As redes sociais e a tecnologia como um todo, tem sido utilizada por igrejas como ferramentas de divulgação do Evangelho, mas também, principalmente, como forma de interação com os fiéis.
A Igreja Anglicana da Inglaterra anunciou que usará o Twitter no período do Natal, para publicar curtos sermões sobre o significado da festa cristã.
A iniciativa partiu do arcebispo Rowan Williams, que atualmente ocupa o posto de líder da denominação, em parceria com seu sucessor, Justin Welby. Juntos, os dois possuem mais de 40 mil seguidores no Twitter, de acordo com informações da BBC Brasil.
Além dos sermões em textos curtos, a denominação também tem incentivado os fiéis dos 16 mil templos a usarem o Twitter como forma de disseminação do Evangelho.
Recentemente, uma igreja na Grã-Bretanha passou a incentivar que os fiéis publicassem suas impressões a respeito dos cultos através do Twitter, e viu o número de frequentadores das reuniões dobrar.
Para que os resultados da iniciativa possam ser mensurados, a Igreja Anglicana criou a hashtag #ChristmasStartsWihtChrist (O Natal começa com Cristo, em tradução livre), para que os fiéis que publicarem tweets sobre mensagens cristãs no Natal, possam assinar e buscar outras publicações semelhantes. A hashtag funciona como uma marcação, e é formada pela junção do símbolo do sustenido, popularmente conhecido como “jogo da velha”, e de uma frase ou palavra específica.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+