“Lançai a Palavra”: Desafio de leitura bíblica faz sucesso entre cristãos no Facebook

6

Nas últimas semanas tem se espalhado entre os cristãos, pelo Facebook, uma campanha chamada “Lançai a Palavra”, em que seus participantes são “desafiados” por seus amigos a publicarem em seus perfis na rede social um vídeo lendo um texto Bíblico e comentando sobre ele. Além disso, a pessoa que publicar o vídeo deve desafiar três amigos a fazerem o mesmo.

Marcados com as hashtags #EuNaoMeEnvergonhodoEvangelho, #LancaiaPalavra, #LancandoaPalavra e #DesafioBíblico milhares de vídeos têm sido publicados no Facebook, espalhando o desafio por todo o país.

Criada pelo padre Éderson Iarochevski, da paróquia de Rio das Antas, em Santa Catarina, a campanha foi elaborada como uma resposta ao desafio “Bávaro de Cerveja”, que circulou entre os jovens recentemente na rede social. No desafio que motivou a resposta do pároco, os jovens são incentivados a beberem meio litro de cerveja de uma única vez, e desafiar seus amigos a fazerem o mesmo.

O desafio “Lançai a Palavra” diz ainda que aquele que não publicar o vídeo em seu perfil em até 24 horas deve presentear quem o desafiou com uma Bíblia, a “punição” faz um paralelo com o “desafio da cerveja”, em que aqueles que não o cumprirem devem presentear seu desafiante com uma certa quantidade da bebida.


– Ser cristão é desafiar-se constantemente, para que sejamos pessoas melhores. Então o desafio ‘Lançai a Palavra’ surge com o desejo de que os jovens cristãos possam desafiar-se entre si em levar a Palavra de Deus que os tocou intimamente, e assim fazer com que a própria Leitura Orante da Palavra seja mais difundida entre eles – afirmou o padre, ao comentar sobre o desafio em entrevista ao site “Jovens Conectados”, da CNBB.

– Precisamos despertar nos jovens um amor verdadeiro pela Palavra de Deus. Que, sem medo e timidez, possam proclamar que o contato com esta Palavra os engrandece e os faz desejosos de ver outros tantos jovens viverem, com alegria, uma maior intimidade com a Bíblia Sagrada – completou Iarochevski, que também citou os riscos do desafio “Bávaro de Cerveja”, afirmando que ele pode incentivar o alcoolismo.

Com o sucesso da campanha lançada pelo padre Éderson Iarochevski, os vídeos se espalharam pela internet e a campanha começou a fazer sucesso também entre os jovens evangélicos.

Apesar do sucesso da corrente, a campanha motivou também uma série de críticas por parte de alguns cristãos, que publicaram comentários dizendo ser fácil dizer não se envergonhar do evangelho na rede social, mas difícil fazer isso fora. Alguns afirmam também que a ideia não ajuda efetivamente na evangelização, já que não alcança pessoas não cristãs e pode acabar se tornando apenas uma “brincadeira” entre jovens cristãos.

Mesmo com as críticas, o desafio tem ganhado força nas redes sociais e tem ganhado a adesão de muitos cristãos e também de líderes religiosos, como o pastor Alcione Giovanella, da Igreja de Deus, que em seu vídeo para o desafio comentou que “essa geração jovem agora nos próximos 10, 15 anos e 20 anos será mais propensa a ter uma dependência alcoólica crônica do que a geração passada”.

Em seu vídeo, Giovanella falou também como essa falsa alegria proporcionada pelo álcool tem enganado as pessoas e destacou a importância do Espírito de Deus que supre as necessidades da alma. Ele alertou também os cristãos para não apenas lerem a Bíblia no vídeo, mas que também busquem ter uma vida cheia do Espírito Santo.

– Você que está participando do desafio da palavra não apenas leia a Palavra de Deus, mas busque ser cheio do Espírito de Deus – afirmou o pastor.

O padre Edmilson Mendes também comentou sobre a campanha em sua página no Facebook, afirmando que seria muito bom que a campanha se expandisse para além das redes sociais, influenciando nas atitudes diárias das pessoas.

– E se esta multiplicação legal de vídeos em relação aos desafios “eu não me envergonho do evangelho” se expandisse? E se fosse além do face? Além de uns poucos segundos de uma rápida leitura e comentário bíblico? – afirmou o padre, segundo o portal Guiame.

– Está muito legal assistir cada um, edifica, acrescenta e enriquece o conteúdo na rede social. Mas já pensou se o desafio passa a ser a rotina diária, natural, habitual? Cada um de nós sempre com uma palavra amiga e de esperança, vivendo o Cristo que cremos nos detalhes mais comuns da nossa vida? – completou.

Por Dan Martins, para o Gospel+


6 COMENTÁRIOS

  1. esse desafio esta sendo muito edificante , acho q Deus usa aquilo q esta em nossas mãos pra alcançar mais vidas pro seu Reino, vamos usar essas ferramentas pra exaltar o nome de Jesus, ser exemplos pra uma nação que precisa e muito de Deus .

  2. Benção poder ouvir a Palavra de Deus, através de muitas pessoas que vão sendo desafiadas e cumprem o desafio. Glória a Deus por esta iniciativa de edificação espiritual. Muito mais feliz estou por ser através de uma ferramenta tão usada como o Face. Deus abençoe e ilumine a proclamarmos a Palavra em todas as oportunidades.

  3. Essa merda de desafio ridiculo e sem lógica só ta enchendo o saco no face, só se ve isso, parece praga… Se é pra fazer desafio bom entre eles, faça um que seja pelo menos engraçado, como quem perder, vai recitar um trecho de um livro espírita ou Maçon, ou vai dançar um pancadão vestido de Funkeiro, aí seria engraçado, ou até mesmo ler uma página de São Cipriano… isso se chama desafio… esse desafio só seria engraçado se fosse um Ateu lendo como se tivesse pregando numa igreja…

  4. Não cara, nem vem com essas ideias… se um aparecer na minha casa, eu taco água, sai… as igrejas perto de casa já enche o saco com os berros deles, se começar a aparecer em casa, piorou…. ah e mais uma coisa, Curar cego e surdo? Melhor mandar cirurgiões, não gente com um livro de conto de fadas…

  5. Estava demorando para aparecerem os 'do contra', não é? " Alguns afirmam também que a ideia não ajuda efetivamente na evangelização, já que não alcança pessoas não cristãs e pode acabar se tornando apenas uma “brincadeira” entre jovens cristãos."
    Eu apoio o desafio e quem é mesquinho, não percebe que na rede social temos amigos cristãos e não cristãos. Como se pode ter a mente tão pequena, a ponto de dizer que tal atitude não atingirão os não conversos?
    Quem discorda deveria ler mais um pouco da palavra.

  6. Fazer um curso superior ou de linguas ninguém quer.
    Mas ler um livro de mais de 2010 anos, mal traduzido, manipulado e adulterado, com intentos políticos de controle de massas e que já causou a morte de milhões, esse povinho sem cultura lê. ¬¬
    Parabéns Brasil. Vc está no caminho certo…. para a lama.

    QUANTO MAIS RELIGIOSO, MAIS POBRE TENDE A SER UM PAÍS, DIZ PESQUISA
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/805103-quanto-mais-religioso-mais-pobre-tende-a-ser-um-pais-diz-pesquisa.shtml

    QUANTO MENOS DESENVOLVIDO É O PAÍS MAIS SE ACREDITA EM DEUS
    http://hypescience.com/paises-pobres-acreditam-mais-deus/

    CLASSE C, D e E SÃO O PRINCIPAL PÚBLICO CONSUMIDOR DE GOSPEL E FUNK, SEGUNDO PESQUISA DA REVISTA ÉPOCA. BAIXA ESCOLARIDADE SERIA UM DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS MENCIONADOS.
    http://ocontornodasombra.blogspot.com.br/

    DATAFOLHA: PESSOAS QUE ACREDITAM QUE DEUS TORNA AS PESSOAS MELHORES SÃO NA MAIORIA AS COM BAIXA ESCOLARIDADE
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/1206138-tendencia-conservadora-e-forte-no-pais-diz-datafolha.shtml

    PAÍSES MENOS RELIGIOSOS SÃO TAMBÉM MENOS VIOLENTOS
    http://hypescience.com/paises-menos-religiosos-sao-tambem-menos-violentos/

    "PAÍSES COM DEMOCRACIAS LAICAS SÃO MAIS PRÓSPEROS, FELIZES E SAUDÁVEIS"
    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/12/paises-democracias-laicas-sao-mais-prosperos-felizes-saudaveis.html

    DINAMARCA LIDERA O RANKING DO RELATÓRIO GLOBAL DE FELICIDADE
    http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Visao/noticia/2012/04/dinamarca-lidera-o-ranking-do-relatorio-global-de-felicidade.html

    DINAMARQUESAS EM ENTREVISTA A OPRAH CONTAM O PORQUE NÃO PRECISAREM DA IDEIA DE "DEUS" PRA SEREM FELIZES.


    Assine o Canal

    ZONA DO EURO: NORUEGA É O PAÍS COM MAIOR QUALIDADE DE VIDA DO MUNDO
    http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3112581

    EUROPA TEM AGORA 8 CIDADES NO TOP DAS 10 MELHORES CIDADES EM QUALIDADE DE VIDA E SERVIÇOS SOCIAIS DO MUNDO.
    http://www.mercer.com.br/press-releases/estudo-qualidade-de-vida-2012

  7. Cristiano Ramos quero saber o que vc pensa, isso tudo é falácia, me diga como ele surgiu, o que o causou??? Não acredito que vc acreditou nesse videozinho infantil, e mal feito, tudo aconteceu por causa do big bang, KKK piada. O que causou o big bang?????????????Uma explosão tem causa, precisa de combustível…e aí???

  8. Muito bom esse desafio, quando os que podem fazer o bem,fazem, Deus se alegra! Não devemos omitir a Palavra de Deus, enquanto muitos emitem coisas banais!.

  9. Acho bacana, pois prepara os jovens pra pregarem, perder a timidez, além de uma "brincadeira" muito saudável, eles se divertem…bem diferente dos jovens do mundo que se divertem com baixarias. Fazendo a diferença, sal e luz!a

  10. ideia que veio do coração de Deus e a estrategia é desafiar os amigos e familiares que não são evangélicos penso que pode ser um primeiro passo pra se falar de Deus de uma maneira mais descontraída já que eles não tem tanta intimidade com a palavra de Deus e no meu ciclo familiar foi mesmo assim que aconteceu……….

DEIXE UMA RESPOSTA