Liberdade de opinião não é o mesmo que discriminação. Apesar de ser um consenso para a maioria das pessoas, essa noção de civilidade nem sempre é observada na prática. É o que parece ter acontecido em uma escola localizada no
no condado de Coos, no Oregon, Estados Unidos.
Duas estudantes homossexuais Liv Funk e Hailey Smith, denunciaram episódios de discriminação que sofreram na escola North Bend High School, envolvendo professores, mas também a omissão do diretor, Bill Lucero, que segundo às alunas não deu a devida atenção às denúncias.
Em uma carta pública, apoiada por um escritório de advocacia da Faculdade de Direito da Universidade Willamette, que assumiu a defesa das estudantes, elas disseram que foram vítimas de repetidos abusos verbais e até físicos, alguns motivados por questões religiosas.
Os advogados classificaram os acontecimentos como “um dos piores casos de discriminação em uma escola que ela já havia visto no Oregon”.
“A discriminação não foi um incidente isolado e não veio apenas de estudantes”, escreveu Smith. “Quando eu disse ao diretor que meu professor de educação cívica me chamou na frente de toda a classe e disse que o casamento entre pessoas do mesmo sexo era ‘quase a mesma coisa’ que casar com um cachorro, o diretor me disse ‘todo mundo tem o direito de ter a sua própria opinião.’ No dia seguinte, a professora se desculpou, mas, enquanto eu me afastava, ele disse ‘não vá se casar com seu cachorro'”.
Liv relatou que também tentou denunciar os casos de discriminação, mas não foi ouvida. Em certa ocasião, o próprio filho do diretor da escola ameaçou às estudantes com um carro, gritando contra elas no estacionamento da escola: “Achamos que ele ia nos atingir”, disse Smith. “Em vez disso, ele dirigiu até perto de nós, gritou ‘bicha!’ e desviou. Foi aterrorizante “.
Após a repercussão do caso, a carta foi enviada para o superintendente distrital, Bill Yester, que apurou a veracidade das denuncias. O fato resultou na demissão do diretor, Bill Lucero, e do diretor de recursos da instituição, Jason Griggs, também acusado de omissão.
“Estou feliz que finalmente conseguimos iniciar uma mudança positiva neste distrito escolar”, disse Liv, segundo informações do Wweek. “Tudo o que eu quero é um ambiente de aprendizado seguro para estudantes atuais e futuros de todas as esferas da vida.”