Eleições 2014: confira o desempenho dos principais candidatos evangélicos

73

O desempenho dos candidatos evangélicos nas eleições deste ano ficou marcado por reeleições estrondosas, como a do pastor Marco Feliciano, e derrotas significativas, como as de Marcelo Aguiar e do ex-boxeador Popó.

O pastor Marco Feliciano (PSC) foi quarto candidato mais votado, com 398 mil votos, 186 mil votos a mais do que em 2010, quando recebeu 212 mil. Alvo de muitas críticas por parte dos ativistas gays, Feliciano conseguiu projeção nacional defendendo o direito de se manifestar contra a homossexualidade e as tentativas da militância LGBT de impor uma “mordaça” aos cristãos através do polêmico PLC 122.

Em São Paulo, outros nomes de expressão no meio evangélico que se candidataram tiveram sucesso em suas tentativas de se manter como deputados federais.

O pastor Paulo Freire (PR), filho do pastor José Wellington Bezerra da Costa, foi reeleito com mais de 111 mil votos. Outro pastor reeleito foi Roberto de Lucena (PV), da Igreja O Brasil Para Cristo, com pouco mais de 67 mil votos, assim como a jovem Bruna Furlan (PSDB), ligada à Congregação Crista no Brasil, que teve 178 mil votos, mais de 70 mil a menos do que em 2010, quando teve em torno de 250 mil. Já o missionário José Olímpio (PP), apoiado pelo apóstolo Valdemiro Santiago, foi reeleito com mais de 154 mil votos.


O assembleiano Gilberto Nascimento (PSC) teve 120 mil votos, e volta a ocupar um cargo na Câmara dos Deputados após seis anos. Uma aposta do PSC para conquistar votos era o cirurgião plástico doutor Robert Rey, conhecido como Dr. Hollywood. Ele recebeu 21,3 mil votos e não foi eleito.

No Rio de Janeiro, os candidatos evangélicos Clarissa Garotinho (PR), Eduardo Cunha (PMDB), Arolde de Oliveira (PSD), Benedita da Silva (PT), Marcos Soares (PR), apóstolo Ezequiel Teixeira (SD) foram eleitos para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados nos próximos quatro anos.

O deputado federal João Campos (PSDB-GO), foi reeleito para mais um mandato na Câmara dos Deputados. Campos ficou conhecido por ser o autor do projeto de lei que pretendia derrubar um artigo do Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia que proíbe os profissionais da área de prestarem atendimento a homossexuais que os procurem pedindo orientação para abandonar a prática. O projeto foi apelidado de “cura gay” pela mídia, e arquivado posteriormente.

O deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ), que optou por não concorrer à reeleição e tentar um mandato à frente do governo do Rio de Janeiro, liderou boa parte das pesquisas no estado, mas na reta final, perdeu espaço e acabou fora do segundo turno das eleições, cedendo lugar ao atual governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB) e ao bispo Marcelo Crivella (PRB), senador licenciado.

A filha de Garotinho, Clarissa, conquistou 335 mil votos e ficou atrás apenas do polêmico Jair Bolsonaro (PP), aliado da bancada evangélica e detentor de 464 mil votos. Bolsonaro terá a companhia do filho, Eduardo, na Câmara dos Deputados, pois ele foi eleito para seu primeiro mandato como deputado federal por São Paulo, com mais de 82 mil votos.

Outro integrante da bancada evangélica que não foi reeleito é o cantor Marcelo Aguiar (DEM), pastor da Igreja Renascer que teve 65 mil votos mas não alcançou um índice suficiente para voltar à Câmara. A psicóloga cristã Marisa Lobo (PSC-PR) obteve 14,9 mil votos e não conseguiu ser eleita deputada federal por seu estado.

No Distrito Federal (DF), o advogado e pregador assembleiano Matheus Sathler (PSDB), autor da proposta de criação do “kit macho” como forma forma de “prevenir o homossexualismo”, não foi eleito deputado federal. Sathler obteve apenas 1.415 votos, ficando na 66ª posição. O parlamentar eleito com a menor votação no DF foi Laerte Bessa (PR), com 32,8 mil votos.

Marina Silva

A candidata do PSB à presidência novamente ficou em terceiro lugar nas eleições, quebrando seu próprio recorde de votos obtido em 2010, quando havia sido a terceira colocada mais bem votada da história do país. Desta vez, Marina obteve 22,1 milhões de votos (21,3% do total de votos válidos), superando os 19,6 milhões de votos recebidos há quatro anos.

Marina assumiu a cabeça de chapa da coligação Unidos Pelo Brasil após a morte de Eduardo Campos, no dia 13 de agosto. Como era candidata a vice, a indicação de Marina pelo PSB foi vista como natural pelos analistas políticos, levando em consideração seu histórico político e seu desempenho nas pesquisas de intenção de voto no primeiro semestre deste ano.

Após a indicação, Marina subiu nas pesquisas e chegou a obter, numa simulação de segundo turno, 10 pontos de vantagem sobre Dilma Rousseff (PT), marcando 50% das intenções de voto, contra 40% da presidente que tenta a reeleição. Com pouco tempo de TV e alvo de um “marketing selvagem” do PT contra sua candidatura, Marina aos poucos foi caindo nas intenções de voto e terminou fora do segundo turno, cedendo lugar a Aécio Neves.

Pastor Everaldo

O candidato do PSC à presidência, apoiado por líderes evangélicos como os pastores Silas Malafaia e Marco Feliciano, além do senador Magno Malta (PR-ES), chegou a atingir 4% das intenções de voto nas pesquisas no começo da campanha.

No entanto, a ascensão de Marina Silva à disputa levou boa parte do eleitorado evangélico a optar por votar na missionária assembleiana, que demonstrava ter mais chances de vencer o pleito. Ao final da apuração, Everaldo Dias Pereira teve pouco mais de 780 mil votos em todo o país, somando 0,75% dos votos válidos, e ficando atrás inclusive da candidata Luciana Genro (PSOL-RS), que somou 1,6 milhão de votos, 1,55% do total.

73 COMENTÁRIOS

    • ela pode até não representar os cristão na cabeça de muitos.
      MAS SE NÃO FOSSE ELES, JA TERIAM FEITO LEIS ATÉ PARA EXTINGUIR A BÍBLIA.

      a questão é que ninguém quer te representar.
      pois tu é pé frio.

      • A bancada evangélica é uma das mais inexpressívas do congresso. Pouco produtiva e dificilmente quando há um escandalo, não há envolvimento de ao menos um integrante dela.

        Bispo rodrigues representou bem vc não foi?

        • A bancada evangélica não é expressiva? Sem comentários… O bispo Rodrigues foi acusado de crimes e foi preso. Digo, nunca me representou. O que dizer do deputado Marco Feliciano, que no seu primeiro mandato, trabalhou muito bem no congresso e por causa disso foi perseguido e ridicularizado pela comunidade LGBT. E foi reeleito com quase 400 mil votos, sendo o terceiro federal mais votado de São Paulo.

      • Se essa bancada representa os cristãos, então vc chamou os cristãos de fundamentalistas proselitistas.

        Conheço cristãos que não gostariam de ter esse rótulo.

      • ”Extinguir a bíblia”??? Falácia pra assustar o povão. Amiguinho, você não sabe que a Constituição garante liberdade religiosa? Assim como o ESTADO LAICO? Pois é… não pense que por pessoas reagirem as suas imposições de dogmas pela política você está sendo ”perseguido”. Mimimi! Guarde sua crenças pra você e não as tente impor aos outros. ok!

        • Por isso mesmo Candinha, você citou agora de novo que o estado é laico, por isso que temos o direito de votar em alguém que nos represente se nós assim bem entendermos, por que isso tem incomoda tanto?
          Seu candidato perdeu a eleição?

  1. kkkkkkkkkkkk mil vezes kkkkkkkkkkkkk os evangélicos se deram mau nessas eleições pretenciosos antes do resultado kkkkkkkkkk marisa lobo kkkkkkkkkk JEAN WILLYS futuro senador 144.000 votos reeleito, ERIKA KOKAy reeleita e a luta continua contra os fundamentalistas evangélicos somos tolerantes e somos brasileiros kkkkkkkkkk, vcs que destruiram a eleição de Marina pensavam que só os votos dos evangélicos iriam alege-la dse deram mauuuuuuuuu, as profecias como sempre mentirosas to feliz. abraço MARY esse texto não é pra vc te admiro apesar da sua religiosidade.

    • Não entendo o motivo dessa alegria toda. sendo que, o número de Deputados Evangélicos subiu. vc comemorando os votos do Jean, já viu quantos votos teve o Bolsonaro ? ou Pr. Feliciano? Mds!!!

    • Olá Regis,
      Pensando bem, foi uma boa a Marina ter perdido para o Aécio. Acho que ela será bem mais útil nos bastidores, pois vai cobrar muito bem o seu apoio. E, antes que vc já interprete mal minhas palavras, te digo, ela vai exigir do Aécio, implementação de partes de seu programa, e ele vai ter que aceitar se quiser o seu apoio! Tá bom pra vc? rs…

      • vai incluir nas cobranças das “partes de seu programa de governo” a Lei da mutilação de pessoas criada por Jean Willys Sra. Mary?

        lembre-se. tal lei está no programa de governo da Sra. Marina Silva.

        • Eu creio que isso não, mesmo porque o programa do Aécio já contempla essa categoria. Ela deve ir em busca de programas que beneficiem o país como um todo, como o desenvolvimento sustentável e defesa do meio ambiente.

          • A lei do Jean era parte do governo de Marina Mary, não se faça de desinformada.

            a questão é: entre as buscas de Marina, nesses programas que beneficiem o país como um todo, será que ela cobrará também a instituição desta famigerada Lei que mutilará jovens e crianças sem necessidade sequer de um exame psicológico ?

    • Você que pensa, enquanto isso Jair Bolsonaro teve 464 mil votos sendo o mais votado do Rio no 6º mandato consecutivo e Marco Feliciano reeleito teve 398 mil sendo o 3º mais votado em São Paulo e a bancada evangélica cresce 45% em relação a 2010, é pra glorificar de pé igreja HAHAHAHA…
      A e ainda tem Bolsonaro pai e filho, bão dimais uaiiii.

    • Os evangélicos avançaram , Jean Wyllys teve 144 mil votos né…, enquanto Feliciano 398 mil, e Bolsonaro 464 mil, e a bancada evangélica cresceu 63% em relação a 2010, e Bolsonaro foi o deputado mais votado do Rio e entra no 6º mandato consecutivo.
      Pesquisar na net é de graça se você não sabe.
      É pra glorificar de pé kkkkkkkkk

    • Os evangélicos avançaram , Jean Wyllys teve 144 mil votos né…, enquanto Feliciano 398 mil, e Bolsonaro 464 mil, e a bancada evangélica cresceu 63% em relação a 2010, e Bolsonaro foi o deputado mais votado do Rio e entra no 6º mandato consecutivo, agora são Bolsonaro pai e filho para a nossa alegriiiiia
      Pesquisar na net é de graça se você não sabe.
      É pra glorificar de pé kkkkkkkkk

      • ”para a nossa alegriiiiia’ é um louvor lindo que exalta a DEUS… e você o usa para glorificar Bolsonaro e seu filho fascistas, que foram eleitos em pleitos de homens. Que triste, evangélicos! Como vocês estão confundindo tudo e decaindo espiritualmente.

        • Uso para glorificar a Deus SIM, e pela representatividade de pessoas que defendem a família também.
          Sua falta de argumento é tanta que vai implicar com uma música agora rss…

    • A situação tá feia mesmo Edigar, homem com homem já é anormal, uma aberração, nem cachorro faz isso, e como disse Levi Fidelix, aparelho excretor não reproduz, só se fizerem filho de chocadeira.

    • Ué! Mas pastores não são pra pastorear igrejas?? Eles não se dizem ”chamados” por Deus pra cuidar das ovelhas?? Bem…ou não foram chamados nada ou abandonaram o posto. Você escolhe!

    • Jã estão fazendo, não só os gays mas também as vadias, que fizeram uma marcha no Rio e ficaram nuas e fizeram insinuações usando objetos religiosos dos católicos, teve um”doente” que teve a audácia de fazer um”espetáculo” e introduzir um crucifixo no ânus, se elas fizeram isso imagina então se os gays abrem a porteira o que não virá?
      Vão fazer coisas nas ruas que nem cachorro vira latas faz, teremos que trancar as crianças dentro das casas para que não vejam essas abominações.
      Mas creio que Deus tem guardado essa nação e isso não irá acontecer.

  2. Os gays comemoram por que Jean Wyllys teve 144 mil votos né…, mas enquanto isso Feliciano teve 398 mil, e Bolsonaro 464 mil, e a bancada evangélica cresceu 63% em relação a 2010, e Bolsonaro foi o deputado mais votado do Rio e entra no 6º mandato consecutivo, agora são Bolsonaro pai e filho para a nossa alegria, é pra glorificar de pé igreja.
    Talvez nem seja o momento de termos um presidente evangélico, mas o terreno está sendo preparado., viva família como ela deve ser e é.

    • Amigão, Jean teve 10 VEZES mais votos que na primeira eleição, quando seus 13 mil foram ridicularizados pelos evangélicos. BEM FEITO, Não adiantou as mentiras baixas e difamações, como ”pedofilia” e ”xingar a biblia”, todo um mimimi. Ele conseguiu pelo seu trabalho e reconhecimento.
      Já Feliciano teve 2,2x a mais que Jean… mas considerando que ó colégio eleitoral de SP é muito maior que no Rio, foi uma diferença tão grande assim!!! E Feliciano usou polemicas de merd@a, a midia evangélica e o voto manipulado das massas nas igrejas, Mas não conseguiu nem DOBRAR sua votação, como o Silas disse que anteveria, Engole essa! kkkk

      • Nem tenho que engolir nada, os evangélicos cresceram 63% a representatividade, se o Jean fosse bom mesmo passava de 300 mil, você fala como se ele fosse ser um futuro presidente kkkkkkk

  3. Quero dizer pra vcs que acredita muito na soberania gay lógico com respeita a opçõesde vcs, que nnós cristãos estamos sim bem representado, O Senhor nosso Deus tem colocado a mão pra não deixar projetos satânicos serem aprovado vindo futuramente prejudicar o teu povo, Isaías 10 diz: “aí daqueles que decretam leis injustas…

  4. Veja bem meus irmãos que sustentam essa argumentação neste site. Se, e se o Senhor Jesus aceitasse a proposta do príncipe (das trevas) para ser imperador de Roma poderia fazer muita coisa boa pelos pobres e os mais necessitados, não é verdade? Mas, ele não aceitou? Em outra ocasião (Jo.08:23) Ele, Jesus, disse: “Vocês são desse mundo, eu desse mundo não sou”. De que mundo Jesus era quando disse isso, ou de que mundo ele é? O crente vai dominar o mundo, mas não através da política dos homens que são deste mundo. Vai dominar através do Poder de Deus. Mas, muita água ainda vai rolar, em primeiro lugar Deus vai ver quem são os fiéis. A marca da besta vem aí, está preparado?

    • Gostei do seu comentário. Jesus disse ”Meu Reino não é deste mundo” e no VT :”Nao é por força nem por violência, mas pelo meu Espírito”‘.
      Esses evangélicos ambiciosos acham que através de decretos e perseguições vao moralizar o pais impondo seus dogmas. Na verdade, eles só pensam em poder e dinheiro, como foi com a ICAR e provocou sua decadencia. A bancada evangelica é corrupta, mas ele escondem isso.

  5. RR SOARES CONSEGUIU ELEGER OS DOIS FILHOS (UM A DEPUTADO FEDERAL E OUTRO DEPUTADO ESTADUAL) COM O PATROCINIO DE MUITOS FIEIS. FEZ INCURSÃO EM VARIAS DE SUAS IGREJAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, A CHAMADA “A VOLTA DA VITORIA” E EM VEZ DE EVANGELIZAR FOI PEDIR VOTO PARA SEUS FILHOS. PROMOVEU UM EVENTO NO ESTADIO DO MARACANÃ COM VARIOS ARTISTAS GOSPEL ( SHOW-MICIO) PARA ISSO NO DIA 30 DE AGOSTO DE 2014…TA AI A POLITICA E RELIGIAO ANDANDO DE MÃOS DADAS…

    • Lembrem que evangélicos são apenas 20% da população segundo o Censo, não definem nada como gostam de afirmam. Tanto que Marina e Everaldo se deram mal! Nem podem decidir e impor seus dogmas sobre A MAIORIA que não é evangélica, sacou?

      Bem feito mesmo foi pra Marisa Lobo, a psicóloga charlatã. ASgora nem é mais psicóloga (foi cassada pelo CFP kkkkkk) e nao conseguiu se eleger depois da farsa da cura gay, Tá na pior!

      Marisa tem vaga de faxineira nas casa de um casal gay amigo meu… você aceita? bjos,

      • HAHAHAHA, chega a ser patético você Beto, pra começar essas leis bestas dos gays nem são contra os evangélicos apenas, são contra a família e a decência, graças a Deus a maioria da população, tanto católicos como evangélicos, e inclusive livres pensadores e sem religiões também repudiam essas leis, o Brasil independente de religiões é um país com princípios cristãos, e jamais deixarão aberrações dessas serem aprovadas, homossexuais sim são uma minoria, tanto que nem meia dúzia deles foram eleitos, e quando algum deles propõe algo no congresso geralmente o é feito com algazarra e bagunça, especialidades dessa gente.
        Você é mais um daqueles doentes que acredita que mais da metade da população é gay…

  6. Gente, o Feliciano teve 2, 2 mais votos Perai… o Silas Mala disse que se a Feliciana não recebesse o DOBRO dos votos nessa eleição, ele cumpriria uma promessa!!! Em 2010 foram 212 mil… deveriam ser uns 424 mil agora!

    ”O pastor Silas Malafaia aposta: “Se o [Marco] Feliciano tiver menos de 400 mil votos na próxima eleição, eu estou mudando de nome”.

    Vamos lá Silas, cumpra sua palavra. Dica: mude seu nome pra ”Falso Profeta Pé Frio”. Aliás, você já conhecido assim faz tempo. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  7. Evangélicos, essa bancada não representa os cristãos, não forcem a barra! Eleita por uma parcela de fundamentalistas, fanáticos ou ambiciosos, que não tem vergonha de se unir a fascistas e extrema direita como Bolsonaro, etc. Ela apenas representa a parte que deseja impor seus dogmas pela força politica a toda população plural do Brasil, que não são apenas ”gays”, mas pessoas de outras religiões e ateus, heteros, bi etc, que não aceitam sua manjada mania de tentar convencer que sua fé é melhor e que seus valores devem ser seguidos por todos. Seus discursos carecem de argumentos, fora o religioso, e que apenas mostram seus desconhecimentos e ignorância sobre vários assuntos.

    LEMBREM: Feliciano e outros podem ter sido eleitos por vocês, mas a MAIORIA da população rejeita sua intervenção no Estado Laico e protestará se isso ocorrer, como foi na CDHC. Não pensem que são apenas os gays que estão de olho no seu projeto de ditadura religiosa, mas qualquer cidadão esclarecido, Você são REJEITADOS pelo povo e sabem disso, pois suas igrejas são simples comércio (raras exceções) e agora resolveram faturar mais na politicagem. Acordem… não será através de decretos que construirão um mundinho mais cômodo pra vocês viverem em suas sandices. ”verdades perfeitas” e credos ok? Nunca vão ”moralizar” o Brasil pois não conseguem moralizar nem a si mesmos e sua bancada corrupta. E lembrando: segundo a CONSTITUIÇÃO, o Estado é LAICO. Deixem de hipocrisia e vão cuidar do pobre e doentes, pois ”o Reino não é deste mundo”!

    • sua IMBECIL ! ainda bem que os evangélicos foram eleitos, Graças a Deus!
      os Evangélicos são pessoas de bens que serve a Deus fielmente.
      Tú é uma lésbica, feia, ativistas e demais adjetivos usados para pessoas da tua laia.
      Glória a Deus !!!!!pela Vitória dos Irmãos Crentes.

    • Ah tá, nossas igrejas são rejeitadas, que pena”irmã”, somos só 30% da população, somos minoria então nem temos o direito de eleger nossos representantes…, não precisamos tentar convencer ninguém a nossa fé filha, as pessoas simplesmente vem para o evangelho e é claro que elas querem eleger alguém com os mesmo princípios, acorda para a vida e deixa de ser invejosa, você bem disse, o estado é laico, você não precisa votar neles rss…., cada um.
      Oração forte para o recalque passar longe kkkkkkk

  8. O Reino de Jesus não é desse mundo. Acredito que é bom haver políticos cristão porém essa guerra ideológica que está ocorrendo em nosso país não é a vontade de Deus.
    A Bíblia diz que a luta do crente não é contra as pessoas mas sim contra os poderes espirituais do mal. A bíblia diz que o cristão deve amar a todos. Isso inclui os homosexuais, inclusive os militantes. Nossa luta deve ser orando evangelizando e amando essas pessoas. Nosso inimigo não é o movimento LGBT, não é o Jean Willis, não é a Luciana Genro não são os homosexuais. Nosso inimigo é o poder das trevas e esse só é combatido com armas espirituais, ou seja, oração, amor, e evangelismo.
    Aos do movimento LGBT quero dizer que Deus ama vocês, independente de suas opções, independente de tudo. Procure por Deus, Ele quer te ajudar, te dar paz. Se você chamar Ele vai te socorrer. Jesus morreu por amor a ti
    independente da tua opção sexual.

  9. fico feliz com o desempenho dos evangelicos, principalmente na camara federal como no Rio Grande do Norte o dep. estadual Jácome foi eleito com quase 90mil votos á dep Federal

  10. ola pessoal , temos que rever nossos votos ,por exemplo o psdb desde a era cabral o povo ficou escravo, mais tarde viram a besteira que fizeram,e aboliram a escravidao, tiraram so a algema,e agora vem com mentiras tentando dizer que e do pt a divisao do rico e pobre,hoje temos uma melhor opcao o pai da mentira e o diabo, a vida toda esse partido ganhou eleicao com mentiras,agora o povo tem mais cultura,e sabedoria pra saber descirnir, parabens a todos os deputados federais e estaduais senadores e governadores eleitos,governem para o bem ja tem roubo eo povo ta demais, e o povo ta pagando nos hospitais e na educacao,dava para ser envestido mais de 50% dos totais roubados pelos mesmos, a pais do senhor a todos

  11. Todo mundo já sabe que o Diabo é o PAI DA MENTIRA.

    Se houvesse MÃE DA MENTIRA, começaria, igualmente, com a letra *D* e também teria CINCO LETRAS:

    *D _____ _____ _____ ______*

DEIXE UMA RESPOSTA