“Black Jesus”: Estréia da série de TV “Jesus Negro” causa polêmica e revolta em entidades cristãs

17

Na última quinta feira (07), foi ao ar nos Estados Unidos o primeiro episódio da série de comédia “Black Jesus” (Jesus Negro), do canal de TV a cabo Adult Swim. A série, que já havia motivado uma polêmica antes mesmo da sua estreia, tem como protagonista um Jesus Cristo negro que bebe, fuma maconha e fala palavrões.

A série é ambientada na região de Compton, um bairro pobre de maioria negra em Los Angeles. Em seu primeiro episódio, o humorístico mostrou o polêmico personagem transformado água mineral em conhaque e tentando transformar um terreno abandonado em um jardim comunitário onde pretende plantar legumes, verduras e maconha.

Antes da estreia oficial do seriado, seus produtores liberaram ao público um trailer de dois minutos, que foi o suficiente para que grupos religiosos a taxassem como uma blasfêmia e lançassem uma campanha contra sua veiculação na TV.

O grupo cristão “Um Milhão de Mães”, parte da entidade conservadora Associação Americana da Família (AFA, na sigla em inglês), afirmou que a produção é “desagradável” porque mostra Jesus Cristo “bebendo e fumando erva”, falando palavrões e “utilizando o nome de Deus em vão diversas vezes”.


– Há violência, tiroteios, drogas e outros gestos impróprios que distorcem a figura de Jesus completamente. Isto é blasfêmia! – afirmam os representantes do “Um Milhão de Mães”. O grupo afirma ainda que o Adult Swim não “se atreveria a ridicularizar Maomé ou os muçulmanos”.

O Adult Swim afirma que Black Jesus é a representação de um “filho de Deus em sua missão para difundir o amor e a bondade pelo bairro de Compton, ajudado por seu pequeno e fiel grupo de seguidores oprimidos”. Em resposta às críticas feitas à série, o canal afirma que a série é uma sátira e uma interpretação possível da mensagem de Jesus, contextualizada por contos morais do dia a dia.

– Embora alguns possam considerá-la uma representação polêmica de Jesus, não é nossa intenção ofender qualquer raça ou grupo religioso – afirmou o canal, em nota sobre a produção.

Preconceito racial

A produção da série caiu em desagrado também entre congregações de maioria afro-americana. Uma das denominações de maioria negra a se manifestar contra a produção foi a Igreja Cristã da Esperança em Beltsville, no Estado de Maryland. O líder da congregação, bispo Harry Jackson, está incentivando um boicote por acreditar que o programa humorístico “reforça estereótipos raciais negativos em um tempo em que se tenta minar o respeito da sociedade aos cristãos e suas crenças bíblicas”.

A Nação Messiânica Africana, organização cristã que tem lutado há anos pelo conceito de um “messias negro”, também se colocou contra a produção, por acreditar que Black Jesus depõe contra a ideia do Jesus negro que pregam.

– A representação que Jesus Negro faz de Jesus Cristo é uma desgraça para todos que na última década dedicaram as suas vidas à promoção de uma imagem de um Messias negro – afirmou Paul Scott, fundador da organização, à BBC Mundo.


17 COMENTÁRIOS

  1. HIPOCRITAS. Esse e oresultado do pessimo testemunho que a igreja anda dando,O mundo so esta mostrando a hipocrisia,querem mudança SE CONVERTAM, ANDEM NA LUZ, SEJAM SANTOS.E vem mais por ai.

      • Fico alegra que minhas palavra alcancem alguem,Mas veja bem Regis,eu nao escrevo para ter “fas” ou chamar atençao,e nem sei quem e este John.Eu escrevo para que as pessoas olhem para Jesus Cristo,convertan-se de seus caminhos e peguem suas cruzes e sigam o Mestre,nada mais que isso,,eu nao sou ninguem sou so uma Voz que Clama por uma Igreja seria,fiel e verdadeira segundo a palavra de Deus,entao olhe para Cristo e nao para homens.

    • Pense o que voce quiser.Seus comentarios nao passam de provocaçoes infantis.
      Voce e uma criatura tolo cuja unica motivaçao e defender a seita a qual pertence e o”deus” que voce mesmo citou..
      E se minhas palavras tanta incomodaram e porque houve identificaçao de sua parte com elase sua consciencia o acusou
      E seu discernimeto e de uma batata,pois nao sei de onde voce tirou gays e ateus.
      E realmente eu luto contra o “deus deste seculo que cegou o entendimento ,como o seu que pelo visto ja e cauterizado,e luto contra este “espirito de dominio” da igreja comercial,e nao vou parar,pois este e meu chamado,Entao se vc tem problema com isso trate com o Rei Jesus Crsito,Deus o Criador de todas as coisa, e o Esprito Santo consolador.E nao se meta no meu caminho,nunca mais.

  2. Por que será, que não se faz algo parecido com relação ao islã? Por enquanto, ofender o cristianismo é fácil! Nem um cristão vai amarrar uma bomba na cintura e explodir em um cinema lotado!

  3. De tão ridículo, só me resta lhes oferecer botes salva-vidas (o livro: RENOVAÇÃO ESPIRITUAL – Salvação para a Humanidade), para sairem do caminho que leva ao lago de fogo que arde com enxofre, mencionado em Ap 21.8.

  4. Atinge mais a nós, negros, sempre estereotipados como subcidadãos, do que a nós, cristãos, que não nos abalamos um milímetro com esse deboche à figura divina, humana e histórica de Jesus, ao ponto de nem os indiferentes a Ele verem nada que se aproveite nessa “arte” de latrina.

  5. Com certeza estes personas não tem nenhum conhecimento da Santa e Gloriosa Palavra de Deus, ao contrario não ou jamais farim tal comedia com o nome do SENHOR DA GLORIA, somente eu lamanto por estes insubordinados, e que o SENHOR DOS senhores e REI dos reis tenha misericordia dos tais, pois o segundo a frente de nossas tão fragiu vida não nos pertence, hontem mesmo estava eu em uma estrada entre a cidade de Sitio da Abadia e Damianopolis estadão de Goias e um carro lotado ate na tampa passou por mim a uns 160 por hora, mais na frente pouco a diante de Damianopolis uns 3 ou 4 km, ele o mesmo carro cheiio ate na tampa bateu de frente com outro que vinha carro que vinha no sentido ao contrario foi uma tragedia, e para os tais quantas vezes deve ter sidos alertado que o segundo minuto hora dia de amanha não nos pertence? as pessoas com suas mentes entrelaçadas na idolatria e devacidão do mundo não param para pensar, sera que fazer Jesus Cristo o SENHOR DA GLORIA UMA COMEDIA VALE A PENA?,

  6. ninguem nos pode enganar estamos vivendo o tempo do fim segundo a biblia sagrada. e esse actor esta sendo usado pelos demonios para distorcer a palavra de DEUS. mas em nome de JESUS esta amarrado todo poder do inimigo

  7. ninguem nos pode enganar estamos vivendo o tempo do fim segundo a biblia sagrada. e esse actor esta sendo usado pelos demonios para distorcer a palavra de DEUS. mas em nome de JESUS esta amarrado todo poder do inimigo!!!!!!!!!!,!!,,,,,!”!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!¡

  8. estamos vivendo o tempo do fim segundo a biblia sagrada. e esse actor esta sendo usado pelos demonios para distorcer a palavra de DEUS. mas em nome de JESUS esta amarrado todo poder do inimigo!!!!!!!!!!,!!,,,,,!”!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!¡

  9. Preconceito contra a pele negra??? A Bíblia diz que chamaram Jesus de “Comilão e beberrão” por ele gostar de tomar ‘umas’. O que tem demais nisso? O problema do alcoólatra não é beber socialmente, e sim, beber em sequencia, sem parar. Não existe registro que Jesus era alcóolatra, porém, gostava de de reunir com os amigos e conhecido para tomar vinho (Salmos 104:15; Mateus 11:19; Provérbios 31:6,7)

  10. A questão não é se Jesus é negro, branco, amarelo, para os que não o vêem somente como figura histórica mas como o Verbo encarnado isso é o que menos importa.

    O problema é o conteúdo da mensagem, se não condiz com as Escrituras deve ser rejeitado.

DEIXE UMA RESPOSTA