Um hospital de campanha que vem sendo usado com frequência nos últimos anos pela Samaritan’s Purse para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade foi enviado à Polônia para atender os refugiados ucranianos.
O envio foi feito pela entidade evangélica Samaritan’s Purse, que é presidida pelo pastor Franklin Graham. O mesmo hospital de campanha já havia sido enviado à Itália no início da pandemia de covid-19 e posteriormente foi montado em Nova York para atender pacientes infectados.
A Equipe de Resposta a Desastres da entidade chegou à Polônia no avião da entidade no dia 04 de março, onde a estrutura do hospital foi desembarcada para ser enviada por terra à Ucrânia.
De acordo com informações da Fox News, a estrutura conta com centro cirúrgico, UTI, pronto-socorro, farmácia e sistema próprio de água e saneamento, além de mais de 50 funcionários, incluindo médicos e enfermeiros, podendo atender em regime de emergência a mais de 100 pacientes por dia, com capacidade de manter 30 pessoas internadas simultaneamente.
O objetivo é ajudar o maior número de refugiados possível e atender as necessidades que o sistema de saúde local não possa suprir: “As famílias ucranianas estão sofrendo e precisam desesperadamente de ajuda física e oração durante este período difícil”, afirmou o pastor Franklin Graham.
“Estamos implantando cuidados médicos que salvam vidas para ajudar as pessoas que estão sofrendo. Queremos atender às necessidades dessas famílias em seus momentos mais sombrios, apontando-lhes a luz e a esperança de Jesus Cristo”, acrescentou o presidente da entidade.
Na região, a Samaritan’s Purse já atendeu emergências anteriormente durante crises na Polônia, Romênia e Moldávia, que fazem fronteira com a Ucrânia. Agora, a entidade trabalha para enviar, ainda nesta semana, duas clínicas médicas com capacidade de fornecer atendimento a 200 pessoas por dia.
A Organização das Nações Unidas estima que mais de 1,5 milhão de ucranianos já fugiram do país em busca de refúgio nos vizinhos, o que torna a situação a crise mais intensa de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial.