A derrota da Seleção Brasileira para a Bélgica na Copa do Mundo foi tratada de forma provocativa pela imprensa do país europeu, com veículos de grande porte usando a fantasia de “diabos vermelhos” dos torcedores para anunciar a vitória sobre a equipe brasileira, formada em sua maioria de atletas cristãos.
O jornal belga De Standaard foi o mais acintoso, e usou as cores da bandeira da Bélgica para mostrar uma imagem de Neymar, ajoelhado e atônito, com a manchete “Duivels verslaan God”, que em holandês significa “diabos vencem Deus”.
A Bélgica, atualmente, é um país com forte influência do secularismo, e por isso a ousadia dos jornais, no contexto local, seja entendida mais como uma piada, já que o mascote da seleção belga é chamado de “cramunhãozinho”, uma das várias expressões usadas para se referir ao diabo.
No entanto, a provocação não levou os atletas da Seleção Brasileira a reagirem. O goleiro Allison resumiu a derrota como parte da vontade de Deus: “A gente tem de sair de cabeça erguida, muito empenho… Essa noite é muito triste para todos nós, tínhamos muita expectativa de seguir em frente, mas faz parte do futebol. Esperava que o resultado fosse melhor, mas a gente tem de aceitar a vontade de Deus, como as coisas aconteceram… Temos que aprender com os erros, mas no geral foi positivo”, lamentou o jogador evangélico.
Neymar, que foi alvo de inúmeras críticas na Copa do Mundo por conta de suas reações ao sofrer faltas, expressou tristeza com o resultado, mas também agradeceu a Deus por mais uma oportunidade de exercer sua profissão.
“Posso dizer que é o momento mais triste da minha carreira, a dor é muito grande porque sabíamos que poderíamos chegar, sabíamos que tínhamos condições de irmos mais além, de fazer história… mas não foi dessa vez”, escreveu o atacante do Paris Saint-Germain no Instagram.
“Difícil encontrar forças pra querer voltar a jogar futebol, mas tenho certeza que Deus me dará força suficiente pra enfrentar qualquer coisa, por isso nunca deixarei de te agradecer Deus, até mesmo na derrota… porque eu sei que o Teu caminho é muito melhor do que o meu 🙏🏽❤️ Muito feliz em fazer parte desse time, estou orgulhoso de todos, interromperam nosso sonho mas não tiraram da nossa cabeça e nem dos nossos corações”, concluiu.