Foi aprovada recentemente mais uma iniciativa do deputado estadual Pastor Waldir Agnello: a Lei nº 12.937/08, que cria o Dia da Igreja do Evangelho Quadrangular no Estado de São Paulo.
Segundo o parlamentar, representante oficial da instituição na Assembléia Legislativa de São Paulo, a medida visa garantir o reconhecimento do poder público estadual ao brilhante trabalho que a Igreja realiza para a sociedade, sendo também uma forma de homenagear seus líderes e membros, um contingente estimado em quinhentas mil pessoas só no Estado de São Paulo.
A data escolhida pelo parlamentar e aprovada pelas Comissões Temáticas da Assembléia Legislativa e do Governo do Estado, foi o dia 15 de novembro – a mesma do registro de sua fundação – e que agora passa a constar no Calendário Oficial de Comemorações do Estado de São Paulo. Não por acaso, a atitude de Agnello vai ao encontro de uma recomendação do Conselho Nacional de Diretores da instituição, para que os 57 anos da igreja no Brasil sejam comemorados das mais diversas formas – entre os dias quinze de outubro e quinze de novembro deste ano – no projeto chamado “Mês Quadrangular”.
Outra contribuição inusitada às comemorações, que está sendo planejada pelo deputado, é a Sessão Solene que será realizada na Assembléia Legislativa com a presença de autoridades eclesiásticas, civis, militares e de artistas do meio gospel. “O objetivo é honrar a igreja e as pessoas que a ela pertencem – líderes e membros – mas principalmente agradecer a Deus por ter nos presenteado com essa visão maravilhosa do Evangelho Quadrangular”, comenta o deputado estadual que é membro da instituição há mais de trinta anos, onde é também ordenado ministro do evangelho.
Um pouco de História
A Igreja do Evangelho Quadrangular foi fundada no município paulista de São João da Boa Vista, em 1951, trazida pelos missionários americanos Mary e Harold Williams. Os cultos, marcados por orações de fé e manifestações de cura divina, reuniam centenas de pessoas no galpão de uma antiga leiteria.
O trabalho ficou conhecido nas cidades vizinhas, e em seguida começaram as campanhas da “Cruzada Nacional de Evangelização”. Os missionários – e posteriormente seus sucessores – viajavam pelo estado e pelo país com tendas de lona confeccionadas pelos próprios fiéis, que eram instaladas em terrenos baldios para servir de abrigo às reuniões evangelísticas.
Aos poucos a obra foi se estabelecendo no país, tomando ainda mais vulto através do trabalho audacioso de expansão territorial do Rev. George Faulkner, nas décadas de 60 a 80. Hoje a igreja possui templos com administração independente, mas permanecem ligadas graças à convenção nacional e à estrutura hierárquica a que estão vinculadas – o Conselho Nacional e os Conselhos Estaduais – que garantem a preservação da unidade da Igreja.
Atualmente, sob a presidência do Rev. Mário de Oliveira e do Conselho Nacional de Diretores, a Igreja ainda cresce no país, e consegue ainda enviar missionários para levar a mensagem do Evangelho a outras nações.
A denominação está presente em 107 países, sendo que no Brasil os cerca de 8 mil templos agregam aproximadamente 1,6 milhão de fiéis. No Estado de São Paulo existem mais de 1,7 mil igrejas instaladas, além dos mais de quatro mil pontos de pregação e congregações, administrados pelos quase oito mil pastores e obreiros que a igreja possui no Estado.
Fonte: Gospel Jovem