Morre Hugo Chávez, vítima de câncer; Presidente venezuelano havia pedido saúde a Deus “para continuar sua missão na terra”

8

O presidente reeleito da Venezuela, Hugo Chávez, faleceu na tarde desta terça-feira, 05 de março de 2013, em decorrência de complicações de seu estado de saúde, já fragilizado pela luta contra o câncer.

Reeleito em outubro de 2012, Chávez não chegou a tomar posse para o novo mandato, devido à necessidade de manter o tratamento, que era realizado em Cuba, por escolha do próprio presidente.

Desde o surgimento de sua doença, Chávez passou a fazer declarações de fé publicamente, dizendo acreditar que a cura divina poderia ajudá-lo a superar o câncer.

Em maio de 2012, antes de sua viagem para Cuba, Hugo Chávez disse que o câncer havia causado uma aproximação dele com Deus, e demonstrou fé: “Tenho certeza que nosso Cristo, continua fazendo milagre”.


Embora tenha chegado anunciar sua cura da doença, as palavras de Chávez nunca foram ricas em detalhes sobre seu real estado de saúde. Já durante as eleições presidenciais do ano passado, o presidente dava sinais de que estava fragilizado, e no anúncio de sua vitória, desejou forças para assumir o novo mandato: “Peço a Deus que me dê saúde para seguir fazendo mais e melhor pelo povo venezuelano”, declarou, antes de agradecer pela vitória: “Foi realmente, como vínhamos dizendo nos últimos meses, uma batalha perfeita, democrática. Graças a Deus e à consciência de nosso povo, não houve nenhum acontecimento hoje para lamentar”.

Em dezembro, anunciou que deveria passar por novas cirurgias, cogitando, desde então, não assumir o novo mandato.

O anúncio de sua morte foi feito pelo vice-presidente, Nicolas Maduro, que vinha ocupando o posto de Chávez durante sua licença. Novas eleições presidenciais deverão ocorrer em trinta dias, e a tendência é que o próprio Maduro enfrente Henrique Capriles, candidato derrotado em outubro, mas que foi o opositor que mais perto chegou de desbancar Chávez do poder.

A história de Hugo Chávez na Venezuela inclui a tentativa de um golpe de estado em 1992, quando era militar, e que resultou em sua prisão. Anos depois, em 1999, foi eleito presidente do país e promoveu mudanças constitucionais, que permitiram sua reeleição indefinidamente.

No Brasil, a presidente Dilma Rousseff decretou luto oficial de três dias e afirmou que apesar de o governo brasileiro “em muitas ocasiões não concordar integralmente com o presidente Hugo Chávez”, reconhecia nele “uma grande liderança e, sobretudo, um amigo” do país, segundo o G1.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

8 COMENTÁRIOS

  1. O eleitor da Venezuela aprendeu a lição.

    Agora fiquem atento para não mais votarem nesses políticos personalistas, afinal precisou Deus intervir para acabar com essa figura, pois além de plantar a discórdia em seu país, também o fez em nível mundial.

    Arrogante, prepotente, falador, sem deixar ninguém falar, sempre sem posicionando como coronel nordestino, ou seja, não sabia distinguir o terreiro de casa com os dos outros, querendo cantar de galo em todos.

    Como é que um país sentado em cima de uma riqueza tão grande, mas assiste o país num deserto desses, tudo em nome de que está ajudando os mais pobres.

    O bom administrador é o que sabe conciliar os direitos e deveres, o que sabe fazer o pobre e rico felizes, o que sabe conviver com um sem matar o outro.

    Fez o que quis com a fragilidade do país vizinho, a Colômbia, interferindo na sua política e se juntando a guerrilheiros, deu dinheiro a candidatos argentinos, equatorianos e bolivianos, fez chacota do presidente americano em plena ONU, tornou-se uma e carne do outro linguarudo do Irã.

    Em síntese, um exibicionista que somente espalhou discórdia, que nunca agiu em nome da paz e da harmonia e sempre usando a patente militar para se impor.

    Deus fez justiça o carregando daqui, faltando agora poucos outros ditadores, daí o milênio de paz,

    • Ei meu irmão, você me parece um total alienado do mundo e da realidade que o mundo vive. Indo com a maioria que se diz “informada”.
      Me desculpe mas é verdade.
      Ele não foi nenhum santo, bem longe disso. E não estou aqui para defende-lo, porque não é essa a minha intenção.
      Ele não foi esse “demônio” pintado pela mídia não, ao contrário, atrapalhou de forma ferrenha muitas coisas das quais seu próprio país, a Venezuela, e a América Latina não tomaram, ou tomarão total conhecimento.
      O mundo que vivemos não é esse que nos dizem que é, ou esse que nos mostram nos jornais e na TV, Tem muita coisa e que vai muito alem do que imaginamos.
      O negócio é se informar irmão, buscar as fontes, das informções tambem. Não ser enganado e levado junto com a maioria. Deus nos deu inteligência pra isso!!
      Falo sobre pois tenho amigos, parente estudando e morando por lá a alguns anos já, fui algumas vezes também, por ser jornalista e de costume correr atrás de informações e diferenciar fatos reais de “notícias” ..
      Um abraço meu irmão e fique na Paz de Cristo

      • Cristo esteve aqui trazendo mensagem de paz, todavia não ensinou a ninguém o uso da força.

        Todas as vezes em que a humanidade foi conduzida por “salvadores” padeceu e muito.

        Veja o exemplo do comunismo. É uma coisa bonita, e com algumas coisas derivadas da palavra de Cristo: o repartir do pão, o doar os sapatos quando se lhes tiram a camisa, a ausência de ricos/ricos(pois doando o que extrapola),mas cometeram o erro de impôr à sociedade, tendo Stalin matado cerca de 50 milhões.

        Lula, também defensor da ampliação dos direitos, não precisou usar a força.

        Criou um partido, se candidatou por quatro vezes a presidente. Governou usando as metodologias existentes, sem adentrar em contraste direto com os direitos dos demais, ou seja, ampliou as políticas sociais sem fazer inimigos em borbotões, sem falácias.

        Uniu-se aos partidos contrários em face das normas legais do país. Não precisou usar decreto algum, golpe algum.

        Foi um pacificador e deu exemplo a esses ditadores que acham que somente com sangue, com agressão se consegue seus objetivos, mostrando, pois, inteligência e imaturidade.

        Mostre um regime que conseguiu frutificar à base de golpes, de sangue, de agressões, de desrespeito, de mentiras, de meias verdades.

        Não precisamos de salvadores e muito menos de ditadores, de militares, de sábios, sim de servos da humanidade para servi-la e não para ser servidos pelos povos, pois quando no poder não querem lagar, e passam a mentir para se manter.

        Lula soube estar presente ante a esquerda e a direita mundial sem que forçasse ser ouvido, afinal seu exemplo de vida o precedia não por ter nascido pobre, embora também isso, mas sim por ter montado uma estratégia, em que nela estava inserida não apenas o ganhar, mas sim o perder.

        Não são figuras grotescas tipo Hugo Chaves e Fidel Castro que devam servir de referência e nem parâmetro para humanidade, sim os conciliadores da esquerda e da direita, os que sabem esperar a hora de adentrar e de sair, os que esperam o momento do acender das luzes, mas também saibam reconhecer do apagar delas, em síntese, saber adentrar e saber sair.

        Salvador? Somente duas figuras: Deus e seu filho, Jesus.

  2. Segundo informações (fontes seguras), havia um enfermeiro cristão que estava cuidando do presidente Chavez e antes de falecer o presidente confessou e aceitou Jesus como o salvador da vida dele.

  3. Se ele aceito, a jesus Cristo, como o seu Salvador, e se arrependeu dos seus pecados,no dia do Arrebatamento ele subira ao Céu, Junto com o Espirito Santo de Deus.Os escolhidos de Deus, ou vem pelo Amor, ou vem pela Dor.Mas os filhos da perdição morrerão negando o Nome de Deus, e Arderão no fogo do (I)inferno, preparado por Deus,para o (D)diabo e seus (A)anjos.hoje o diabo uza certas criaturas para afrontar, a Palavra de Deus, mas quando for assinado a lei do Iluminsmo, o Espirito Santo de Deus,subira ao Céu,e o diabo mandara, no Mundo(com Autorização de Deus), e todos esses que são uzados hoje, serão os primeiros a serem escarnesidos em Praça publicas.mas quem aceitar a jesus Cristo, como o seu salvador, não estara mais aqui, mas sim ao lado direito do Nosso Querido jesus Cristo.QUE O AMOR DE JESUS CRISTO, DE O DESCERNIMENTO, A TODOS, E TODA A HUMANIDADE NÃO CAIA NA ARMADILHA DO (D)dIABO.

DEIXE UMA RESPOSTA