A organização cristã dedicada à ajuda humanitária Samaritan’s Purse, liderada pelo pastor Franklin Graham, está atuando na Itália para ajudar a controlar a pandemia de coronavírus que ceifou mais de três mil vidas até o momento. A entidade enviou um hospital móvel ao país e mão de obra voluntária.
Desde que o número de casos de pessoas infectadas pelo coronavírus começou a se multiplicar, as autoridades impuseram uma quarentena rígida em todo o território, impedindo que 60 milhões de italianos saiam de casa, a menos que seja para emergências alimentares ou médicas.
De acordo com informações da emissora Christian Broadcasting Network (CBN News), as reuniões de qualquer natureza estão proibidas, o que inclui cultos e missas. Nesse cenário, o pastor Franklin Graham destacou que enviar esta ajuda é a única forma que o momento permite para atender ao chamado de Deus para compartilhar o amor de Cristo.
“Este é o trabalho que Deus nos chamou e queremos compartilhar o amor de Cristo e a verdade de que ‘Deus é nosso refúgio e fortaleza, uma ajuda muito presente nos problemas’. O missionário britânico C.T. Studd declarou: ‘Alguns querem viver ao som da igreja ou do sino da capela, mas eu quero administrar uma loja de resgate dentro de um quintal do inferno'”, escreveu o pastor em sua página no Facebook.
A Samaritan’s Purse usou sua conta no Twitter na última terça-feira, mostrando que o avião da organização estava levantando voo em direção ao país europeu: “Nosso DC-8 está a caminho do norte da Itália com um hospital de emergência de 68 leitos para cuidar dos infectados pelo #COVID19. Por favor, junte-se a nós na oração por todos os que foram afetados pelo #coronavírus”.
Edward Graham, o filho mais novo de Franklin Graham, é um dos que auxiliam o pastor a coordenar as ações da organização humanitária. Ele também usou as redes sociais para compartilhar informações sobre a ajuda ao epicentro da pandemia na Europa: “A Itália está encurralada. Estamos voando para servir o Nome de Jesus nas linhas de frente do COVID-19. Por favor, ore por nossa equipe e funcionários do hospital que ajudarão o povo italiano durante um período de crise”.
Italy bound, wheels up to serve in Jesus Name on the front lines of COVID-19. Please be praying for our crew and hospital staff that will be helping the Italian people during a time of crisis. #coronavirus #covid_19 #serving #hope #fieldhospital #love #lovethyneighbor pic.twitter.com/xUeLL200sm
— Edward Graham (@EdwardG1911) March 17, 2020
Our DC-8 is en route to northern Italy with a 68-bed emergency field hospital to care for those infected by #COVID19. Please join us in praying for all who have been affected by the #coronavirus. https://t.co/Ca5sl3pH7s
— Samaritan’s Purse (@SamaritansPurse) March 17, 2020
Mortes na Itália
Na última quinta-feira, 19 de março, a Itália se tornou o país com o maior número de mortes por coronavírus em todo o mundo, superando a China. O total chegou 3.405 mortes, contra 3.249 do país asiático, origem da pandemia.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, se o dado a ser levado em consideração for a proporção de mortes a cada 100 mil habitantes, a situação da Itália é ainda mais calamitosa: tem 5,7 mortos contra 0,23 da China. Ao todo, os países têm, respectivamente, 59,8 milhões e 1,4 bilhão de habitantes.