No próximo dia 20 de abril, a Fundação Montagnard, em conjunto com os povos da etnia hmong e khmer krom, promoverá uma demonstração pacífica em Washington, nos Estados Unidos, em frente à embaixada vietnamita, pedindo o fim da perseguição de seus povos por parte do governo comunista do Vietnã. Os montagnard degar, os khmer krom e os hmong sofrem há muito tempo com a perseguição religiosa e a violação dos direitos humanos perpetradas pelo governo vietnamita.
Os povos indígenas degar (conhecidos pelo termo francês montagnard) sofrem há décadas com a perseguição do governo comunista, que inclui o confisco de suas terras ancestrais, a repressão à religião cristã, além de tortura, morte e prisão.
Atualmente mais de 350 prisioneiros degar permanecem nas cadeias vietnamitas por lutarem por seus direitos, por difundir o cristianismo ou por fugir para o Cambodja. Muitos desses presos foram submetidos a choques elétricos e tortura, assim como tiveram negado o acesso a alimentação e cuidados médicos.
As autoridades continuam a perseguir membros do movimento de igrejas domésticas cristãs e em muitos casos acabam matando os presos por espancamentos que causam danos em órgãos vitais. Em todo o planalto central vietnamita, a população degar continua a sofrer abusos cometidos por soldados e pela polícia.
A Fundação Montagnard convida todos que valorizam a liberdade, a democracia e os direitos humanos a se juntarem a eles no dia 20, numa demonstração de que governos autoritários e repressivos como o do Vietnã não podem triunfar sobre o desejo coletivo de um mundo melhor.
Fonte: Portas Abertas