Na capital do Mato Grosso nasce uma nova igreja a cada 15 dias, aponta estudo

51

Uma nova igreja evangélica a cada 15 dias. É o que está acontecendo em Cuiabá, capital do Mato Grosso, de acordo com o relatório do Perfil Socioeconômico de Cuiabá, um estudo realizado em 2012 e divulgado recentemente.

Segundo a pesquisa, entre 2003 e 2010 foram abertos 233 templos na cidade, o que representa em média, uma igreja nova a cada 15 dias.

O crescimento dos evangélicos no Brasil é um fenômeno social expressivo, com números impressionantes, como os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam um aumento no número de fiéis em mais de 60% durante os anos 2000-2010, ou a informação da Receita Federal de que a fé movimenta no Brasil mais de R$ 60 milhões por dia.

Em contraponto, no mesmo período a capital mato-grossense perdeu 30 escolas no mesmo período, e a quantidade de universidades foi reduzida de onze para apenas seis.


O relatório do Censo 2010 divulgado pelo IBGE apontava que em Cuiabá haviam 1.9 milhão de católicos, contra 745 mil evangélicos e 8 mil ateus.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


51 COMENTÁRIOS

    • FALOU O DR. ATEISTA STARDUST OU INIMIGO DE DEUS…PORVENTURA SEI QUE GOSTARIA QUE ABRISSEM UMA CASA DE PROSTITUIÇÃO OU UM BAR, UM CAMPO DE FUTEBOL..OU ALGO QUE O VALHA, SIM ALGO QUE TRAGA PROGRESSO PARA TEU REINO SATANAS STARDUST

        • nossas contas estão todas abertas para aqueles que são membros, eles tem um site para fiscalizar, está no ar a 12 anos e não vou dizer que não tivemos alguns acessos, mas te digo nunca, mais que 150 200 pessoas, diante da multidão que somos , isto não é nada, temos transparencias nas contas da igreja, e não aparece quanto cada um da, só valores, talvez confiem no seu pastor,ha! sempre temos dinheiro sobrando, expandimos todos os meses o numero de missionários, que sabe em vez de ser nosso inimigo, não passe a orar por irmãos que arriscam , suas vidas em países onde impera o islamismo…com certeza pelo menos estaria fazendo algo que tivesse préstimo

    • Stardust,

      Já imaginou como sua ironia tem um fundo certo e poético.

      UM NEGÓCIO!!!!!

      Cara, veja como é legal.

      Quando uns fazem negociata com o diabo, outros com o dinheiro público, os evangélicos são sócios de Deus?

      Nunca vi tamanha envergadura numa palavra,esta que você profetizou para quem abre uma porta de igreja: Sócio de Deus. Com certeza não foi você que falou, mas sim o Espirito Santo. Bem aventurado você e sua descendência por tão sábia revelação.

    • Sim,vc pode começar na garagem da sua casa! Vc inventa um nome qualquer e contrata alguns homens bons de labia que saibam mentir,fingir,que sejam criativos de preferncia que sejam Ex;;por exemplo;;;ex macumbeiro,ex assassino,ex gay etc;;! Assim vc abre a sua propria empresa e fica livre de toda burocracia que inferniza a vida dos comerciantes!!

      • Anny,

        O que você está esperando? Vá também.

        Se financeiramente é tão bom, se a mão de obra é desqualificada, então, minha cara, vá nessa onda que já dura há dois mil anos.

        Já imaginou ser dono de uma empresa que salva o seu pão do dia a dia e ainda evita que pessoas vão para o inferno? Tem mais, sócia do Homem. Cê vai fica poderosa.

          • Já que você é bem financeiramente, então fará melhor por não ter que estar pedindo dinheiro para se manter, apenas as despesas da igreja, com as ações sociais, com os custos da evangelização. Veja você vai sair na frente, vai salvar mais almas para Deus.

            Que bom, minha cara, crie sua igreja. Cumpra na íntegra o Ide de Cristo, a não ser que voce ache que não deve contribuir com os que estão caídos ao seu lado, seja pelas drogas, seja pelos homicídios, seja pelos casamentos desfeitos com filhos não estruturados, seja pelo políticos corruptos, seja pelos filhos rebeldes.

            Se você vive em um local que não tem nada das miserias acima mencionadas, então que se dê morando no Reino de Deus pleno aqui na terra, mas se tiver tudo bem em seu redor, vá a qualquer ponto do Brasil que você vai encontrar desgraças mil vezes multiplidas pelas que eu já relacionei.

    • Régis,

      Não precisa investir seu rico dinheirinho, não.

      Cristo não tinha nada. Os discípulos disseram que não tinham ouro e nem prata(evidente que se referiam a dinheiro), Paulo também não, então pra que tirar do seus investimentos tamanha fortuna e investir numa ideia, a salvação do seu próximo?

      Ou então você pode investir, aí você terá daqui a dois mil anos, simplesmente inúmeras igrejas como Cristo tem, entretanto mais que Ele, afinal você já larga na frente, $200,00, reconheço que será uma concorrência desleal com os demais de hoje que estão iniciando sem nada, mas Deus haverá de perdoar você.

  1. E isso ai tomara que abra uma em cada esquina, uma em cada lugar que for um buteco copo sujo, pelo menos umas 5 em cada shopping uma ou duas em cada cinema uma duas em cada prefeitura uma de cada lado de cada forum quatro uma de cada lado dos presidios duas em cada camemara dos ladroes ops vereadores, e dos deputados estaduais duas em cada escola uma em cada supermercado pequeno duas nos medios e quatro nos grande, pelo menos 3 em cada aeroporto duas ede cada lado das igrejas catolicas, duas em cada praça das cidades, fechar as casas de shou e colocar uma, uma na cabeça de cada ateu, uma na cabeça de cada um dos contras aqui do sitio do picapau vremeio, uma em cada casa dos linguarudos daqui deste sitio, uma em cada casa dos gay daqui do sitio uma em cada vizinho dos comentadores contra o dizimo aqui do sitio, EITA NOIS E AI CLAMANDO QUE QUI TU ACHA DESTA IDEIA

  2. HO TREM BÃO SO, tumara fundar uma na cabeça dos contra o dizimo aqui do sitio ou melhoe o melhor memo e uma em cada vizinho de muro das casas dos contras os dizimos ETA ERA BÃO POR DEMAIS SIOR KKKKKKKKKKKKKKK, RAPAIS fundar uma em cada esquina deste pais em cada vizibho dos contras aqui do sitio, vizinho das casas de cada gay aqui do sitio uma daquelas que pomos a boca a louvar e gritar o nome de Jesus o mais alto possivel bem vizinho de muro do pitagoras e do maior defensor dos contra o dizimo o estrela, EITA mais era bão dimais sior,kkkkkkkkkkkkkkk eu quero ver e uma duas treis mil um milhao um bilhão um quintilhão de igrejas, pra fazer estes contras trepar na ponta dos postes e gritar o sarirere kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Vergonha não é inveja ! vcs não pregam para pobres e miseraveis , o negócios de vcs é a elite , se contente com com seu modo de ver pregar o evangelho !
      Se dependesse destas igrejas tradicionais milhões de pessoas não conheceria o Sr Jesus !
      São igrejas que não tem o poder de Deus , só fica no bla, bla ,bla ,a igreja batista destas citadas é a melhor , conheço alguns missionários batista !

      • E desde quando igrejolas de garagem pregam o evangelho?? se a maioria dos ditos pastores nem sabem ler??Isso é uma maneira de ganhar dinheiro facil,sem ter que pagar impostos,enriquecimento ilicito enganando os trouxas!!Mais não tiro a razão deles de alguma maneira as pessoas tem que sobreviver!

        • Anny,

          Ideias comprovadas com fartas experiências não podem ser retrucadas, não.

          Ora, minha cara, amplie dê expansão à sua massa cinzenta. É que o evangelho vem sendo pregado por analfabetos a partir da morte de Cristo. Ou você acha que pescadores(Pedro…) do “Mar Morto” eram doutores como você? Claro que não, eram iguais a esses pastores.

          • Essa é boa,Pedro igual aos pastores???nunca ouvi falar que ele explorava os pobres,nunca ouvi falar que ele cobrava pra pregar,nunca ouvi falar que ele era ex ;;;drogado,ex assassino,ex pinguço,ex gay,ex ladrão etc. que comparação infeliz a sua!

          • Anny,

            Judas quando foi pego por Cristo surrupiando as ofertas, tal atingiu dois tipos de pobres: 1) ele estava deixando sem comida os pobres discípulos de Cristo, pois viviam de doações; 2, quem costuma dar essas ofertas são os pobres, afinal ricos vivem encastelados. Os pobres davam a Cristo dinheiro por vê que Ele pregava bem e ainda curava. Se Cristo estivesse pregando abrobinhas, os pobres não doariam nada, muito menos as mulheres ricas que o ajudavam.

            Quanto aos discípulos serem ex, você razão, pois as porcarias que fizeram, pior que os ex a que vc se referiu, foi quando estavam com Cristo já.

            Paulo foi o único ex, pois quando matava os cristãos era religioso/judeu.

        • Não prega o evangelho pra vc ! que esta com a mente cauterizada e corrompida com as paixões do mundo ! que pelo modo de fazer críticas aos cristãos, ou é satanista , ou é uma bobona mesmo ! si metendo no que não conhece ! se conheceu apostatou em detrimento ao sexo pervertido , sexo com a lingua ! belo exemplo de uma cidadã pra uma sociedade ! que moral vc tem pra falar de quem crê em Jesus que é nosso unico e suficiente salvador, é nosso Deus … vá cassar sua turma !

  3. Na verdade mesmo, hoje tornou um grande negócio abrir igrejas, são muito pouco, mais pouco mesmo, no interesse de evangelizar, o negocio é faturar, só não vê quem não quer..
    Agora dizer que é melhor abrir igreja do que botecos, até concordo, se todas essas igrejas fosse abertas por pessoas sérias, temente a Deus, porque do contrário, é melhor abrir boteco.

    • J. Neto,

      Você precisa interpretar direito a vontade do criador dessas igrejas, Cristo.

      Pessoas sérias?

      Se Cristo achasse que seria necessário pessoas sérias, teria que importar do céu.

      Ele quer que a gente acredite em pessoas iguais a nós também.

      Quem eram os discípulos dele? Pedro, homicida. Judas, só via o metal na frente dele. Tomé, acompanhava mas não acreditava.

      Cristo sempre escolheu gente assim mesmo. Os bons como você não querem vir. São bons demais. Não sabem aceitar uma crítica, pois soberbos, quando alguém olhar para a cara e disser que é mentira que Cristo nunca existiu…

      Paulo, tu se lembra de quem era Paulo? Um homicida, aí você quer o que? Cristo quis e quer assim. Vá reclamar com Deus,

        • Teologia católica,

          Se sou fariseu por tentar justificar o pecado dos outros, imagine Cristo, pois não justifica, mas vai mais longe, perdoa, portanto estou bem acompanhado ao lado de Cristo, enquanto você, sua mania de apontar, parece mais o secretário dele, o que não quero citar o nome.

      • Caro Levi, vc disse que Paulo foi um homicida, sim todo mundo sabe, mais ele só foi evangelizar depois que teve um encontro com Deus, depois da sua conversão, estou falando, de pessoas que acorda de manhã, e resolve ser pastor, na intenção de se dar bem financeiramente e abre uma igreja, , e tem muitos por ai, envergonhando o verdadeiro evangelho de Cristo.
        Quer dizer que, um traficante, homicida, sem nunca ter pelo menos lido uma Bíblia. vai abre uma igreja, somente com aquelas intenções que mencionei acima, está tudo bem, menos aí caro Levi, melhor mesmo ele abrir um boteco.

        • Então ligue pra Cristo e diga a Ele: Menos aí, Jesus.

          É que Ele sabia quem era Judas, que somente queria dinheiro, mas mesmo assim aceitou o seu discípulo interesseiro, Não foi somente essa situação, houve os que os pais vieram pedir lugar de destaque, houve os que acharam que caberia somente a eles evangelizar.

          A maioria vem por interesse, seja por dinheiro, seja por enfermidade, seja por esperteza, mas todos caem nas malhas de Cristo, em síntese, os tosquiadores saem tosquiados.

          • Quem será que foi evangelizado por Judas ?, talvez alguém como vc.
            E o final de Judas, como foi ?
            Caro Levi, desculpe-me, mais acho que vc não bate bem,
            Vc tem algum problema ?, toma medicamentos para cuca ?
            Outra coisa, nem todos caem na malha de Cristo, alguns caem na malha e satanás.

        • Você foi evangelizado por Paulo, por Pedro, por Davi(Salmos), mas veio citar como contestação apenas judas? Meu caro, que defesa fajuta da sua fé, heim?

          Não vai citar Moisés que matou um hebreu, não? Não vai citar Abraão que botou pra fora de casa um de menor, Ismael?

          Não vai citar João Batista que pregava citando nomes de pecadores, os tratando com grosserias? Não vai citar Jonas que tentou enganar Deus? Não vai citar Salomão com 800 mulheres, não?

          Pedro, a quem é atribuída uma das cartas do novo testamento, denegou Cristo, queria ser mais que os outros discípulos, brigou com paulo, tinha duas caras, foi pregado na cruz de forma pior que Cristo para aparecer, você não vai citar o homicida Pedro, pois somente não matou o guarda em face de que a espada que tinha como alvo o pescoço findou parando em uma das orelhas.

          Eu sou o que mesmo? O que foi que você falou? A bíblia é para raciocinar, não somos papagaios para ficar repetindo, temos racionalidade, então a use doravante, meu caro.

          • E isso aí sr. Levi, vc realmente tem problemas e sério, é melhor vc se tratar, não dá para discutir com maluco, ou retardado, tchau !

          • Quem precisa se tratar é você, pois juvenil em esperar que venha aqui pregar o evangelho, santos.

            Se fosse qualquer um seguir Cristo com base na vida dos seus pastores, ninguém entraria no céu, O alvo é Cristo, o exemplo é Cristo, o modelo é Ele. Maldito o homem que toma o próximo como padrão de virtude, palavras da bíblia.

  4. ” IGREJAS ” CUJOS MEMBROS SÃO CRIMINOSOS, TRAFICANTES, POLÍTICOS CORRUPTOS, QUE SÃO INSTRUMENTOS DO DIABO E TANTOS OUTROS QUE COMETEM CRIME ORGANIZADO E FAZEM LAVAGEM DE DINHEIRO. DESSA FORMA FICA FACÍL ” LEVANTAR ” UMA IGREJA. É VERDADE QUE DE GÊNESIS A APOCALIPSE NÃO EXISTE UM PECADO PARA O QUAL NÃO HAJA PERDÃO, EXCLUINDO MT. 12:31-32. PORÉM A QUESTÃO NÃO É DE PERDÃO, MAS DE PUNIÇÃO. A BÍBLIA É BEM CLARA AO DIZER QUE QUEM ROUBOU PARA COMER TEM QUE SER PUNIDO ( ); DEIXAR DE PUNIR É INCENTIVAR O ERRO ( ); A PUNIÇÃO É UM BÊNÇÃO ( ); PAULO NOS DEIXOU O EXEMPLO DE ( PENA DE ) MORTE ( ). QUANTOS NÃO SÃO OS CRIMINOSOS QUE FIZERAM LAVAGEM DE DINHEIRO E ESTÃO ESCONDIDOS DENTRO DESSAS IGREJAS. POLICIAIS CORRUPTOS QUE ROUBAM OU MANDAM BANDIDOS ROUBAREM COMERCIANTES; ESTOURAREM CAIXAS ELETRÔNICOS E TANTOS OUTROS CRIMES E VÃO SE ESCONDER DENTRO DESSAS ” IGREJAS. ” E DÃO O MELHOR PARA SEUS FILHOS COM DINHEIRO DE ESTUPRO, ASSASSINATO E TANTOS OUTROS TIPOS DE VIOLÊNCIA. O PREGADOR COMERCIANTE, QUE NÃO É NADA OTÁRIO, APROVEITA A OBRA DO DIABO PARA ENGRANDECER A PLACA DE SEU ” COMÉRCIO. ” DE NADA ADIANTA BATIZAR ESSAS PESSOAS. BATISMO É SÓ PARA LIBERTOS. E NÃO ADIANTA USAR ” ATOS ” PARA JUSTIFICAR O BATISMO PARA QUALQUER UM COMO FAZEM AS SEITAS E IGREJAS MUNDANAS. ALIÁS, A IGREJA DE DEUS JAMAIS FOI A IGREJA DA MAIORIA. SEMPRE FOI IGREJA DA MINORIA E SEMPRE SERÁ. ISSO EXPLICA ESSAS IGREJAS MUNDANA E SEITAS CHEIAS. CHEIAS DE BANDIDOS. SE EU FOSSE ESTUPRADOR DE CRIANÇAS CERTAMENTE OS EVANGÉLICOS NÃO USARIAM A BÍBLIA PARA JUSTIFICAREM O MEU PECADO COMO COSTUMAM FAZER. TALVEZ PORQUE EU TENHA UMA ALMA MENOS VALIOSA, VÃO JUSTIFICAR. MAS A VERDADE É QUE EU NÃO COMPRO PERDÃO E NEM MESMO CONCESSÃO PARA O PECADO. PORÉM JUSTIFICARIAM PELO DINHEIRO. OS PREGADORES DAS IGREJAS EVANGÉLICAS, DITAS CRISTÃS, SÃO AQUELES QUE MENCIONAM MIQUEIAS CAP. 2; CAP. 3:5 E HABACUQUE 2: 1-12, QUE FALA SOBRE PREGADORES INTERESSEIROS E CRIME ORGANIZADO . ALIÁS, SUAS PRÓPRIAS FAMILAS SÃO MALDITAS, POIS VIVEM COM O QUE É DOS OUTROS ( PV. 15:27 ). OBS. ALGUNS PARÊNTESES FICARAM EM BRANCO DE PROPÓSITO POIS AS PESSOAS PRECISAM PARAR DE COMER PELAS MÃOS DOS OUTROS E PROCURAREM POR SI MESMAS AS RESPECTIVAS PASSAGENS NA BÍBLIA. PAREM DE CONFIAR EM ” PASTOR. “

    • Meu caro,

      Não fale isso tudo da tua igreja, não.

      Tenha pena dela.

      99,99 dos que vão para as cadeias públicas são católicos.

      A maioria dos crimes passionais, o cônjuge que a comete é católico.

      99,99 dos políticos envolvidos em algum tipo de desvio, é católico.

      Os traficantes, 99,99 é católico.

      Os ladrões, 99,99 é católico.

      Os bêbados flagrados dirigindo, 99,99 são católicos;

      Comparando a quantidade de pastores no Brasil que é de quatro para um padre, o número maior de pedofilia proporcionalmente é de clérigo católico, e ganha folgadamente, isso mesmo tua igreja escondendo os criminosos se paróquia em paróquia.

      Cuidado, o bispo da tua igreja vai excomungar você por estar apontando um dedo para os outros, quando da tua quatro apontam contra você. Olhe pra dentro da tua casa, afinal este país é mandado por católicos desde o princípio, sendo considerado o mais corrupto mundo a fora por todos, e protestante nunca dirigiu, exceto garotinho e alguns prefeitos, ou seja, um pingo no oceano, aí você vem colocar a miséria deste país em conta dos evangélicos?

      • A REPORTAGEM ABAIXO EXPLICA ESTE FENÔMENO:
        Anexo:Lista dos pastores evangélicos mais ricos do Brasil (Forbes)
        Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
        O ranking feito pela revista Forbes, que lista os seis pastores evangélicos mais ricos do Brasil.Na primeira posição, está o bispo Edir Macedo, que tem uma fortuna estimada em R$ 2 bilhões, segundo a revista.1 2
        Nº Pastor Fortuna Igreja
        1ª Edir Macedo R$ 2 bilhões Igreja Universal do Reino de Deus
        2ª Valdemiro Santiago R$ 400 milhões Igreja Mundial do Poder de Deus
        3ª Silas Malafaia R$ 300 milhões Assembléia de Deus Vitória em Cristo
        4ª R. R. Soares R$ 250 milhões Igreja Internacional da Graça de Deus
        5ª Estevam Hernandes e Sônia Hernandes¹ R$ 120 milhões Igreja Renascer
        6ª Estevam Hernandes e Sônia Hernandes¹ R$ 120 milhões Igreja Renascer
        Obs:¹ Os fundadores da Igreja Renascer, ocupam o 5ª e a 6ª posição, com uma fortuna avaliada em R$ 120 milhões.

        • Intolerância religiosa, meu caro?

          Pergunto pelo fato de você se dizer ateu, mas nunca fala da principal igreja cristã, a católica, do contrário, a defende.

          Cite também que o papa francisco é o homem mais rico do mundo, mais de trinta trilhões de euros em imóveis, igrejas, hospitais, cemitérios, ações nas bolsas, universidades, escolas, rádios e tvs.

          Você é parcial.

  5. John John Machado, acima disse:

    “É a famosa estatística da ausência de serviços sociais e educação de qualidade. É aí que entram os oportunistas e seu plano de escravização de mentes e carteiras da camada pobre.
    DEPLORÁVEL. CLASSE C, D e E SÃO O PRINCIPAL PÚBLICO CONSUMIDOR DE GOSPEL E FUNK, SEGUNDO PESQUISA DA REVISTA ÉPOCA. BAIXA ESCOLARIDADE SERIA UM DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS MENCIONADOS. 64% dos pentecostais ganham até um salário mínimo, 28% recebem entre um e três salários, 42% têm ensino fundamental incompleto. Avança nos segmentos mais vulneráveis da população, nas periferias urbanas e regiões mais violentas, nas fronteiras agrícolas do Norte e do Centro-Oeste ESPÍRITAS TÊM RENDIMENTO MAIOR QUE EVANGÉLICOS, DIZ IBGE. ANALISTA DO IBGE DIZ QUE A EDUCAÇÃO INFLUENCIOU NOS RESULTADOS. DATAFOLHA: PESSOAS QUE ACREDITAM QUE DEUS TORNA AS PESSOAS MELHORES SÃO NA MAIORIA AS COM BAIXA ESCOLARIDADE QUANTO MAIS RELIGIOSO, MAIS POBRE TENDE A SER UM PAÍS, DIZ PESQUISA. QUANTO MENOS DESENVOLVIDO É O PAÍS MAIS SE ACREDITA EM DEUS”

    Engraçado, o internauta aponta, sem querer, um erro cometido pelo país católico de não assistir os seus cidadãos. Sim, se essas pessoas pobres estão sendo enganadas por pastores, é que elas viviam à margem da riqueza do país, dum país católico. Agora a culpa é dos evangélicos?

    Cristo veio buscar pobres, caro internauta, principalmente, afinal o mundo é constituído por eles, 90%, então analise antes de escrever o que não tem paciência para matutar.

    Quanto ao protestantismo tomar de conta do país, é que o povo deixou de ser besta, pois está vendo o descaso dos demais grupos religiosos, das aberrações que são cometidas pelos que mandam em termos de religião(os que se afastaram do evangelho de Cristo).

    Quanto mais pobre e analfabeto, mais religioso? Então vai ter que explicar o fenômeno dos EUA, Suécia, Finlândia, Alemanha, todos de maioria protestante.

    Quando quiser ofender, saiba encontrar pontos fracos realmente, pois assim fica fácil retrucar sua sapiência de meio milímetro.

    Tenha cuidado em transferir teses e conclusões dos que dominam neste país, pois muitos são parciais, são intolerantes com a religião do outro, são discriminadores, em síntese, este país tem xiita de tudo quanto é jeito, prontos para se suicidar, mas não vá junto, pois prova que não tem opinião e é um maria vai com as outras.

    • A REPORTAGEM ABAIXO EXPLICA ESTE FENÔMENO:
      Anexo:Lista dos pastores evangélicos mais ricos do Brasil (Forbes)
      Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
      O ranking feito pela revista Forbes, que lista os seis pastores evangélicos mais ricos do Brasil.Na primeira posição, está o bispo Edir Macedo, que tem uma fortuna estimada em R$ 2 bilhões, segundo a revista.1 2
      Nº Pastor Fortuna Igreja
      1ª Edir Macedo R$ 2 bilhões Igreja Universal do Reino de Deus
      2ª Valdemiro Santiago R$ 400 milhões Igreja Mundial do Poder de Deus
      3ª Silas Malafaia R$ 300 milhões Assembléia de Deus Vitória em Cristo
      4ª R. R. Soares R$ 250 milhões Igreja Internacional da Graça de Deus
      5ª Estevam Hernandes e Sônia Hernandes¹ R$ 120 milhões Igreja Renascer
      6ª Estevam Hernandes e Sônia Hernandes¹ R$ 120 milhões Igreja Renascer
      Obs:¹ Os fundadores da Igreja Renascer, ocupam o 5ª e a 6ª posição, com uma fortuna avaliada em R$ 120 milhões.

      • Intolerância religiosa, meu caro?

        Pergunto pelo fato de você se dizer ateu, mas nunca fala da principal igreja cristã, a católica, do contrário, a defende.

        Cite também que o papa francisco é o homem mais rico do mundo, mais de trinta trilhões de euros em imóveis, igrejas, hospitais, cemitérios, ações nas bolsas, universidades, escolas, rádios e tvs.

        Você é parcial.

  6. A REPORTAGEM ABAIXO EXPLICA ESTE FENÔMENO:
    Anexo:Lista dos pastores evangélicos mais ricos do Brasil (Forbes)
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    O ranking feito pela revista Forbes, que lista os seis pastores evangélicos mais ricos do Brasil.Na primeira posição, está o bispo Edir Macedo, que tem uma fortuna estimada em R$ 2 bilhões, segundo a revista.1 2
    Nº Pastor Fortuna Igreja
    1ª Edir Macedo R$ 2 bilhões Igreja Universal do Reino de Deus
    2ª Valdemiro Santiago R$ 400 milhões Igreja Mundial do Poder de Deus
    3ª Silas Malafaia R$ 300 milhões Assembléia de Deus Vitória em Cristo
    4ª R. R. Soares R$ 250 milhões Igreja Internacional da Graça de Deus
    5ª Estevam Hernandes e Sônia Hernandes¹ R$ 120 milhões Igreja Renascer
    6ª Estevam Hernandes e Sônia Hernandes¹ R$ 120 milhões Igreja Renascer
    Obs:¹ Os fundadores da Igreja Renascer, ocupam o 5ª e a 6ª posição, com uma fortuna avaliada em R$ 120 milhões.

    • Intolerância religiosa, meu caro?

      Pergunto pelo fato de você se dizer ateu, mas nunca fala da principal igreja cristã, a católica, do contrário, a defende.

      Cite também que o papa francisco é o homem mais rico do mundo, mais de trinta trilhões de euros em imóveis, igrejas, hospitais, cemitérios, ações nas bolsas, universidades, escolas, rádios e tvs.

      Você é parcial.

DEIXE UMA RESPOSTA