Alguns evangélicos são manipulados como bonecos e o culto se tornou teatro, diz pastor Ciro Zibordi. Leia na íntegra

77

O pastor Ciro Zibordi publicou um artigo em que aborda, de forma indireta, a qualidade do culto nas igrejas evangélicas. Sob a perspectiva dos frequentadores, Zibordi afirma que muitos são manipulados, e elenca em categorias os tipos de manipulação e o perfil das pessoas para cada categoria de manipulador.

Segundo o pastor assembleiano, que é conhecido por sua rigidez doutrinária, a pregação da palavra de Deus nas igrejas está “cada vez mais interativa e pouco expositiva”, e se parece com um espetáculo de manipulação.

“O comportamento dos pregadores e a reação do público se parecem muito com o teatro de bonecos. O manipulador, nessa modalidade teatral, é aquele que dá vida e expressão aos bonecos nos seus mais variados formatos. Nos grandes congressos evangélicos, a diferença é que o manipulador é chamado de pregador, e o objeto de sua manipulação são multidões incautas”, alerta Zibordi.

Em seu texto, Ciro Zibordi elenca quatro categorias de fiéis manipulados: crente marionete, crente fantoche, crente mamulengo e crente jôruri. Com uma breve explicação sobre o funcionamento dos bonecos de cada uma dessas categorias, Zibordi afirma que “na falta de exposição da Palavra de Deus, sobram as representações teatrais. E aumenta cada vez mais o número de manipuladores e manipulados nesse grande circo, ops!, grande teatro que se tornou o culto ‘evangélico’ nesses tempos pós-modernos”.


O “crente marionete”, de acordo com o pastor, é aquele que responde a estímulos como “clichês e frases de efeito”, como “’Quem nasceu para vencer levante a mão’, ‘Aperte a mão do seu irmão até que ele diga aleluia’, ‘Tire o pé do chããão’, etc”.

Já o “crente fantoche” costumam ser levados pela moda, segundo Zibordi: “Esses crentes não têm firmeza e vivem atrás de movimentos. Quando ficam diante de um manipulador, comportam-se como se estivessem hipnotizados e obedecem a todas as suas ordens”.

A crítica ao “crente mamulengo” passa por uma questão de conteúdo das músicas gospel no meio pentecostal, e suas pregações também. O pastor Ciro Zibordi afirma que esses fiéis vivem “ignorando o evangelho cristocêntrico, valorizam as pregações e as canções revanchistas, ridicularizadoras, zombeteiras, pelas quais se tripudia dos inimigos, que não são as hostes do mal, o mundo ou a carne. Os seus inimigos são os seus vizinhos, patrões, colegas de trabalho e irmãos que os viram na prova e os não ajudaram, e agora são hostilizados ‘entre a plateia’ por aqueles que estão no palco”.

Zibordi ironiza um pouco mais na sua definição do “crente jôruri”, uma espécie de boneco de teatro japonês, que exige habilidade e pelo menos três pessoas para manipulá-lo.

“O crente jôruri geralmente é classe média alta e catedrático. Não é fácil manipulá-lo. Clichês de autoajuda como “Ouse sonhar” não funcionam com ele. Ele é muito racional e submete tudo ao teste da lógica. Para convencê-lo, é preciso um manipulador-mestre […]Um dos mais famosos manipuladores de crente jôruri da atualidade tem nome e sobrenome estrangeiros e é conhecido como o homem mais sábio do mundo. Não há rico e intelectual que resista aos seus argumentos! Dizem que ele, quando usa a “sua sabedoria” e conta com a ajuda de seus assessores (bispos e apóstolos brasileiros), consegue arrecadar dinheiro até para comprar jatinhos!”, lamenta o pastor.

Confira abaixo, a íntegra do artigo “Você é um crente manipulado por animadores de auditório?”, do pastor Ciro Zibordi:

Na pregação hodierna — cada vez mais interativa e pouco expositiva —, o comportamento dos pregadores e a reação do público se parecem muito com o teatro de bonecos. O manipulador, nessa modalidade teatral, é aquele que dá vida e expressão aos bonecos nos seus mais variados formatos. Nos grandes congressos evangélicos, a diferença é que o manipulador é chamado de pregador, e o objeto de sua manipulação são multidões incautas.

Conheçamos alguns tipos de crentes que se deixam manipular:

CRENTE MARIONETE. Marionetes são os mais elaborados bonecos entre os vários tipos usados no teatro. Geralmente, são construídos com madeira, com articulações nos pulsos, cotovelos, ombros, cintura, quadris, joelhos e, ocasionalmente, pescoço e tornozelos. Uma marionete padrão é movimentada através de uma série de nove fios que obedece à seguinte distribuição: um para cada braço, um para cada perna, dois para a cabeça, um para cada ombro e um para as costas. Os fios de sustentação da marionete são ligados a um controle central de madeira em forma de cruz que é movimentado por uma única mão do manipulador.

Os pregadores manipuladores também têm os seus “fios”, isto é, os seus clichês, as suas frases de efeito, para mecanizar o culto e manipular o povo, afastando-o da Palavra de Deus e do Deus da Palavra: “Quem nasceu para vencer levante a mão”, “Aperte a mão do seu irmão até que ele diga ‘aleluia’”, “Tire o pé do chããão”, etc. Mas veja que curioso! Na manipulação de marionetes há uma cruz na mão do manipulador! E, na pregação moderna, não existe mais cruz! Além disso, o pregador não está mais na mão do Senhor, o Controlador de todas as coisas!

CRENTE FANTOCHE. A montagem do fantoche é feita numa luva, calçada na mão do manipulador, que dá movimento ao boneco. Ele tem tamanho e gestos limitados às dimensões e possibilidades gestuais do operador. A sua construção é relativamente simples: cabeça e mãos são feitas geralmente de material resistente, como madeira, unidas entre si por uma roupa folgada de tecido aberta atrás, por onde é introduzida a mão do manipulador.

Pregadores manipuladores costumam ter facilidade para enganar crentes fantoches, que costumam ser “cabeça dura”, por não frequentarem a Escola Bíblica Dominical e os cultos ensino da Palavra, além de fazerem “corpo mole” para a obra de Deus. Esses crentes não têm firmeza e vivem atrás de movimentos. Quando ficam diante de um manipulador, comportam-se como se estivessem hipnotizados e obedecem a todas as suas ordens…

Certos milagreiros, à semelhança dos manipuladores de fantoches, que introduzem a mão no interior do boneco, têm conseguido tocar na alma de crentes desavisados, fazendo-os ter sentimentos nunca antes experimentados! Alguns, ao ouvirem esses “pregadores”, caem ao chão anestesiados, riem sem parar, rugem, latem, unem as mãos e não conseguem mais separá-las, etc. E assim caminha o teatro, ops!, o culto “evangélico”, sem pregação expositiva da Palavra de Deus e muita hipnose, considerada hoje uma grande manifestação do Espírito!

CRENTE MAMULENGO. Mamulengo é uma corruptela de “mão molenga” e alude a um tipo de boneco comum nos teatros do Nordeste do Brasil. O manipulador — ou mamulengueiro — emprega um tom bastante crítico nos diálogos e improvisa bastante, ao fazer piadas de humor pesado, que ridicularizam fatos ou pessoas da comunidade.

Não é difícil de identificar os mamulengueiros e os mamulengos no meio “evangélico”. Ambos, ignorando o evangelho cristocêntrico, valorizam as pregações e as canções revanchistas, ridicularizadoras, zombeteiras, pelas quais se tripudia dos inimigos, que não são as hostes do mal, o mundo ou a carne. Os seus inimigos são os seus vizinhos, patrões, colegas de trabalho e irmãos que os viram na prova e os não ajudaram, e agora são hostilizados “entre a plateia” por aqueles que estão no palco…

CRENTE JÔRURI. Comum nos teatros de bonecos do Japão, o jôruri adquiriu grande requinte a partir do século XVIII, com movimento de olhos e articulação dos dedos. Mas a sua movimentação não é fácil. São necessários três manipuladores: o mestre, vestido com traje cerimonial, responsável pela cabeça e o braço direito, e dois manipuladores assistentes, vestidos de preto e com um capuz cobrindo o rosto.

O crente jôruri geralmente é classe média alta e catedrático. Não é fácil manipulá-lo. Clichês de autoajuda como “Ouse sonhar” não funcionam com ele. Ele é muito racional e submete tudo ao teste da lógica. Para convencê-lo, é preciso um manipulador-mestre — capaz de mexer com a sua cabeça e com a sua mão direita, induzindo-o a colocá-la no bolso!

Um dos mais famosos manipuladores de crente jôruri da atualidade tem nome e sobrenome estrangeiros e é conhecido como o homem mais sábio do mundo. Não há rico e intelectual que resista aos seus argumentos! Dizem que ele, quando usa a “sua sabedoria” e conta com a ajuda de seus assessores (bispos e apóstolos brasileiros), consegue arrecadar dinheiro até para comprar jatinhos!

Fazer o quê? Na falta de exposição da Palavra de Deus, sobram as representações teatrais. E aumenta cada vez mais o número de manipuladores e manipulados nesse grande circo, ops!, grande teatro que se tornou o culto “evangélico” nesses tempos pós-modernos.

Ciro Sanches Zibordi

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


77 COMENTÁRIOS

        • Eu nao preciso, eu posso pagar alguem para fazer para mim. E quando eu faço é porque eu estou afim. Vai lavar suas cuecas, varrer o quintal, tirar o lixo e lavar o banheiro, quem sabe assim a sua cabeça para de so pensar besteira e maldade!

          • “…fazer a comida dos seus machos.”

            show, tenha mais respeito pelo próximo.Ela somente mandou vc ler a Biblia.
            Como pode se dizer cristão dizer para ela fazer comida para os homens dela, em?
            Coisa abusda de se dizer para uma mulher cristã.

            Defender seus ideias não dessa forma, usando de malicia em suas palavras.Isso prova que vc não convertido.

            Receba Jesus como salvador e mude essa postura mundana, meu caro.

  1. É por isso que algumas lideranças não gostam de mim e nunca tive oportunidade de crescer dentro do ministério onde congreguei por 16 anos até mudar para IPB. Pois tenho opinião definida, visão cristocêntrica e não me deixo manipular. Crentes assim como eu não dão lucro para os "empresários da fé", nem para os "pastores camaleões".

    • Paulo em Bereia ensinava, e a sua pregaçao so foi aceita quando examinando os ensinos que eles tinham ate entao, que era o velho testamento, ele confirmaram que o que Paulo pregava batia com o ensino. E hoje vai ser diferente, em plena apostasia, onde a igreja esta lotada de heresias? Sejam pregadas, sejam CANTADAS!!!

    • Só disse que não devemos generalizar pelo fato de haver muitas pessoas que ao ver essa reportagem generalizam, e conheço muitas pessoas que passaram a ter uma vida com Deus através de uma pregação pela televisão assim como eu também e toda minha familia graças a Deus.

    • Ter vida com Deus implica em tomar consciencia do que agrada a Deus ou lhe desagrada, ce nao acha? É ter vida em abundancia em que sua consciencia é transformada a cada dia, e ela passa a dizer sim para a verdade e nao para toda a forma de injustiça. Pregaçao por pregaçao em cada esquina deste pais existe uma instituiçao evangelica. A questao nao é esta, pois o Espirito Santo salva quem ele quer e quem clama por ele, ate entre os islamitas, em todo lugar ele esta salvando gente, mesmo que o evangelho nao tenha chegado ate eles, pois o vento sopra aonde quer, e onde ele quer ele vai atras, nao é uma pregaçaozinha qualquer bobinha ate que me salvou por exemplo, foi porque o Espirito Santo me buscou para Deus, e sem barganhas, pois Deus nao se corrompe nem se deixa escarnecer. E o povo brasileiro ja sofre muito nas maos dos politicos e ainda por cima vao cair nas maos de pastores estelionatarios, verdadeiros lobos? Chega de engano, chega de manipulaçao, chega de deixar o povo ser fantoche. marionetes e etc.

  2. eu vejo muita fantasia nas críticas do pr ciro, pois ele quer ensinar como se deve adorar, quando na verdade o alvo da adoraçaõ é DEUS e sendo assim pr ciro, o sr já perguntou a DEUS se ele concorda com voce? DEUS ve o coraçaõ e naõ o esteriótipo, eu prefiro ser um boneco adorador, do que uma estátua na igreja.

    • Voce Edmilson Carneiro, tem de se basear no Evangelho e nas Cartas evangelísticas para dar a sua opiniao, e não simplesmente no que fulano ou ciclano fala. Como voce pode opinar se nem conhece os Evangelhos? Fica aí para voce meditar. Voce conhece o que Deus deixou escrito nos evangelhos?

    • amar a DEUS em primeiro lugar e ao próximo com a si mesmo,nestas palavras se resume o evangélho.hebreus 12/14 buscai a paz com todos e a santificaçaõ sem a qual ninguém verá o SENHOR.1 CORINTIOS 14/26 que fazer, pois , irmaõs?quando vos reunis, uns tem salmo, outro, doutrina, este traz revelaçaõ, aquele outra lingua e ainda outro, interpretaçaõ, seja tudo feito para edificaçaõ.

  3. E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.

    Creio que o sentimento de Jesus hoje era igual ou talvez até maior, do que nos dias atuais. Hoje temos verdadeiros lobos conduzindo o rebanho, as pobres marionetes, fantoches e etc. Principalmente as pessoas que descem o morro, saem de seus barracos e vão atrás de verdadeiros usurários, libertinos e estelionatários, isto falando do interesse e do jogo que está por trás dos servos de mamon.

    Mas também este tipo de culto, que eu chamo de encheção de linguiça, do tipo: fala pro seu irmão que ele é um vencedor, vou contar até três e vamos dar um grito de vitória…e por aí vai, eu me irritei de tal forma de minha igreja, que há mais de 5 anos não ponho os pés por lá. Sou membra só de carteira. E quando o Renê Terra Nova iniciou o tal movimento do G12, pra mim foi a gota d'água que tava faltando para eu pular fora de vez, aquilo é um doido de jogar pedra, era um tal de marchar, e marchar, que tava mais pra guerra do que pra paz. E o pior era ver pessoas tão queridas e amadas aderindo àquilo tudo, Pr Márcio Valadão, Ana Paula, gente tão cheia de Deus, como puderam se deixar enganar tanto assim? É infelizmente, os crentes não conhecem a Jesus e nem tão pouco o Evangelho, não leem, não leem Paulo, Pedro, Judas, Timóteo, Hebreus, para ver que está TUDO ERRADO, precisando nao de reforma, mas de jogar tudo fora e começar tudo de novo. Dar um de Bento XVI e renunciar. Renunciar a tudo o que não passa de Heresia, Apostasia, e assumir de volta a ordem de Jesus: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho, a cada criatura, cada criatura, e não ajuntamento de multidões correndo atrás do vento e de ilusões.

    • quando a amada sair de sua casa pra ir a casa de DEUS adorar somente a DEUS vai deixar de ver tanto defeito no homen, meu alvo é CRISTO,porque naõ basta criticar, mas fazer melhor do que os criticados,mas infelismente existem pessoas que se julgam taõ boas que saõ incapazes de viver congregando, aliás todos que estaõ na igreja saõ doentes buscando a cura.seja crítica lucia regina,mas junto aos irmaõs, pois paulo em gálatas, critica pedro, mas naõ ví nenhum dos dois abandonarem JESUS, e muito menos ficarem de mal um com o outro, a ponto de pedro elogiar a sabedoria de paulo em sua carta escrita com silvano, JESUS lhe de a paz, amém??!!

    • Crítica é uma coisa, constatação é outra bem diferente! E você está precisando reler gálatas e hebreus, pois Paulo disse, que eles estavam pregando outro evangelho, e outro evangelho tem de ser anátema! Não vou perder meu tempo ouvido pregação que não alimenta minha alma e eleva minha consciência. Sinto muito, mas conviver com quem não entende o evangelho como eu tenho entendido de uns 3 anos para ca, não tem graça, é o mesmo que ficar ouvindo RRSoares, Edir e Valdomiro e etc. Leia o site e ouça Caio Fabio.net, vem & ve tv, ok? Fica com Deus e na paz.

  4. Será que você é do tipo que se deixa manipular no culto? Leia essa analise do pastor Ciro Zibordi e analise a sua postura nos cultos e diante de DEUS. Para alguns pregadores a casa vai cair: CHEGA DE MANIPULAÇÃO E PERSUASÃO DAS PESSOAS (1Co2), PREGUEM O EVANGELHO DE CRISTO.

  5. Esse pastor Ciro sabe tudo. Só cego é que não vê que a adoração a Deus está corrompida. Não se sabe mais diferenciar o santo do profano. A mundanização tomou conta da igreja levando o povo a se conformar com esse sincretismo que deturpa o evangelho genuíno pregado por Jesus e depois pelos seus apóstolos.

  6. Esse pastor tem razão. Os evangélicos hj em dia são massa de manobra nas igrejas. A iurd mesmo na eleição manipula os fieis a votarem nos candidatos dela. Eu já vi isso várias vezes lá.

    E quando a pessoa se recusa os pastores insinuam que a pessoa é do diabo.

    É uma vergonha essa organização que se veste de igreja mas opera como empresa.

    • façamos uma lista
      iurd
      mundial
      da graça
      vitória em cristo
      do terra nova
      e tem muitas mais, onde as ovelhas são tratadas como tolos, exploram sua fé
      po me esqueci tem até a mão de deus na renascer, é dias dificieis, prenuncio da volta de JESUS

    • e vamos arrebentarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

      porque não vivemos debaixo do julgo das religiões desse mundo.

      e por isso que estamos e vamos arrebentarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr.

        • vc que pensa coisinha, nunca em todo o tempo voltou tanta gente para as iurd, nos trabalhos de resgates, e evangelismo da iurd.

          a maioria das igrejas estão praticamente cheias dos dias de quarta a noite, e as que ainda não estão vai ficar cheia.

          o fato de entrar e sair gente da iurd, e a coisa normal e ensinada por JESUS.

          Ele disse que o reino de DEUS e semelhante a um homem que lança a suas redes ao mar, e trazendo-as cheias de peixes as arrasta para dentro do barco, e os peixes bons ele coloca de um lado é os ruins ele lança de novo no mar.

          E isso que acontece os bons ficam os ruins vão sair fora.
          é o seu caso vc saiu porque não foi bom, então foi lançado de volta para o mar(mundo).

          ainda assim quando JESUS, multiplicou os pães é os peixes tinham mais de 10 mil pessoas, depois quando ele acendeu aos céus tinha cerca de 500,
          e depois no dia de pentecostes tinham mais ou menos 120 pessoas.

          VEJA que de mais de 10.000 caiu para 120.

          porém com esses 120 foi feita uma revolução.
          alem do mais JESUS disse que sempre limpa a arvore que da fruto, para que ela de mais e mais fruto.

          por isso que ele sempre limpa a iurd, tirando os que não presta de dentro dela.

          e em uma dessas limpezas vc e o paulo foram jogados pra fora.

          • claro que a iurd quer encher a igreja.

            para que as metas financeiras sejam batidas..

            ah, filho… se vc soubesse…mas ainda é cedo para ser revelado…

            a liderança da iurd e os pastores que vivem das migalhas da liderança que se preparem…

            DEUS SEJA GLORIFICADO!!!

          • vc jairo jgmix, e muito fraco, fraquinho mesmo.
            de todos que ja vi falando da iurd vc é o mais fraco.

            pois age como um doente, mental u psicopata virtual.

            VC NÃO É DE NADA.

            e so um coitado e frustrado.

          • Valeu VAI ARREBENTAR…hehe

            Você AREBENTOU JAIRO THOMAZELLI ou JGMIX ou “”EVANGELISTA DA IURD””…hehe…Deu um nó nele, que foi preciso ele mudar de assunto e apelar pra repetições…hehe

            VALEU !!!

            Jesus abençoe

          • Aja saco pra aturar esse pessoal. Hoje eu olho pra tras e me pergunto meu Deus como eu tive estomago pra conviver com essa gent, tanta ignorancia, tanto desconhecimento. So’ mesmo embriagado pelo fanatismo..

  7. A crise pastoral é refletida diretamente no púlpito. Estamos vendo o empobrecimento dos púlpitos. Poucos são os pastores que se preparam convenientemente para pregar. Pregadores rasos e secos pregam sermões sem poder para auditórios sonolentos. Há muitos pastores também que só preparam a cabeça, mas não o coração. São cultos, mas vários. São intelectuais, mas áridos. Têm luz, mas não fogo. Têm conhecimento, mas não têm unção. Se quisermos um reavivamento genuíno na igreja evangélica brasileira, os pastores (NÓS) são os primeiros que terão de acertar sua vida com Deus.

  8. E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.

    Creio que o sentimento de Jesus hoje era igual ou talvez até maior, do que nos dias atuais. Hoje temos verdadeiros lobos conduzindo o rebanho, as pobres marionetes, fantoches e etc. Principalmente as pessoas que descem o morro, saem de seus barracos e vão atrás de verdadeiros usurários, libertinos e estelionatários, isto falando do interesse e do jogo que está por trás dos servos de mamon.

    Mas também este tipo de culto, que eu chamo de encheção de linguiça, do tipo: fala pro seu irmão que ele é um vencedor, vou contar até três e vamos dar um grito de vitória…e por aí vai, eu me irritei de tal forma de minha igreja, que há mais de 5 anos não ponho os pés por lá. Sou membra só de carteira. E quando o Renê Terra Nova iniciou o tal movimento do G12, pra mim foi a gota d’água que tava faltando para eu pular fora de vez, aquilo é um doido de jogar pedra, era um tal de marchar, e marchar, que tava mais pra guerra do que pra paz. E o pior era ver pessoas tão queridas e amadas aderindo àquilo tudo, Pr Márcio Valadão, Ana Paula, gente tão cheia de Deus, como puderam se deixar enganar tanto assim? É infelizmente, os crentes não conhecem a Jesus e nem tão pouco o Evangelho, não leem, não leem Paulo, Pedro, Judas, Timóteo, Hebreus, para ver que está TUDO ERRADO, precisando nao de reforma, mas de jogar tudo fora e começar tudo de novo. Dar um de Bento XVI e renunciar. Renunciar a tudo o que não passa de Heresia, Apostasia, e assumir de volta a ordem de Jesus: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho, a cada criatura, cada criatura, e não ajuntamento de multidões correndo atrás do vento e de ilusões.

  9. meus parabens ciro , pela brilhante explicaçao , sobre os crentes de hoje , e isso mesmo , mas infelizmente , nao adianta muito , eles nunca aceitaram a verdade , devido a hipnose profunda que receberam , e dirao ainda que voce esta a serviço do capeta !

    • Faltou ele falar do ”COMENTARISTA JÔRURI”. Um dos mais famosos manipuladores de comentarista jôruri da atualidade tem nome (CIro) e sobrenome (Zibordi) estrangeiros e é conhecido como o homem mais sábio do mundo. Não há rico e intelectual que resista aos seus argumentos!

  10. arrebentado…ficou preocupado? Tem razão. Mas ainda é cedo pra vc saber… Vc achou que Deus não estava vendo??? Não há nada em oculto que não seja revelado. Melhor se arrepender e se converter.

          • Mary

            to vendo o edson souza falando de um suposto ex pastor da iurd que foi injustiçado… só acho bom esse cara que foi supostamente injustiçado vir aqui dar a versão dele…

            verdade ou mentira???

            pq o que o edson souza disse é sério! se essa história é vdd, seria bom esse suposto ex pastor vir dar a versão dele.

            Que a igreja comete injustiças não tenho duvida, pois eu mesmo já presenciei, ali não é o ” reino de Deus” e sim a ditadura de um homem.

  11. Me desculpe pastor, mas não concordo com o senhor faço parte da Batista Independente, estou bem conciêntes da minha posição em Cristo Jesus, e ninguém jamais me manipulará por nada pois eu conheço bem que é Jesus, ele transformou minha vida, ta certo que existem aqueles que ouviram falar de Jesus, mas não o conhece

  12. Quantos menos educação no pais e a falta de sabedoria da palavra de deus nas pessoas mais facil é para os charlatões da fé e suas ganancias e manipulações no povo; só ver a região nordeste é a regiao do brasil que mais abrir igreja no brasil, abrem toda semana em sua grande maioria é da falsa teologia da prosperidade..Quanto mais as pessoas serem cega e manipuladas mais dificil é para elas exergar e acorda para engano …Infelizmente está cheio norte e sul do brasil…só ver aquele povo fanaticos da igreja deu é amor, tudo lá é demonio, mas o lider nao é kkk

  13. Nos tempos de Oséias o povo de Deus foi destruído porque lhe faltou conhecimento (Os 4:6). A história se repete em pleno tempo da graça, não obstante Jesus e os apóstolos haverem alertado sobre a ação dos falsos profetas no seio da igreja (Mt 7:15; 2Pe 2:1-3). Mas tudo isso se deve a ociosidade quanto ao estudo da Bíblia.

    • E além de usar ironia, ele é pretencioso. O que ele está fazendo também não é uma forma de manipulação ?

      Afinal de contas ele quer quer todo mundo acredite que apenas a sua doutrina é santa.

  14. Eu acho que não vale a pena se expor aqui.
    Ele ira arruma confusão com os outros fieis da universal.

    Acho que se ele começar coloca “os podres” aqui da cúpula universal ,
    só trará mais tristeza no coração dele.

    As vezes da revolta mesmo em querer mostrar como foi injustiçado,mas tem que se pensar se vale apena se expor.Pq será mais um escandalo a mais no currículo da instituição.
    E pela postura dele , meu xará não quer isso.

    Nosso Senhor Jesus não merece mais escandalos,sofreu tanto por nós na cruz.

    • Edson

      Penso que se ele sabe de algo que não está de acordo dentro da iurd, deveria sim denunciar, se ele tiver provas, é claro!

      vc diz que o nosso senhor não merece mais escandalos… mas medite nisso:

      ” Disse Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm!” ( lucas 17:1 )

      é óbvio que existirão escandalos, mas Jesus deixa claro que quem causa o escandalo terá punição!

      sobre denunciar esses que causam escandalo:

      ” Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles” ( romanos 16:17 )

      mais direto, impossível!

      • Concordo com você JGMIX…
        Ao se converter ao JESUS DO EVANGELHO.. e IMITA-LO, terá que tomar uma posição. Se não pode estar compactuando com a condenação de inúmeras almas ao inferno.
        Lembre-se: JESUS NÃO SE CALOU DIANTE DOS FARISEUS E DOUTORES DA LEI!!! EXPÔS ELES PUBLICAMENTE! PARA QUE AS PESSOAS VISSEM A VERDADE!
        PAULO SEGUIU SEU EXEMPLO! E COMBATEU VEEMENTEMENTE AS HERESIAS QUE ALGUNS VINHAM A ENSINAR QUE ELIMINAVAM A GRAÇA COMO UM SIMPLES ATO DE CIRCUNCIDAR… MAS QUE ELIMINA O PODER REDENTOR DE CRISTO!
        ASSIM COMO TODOS OS AMULETOS MÁGICOS VENDIDOS PARA ESTES FINS.

  15. NÃO DEVEMOS CRITICAR NENHUMA IGREJA , OU DENOMINAÇÃO CRISTÃ, POIS É ATRAVÉS DELA QUE MUITAS ALMAS SAI DO INFERNO, A IGREJA CATÓLICA TEM UM PAPEL IMPORTANTE, POIS É LÁ QUEIRA OU NÃO, QUE MUITOS CRISTÃOS COMEÇAM A A SE ARRASTAR PARA DEUS, TEMOS AS IGREJAS EVANGÉLICAS QUE SÃO RENOVADAS, TIPO A DA GRAÇA, QUE EU APRENDI A ORAR , A UNIVERSAL APRENDI A TER FÉ, A ASSEMBLÉIA DE DEUS DE MUITAS DOUTRINAS RÍGIDAS, MAS É UMA BENÇÃO, A MUNDIAL DO PODER DE DEUS, É UMA IGREJA CHEIA DO PODER DE DEUS COM CERTEZA! QUE O DIABO GOSTE OU NÃO! OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ , TAMBÉM TEM UM PAPEL IMPORTANTE TEM UMA MISSÃO INCANSÁVEL DE PORTA EM PORTA LEVANDO A PALAVRA. JESUS DISSE: “Pois quem não é contra nós, é por nós” (Marcos 9.40; Lucas 9.50 “Quem não é por mim é contra mim, .., ENTÃO , NÃO DEVEMOS JULGAR A NENHUMA IGREJA QUE ESTÁ ATENTA TRABALHANDO PARA O SENHOR, DEVEMOS SIM , COMBATER O PECADO, ISTO SIM É QUE FERE A HONDA DE DEUS!

    • Seu comentário, além de mal redigido, tem uma lógica fraca, forçada, típica de mentes manipuladas. Não subsiste a um teste lógico simples.
      Vou destacar algumas de suas conclusões pueris fundadas na areia.
      1) Mudança de comportamento é sinal de “Alma sendo retirada do inferno”?
      Resp: Segundo o evangelho NÃO! O único caminho é Jesus e ponto. Até o ISLAMISMO muda (e muda muito mais que os atuais evangélicos) nem por isso deixa de ser contrário a Cristo.
      2) Aprendi a ter fé na IURD.
      Resp: Totalmente contrário ao evangelho! Segundo o evangelho, a fé foi dada a cada um. Eles estimulam você a ter animo sim, a custa de dar dinheiro… Livros de auto-ajuda fazem o mesmo serviço da universal mas custam mais barato!
      O que você absorve inconscientemente e que ficará preso na sua alma e será duro para se livrar desta bagagem demoníaca de comércio de Deus, que é uma das coisas que foi mais atacada por JESUS que entrou no templo derrubando tudo. É aí o Edir consegue distanciar mais ainda as pessoas de DEUS e aproxima-las da destruição da alma. Fazendo com que aprovem o que JESUS combateu e ainda blasfemar dizendo que É DE JESUS, ESTA!!!!
      3) Não devemos JULGAR….
      Resp. Outra conclusão diabólica para escravizar almas no engano anti-evangelho e anti-cristo. A luz veio para iluminar.Mostrar a verdade.
      Paulo discutia veementemente contra toda doutrina que distorce a graça. Se alguém for Cristão verdadeiro terá que assumir o papel de LUZ. Não pode se calar! Paulo Seguiu os passos de JESUS.
      Jesus foi o mais duro contra quem? Resp: Contra os FARISEUS e os DOUTORES DA LEI! Os que regiam as doutrinas da época. Inclusive Jesus advertiu JULGANDO-OS…. Disse que não só eles não iriam para o céu como aqueles que o seguiram…

      CONCLUSÃO:
      Parabéns! Você adquiriu seu diploma de fantoche universal… sabe sambar com todas as musicas!!!!

  16. Temos que abrir o olho, isso sim!!E saber que coisas piores virão…Temos que estar ligados em Jesus Cristo e se quer tirar dúvidas e aprender e ter conhecimentos? Leiam a Bíblia!

DEIXE UMA RESPOSTA