Nikola e Veronika nasceram em 9 de dezembro do ano passado numa clínica da cidade de Trebic, a 165 quilômetros ao sul de Praga, capital da República Tcheca. Alguns meses depois, o casal Libor Broza e Jaroslava Trojanova resolveu se submeter a testes de DNA, depois de constatar que a filha não se parecia em nada com eles e virar alvo de fofocas sobre isso. O teste que revelou que o material genético da criança não combinava com o do pai nem com o da mãe.
Na semana passada, o casal finalmente conheceu a filha verdadeira, Veronika, que está sendo criada pelo casal Jan e Jaroslava Cermak, que vive em um vilarejo há 30 km. O casais já concordaram em trocar as crianças antes do fim do ano e, acreditam que um dia depois do nascimento, as filhas foram trocadas porque as enfermeiras teriam confundido as mães, que têm o mesmo nome. Eles estão processando o hospital. Eles esperam receber US$ 510 mil (R$ 917 mil) cada em danos.
A polícia abriu um inquérito para investigar o caso e o hospital disse que a troca dos bebês foi “um caso lamentável”.
De acordo com uma psicóloga que acompanha o caso, os efeitos causados pelas trocas das crianças serão muito piores para as mães do que para os bebês.
Fonte: Elnet