O Hino Nacional de Fiji foi executado no início de uma partida de rúgbi de 7 das Olimpíadas de Paris e a melodia se destacou, com cristãos do mundo todo associando-a ao hino 579 do Cantor Cristão ou 212 da Harpa Cristã.
Fiji é um país que foi colonizado pelo Império Britânico no século 19 e se tornou independente em 1970. No período sob influência bretanha, o cristianismo se difundiu na sociedade e uma das expressões culturais é o uso da melodia do hino cristão como parte do Hino Nacional.
O hino Dwelling In Beulah Land (“habitando em terra de Beulá”, em tradução livre) foi composto em 1911 por Charles Austin. No Brasil, foi traduzido para Olhando para Cristo, no Cantor Cristão, ou Os Guerreiros se Preparam, na Harpa Cristã.
“Uma melodia familiar. O Hino Nacional de Fiji tem a mesma melodia do Hino 579 do Cantor Cristão. Meda Dau Doka ou God Bless Fiji é o hino nacional das Ilhas Fiji. A música resultou da adaptação de um hino cristão de 1911, de Charles Austin Miles intitulado Dwelling In Beulah Land. A letra e a música resultante foram compostas por Michael Francis Alexander Prescott e adaptadas após a independência, em 1970”, apontou a página Memória dos Batistas no Instagram.
Nas Olimpíadas de Paris, a delegação de Fiji chamou atenção por se reunirem para um culto e momento de louvor, e atletas de outros países flagraram a cena e compartilharam nas redes sociais:
“Não é apenas a bela música, é também uma oração a Deus. Deixe isso penetrar. Alguns estão aqui fazendo isso por si mesmos, outros pela família e pelo país, e alguns por seu Criador”, comentou um usuário em um dos vídeos.