Formada em 2003, o grupo de hip hop gospel Ao Cubo, traz em suas canções letras que narram o contexto de centros urbanos, abordando temas como aborto, desemprego, respeito e dignidade com Jesus.
O nome da banda faz alusão a trindade onipotente de Deus constituída por Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. O grupo é formado por Feijó, Cleber e Dj Fjay.
A banda já participou de diversos eventos de prevenção as drogas e de hip hop na região Centro Oeste e no Rio de janeiro.
O repertório do registro áudio visual de Respire fundo é o mesmo do disco homônimo, com a diferença das músicas serem executadas ao vivo. Nos extras do dvd temos o making off do evento com cenas dos ensaios e bastidores do antes, durante e depois da gravação.
Além da ficha técnica e de uma galeria de fotos podemos ainda assistir depoimentos e comentários da galera, durante o deslocamento em direção ao local da gravação, com histórias da banda e curiosidades de seus integrantes.
Também foram inseridas nos Extras imagens da premiação do Hip Hop Top SP 2004 onde levaram os prêmios: Melhor Canção (Naquela sala), Destaque Gospel, Melhor Álbum, Revelação do Ano e Voz do Povo.
Traz ainda cenas da premiação do Hutuz BR 2004,realizado no Rio de janeiro, onde venceram também como Destaque Gospel.
Após uma narração e uma rápida encenação temos a vinheta de Abertura e a banda emenda Respire fundo, Fora quem USA e Ira dos 20.
A faixa título que alterna expressões auto-indicativas (uma característica do gênero) com rimas de conteúdo evangelístico é muito boa
Fora quem USA vem com uma letra recheada de criticas a mentalidade consumista que tem sido intensamente “pregada” pelos meios de comunicação e ainda sobra espaço para alfinetar o panorama social e político de nosso Brasil. Vale a pena ouvir a letra com atenção e refletir no seu refrão. “O que você tem feito pra mudar o seu País pra melhor ficar?”
Ira dos 20 versa sobre juventude de uma forma singular. Noticias reais de nosso cotidiano são o pano de fundo para versos muito bem bolados.
Uma pausa pra respirar e falar com a galera antecede a canção 1980 que foi sucesso em algumas rádios do Brasil. A canção descreve um milagre ocorrido com o rapper Cleber, um dos integrantes do ministério.
No hino o rapper narra que antes mesmo de nascer foi alvo da proteção divina em sua vida. Sua mãe havia sido atropelada ainda grávida. O medico sem esperança, afirmou que a criança ia nascer com problemas. A mãe acreditou que um milagre aconteceria e hoje, mais de 20 anos depois, o rapaz vive sem nenhum tipo de seqüela.
Em Se renda eles dissertam de uma forma singular sobre arrependimento.
Incline seus ouvidos é a faixa mais dançante do disco. Traz a participação de Pregador Luo. Somzeira!
Mais uma letra com abordagem política e social. Plano do aborto é outra música com versos confrontantes.
Dando seqüência aos contos, chegamos a outra estória interessante que relata a vida de Edvaldo Silva. Destaque para as frases de gaita e para as encenações que dão um toque especial na dissertação. Outro fato a ser ressaltado é que o rap não tem final, ou seja, teremos que aguardar um próximo disco da banda para sabermos o que acontece com o protagonista.
Após outra encenação interessante temos Naquela sala que é uma das melhores do disco, além de ter sido uma das mais tocadas na época do lançamento do álbum. Assim como no cd, no dvd temos o reforço vocal de Negra Elis.
O hino narra uma estória criativa sobre um filho que se envereda pelos caminhos da criminalidade. Infelizmente não tem um final feliz. “Sabe quanto eu lutei pra fazer você feliz, eu te eduquei, não tinha dinheiro, mas te ensinei. A minha parte eu sei que eu fiz”. Nota 10!
Novo dia conta com a participação de Rogério Sarralheiro e de Tico, voz e sax do Templo Soul. Destaque para a pegada jazzística e cheia de groove do arranjo.
Em 2007 a banda ganhou o reforço de Dona Kelly nos vocais, de Leonel Line na distribuição.
Fonte: Super Gospel