar em um país muçulmano, de preferencia aquele que NUNCA teve qualquer tipo de influencia do cristianismo, seja ela qual for, e depois voltar para nos dizer o que achou, isto é, se ele conseguir voltar porque Maomé é diferente de Cristo, ele manda cortar a cabeça de quem não é muçulmano e é contra a religião.

  12. Sobre a suposta origem da vida, cientistas consideraram uma “sopa” como vida primitiva, mas quando se fala em um feto com um dia de existência, não é nada. Qual a lógica?
    Falando na língua “evolutiva” de Dawkins, uma sopa “primitiva” é uma vida, e um feto que na escala “evolutiva” tem maior conteúdo genético, carregando genes do pai e da mãe, e mesmo assim, é menos do que uma “sopa primitiva”?

    Qual a lógica? essa insensatez não é explicada por Dawkins.

  13. Robson Gonzaga então os evangélicos tem preconceito??? nossa que feio!!! quer dizer que não tem 30 casais evangélicos pra adotar os pretinhos e as pretinhas??? MUITO OBRIGADO ROBSON GONZAGA, seu depoimento só fez reforçar minha saída desse antro de preconceituosos!!!!.

  14. José Francisco querido você acha que se nasce ateu???? é só frequentar salas de aula e estudar sobre as religiões do mundo, que as crianças quando crescem fogem dos deuses inventados pelos homens. eu mesmo fui evangélico por 12 anos cantei no coral da minha igreja, hoje não acredito em mais nada divino ou profano. me dizer que nesses países é obrigatório o ensino religioso não muda em nada!!!!

  15. Tiago Alexandre F Caroleski você deve mandar uma mensagem pra revista SUPER INTERESSANTE da onde tirei esses dados!!!! mas por curiosidade!!!! você não esta achando que diante de algum dado irrelevante pra mim vou me converter de novo? e pagar dízimos ao mais pobrezinho do universo??????

  16. Tiago Alexandre F Caroleski o canada, a austrália, a rússia, e outros que não me lembro, tem muita gente ateia, e o japão você ficou envergonhado em comentar a respeito do japão, um país onde jesus cristo é um ilustre desconhecido, e é mil vezes melhor que o brasil em matéria de justiça.

  17. Robyson Andreotti Japão o cristianismo esta crescendo, não se preocupe. E se eles são os bambambam são justamente por que tem uma disciplina idealizada pelo criador: a lei da semeadura funciona para todos acreditando ou não. Se eles plantam disciplina e ordem é claro que iram colher os frutos disso.

  18. Robyson Andreotti vc NUNCA foi cristão de verdade, pode ser que vc tenha sido um "evangelico" seguidor das tradições de sua família, mas cristão mesmo, vc nunca foi, é muito importante que vc saiba disto!!

  19. Alx Axt e você é cristão de verdade??? não diga mentiroso!!!! você compra calça nova pra dar pro próximo? você compra vestido novo pra dar pra próxima? ou você como os outros milhões de cegos cristãos dão roupas usadas pro próximo?? se você é cristão mesmo querido deve amar ao próximo como a ti mesmo, e você não compra calças usadas pra você mesmo, então não venha me dizer que eu não era cristão de verdade, por quê vocês também não são!!!!!!!!!!!!!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA