O testemunho de uma mulher que sobreviveu a um furacão enquanto orava a Deus por misericórdia e livramento está sendo divulgado pela entidade cristã Samaritan’s Purse como um exemplo de fé e perseverança.
O furacão Beryl, que atingiu a Jamaica com ventos de 233 km/h e foi classificado como uma tempestade de categoria 4, deixou um rastro de destruição em julho deste ano. As autoridades do país consideram que foi o segundo mais forte na história local.
Uma cristã identificada apenas como Simone deixou sua casa em uma região pantanosa, juntamente com sua família, para se abrigar na casa de uma amiga pois o imóvel oferecia maior segurança. Mesmo assim, com a força dos ventos, a água invadiu a casa entrando pelas janelas.
“Minha filha estava chorando. Eu estava tentando ser corajosa, mas em um ponto, lágrimas começaram a cair dos meus olhos” […] Nós estávamos lá dizendo: ‘Jesus, Jesus, tenha misericórdia de nós’”, relembrou Simone, em depoimento à entidade de ajuda humanitária liderada pelo pastor Franklin Graham.
Quando os ventos pararam e a chuva diminuiu, Simone voltou para casa com o marido, os filhos e o neto. A estrutura da casa permaneceu de pé, porém a porta de madeira da cozinha e parte do telhado de alumínio foram arrancados. Além disso, devido ao acúmulo de água parada, a casa cheirava a mofo.
A fé de Simone, porém, não se abalou com as perdas materiais: “Ele é um Deus realmente grande, poderoso, forte, fiel e maravilhoso. Quando oro, eu digo: ‘Deus, é a Sua vontade. Faça do seu jeito’. Porque deve haver um propósito. Deve haver uma razão pela qual estou aqui”, acrescentou.
Três dias após a tempestade, a Samaritan’s Purse chegou ao local para ajudar as vítimas com materiais necessários, como rolos de lonas e kits de higiene. Aproximadamente duas semanas depois, outros dois contêineres com luzes solares e filtros de água chegaram à ilha.
No domingo seguinte, quando toda a família foi à igreja, o pastor Junior Subratie os presenteou com um aparelho de luz solar, filtro de água, kit de higiene e lona fornecidos pela Samaritan’s Purse.
Com isso, Simone passou a trabalhar como voluntária ao lado do pastor para distribuir itens que atendessem a necessidade dos vizinhos: “Nós distribuímos água para as pessoas e as encorajamos. Eu disse a elas: ‘Que Deus continue a abençoá-los enquanto passamos por nossa tempestade’”.
Um grupo parceiro da Samaritan’s Purse distribuiu suprimentos para 217 igrejas que, por sua vez, entregaram os itens nas áreas mais afetadas da comunidade. O pastor Junior também participou da ação, entregando suprimentos na área próxima à sua igreja em Rocky Point.
“Os olhos dessas pessoas estão quase vazios porque estão oprimidos. Mas, ainda assim, quando você os vê recebendo água e uma lâmpada solar, eles ficam eufóricos”, descreveu Greg Pisesky, um especialista em assistência a desastres da Samaritan’s Purse que atua na Jamaica.
Segundo Pisesky, o apoio dos pastores no país tem sido essencial: “Todos eles têm sido incríveis. Há alguns que foram além, nos permitindo usar suas igrejas como pontos de distribuição e levando a Palavra a outros pastores […] Acredito que haverá um impacto com base no que fizemos”, finalizou.