A música sempre esteve atrelada aos grandes movimentos sociais, sendo utilizada como bandeira de diversas gerações. Ela mexe com a emoção e atrai multidões, que se misturam independente de seu credo, classe social, nível cultural e até linguagem. Enfim, a música é universal.
Dessa forma, a AW Produções, com o apoio do Osasco Recicla e da Secretaria de Meio Ambiente de Osasco, promove, no dia 25 de julho, a partir das 19 horas, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, um grande show que reunirá os principais nomes da música gospel, afim de utilizar esse universo musical para trazer consciência aos jovens sobre a importância do engajamento da sociedade nas questões ambientais. Entre as atrações estão FLG, Banda Resgate, DHD, Impacto Soul, Coral Kades, Dj Jamal, Quarteto Alfa e Quarteto Exemplo. A expectativa de público é de 2 mil pessoas.
O evento contará com uma super estrutura de palco, som e iluminação, além da entrega de panfletos com as informações de como reciclar o lixo na cidade. Durante 5 horas, passarão pelo palco quarteto, rap, trio, uma banda soul e rock n´roll.
Entre as trocas de bandas, os apresentadores Ana e Will darão dicas de como podemos com pequenas ações diárias trabalhar em prol do nosso planeta. É um projeto ousado e inovador que marcará a história da cidade. Além de trazer cultura e lazer, contribuirá para a educação e colaboração do futuro da humanidade, já que a questão ambiental é uma peça importantíssima na continuidade da nossa civilização.
Conscientização
Sempre ouvimos que os jovens são o futuro do nosso país, daí a idéia da AW em proporcionar aos jovens música de qualidade atrelada a uma questão séria da nossa cidade: o lixo.
A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta, sendo o maior causador da degradação do meio ambiente. Pesquisas indicam que cada brasileiro produz cerca de 1 quilo de lixo por dia. Nos EUA, esse número passa dos 3 quilos. Desta forma, será inevitável o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem, tendo em vista a escassez dos recursos naturais não renováveis e a falta de espaço para acondicionar tanto lixo.
Quase metade do que compramos é lixo. São embalagens que, muitas vezes nem possuem utilidade, vão direto para o lixo. Materiais como o vidro, levam mais de 10 mil anos para se decompor. Por isso a necessidade de esclarecer a população, principalmente os jovens, sobre o dever com o meio ambiente e o futuro do planeta.
Todo lixo produzido, normalmente é recolhido pelos caminhões e levado até as centrais de reciclagem, onde é separado e classificado para o reaproveitamento. Muitas famílias sobrevivem da venda deste material. A separação do lixo, orgânico (molhado) do inorgânico (seco), é importantíssima para o processo da reciclagem, uma vez que, quando misturados, dificulta o processo de “garimpagem” dos chamados “catadores de lixo”.
Segundo levantamento, cerca de 80% do lixo produzido nos lares pode ser separado e enviado a essas cooperativas, diminuindo assim a quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários.
O Papel da sociedade neste processo é muito simples: separar o lixo que produz. Não é possível reciclar em quantidades significativas se não houver, dentro dos lares, empresas e outros estabelecimentos, a separação do lixo por tipos de materiais. A reciclagem só depende de nós. Assim sendo, a questão da reciclagem é algo tão sério e simples de ser executada que a AW Produções vem através desse projeto unificar essas duas coisas.