Há uma narrativa no Brasil de que os praticantes de religiões afro são alvo de preconceito e intolerância por parte dos evangélicos de maneira generalizada. No último domingo, 23/06, câmeras de segurança flagraram o exato oposto: um casal realizou um despacho em frente a um templo da Igreja Universal do Reino de Deus.
A filial da Universal em Quatro Barras (PR) foi visitada na madrugada de domingo, por volta de 02h, por um casal que realizou um despacho ritual na porta do templo. Foi colocado no local uma cabeça de cera com carne dentro, pregos fincados e uma vela vermelha.
As câmeras de segurança flagraram a cena e o bispo Misael Silva gravou um vídeo no local afirmando que a instituição fundada por Edir Macedo foi alvo de preconceito religioso: “Com certeza, esse mal não irá nos atingir, até porque está escrito que mal nenhum consegue atingir a descendência de Abraão, pelo contrário, Deus promete abençoar os que nos abençoam e amaldiçoar os que nos amaldiçoam”, disse.
Enquanto a mulher fazia o ritual, o homem que a acompanhava fotografava tudo, o que seria um indício de que a iniciativa tinha motivação negativa: “Mas nós não queremos o mal dessa pessoa que fez isso, nós sabemos que há um sofrimento por trás, o que nós queremos na verdade é que essa pessoa venha buscar ajuda”, acrescentou o líder religioso neopentecostal.
No site da igreja foram feitos questionamentos sobre qual seria a intenção do casal: “Fechar as portas da igreja? Amarrar o trabalho da Universal local? Atentar contra a vida do pastor? Não sabemos. O que sabemos é que seja o que for e qual for a intenção, não terá nenhum efeito sobre a vida daqueles cujas vidas estão no Altar de Deus, tampouco, sobre a Sua obra”.
Veja as cenas: