Egito reage ao assassinato de 21 cristãos e bombardeia instalações do Estado Islâmico na Líbia

22

O assassinato de 21 cristãos coptas egípcios pelo Estado Islâmico provocou uma reação imediata do governo do Egito e uma ação militar pontual como resposta à violência dos terroristas.

O presidente do país, general Abdel Fatah al-Sisi, declarou luto oficial de sete dias, e convocou o conselho de defesa para retaliar a execução dos cidadãos egípcios. Após a decisão sobre como reagir, a Força Aérea bombardeou áreas controladas pelos aliados do Estado Islâmico na Líbia.

Al-Sisi afirmou que os ataques aéreos foram uma resposta a “assassinos que não demonstram qualquer sinal de humanidade“, segundo informações do Jornal Nacional.

Um comunicado das Forças Armadas disse que os bombardeios foram feitos “contra quartéis, posições, lugares de concentração e treinamento, e armazéns de armas” dos jihadistas leais ao Estado Islâmico no território líbio, e a ação militar cumpriu seus objetivos “com exatidão”.


Ainda segundo o mesmo comunicado, os aviões da Força Aérea egípcia “voltaram sãos e salvos para suas bases” no país, e que o bombardeio foi “uma vingança ao sangue egípcio” derramado pelos terroristas, de acordo com a Folha de S. Paulo.

O bombardeio foi realizado com o consentimento dos militares da Líbia, que também participaram da ação militar. “Novos ataques aéreos serão realizados em coordenação com o Egito”, afirmou um representante do governo oficial do país, que está sediado na cidade de Tobruk, pois perdeu o controle da capital, Trípoli, para o Estado Islâmico.

Assista à reportagem do Jornal Nacional:

Assine o Canal

Repúdio

O governo brasileiro manifestou reprovação à decapitação dos egípcios, mas omitiu em sua nota, a religião dos homens assassinados pelo Estado Islâmico, referindo-se a eles como “trabalhadores” ao invés de cristãos.

A fé professada por eles foi o principal motivo das mortes, com os terroristas frisando que tratava-se de uma mensagem à nação da cruz, uma referência aos bilhões de cristãos no mundo.

“O Brasil manifesta sua indignação diante do brutal assassinato de 21 trabalhadores egípcios, alegadamente em território líbio, por membros do grupo autodenominado Estado Islâmico. A intolerância religiosa e o recurso à violência política merecem o mais veemente repúdio do governo e do povo brasileiro”, disse a nota divulgada pelo governo, de acordo com informações do Uol.

22 COMENTÁRIOS

  1. “O governo brasileiro manifestou reprovação à decapitação dos egípcios, mas omitiu em sua nota, a religião dos homens assassinados pelo Estado Islâmico, referindo-se a eles como “trabalhadores” ao invés de cristãos.”

    Isso não me causa nenhuma estranheza!!!!!

      • Sandro,

        Tá com meu nome na ponta dos dedos?

        Meu caro, nunca fui de taxar ou medir as pessoas por seus discursos inflamados ou de oportunidade, portanto não discuto o que a presidente do Brasil pregou na ONU no ano passado.

        Agora sempre estive conclamando a todos contra os desgovernos praticados por indivíduos os quais por último denominei de lampiões, e que o estado brasileiro deu cabo, mas a comunidade não, sempre citando o da nigéria e até mesmo os do estado islâmico.

          • Olhe o que escrevi hoje duas horas antes de você:

            levi varela disse: 18 de fevereiro de 2015 ás 9:51 am
            Os estados que professam a fé islâmica devem mostrar que o corão tem partes neles que não deva ser tomado ao pé da letra como a bíblia também não se toma.

            Assim, devem tais estados exigir que nas igrejas islâmicas não mais se fale com rancor contra os outros credos, nada de dizer e pensar que devem acabar e matar os que não pensam de igual modo.

            Quem planta vento, colhe tempestade. Veja que os filhos do islamismo absorveram essa ideia, agora estão fazendo justiça com as mãos em matar qualquer um, até os do islã também.

            Não é atoa que Cristo ensinou que nós dessemos a outra face, que não teve atrito físico com os do judaísmo.

            Senhores líderes, só a palavra positiva volta positiva; qualquer ensinamento com certo grau de crueldade humano retorna doentio e num processo de autofagia.

            A bíblia fala que devamos matar nossos filhos desobedientes, qual dentre os seguidores da bíblia que fizeram isso? Cristo não matou a mulher adúltera. Vamos acabar com a cultura da morte, pois esta somente trás o caos, caos em que todos os países árabes estão vivendo.

            A Síria se matando, a Líbia se matando, o Egito se matando, O Iraque se matando, o Líbano se matando, a Nigéria se matando, a Somália se matando, todos esses em guerra civil, aliás como previsto nos livros proféticos da bíblia, em que Israel ficaria somente observando a justiça de Deus. É hora de parar com esse rancor contra a casa do vizinho, contra o modo de vida do vizinho. Deus está fazendo eles se digladiarem contra si. Irmãos contra irmãos, tudo por causa do ódio que nutrem contra o povo de Israel. Essa constante obsessão contra Israel. Não existe palavra de irmandade, todos descendentes de Abraão, mas que sãos inimigos ferrenhos uns dos outros.

            A paz começa com cada um perdoando, pondo as armas no armário, abandonando a cultura da vingança, do ter, do meu, do de direito.

            Uma luta regional que virou internacional, mas até agora essa radicalização não frutificou ante o problema e o povo palestino, cujas crianças e mulheres padecem por força das armas sempre postas à matar, nada de ninguém recuar, e quando recua, é pra tomar forças.

            Façam um grande pacto pela paz.

  2. NOSSO GOVERNO NÃO NOS REPRESENTA, É A MAIOR DITADURA EXISTENTE HOJE SOBRE A FACE DA TERRA, SIM DITADURA , NÃO É SÓ EXERCITO OU TANQUES NA RUA, ESTA É A ULTIMA OPÇÃO GOVERNA COM MANDOS E DESMANDOS, SEMPRE MANTENDO ALIADOS A SUA VOLTA, AQUI TEM OS VENDIDOS POLÍTICOS DA CAMARA E SENADO, INCLUSIVE DA ALA EVANGÉLICA, QUE TAMBÉM NÃO NOS REPRESENTA.
    E NA AMÉRICA DO SUL CONTA COM PAÍSES VIZINHOS QUE O EMPOSSARAM COM AJUDA FINANCEIRA, QUE HOJE PAGAMOS MUITO CARO CUBA VENEZUELA COLOMBIA ENTRE OUTROS, SÓ DA ARGENTINA O QUE JÁ PERDOARAM DE DIVIDAS

    • Não seja leviano, Marcos Oliveira, e não seja alienado politicamente. Esse assunto é da alçada de países bélicos, como os EUA, a Inglaterra, a Rússia. O Brasil não teve participação alguma no surgimento e treinamento desse grupo de radicais.

  3. Boa noite o povo tem uma arma em suas mãos mais infelizmente não sabe usar e sim vender e depois vem a verdade a mascara cai porque antes e vou fazer isso eu vou diminuir isso eu vou construir isso eu vou fazer só benefícios e tudo lindo e a maioria que não buscar ter conhecimento para avaliar os políticos e votar consciente e agora como já sabemos o Brasil e um Pais infelizmente quebrado economicamente,corrupto e uma Justiça arcaica so tem beneficio para aqueles que tem dinheiro nada funciona nesse Brasil.Mais se diz o povo Brasileiro e lutado,guerreiro nunca desiste mais eu digo estou cansada de ouvir isso se o povo Brasileiro não tomar decisões.

  4. Mais ela foi eleita por muitos cristãos que se encosta no bolsa familia e não tão nem ai para a religião deles,o povo do nordeste trocaram jesus por míseros trocados infelizmente.

    • Não sou nordestino, mas digo a você, alto e bom som: LAVA JÁ A TUA BOCA ANTES FALAR DOS IRMÃOS NORDESTINOS, E NÃO MISTURE A ESPIRITUALIDADE DO POVO COM A TUA CRETINICE E ALIENAÇÃO POLÍTICA!!!

    • uciano aberração daverdadeira burrice:sou do PSDB,foi o PSDB que criou o BOLSA
      FAMÍLIA para as pessoas que vivem à margem da linha da miséria.O Lula apenas
      aprimorou e aumentou.O Bolsa-família não é nenhum problema para a RECEITA
      FEDERAl,pois é 0,5 da citada receita.A corrupção e a sonegação de impostos que,
      além de serem abomináveis,são os verdadeiros desfalques aos cofres público e você,
      falso crente fanático,nada diz nada,imbecil.Fala de coitadinhos honestos que recebem
      70 reais por filhos estudando porque não tem o que comer em casa e vivem de esmolas,sendo humilhados.ATÉ A TEOLOGIA DO BOM SAMARITANO VOCÊS CONDENAM,víboras,demônios.Viva o BOLSA-FAMÍLIA,morra a corrupção e toda ideologia
      fanática,inspirada pelo capeta para destruir o ovo de DEUS.Seu evanjegue.

  5. Vocês, bando de crentes alienados, ficam aí falando mal do Brasil e seu governo como se fôssemos os responsáveis pelo surgimento de atuação desse grupo de fundamentalistas radicais e se esquecem de quem foi o verdadeiro responsável.

    Além disso, o Brasil não é país bélico, mas os EUA, a Rússia, a Inglaterras e muitos, muitos outros países o são, então, pergunto, por que é que todas essas potências mundiais não acabam, de uma vez, com esses radicais? Vocês não acham que, se eles realmente quisessem, eles não detonariam esse grupo em pouco tempo? Toda essa história esta muito mal contada, e para mim é incompreensível que esse grupo esteja agindo por tanto tempo mesmo em face de tantas potências nucleares.

  6. O PT, é uma organização criminosa, terrorista, antissemita, criminosa, diabólica, depravada, extremamente corrupta, a qual odeia profundamente a Deus e seu povo!
    Inclusive está concedendo cidadania a terroristas vindos do Oriente Médio, África, de países como o Haiti e outros, inclusive dando-lhes bolsa família para que se instalem como tumores cancerígenos em nosso país!
    Ou arrancamos esta organização criminosa para sempre do Brasil, ou sofreremos imensamente, por causa destes criminosos…

  7. A Dilma, dos corruPTos, afirmou em seu discurso da ONU que deve dialogar com esses assassinos terroristas do islamismo, ela afirma isso pois terrorista apoia terrorista, e, parabens ao governo Egipcio pela sua atitude.

  8. Acho um absurdo ficarem dizendo que o povo trocou Jesus por uns míseros trocados, Deus não não tá neste negócio….em vez de ajudar só ta criando contendas…acho que esses tipos de crentes tem que se converter primeiro…..Nasci no interior de são Paulo, não recebo bolsa família infelizmente votei na dilma….mas qual era a outra opsão Aécio neves que acabou com minas gerais quantos votos ele teve lá em minas????
    Tenho certeza se ele conseguisse ser eleito faria igual ou pior a dilma.
    Confiamos tanto no lula e cada vez mais aparece sujeira com o nome dele, em vez de julgando temos que orar para que estas potestade do inferno saia da nossa politica.
    E quando for escrever algo ter vigilância…pois pode pagar o preço depois.

    • Ana! A única interferência política nesse tema é o fato da Dilma dizer que precisava dialogar com os terroristas. Como dialogar e discutir com o indiscutível??? Esses terroristas não param nem sob bombas, muito menos a conversa para boi dormir. Um erro grave é você estar decepcionada com o desfecho do seu candidato no governo, com algo já previsível e bem avisado, pois a corrupção estava indo de vento em polpa, e de nada adiantou, tanto que, você e outros a reelegeram. Agora só nos resta aprendermos a votar melhor em nossos governantes. Achar que o Aécio seria igual ou pior, isso é uma falha e pecado, pois está apenas pré-julgando e condenando por uma mera hipótese, ou seja, julgar porque acha isso ou aquilo, não por fato real, como o caso do atual governo que está mais que comprovado a incompetência e a corrupção. Fato idêntico do Estado Islâmico que tem que ser destruído por ser o mal e de nada nos levará querer fechar os olhos e querer dialogar. Certamente seremos derrotados sempre. Fato parecido com a política, onde o PT gastou mais em Minas Gerais do que qualquer outro estado brasileiro, com o dinheiro que todo mundo sabe de onde veio, só para você e outros falarem isso. Saiba ainda que todos os prefeitos de MG que apoiavam a candidatura do Aécio, foram reunidos pelo PT na campanha e houve a grande distribuição de dinheiro para mudança de apoio. Então precisamos termos reais conhecimentos dos fatos ou esperarmos o desfecho para realmente sabermos julgarmos e não errar, como já está errado. Necessitamos do esforço de todos, tanto para eliminar esses terroristas do mal, como esses políticos do mal. Independente de quem seja e de onde for. A renovação sempre é importante e o melhor meio de mudança e esperança para um futuro melhor.

  9. Saudações em Cristo

    Estamos em uma guerra Santa. Todos nós podemos ser vítimas enclusive cristãos Precisamos e religiosas. Precisamos nos posicionar em favor dos perseguidos . Deixar de lado diferenças políticas e discursos Vazios

  10. “O sangue dos nossos irmãos cristãos é um testemunho. Sejam católicos, ortodoxos, coptas, luteranos, não importa: são cristãos! E o sangue é o mesmo. O sangue confessa Cristo. OS MÁRTIRES SÃO TODOS OS CRISTÃOS”

  11. Tudo será diferente quando esquecermos as coisas ao redor e pensar que se trata de vidas seres humanos, que estão morrendo, seja por Cristo seja por outra denominação. Religião é a Praga que o diabo lançou para dividir, e tem dado certo, por que a religião esta sendo mais importante que a vida, Jesus nos deu exemplos que religião não presta pois ele foi de encontro a toda tradição, quando ele fala com a mulher de Samaria no poço, quando ele entra na casa dos publicanos, por que ele não veio para o são mais para os doente.

DEIXE UMA RESPOSTA