Gene gay – Discussão gerada por geneticista e Silas Malafaia abre nova polêmica: “Eli Vieira não é autoridade final sobre o assunto”

As declarações em vídeo do geneticista Eli Vieira contestando os argumentos sobre genética usados pelo pastor Silas Malafaia na entrevista dada por ele ao De Frente com Gabi repercutiram nas redes sociais e agora, sofrem avaliações de outros formadores de opinião.

Com mais de um milhão de visualizações no Youtube, as declarações de Eli Vieira foram analisadas sob uma ótica mais minuciosa e não tão simplista pelo jornalista Pedro Burgos e pela socióloga Regina Facchini.

Burgos afirma que entende “que muita gente tenha se sentido incomodada com as coisas que Silas Malafaia falou no domingo”, porém ressalta que “o problema não é só o tom da revanche, mas a confiança cega em ‘estudos’”, por parte do geneticista.

“Quando é conveniente para Eli Vieira […] ele cita hipóteses. Quando Silas cita livros e outros estudos que contradizem a sua visão, que tem até mais base, isso é ‘charlatanice’”, pondera Burgos.

Regina Facchini ressalta que há que se diferenciar partes do assunto para que a discussão seja feita a partir do equilíbrio e revela: “Há um ponto que me preocupa muito: a repercussão nas redes sociais foi bastante grande, especialmente entre pessoas preocupadas com a defesa dos direitos de LGBT, mas infelizmente parece não se ater a essa diferenciação”, afirmando que muitos entenderam que o discurso usado por Silas Malafaia estava derrubado.

“Todos já ouvimos sobre estudos que procuram demonstrar que o ‘comportamento sexual humano’ sofre influências genéticas ou biológicas de modo mais amplo. Não há novidade nisso. Esses estudos pipocam na mídia há décadas. O novo é assumir e procurar difundir, de uma perspectiva da genética, que há demonstrações científicas dessa influência, mas também há o fato de que o comportamento humano NÃO É DETERMINADO geneticamente”, pondera a socióloga que complementa afirmando que o comportamento de uma pessoa “trata-se de algo bastante complexo e não nos cabe reduzir essa complexidade para fazer com que caiba em nossas escolhas morais. Do ponto de vista político, temos que lidar com o fato tal qual é”.

Regina ressalta ainda que as palavras de Eli Vieira tornam acessíveis e não simples um assunto complexo: “Lamento o uso que se tem feito na rede desse vídeo pra dizer que ‘vejam, que bom, a gente nasce assim!’. Além de simplificação absurda da questão e distorção do que o autor do vídeo diz, há uma acomodação a um olhar reducionista em relação ao ‘comportamento humano’, que desconecta a questão de seu norte político mais profícuo: trata-se de reconhecimento ou não dos direitos humanos”, pontua.

Para o jornalista Pedro Burgos, o caminho contra a simplificação equivocada das questões em torno da luta de ativistas é a definição de princípios para basear o debate: “Temos que adotar uma postura, na falta de um termo melhor, cientificista, de achar que um estudo X valida qualquer ideia, e pensarmos na floresta e menos nas árvores”.

A psicóloga cristã Marisa Lobo também publicou um texto com pesquisa e opinião de diversos nomes conceituados no meio científico para comprovar que “não existem fatos científicos que provem que a homossexualidade seja genética. Todos os estudos divulgados deixam claro que se trata de probabilidade apenas, e induzir ao erro é considerado um grave delito na comunidade científica”, disse ela que relata estar sendo fortemente atacada por militâncias gays e ateistas devido a suas convicções e publicações na internet.

Nos comentários da matéria veiculada pelo Gospel+ sobre a tréplica de Eli Vieira a Silas Malafaia, o usuário Enelia analisou o site do geneticista e criticou a posição dele: “Esse Eli parece uma autoridade final sobre esse assunto, mas isso não é verdade. Estive lendo alguns artigos dele e o que ele apresenta são estudos baseados em observação e não em fato concreto confirmando que há algum tipo de genes que determina que o indivíduo nasce homossexual […]Ele argumenta que na verdade ‘Há diferentes estudos propondo bases genéticas para a homossexualidade e razões evolutivas para seu surgimento’, Ou seja são estudos com propostas e não fatos científicos […]Eu fico com a última parte que ele disse: ‘…os geneticistas já sabem que é inadequado dizer que existem genes ‘PARA’ estas características’ Ele acabou de confirmar o que o Silas (cientificamente ou não) disse. Tudo está ainda no campo da teoria”, escreveu.

Confira a íntegra dos artigos de Marisa Lobo, Pedro Burgos e Regina Facchini acessando os seguintes links:

“Malafaia ‘perdeu’ e a ciência ganhou? Não tão rápido”, por Pedro Burgos
“O status de humano e suas medidas”, por Regina Facchini
“Gene Gay? Com ciência não cabem malabarismo”, por Marisa Lobo

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

1. wizzair airline low-cost wizzair airline with its chief honcho section on the riches of Budapest Liszt Ferenc Ecumenical Airport in Budapest. The airline typically uses redundant airports serving diversified cities across Europe. It has the largest aircraft flotilla of all the Hungarian airlines. The airline’s CEO and chairman is József Váradi, recent CEO of Malév Hungarian Airlines. The retainers is registered in Slight in the neck County (Hungary)[4 – with operating subsidiaries in Poland, Hungary and Bulgaria. Wizz Snottiness Bulgaria was established in September 2005.[5 – Váradi won the Ernst & Uninitiated assign of the ‘Virile Innovator’ in 2007. The gain recognised the breakthrough in the airline company in Hungary and the neighbourhood, the life’s-work consummate and the affair over of Wizz Sensation

2. Não gosto do cifras maracutaia mas, nesse ponto concodo com ele.porque ninguem pode falar contra as ideias dessas desgraças desses gays? os caras espalham doenças sexualmente lotam os hospitais pra tratar de suas doenças miseraveis que eles adquirem com suas praticas promiscuas. o governo gasta milhoes com essas pragas, e temos que lembrar que o dinheiro do governo é dos nossos impostos.então eles fazem mal a sociedade no geral e não podemos falar contra isso. gay é uma desgraça e um mal que tem que ser combatido sim ,e criticado.

3. E SERÁ QUE ESSE VIDEO DO TAL GENETICISTA TEVE 1 MILHÃO DE ACESSOS OU: A MENTIRA CONTADA PELA MILITÂNCIA GAY COMO, NA PARADA GAY QUE DIZIAM TER 4 MILHÕES DE PESSOAS E NA VERDADE HAVIA POUCO MAIS DE 200 MIL A MIM VOCÊS NÃO ENGANAM.

• VEJA QUE COLEI EM: http://www.criticasepensamentos.com/2013/02/silas-malafaia-x-marilia-gabriela.html
      “Usando o simples argumento das aulas de biologia do 1° grau, o argumento de que o homossexualismo é congênito, ou seja, nasce com a pessoa cai por terra e se enterra por ali mesmo. Se por acaso o homossexual, após tomar conhecimento das aulas de biologia continuar afirmando que há homossexualismo congênito, caímos na questão de doença, tais como Síndrome de Down, Turner ou Klinefelter. Qualquer alteração cromossômica é aberração. Se há, portanto, pessoas que nascem “homossexuais”, nascem como aberrações, segundo o site abaixo:

Homens e mulheres possuem 22 pares de cromossomos autossomos e 1 par de cromossomos sexuais. Sendo XX a representação do genótipo do cromossomo sexual feminino e XY para o masculino, podemos representar o cariótipo da seguinte forma:
      Homem: 46, XY ou 22AA + XY
      Mulher: 46, XX ou 22AA + XX
      Quando ocorrem alterações nos cromossomos, seja em sua estrutura ou em quantidade, podem ocasionar doenças, chamadas aberrações cromossômicas, como é o caso da Síndrome de Down, síndrome de Turner e síndrome de Klinefelter”.
      No endereço mencionado, há um vídeo interessante.

4. O que acontece é o seguinte, esse pessoal sabe do extremo erro que cometem porém não querem admitir, antes tentam impor os seus idéais a qualquer custo mesmo sabendo que o próprio DEUS abomina tais prática e sentencia digno de morte os que tais coisas praticam; O que eu não entendo é o fato da Bíblia dizer que as autoridades foram constituída pelo próprio DEUS, mais infelismente o que vemos na nossa nação são autoridades omissa diante de um problema de uma tamanha gravidade antes aceitam a pressão de um monte de viadinhos; Vai aí um lembrete para as autoridades ( uma lei maior inválida a menor, e qualquer tentativa de acordo), temos que dá a resposta a altura do delito desses caras, partir pra cima deles com extrema força, só assim eles vão entender o que é livre arbítrio e o que é imposição.

5. A ciência sempre vai divergir da fé cristã. É desgastante acompanhar sucessivos debates improdutivos, que só geram mais especulações e preconceito, do que edificação e propagação do Evangelho. Muitos nos rotulam de leigos, retardados, radicais, fanáticos, extremistas, pelo fato de algumas pessoas sem sabedoria, quererem enfiar “guela à baixo” a nossa fé e induzir o sujeito a recebê-la, esquecendo a própria Bíblia que diz: “Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito” (Zc 4:6). Sabemos que o conhecimento do nosso Deus só é dado àos FILHOS, ou seja, à todo aquele que confessa ao Senhor Jesus, sendo assim, querer que o homem nataural entenda as coisas espirituais ( 1 Co 2:14) é dar murros em ponta de faca.
    Não devemos esquecer que, nós cristãos, sabemos exatamente de onde viemos, à que viemos e para onde vamos, questões essas, que a sapientíssima Drª. CIÊNCIA, jamais explicou! Deixando uma gigantesca lacuna à ser preenchida por seu pupilos, os Doutores inchados em sua carnal compreensão ( Cl 2:18) que se degladiam tentando descobrir a “caixa preta” da criação.
    Intercedamos por esses condutores cegos, para que um dia, nosso Pai tenha misericórdia e os conceda o que à nós já foi dado, seu onipotente Espírito Santo.
    So la escriptura…

Shalom Adonai!! *__*

6. OK,
    MESMO se fosse possível provar que existe um hormônio sodomita, ainda assim eu pergunto, o ser humano não é ser humano por que pode questionar a si mesmo e fazer aquilo que é contra a sua vontade pelo bem maior????
    Explico: Um animal, quando com muita fome, come seus filhos, a sua prole.
    É isto que vc vê sendo feito em massa na África???? Ou as mães famintas, mesmo que sabendo que poderiam curar sua fome comendo seus filhos desafiam sua necessidade física para cuidar de seus filhos????
    Portanto quem é sodomita o é por escolha própria, não por que é “obrigado” pelo seu código genético ou por um “cerebro que age diferente”, aliás, o cérebro dos assassinos em série também é diferente, por acaso suas penas são reduzidas por que seus cérebros são diferentes????

Outra:
    Imaginemos que Deus não existe, então temos que nos apegar a teoria da Evolução.
    Neste caso, a coisa fica mais feia ainda para os sodomitas:
    1 – A evolução demorou bilhões de anos para decidir que vc deve ser homem, e agora vc com poucos anos acha que os milhões de anos de desenvolvimento estão errados????
    2 – A evoluçõa na natureza prega que vc deve espalhar seus genes o mais rápido e abundante possível (assim diz a teoria) para que ele se perpetue, entõa eu pergunto: Que perpetuação de genes que o sodomismo promove, podem eles terem filhos????

Ricardo

7. Só da metade do século 20 em diante que cientistas arrogantes, que pensam que sabem mais que Deus, começaram a se confrontar com a religião.
    Se vc acha que a discussão sobre a terra ser redonda e a igreja católica era um conflito, vá estudar os fatos.
    Vá pesquisar e ver o que os cientistas antigos (e muitos modernos) acham sobre Deus e vc ficará surpreso.

Como foi dito acima, a ciência humana está sempre mudando (por que é incompleta), então eu pergunto: como vc sabe se o que está sendo dito HOJE é verdade ou não????
    Mas a bíblia, com certeza seria ridicularizada globalmente e na hoja se conseguissem achar um erro n’ela, mas não conseguem, e por que?
    Por que quem escreveu as leis que a ciência estuda faoi a mesma pessoa que mandou escrever a bíblia.

Ricardo

8. Ryanair comprise London-Stansted, Dublin, Milan-Bergamo, Brussels-Charleroi, and Alicante. serve more destinations ryanair certain spot airports. Some of these rounded off settle more quotidian departures than some secure airports. Ryanair prefers to light out to smaller or auxiliary airports, customarily mask of paramount cities, to course of treatment the company massacre costs and aid from defame wharf fees. As opposed to of archetype, Ryanair does not lob to the main Düsseldorf airport. As contrasted with, it flies to Weeze, 70 km from Düsseldorf. Subsidiary airports are not as a pattern frequent deteriorated from the burg it serves, and can in experience can be closer than the burgh’s worst airport; this is the case at Gothenburg-City and Rome-Ciampino. Ryanair does unmoving commandeer a bunch of biggest airports, including Barcelona, Berlin-Schönefeld, Dublin, Edinburgh, London-Gatwick, and Porto, although the the greater part of these cities do not entertain a subordinate airport that Ryanair could exploit

9. Oras, que sejam gays aquêles que querem… Isto não elimina a palavra de Deus em LV 20:13 ” Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável; serão mortos o seu sangue cairá sobre êles “. O que quer que digam, não amenizará o fogo do inferno.

10. TUDO CONVERSA FIADA O QUE FALE É A PALAVRA DE DEUS QUE DIZ: ”Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados”. Gn 5:2

11. SOBRE O DEBATE DE PASTOR SILAS MALAFAIA NO PROGRAMA “DE FRENTE COM GABY” – Nosso comentário.
    O confronto das ideias é salutar. Não há necessidade de ataques pessoais, visando denegrir a imagem de ninguém. Há inúmeros estudos científicos, concluindo que ninguém nasce homossexual. O Dr. John S. H. Tay, que possui DOIS DOUTORADOS NA ÁREA DA GENÉTICA, é professor e chefe da Pediatria da Universidade de Cingapura e do Hospital da Universidade Nacional, além de chefe da Divisão de Genética Humana, ele conclui que o homossexualismo tem pouca influência genética em suas causas; durante quase 20 anos, ele pesquisou a questão da homossexualidade. Fez revisão em dezenas de trabalhos científicos sobre o tema, incluindo a diferença do hipotálamo entre homossexuais e heterossexuais; fatores hereditários que influenciam a orientação sexual; 61 pares de gêmeos, incluindo trigêmeos; e demonstrou que a tendência homossexual pode diminuir com a idade (estudo com 411 gêmeos); a ligação entre a orientação sexual e o cromossomo Xq28 em homens, mas não em mulheres; meta-análise de 20 estudos; influências genéticas e ambientais na orientação sexual; abuso sexual na infância e na adolescência, como fator contribuinte na orientação homossexual; a mortalidade maior entre homossexuais que em heterossexuais, diminuindo a expectativa de vida; além de muitos outros estudos, revistos pelo Doutor John S. H. Tay. Em todos os seus trabalhos, corroborados por outros cientistas, a conclusão é que não existe um “gene gay”. As pesquisas mostram que os fatores socioambientais, como a formação familiar, a influência de amigos, e outros, dessa ordem, têm predominância sobre as causas da homossexualidade; existe, sim, influência genética ou hormonal, mas em participação insignificante e indireta. Ele diz, na página 67 de seu livro que “ONDE SE DEFENDE E INCENTIVA A HOMOSSEXUALIDADE A INCIDÊNCIA AUMENTA; onde é rejeitada, a homossexualidade diminui; esses fatores nada têm a ver com a genética; em outras palavras, esses fatores são ambientais” . E afirma que fatores genéticos contribuem, MAS NÃO DETERMINAM A HOMOSSEXUALIDADE. Os fatores ambientais têm mais peso: criação, na infância; traumas (abusos); incentivo à homossexualidade pela mídia, como acontece em muitos países; aceitação pela sociedade. Esses fatores , sim, são determinantes para a incidência da homossexualidade, e não a genética. Fatores ambientais contribuem com quase 80%, enquanto herdabilidade, com pouco mais de 20%.
    Tudo isso é resultado de pesquisas sérias, durante longo período de tempo, obedecendo aos critérios do método científico. Não é resultado de especulações ou opiniões subjetivas. Como cristão, criacionista, crendo na existência de Deus, e na infalibilidade de sua palavra, vejo que a verdadeira ciência confirma o plano de Deus para a sexualidade. Homem nasce homem; mulher nasce mulher; Deus fez o ser humano “macho e fêmea” (Gn 1.27,28); e não uniu dois homens ou duas mulheres pelo casamento., e decretou: “´PORTANTO, DEIXARÁ O HOMEM SEU PAI E SUA MÃE, E SE UNIRÁ À SUA MULHER, E SERÃO AMBOS UMA SÓ CARNE” (GENESIS 2.24). Aí, de maneira mais clara que a luz, temos a origem do casamento, da união sexual, de pai, de mãe e da família. Na Bíblia, não há espaço para a aprovação da homossexualidade. Pelo contrário: ela a condena : “Quando também um homem se deitar com outro homem como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue é sobre eles. (Levítico .20.13; ler 18.22); No Novo Testamento, não é menor a reprovação da união homossexual. S. Paulo, o maior teólogo do cristianismo, ensina que a união homossexual é considerada “torpeza”, “paixão infame” , “uso antinatural” do sexo, tanto pelo gay como pela lésbica. (Ler Romanos 1.24-27).
    Concluindo: devemos amar a todas as pessoas, incluindo os homossexuais; eles são pessoas dignas e merecedoras do amor de Deus; e do nosso, também; mas não podemos usar o amor de Deus como argumento para a aceitação do que Ele, o Criador, condena. O pecado deve ser confrontado. E esperamos que não venhamos a ter, no país, uma ditadura que criminalize a liberdade de opinião, de crença e de fé.

• Prezado Elinaldo,

Não vou discutir suas perspectivas bíblicas, são questões de Fé. A minha questão está noutro lugar do seu argumento. Toda a sexualidade humana é profundamente influenciada por questões “ambientais”. O homem é um ser multifacetado, nele se realizam questões biológicas, psíquicas e sociais. A sexualidade humana é uma dessas facetas mais complexas. Não é verdade que apenas uma dessas facetas possa determinar o comportamento sexual. Todas estão imbricadas, incluindo a vivência sexual de heterossexuais, homossexuais e bissexuais. Inclusive, cabe registrar, estas categorias só surgiram no séc. XIX. Logo, julgar que o caráter “ambiental” da sexualidade homossexual seja elemento que justifique a sua menor “naturalidade” em nome da ausência de dados genéticos é um equívoco conceitual. Não apenas fatores biológicos definem a sexualidade humana, mas também fatores sociais e psicológicos. E isso é verdade tanto para homossexuais quanto para heterossexuais.

• Dr. John S. H. Tay é evangélico, e usa seu conhecimento pra justificar o que fala, mas desde o início a intensão era mesmo justificar.

Não tem um cientista isento de religião pra dar opinião aí não?

12. Eu só tenho uma pergunta a lhe fazer: me dê a fonte dos dados da sua convicção! Porque, se você for incapaz de apresentar estes dados, será apenas expressão de sua mente doentia e preconceituosa.

13. Bom, ele é doutorando em genética, se a opinião dele não é válida sobre o assunto, a do Malafaia nem deveria ter sido ouvida… que autoridade científica tem Silas Malafáia? um psicólogo que ainda usa as teorias do início do século 20?
    Os argumentos do Eli incomodam por que mesmo um chimpanzé percebe que é muito mais coerente e embasado que o de Silas.

14. O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE !

ARREPENDAM-SE DE SEUS PECADOS , ANTES DA SUA MORTE OU SERÃO CONDENADOS AO SOFRIMENTO ETERNO , ONDE A DOR E RANGER DE DENTES PARA TODA ETERNIDADE .
    SÓ JESUS CRISTO PODE LIVRA- LOS DA CONDENAÇÃO , JESUS MORREU POR MIM E POR TODOS PECADORES .

JESUS PAGOU E NOS RESGATOU COM SUA MORTE E MORTE DE CRUZ DE NOSSOS PECADOS .

QUEM TÊM OUVIDOS OUÇAM ANTES QUE SEJA TARDE , A MORTE VEM COMO LADRÃO , NÃO SABEMOS A HORA, DIA OU ANO , E JESUS TAMBÉM , NÃO SABEMOS QUANDO VIRÁ BUSCAR OS QUE SE ARREPENDERAM !

15. Eu aredito que homossexualidade seja desvio de comportamento. Acho que a não observação de alguns pais, porque eles são os últimos a observarem e aceitarem isso na vida dos filhos, perrmite que crianças cresçam com essa tendência aprendida em conversas, etc Esse negócio de já nascer homossexual é piada. O pedófilo em atração sexual por crianças, então o sujeito nasce pedófilo também. E esse pessoal que tem relações sexuais com animais irracionais (cachoro,cadela, cavalo, égua, macado)? Tudo isso é aprendido, é portanto, desvio de comportamento. Como acontece o orgasmo do homossexual? É do mesmo jeito que acontece com as mulheres ou eles ejaculam? No ato da relação o homossexual tem ereção? Conheço o caso de um professor homossexual que estava acostumado a ter relações sexuais só com homens. Um dia que ele experimentou uma mulher (também professora), numca mais ele quis se relacionar com homens. Não há dúvida de que o diabo age na vida de determinadas crianças no sentido de torná-las homossexuais. Essa atitude do diabo é para mudar a natureza do criador (macho e fêmea), (homem e mulher). O que diabo puder fazer para destruir aquilo de Deus fez, ele faz. Desvio de comportamento é uma das atividades do diabo na terra.

16. Até poucos anos atrás eu acreditava que a homossexualidade era causada por fatores puramente genéticos.

Até o momento em que tive que fazer um trabalho escolar sobre a homofobia; e para finalizar o trabalho eu precisava entrevistar homossexuais para conhecer um pouco da história deles.
    A grande maioria disse que nunca tiveram uma figura paterna presente; porque eram orfãos ou porque os pais nunca tinham tempo para eles.

Então concluí de que nenhum deles era homossexual simplesmente porque “nasceu gay”.
    E sim porque foram psicológicamente influenciados, mesmo sem saber, pelo meio em que vivem.

17. Gostaria de afirmar que ninguém nasce homossexualisado, se os pais decidem afirmar e vestir seus filhos assim, não tenha dúvidas vai receber uma invertida de Deus, que confiou aos pais a educação dos filhos. Uma Família não é constituída por junta de homens, mas por um casal de macho e fêmea. Macho do sexo masculino e fêmea do sexo Feminino. Deus não faz nada errado na sua criação, pecador na história é o homem, quem se auto denomina gay é o próprio homem ou sua família. Quando deus disse façamos o homem a nossa imagem e semelhança, Deus não iria brincar com sua própria criação. Tenha certeza, mais cedo ou mais tarde vai acontecer algo sobre o mundo de tal maneira que surpreenderá grandemente. Na cidade de Sodoma e Gomorra caiu fogo do céu. No caso do mundo atual vai ser diferente, Deus vai agir de forma a surpreendente sobre quem profanar o corpo humano, zomba da fé cristã, mata as crianças, abusam delas sexualmente, e até os tribunais que aceitam que os homens gay adotem crianças, receberá o castigo de Deus. Não espere para ver o que Deus vai fazer! Deus está no controle do mundo.