Em 20 anos, um bilhão de pessoas sofrerá de doenças como hipertensão arterial em todo o mundo. É o que alerta um editorial publicado na revista especializada Lancet. Segundo os pesquisadores, os hábitos pouco saudáveis são as principais razões para a propagação da doença.
O estudo mostra que a falta de exercícios físicos e a má alimentação podem elevar o número de casos de 972 milhões em 2000 para 1,56 bilhão em 2025.
Atualmente, de acordo com a pesquisa, um em cada quatro adultos sofrem de pressão alta, enfermidade que aumenta os riscos de problemas cardíacos, infarto e morte.
Os especialistas lamentaram o desleixo dos pacientes com relação ao tratamento. Segundo eles, a maioria das pessoas não teme a doença. Por esse motivo, comem comidas gordurosas, continuam consumindo bebidas alcoólicas, fumam e não praticam exercícios.
“Muitos pacientes acreditam que a pressão alta é uma doença que pode ser curada e então param ou reduzem a medicação quando a pressão do sangue diminui. A hipertensão é o primeiro e irreversível sinal de que muitos órgãos no corpo estão sob ataque. Talvez isso faça com que as pessoas pensem com mais seriedade sobre as conseqüências de um estilo de vida prejudicial à saúde e dêem maior atenção aos tratamentos preventivos”, aconselharam os médicos.
O editorial alerta ainda que a população ocidental é a mais propensa a desenvolver hipertensão durante a vida, devido ao péssimo estilo de vida. O número de chances é superior a 90%.
Fonte: Elnet