Destaque

Igreja Católica construiu império imobiliário com dinheiro do regime fascista na Itália, afirma jornal

Comments (72)
  1. luiz sinval disse:

    Pega ladrão, rsrsrsrsrsrsrsrsrs.

  2. show disse:

    essa seita catolica é a desgraça e a vergonha do ser humano.

  3. fernando rodrigues disse:

    Ja nao era sem tempo que a podridao do catolicismo viesse a tona. mas isso nao e nada comparado ao periodo da inquisiçao onde milhares de cristaos foram mortos porque nao seguian sua pratica negra quem quiser saber e so ler sobre a inquisiçao so nao ve quem nao quer porque muitos preferem nao dar a minima mas um dia todos terao que dar conta de si mesmo a Deus que tudo sabe e tudo ve o periodo da inquisiçao foi a epoca mais triste da humanidade mas um dia nosso Redentor vira nos buscar ai sim sera o dia mais glorioso das nossas vidas.

  4. clamando disse:

    saiu muito barato as indulgencias para ajudar a matar mais de seis milhões de judeus

    1. leandro disse:

      mas vc sabe muitop bem que ninguem ajudou tanto os judeus a fugir e asilar-se dos nazi quanto a ICAR e se estudar ainda mais verá que o regime de Mussolini so perseguiu judeus ja no ano de 1943 por influencia alemã.Antes os deixavam como estava.

      E nã ose tratou de indulgencia nenhuma clamando.Em 1870 a Italia foi unificada ocupando militarmente Roma.Edificios e propriedades da Igreja foram confiscadas e usadas pelo gov italiano a partir dali.
      Veja o caso da Palacio do Quirinal.Em 1922, ao reconhecer o Est do Vaticano e este o Reino da Italia cujo chefe de Estado era o rei Vitor Emanuel III,a igreja foi indenizada pelas posses que perdeu pro estado italiano.Nos tambem indenizamos Portugal,pois se olhar direitinho parte dos primeiros bens estatais do Brasil faziam parte do acervo portugues.

      1. levi varela disse:

        Tá bom, Leandro,

        Já sabemos que tua igreja não erra nunca.

        As outras estão passando numa depuração e se calam, você insiste em defesa mirabolantes, nem o ministério de Cristo foi imaculado, a tua igreja é.

        Acreditamos.

        1. leandro disse:

          Os homens que compoem a Igreja podem errar Levi.Engraçado e que vc é que nunca é capaz de admitir que errou,que defende até o fim um farsante como o Edir Macedo com defesas pra la de mirabolantes.

      2. levi varela disse:

        Cadê

        O Jgmix, o reclamando, a Mary, Edson Freitas, Jocapane?

        Só cai de pau em cima das evangélicas, em especial a Universal?

        Fica difícil acreditar em imparcialidade.

        1. Jocapane disse:

          Tô aqui, e são só especulações de um jornal que não tem essa credibilidade toda, se o negócio for comprovado caio de pau em cima!

          1. vai arrebentar disse:

            ai o jocapane.
            aquele cara que disse que na biblia não tem referencias aos deuses.
            e que na época da torre de babel, não existia calendarios.

            ai agora ele disse que o jornal não tem credibilidade.

            mas se a materia fosse sobre a iurd, ou graça, ou o malafaia.

            ai poderia ser o jornal fundo de quintal, que tinha tooooda credibilidade.

            so trouxa que não percebe.

        2. clamando disse:

          não faz assim é o ciume que esta te separando pouco a pouco, deixando sr.
          levi
          o idiota ai não tem jeito ele esta perdidinho da silva, tem passagem garantida np trem das 11 que vai para o lago de fogo.
          agora para ti sempre há uma esperança, filho de pastor conhecedor da verdade, claro sei que estas desviado, e veja eu não disse com dezviados, hehehh fica frio levi o dele esta guardado

      3. clamando disse:

        leandro
        voce leu a reportagem, mussoline pagou a igreja católica para seu governo ser reconhecido, se não foi indulgencia, foi apenas mais uma negociata da mafia italiana, cosa nostra, e io sono italiani, capiti

        1. leandro disse:

          Não havia reconhecimento da IGreja em relação ao Estado italiano e isto perdurou de 1870 ate 1922.Como pode ver é bem antes de Mussolini.O papa e a Igreja viviam no bairro do Vaticano que legalmente pertencia a um governo que ela não reconhecia e acusava de ser usurpador de suas posses(e de fato era).
          Tal coisa causava incomodo nos dois lados e até paises de maioria evangelica recomendavam que a Italia resolvesse logo tal impasse diplomatico.Já que havia um representante de um poder transnacional a mercê da boa vontade de um governo temporal.

          Ele não deu qualquer reconhecimento pessoal ou partidariao ao ditador:
          Em 1929, a Santa Sé assinou o Tratado de Latrão com o governo italiano de Mussolini. De acordo com o tratado, o Estado do Vaticano tem soberania plena sendo um enclave na cidade de Roma; em troca o Vaticano renuncia aos seus antigos territórios (Estados Papais). Resolvendo assim, a chamada “Questão Romana” que já havia sido, antes, objeto da encíclica Ubi arcano, na qual o papa dizia que “a Itália não tem e não terá o que temer da Santa Sé.”

          Neste tratado, ficou dito expressamente que a Santa Sé “reconhece o Reino de Itália sob a dinastia da Casa de Savóia com Roma sendo a capital do Estado Italiano e de outra parte a Itália reconhece o Estado da Cidade do Vaticano sob a soberania do Summo Pontífice.” Assim, Papa Pio XI tornou-se Chefe de Estado, o primeiro desde a queda dos Estados Papais durante a unificação de Itália no século XIX. Pio XI buscando, ainda, o reconhecimento internacional, sobre esta questão específica, celebrou ainda mais onze concordatas e cinco acordos internacionais.

          A relação com o governo fascista de Mussolini deteriorou-se drasticamente nos anos seguintes. Como consequência, Pio XI publicou a encíclica Non abbiamo bisogno (1931), escrita especificamente em língua italiana, em que critica o fascismo. A sua morte continua envolta em mistério, uma vez que Pio XI morreu pouco depois de ter criticado abertamente o regime fascista de Mussolini.

          1. Jocapane disse:

            Vai se arrebentar

            Sugiro que rasgue sua bíblia, pq a minha fala que há um só Deus, de preferência uma em sua lingua original para você estudar, se é que um cara que passa o dia todo falando besteira e mal sabe escrever tem essa capacidade.

            Enquanto ao calendário, pesquise um pouquinho ou assine History Channel.

            A FORBES tem muito mais credibilidade que esse jornal que NINGUÉM aqui conhece, tem a mesma credibilidade que a VEJA tem com a IURD segundo VOCÊS mesmo.

            Trabalhei quatro anos com publicação, conheço um pouco como funciona, no mais…

          2. clamando disse:

            não importa que pagou pagou, onde que roma teria influencia tão grande a não ser religiosa, eo temor imposto pela corja do vaticano, logo pagou por medo de ir para o inferno, mas como acordos com a católoica não valem nada, el foi igual, da mesma forma se voce não aceitar a JESUS como seu salvador, e se batizar nas aguas por imersão e para arrependimento de pecados já esta no inferno, junto com todas as tuas imagens, vou te contar uma histórinha, chegando a uma cidade do interior, uma imagem de uma destas bestas da católica, umas pessoas foram a casa de um crente que estava enfermo, chegando la fizeram o convite, mas gentilmente o crente agradeceu, noutro dia vieram de novo para convidar, então o crente disse espera um pouco que vou amarrar, meu cachorro aqui na area de minha casa por causa dos ladrões, vindo ele com uma grande estatua de um cachorro amarrou e disse pronto podemos ir, eles se olharam entre eles e disseram que adianta, colocar uma imagem de cachorro ai pois ela não late não se mexe não morde, então disse o crente da mesma forma a estatua de voces também não faz nada,k deixe a idolatria e venha para JESUS ele salva cura liberta e batiza com o ESPIRITO SANTO

          3. leandro disse:

            Como sempre nos subestima nos classificando como ignorantes e ou mal intencionados.

            Não adoro ne mconsidero meu salvador nenhum idolo.
            A muito tempo ja sei que Cristo é meu Senhor e Rei e ja te falei isto antes.

            Batismo por imersão NUNCA FOI REGRA OBRIGATORIA NA IG PRIMITIVA CRISTÃ.
            Já li textos de 180DC, 200 DC e a anos proximos mandando se batizar tanto por imersão quanto por infusão e independente da idade. fora alguns martires que receberam o batismo de sangue nas arenas.

            Vc sempre fala que estamos com os dias contados.E esta conversa veio com Lutero que nos chamava em sua juventude de prostituta tambem.O Lutero da velhice já foi bem mais humilde.
            E hoje é a igreja dele que fo pro inferno com os casorios gays,com o divorcio,com “ordenação” de mulheres.De tanto nos condenar ao inferno vcs é que vão chegar lá bem antes de nos.

          4. leandro disse:

            Fora que se ler os comentarios que postei vai ver que o texto do Tratado implicou no reconhecimento do Reino da Italia e na casa real de Savoia.Ele não reconheceu Mussolini e seu partido.Tanto que em 1931 a enciclica papal CONDENOU O FASCISMO COMO ANTICRISTÃO.
            Onde esta que o ditador pagou pra ser salvo do inferno???

            Isto ta que nem aquela leviandade que foi veiculada aqui no mes passado sobre a Igreja catolica em Assis vender pedaços no céu.Depois outros internautas postaram a fonte original mostrando que era um site russo de noticias falsas.E ninguem no gospel postou esclarecimentos ou desculpas.

            Se um dia a ICAR for pro lago de enxofre vcs já vão estar lá antes e bem torradinhos.Abra os olhos Clamando,na Europa paises de tradição evangelica estão tipo Holanda(nesta ai pelos calculos em 2030 já nã otemos mais cristãos) e Inglaterra ou estão com seus templos esvaziando crescentemente.Ou aceitam os absurdos de casorios homo,e travestis como pastores.Um “cristão” que pode todo tipo de imoralidade em nome do Senhor????

            Daqui a 100,200,300 anos se o Juizo Final não tiver chegado.Vc vai entrar numa Igreja Catolica e verá bem poucas diferenças.Se entrarmos na sua congregação ai vamos ser recepciondos por um “pastor transexual”.

            Vejo constatemente noticias de teologos luteranos revoltados com o liberalismo de sua igrejas e voltando pra ICAR.No anglicanismo quem tem vergonha na cara já voltou.
            No maximo em 100 anos todos os conservadores da Palavra de Deus que não aceitam esta ditadura da modernidade anticristã estarão alinhados ou reconvertidos ao verdadeiro cristianismo catolico.Será parecido com a Alemanha de de 1870.Catolicos e luteranos autenticos(comc exceção do Kulturkampf) das antigas vivendo juntos sob a governança de uma dinastia luterana.So que no futuro serão os evangelicos que terão que aceitar o auxilio do catolico.

            Pode falar e caluniar mas no fim vcs sempre facilitam o trabalho do demonio deixando que cada um tire da Biblia a interpretação e o pecdo que melhor lhe aprouver.

          5. clamando disse:

            LEANDRO
            NUNCA TE CALUNIEI, BEM AO CONTRARIO, AGORA NÃO É DE REGRA OBRIGATÓRIA A IMERSÃO, VEJAMOS COMO CRISTO PROCEDEU ASSSIM, CHEGANDO AO RIO JORDÃO JOÃO BATISTA OLHA PARA ELE E DIZ, EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECDO DO MUNDO, CERTO, DEPOIS DIZ AO PRÓPRIO CRISTO, NÃO SOU DIGNO DE ATAR AS TUAS ALPARGAS E VEM O SENHOR A MIM, RESPONDEU JESUS, É PRECISO QUE SE FAÇA TUDO COMO MEU PAI MANDOU ATRAVÉZ DOS PROFETAS, ENTÃO ELE FOI O EXEMPLO, QUAL OUTRO, VOCE TERIA, VEJA O DE PAULO, QUE TE FALTA AGORA LEVANTA-TE BATIZA-TE E LAVA-TE DOS TEUS PECADOS, IMERSÃO E EM RIO OU ALGO QUE O VALHA, POIS VEJA LANÇA NOSSOS PECADOS NO MAR DO ESQUECIMENTO, TODO RIO DESAGUA NO MAR, QUANDO MUITO EM OUTRO MAIS ESTE DESAGUA NO MAR, VEJA TINHA UM POÇO COM 5 PAVILHÕES OMDE O ANJO DESCIA, APENAS UMA VEZ POR ANO, E O PRIMEIRO QUE ENTRAVA ERA CURADO, PORQUE APENAS UMA VEZA POR ANO? PORQUE ERA UM POÇO E CUSTAVA A SE LIMPAR, ENTÃO PISCINA POÇO, PIRA BATISMAL, TUDO ERRADO, NOSSA BUSSOLA E LINHA DA VERDADE E DA MENTIRA É A BÍBLIA, NENHUMA OUTRA FONTE RECONHEÇO, MUITO MENOS OS LIVROS APÓCRIFOS ESCRITOS DEPOIS, ONDE SE ENSINA HERESIAS, FICAR COM O SIMPLES, PAI GRAÇA TE DOU QUE NÃO REVELAS-TE ESTAS COISAS AOS SABIOS E ENTENDIDOS, MAS APROUVE A O SENHOR REVELAR AOS PEQUENINOS, MUITO MELHOR, QUE INTERESSA A HISTÓRIA DE ITALIA OU SEITA CATÓLICA, A MIM QUANDO SE FALA EM SALVADOR E SALVADO SÓ VEJP, CRISTO COMO UNICO CAMINHO VERDADE E VIDA E QUE NINGUÉM VAI AO PAIU A NÃOM SER POR ELE, LOGO MARIA E OUTRAS ENTIDADES QUE CHAMAM DE SANTOS, ESTÃO MORTOS, ESPERANDO A VINDA DO MESTRE O RESTO TUDO É SÓ E S T Ó R I A E NÃO HISTÓRIA

          6. leandro disse:

            Ue vcs mesmo nã odizem que a iCAR so surgiu em 312 DC com Constantino I….
            Te citei estes textos porque vcs mesmos dizem que seguem o evangelho dos martires,dos apostolos e seus continuadores.Então numa epoca que nem existia a IG Catolica e Constantino temos cristaõs e martires dizendo pra sae batizar como puder ser feito.

            Muitos so foram batizados nas arenas com seu sangue derramado.Alme disto que Biblia existia até pelo menos 300 DC Clamando….

            Ninguem pode falar em canon biblico definidoaté no minimo 382 DC quando o papa Damaso I fez um concilio em Roma.Entã oera preciso seguir o que a Tradição apostolica nos deixou.

            São Paulo recomenda e ordena a manutenção da Tradição Oral. Em1 Cor 11,2, por exemplo, lemos: “Eu vos felicito por vos lembrardesde mim em toda ocasião e conservardes as tradições tais como euvo-las transmiti” . São Paulo está claramente recomendando quemantenham a tradição oral, e deve ser notado em particular que elecongratula os fiéis por fazê-lo (Eu vos felicito…). Também é explícito notexto o fato de que a integridade desta Tradição oral apostólica eraclaramente mantida, da mesma forma como Nosso Senhor haviaprometido, sob o auxílio do Espírito Santo (cf. Jo 16,13).

            Talvez o mais claro apoio bíblico para a Tradição oral seja 2 Ts 2,15, onde os cristãos são enfaticamente advertidos: “Assim, pois, irmãos, ficai inabaláveis e guardai firmemente as tradições que vos ensinamos, de viva voz ou por carta”. Esta passagem é significante porque: a) mostra uma tradição oral apostólica vivente, b) diz que os cristãos estarão firmemente fundamentados na fé se aderirem a estas tradições e c) claramente afirma que estas tradições eram tanto escritas como orais. A Bíblia distintamente mostra aqui que as tradições orais – autênticas e apostólicas em sua origem – deveriam ser seguidas como componente válido do Depósito da Fé, então por quais razões ou desculpas os protestantes a rejeitam? Com que autoridade podem rejeitar uma exortação clara do apóstolo Paulo?

            Mas isto vcs não aceitam.So que coube ao magisterio cristão catolico definir nos fim o numero de livros que estariam na Biblia, e estes são 73
            .So de evangelhos tinhamos uns 20 candidatos.E curioso e que quando Lutero que nunca passou de padre decide retirar os 7 deutero canonicos vcs aceitam.Agora,passados 1200 anos um homem teve mais autoridade pra falar que todo um concilio reunido num tempo em que os cristãos eram melhores e mais proximos dos apostolos que no sec XVI.

            Sei que vc não me ofendeu pessoalmente,mas da muita trela a toda noticia negativa veiculada contra o Vaticano.E vc sabe que embora este espaço seja democratico.Ele não é muito equilibrado ao veicular informes sobre a Igreja Catolica.Tem muita editada de modo a fazer parecer mais grave do que é.Outra vez te lembro aquela da venda de perdões na Ig de Assis lá na Italia.Noticia fske onde o site não se retratou.

            Não se esqueça que esta corja vaticana que vc tanto critica lutou muito contra o ateismo comunista,lutou contra os arianos e mulçumanos no passado e agora trava uma luta contra a ditadura modernista homoafetiva.quem esta deixando de fazer isto são as igrejas evangelicas antigas.

          7. clamando disse:

            Leandro
            o que pesa sobre a católica é ter usado da fé e abandonado, os principios de CRISTO, como voce mesmo dis constantino realmente foi só o começo da perversão desta igreja, abandonando o verdadeiro evangélho genuino, para virarem os primeiros adoradores de imagens e de mortos, quebrando o primeiro mandamento e também a lei que diz que não devemos consultar aos mortos, ou seja , rezar para eles, também que pesa mais sobre a católica, e ser a primeira a introduzir vantagens em troca de dinheiro, as famosas indulgencias, estas largamente difundidas, só tornaram seu patrimonio maior, também introduziram sua irmã menor a iurd, inteligentimente usada por satanas para difundir o catolicismo com fachada evangélica, pois mudaram as praticas, mas as idolatrias e heresias são as mesmas, todas levam aos incautos, para o inferno, e o que é pior pagando para isto, como ve adoração de mortos e não digam que só adoram a Jesus, pois é mentira, assim como a iurd, adora o macedo e pratica toda sorte de sortilégios, contra o evangélho, então até entendo e digo que não nutro nenhum sentimento de raiva contra voce, mas sim, contra aqueles que pregam ao invés de CRISTO SALVADOR, seitas e heresias que levam,a perdição, sabe leandro, me perguntei que como pode um homem culto como voce conhecedor de parte da história, sim digo parte pois o que apreendeu foi com, os ensinamentos escritos e difundidos por esta seita católica, e não pelo genuino evangélho de CRISTO ,k bom seria que usa-se este dom que DEUS te deu de estudar, para ler as escrituras, e não traduzida por católicos, mas verdadeiramente traduzida, pois assim como martinho descobriu o poder dele voce também o possa descobrir, só me resta deixar um abraço do clamando desejando a voce sorte para te encontrar com CRISTO.

      4. georges disse:

        Só esqueceu de dizer que Pio XI, apesar de escrever textos condenando o nazismo na Alemanha, em casa (Roma) amarelou e entregou judeus aos fascistas; além de ter fechado os olhos ao massacre no bairro judeu de Roma. Coisa à toa… Nem vou falar do bispo de Cartagena (Espanha), Diaz Gomara, que abençoou os canhões do fascista Franco…

        1. leandro disse:

          Pio XI morreu em 1939,antes de 1943 quando houve a deportação permitida pelos fascistas. Ate onde se sabe ele escondeu milhares de judeus em roma e no mundo.
          O que ele poderia fazer com seus 80 guardas suiços gerorges deter Hitler??

          1. leandro disse:

            Digo Georges.E sobre a Guerra Civil na Espanha.Ate Eric HObsbawn que é um historiador comunista e anticatolico reconheceu que so numa diocese mais de 9000 membros do clero catolico foram executados pelos comunistas e soialistas.
            Entã ovc queria que nos entregassemos de mão beijada.É o mesmo que pedir que os judeus saissem cantando e dançando em direção aos campos de concentração.

  5. Pitagoras disse:

    Chocante. Mas haverá algo que o governo italiando possa fazer ?

  6. levi varela disse:

    Cadê

    O Jgmix, o reclamando, a Mary, Edson Freitas, Jocapane?

    Só cai de pau em cima das evangélicas, em especial a Universal?

    Fica difícil acreditar em imparcialidade.

    1. clamando disse:

      com saudades do teu véinho é, to aqui pronto mato a saudades?

      1. levi varela disse:

        Agora dê sua opinião, criancinha de Jesus! Fale alguma coisa, seja contra a revista ou contra a igreja, mas que fale, jovem/juvenil que vive comendo leitinho, com pêra e iogurte e que não larga a saia da mamãe, segundo esse famoso personagem que fala na internet esfaqueando a mesa, cujo nome esqueço agora. Mas fale, diga alguma coisa, mostre sua indignação ou contra a notícia ou contra o fato.

        1. levi varela disse:

          Vige, se fosse uma cobra teria me mordido, não tinha visto o murmurador, ops, desculpe, o reclamando, pois já vinha reclamando desde a terceira intervenção, se bem que de forma velada, sem muita incisividade, apenas e tão apenas se referindo a fatos do passado, aliás que o Leandro diz que nunca existiram, que foi calúnia, nunca vi o ganhador da história se autocaluniar, vejo sim invertendo-a na tentativa de apagar da memória os seus males contra quem lutou.

          1. leandro disse:

            Vc ja me viu defendendo aqui até os luteranos alemãos da Alemanha Nazi.E como este site edita suas noticias fica parecendo que foi um mero negocio entre um ditador e a Igreja.Pare de ser leviano.O Estado italiano se apoderou de terras e bens pertencentes ao Vaticano e agora a indenizava pelos mesmos.Seria o mesmo que depois de 50 anos algum governante indenizasse a familia do teu amado apostolo Macedo por tomar dele a força a Record(que nos bem sabemos com que dinheiro foi comprado não é mesmo Levi…)

          2. clamando disse:

            era saudades mesmo heheh, caro irmão levi, o amiguinho ali e sua seita católica tem seus dias contados, pois a grande prostituta do apocalipse, ja esta condenada , não só pelo sangue dos santos derramados, mas também pela quebra do maior mandamento , que é amaras o senhor teu SEUS de todo o teu coração, não teras e não faras para ti imagem alguma do que tem no céu na terra e debaixo dela, então, não adiata atirar pedras em gato morto, ele não vai miar, ta bom deixo um forte abraço para ti meu querido irmão

  7. J.Neto disse:

    Até aqui, nenhuma novidade

  8. Angelo disse:

    Quando será álgüem vai botar a iasd a limpo com todos os seus vários CPJ e suas muitas falcatruas em nome de DEUS.esta demorando para a minininha do olho dos deuses ser notada .. Com a riquezas que acumulou nestes 150 anos
    A segunda igreja maIs rica do mundo. E um monte de fieis que a sustentaram e sustentam perecendo. Na opressão e desvelo inertes na sujeição e medo.

  9. mauro disse:

    Um pratinho feito para os abutres de plantão daqui, uma pena que “historiadores evangélicos” não publiquem as mesmas teses históricas que confirmem essas notícias requentadas. A Inglaterra secular é uma velha e declarada inimiga de nós Cristãos Católicos, mas enganan-se os evangélicos pois a mesma também deseja ardetemente o seu fim.

    Vamos aos fatos:

    Essa informação é totalmente mentirosa e deturpada. Mussolini não doou nada para a Igreja, e esta não fez nenhum acordo para apoiar governo nenhum. Para que compreendas a criação do Estado do Vaticano, é preciso ter em mente a formação do Estado Pontifício e seus desdobramentos na História da Igreja, culminando com o fim da Questão Romana aos 11/02/1929.

    O Estado Pontifício foi formado da seguinte forma:

    Em 476 o Império Romano cai aos pés dos bárbaros Ostrogodos que tomaram a cidade de Roma. Os Bizantinos reconhecem o domínio Ostrogodo. Em 553 os Bizantinos fazem da província itálica uma província do Império Bizantino, com seu governador (exarca) em Ravena. Em 568 os Lombardos invadem o norte da Itália, não atacando Ravena. O Império Bizantino não agradava a população do centro e sul da península, com impostos e falta de proteção. O papado ia aumentado o seu prestígio moral e político, defendendo as populações carentes. A estima devotada ao Papa fazia que muitos nobres ao morrerem ou entrarem para um monastério deixassem seus bens e territórios ao Papa, dessa forma foi-se organizando o “Patrimônio de São Pedro,” que possuía terras da Itália e ilhas adjacentes.

  10. mauro disse:

    Em 739 os Lombardos hostilizavam as populações itálicas e cercaram Roma. O Papa Gregório III tentou resolver a situação recorrendo aos Francos, mas não conseguiu o apoio. O sucessor de Gregório III, o Papa Zacarias (740-52) conseguiu paz com os Lombardos e um bom relacionamento com os Francos. Em 747, Pepino tornou-se mordomo (os reis “reinavam” e os mordomos governavam “sem coroa”) do Palácio Real dos Francos. Em 751 Pepino depôs o último rei merovíngio, Childerico III.

    Zacarias permitiu o golpe de Estado, que proporcionou o título de Rei a Pepino, que já o possuía de fato. Em 754 Estevão II (752-57) veio a Gália para ungir Pepino como Rei. O Rei Lombardo Aistulfo (749-56) depois de ter tomado Ravena ameçava Roma. O Papa Estevão II pediu auxílio aos Francos. Pepino em duas campanhas militares (755 e 756) venceu Aistulfo e apesar dos protestos de Bizâncio, doou solenemente por escrito ao Papa os territórios de Comacchio, o exarcado e a Pentápole; o documento de doação (Donatio Pippini) foi colocado sobre o túmulo de São Pedro.

    Funda-se o Estado Pontifício (756), independente de Bizâncio, jurisdicionado pelo Papa e protegido pelos Francos.

    Vejamos o que nos diz MATOS: “A benção da Igreja retirou do golpe de Estado o seu caráter de ilegitimidade. Não estranhamos assim a gratidão, por parte de Pepino, que teve oportunidade de demonstrá-la concretamente, quando o rei Lomgobardo Astolfo, que sitiara Ravena, começou suas investidas também contra Roma. O Papa Estevão II pediu exílio a Pepino. Duas vezes ele se deslocou com seu exército para a Itália, a fim de combater Astolfo. Na segunda vez, em 756, obrigou a retirada e, para garantir melhor proteção ao Papa, ofereceu a Igreja, além de Ravena, um grande número de lugares que, anexadas a Roma e ao antigo território pontifício, formariam um verdadeiro país no centro da Itália. Foi a famosa Donatio Pippini – a doação de Pepino – que deu origem ao Estado Pontifício. Os protestos do Imperador bizantino, a quem pertencia Ravena, não foram respondidos. Um documento falsificado serviu como prova de que Pepino não fazia outra coisa senão devolver ao Papa uma antiga doação feita por Constantino. O pontífice ofereceu ao Rei a dignidade de Patrício dos Romanos. Pouco faltava para ser substituído pelo título de Imperador, o que se realizou efetivamente, com a figura de Carlos Magno (cf. MATOS, H. Cristiano. Introdução à História da Igreja. 5ª ed. Belo Horizonte: O Lutador,1997.p,193-195).

  11. mauro disse:

    Assim, de 756 até 1870 a Igreja tinha jurisdição legítima sobre as terras do Estado Pontifício. A partir de 1823 começaram a surgir na Itália campanhas em favor da Unificação da Península Itálica, o que implicava na extinção do Estado Pontifício. O Papa dessa época era Pio IX.

    Em abril de 1848 o rei do Piemont – Sardenha, Carlos Alberto, — que encabeçava o movimento de Unificação da Itália — declarou guerra a Áustria que apoiava o Estado Pontifício. Diante do conflito Pio IX declarou-se neutro, para não contestar os italianos e nem magoar a Áustria, país católico. Essa atitude de Pio IX irou os nacionalistas italianos que cercaram o Palácio do Quirinal (residência do Papa) o ameaçando. O Papa Pio IX terminou tendo que fugir para Gaeta, no Reino de Nápolis aos 24/11/1848.

    Aos 09/12/1849 em Roma, a Assembléia Constituinte proclamou a Republica, seguindo-se a diversas profanações cometidas pelos chefes revolucionários, como por exemplo, o saque de Igrejas, clérigos maltratados, “celebrações” por sacerdotes depravados, etc.

    Pio IX em Gaeta pede ajuda as potencias européias conseguindo o apoio da Áustria (por ambição) e da França (por rivalidade). Após lutas, o general francês Oudinot ocupou Roma em julho de 1849 restabelecendo a soberania pontifícia, assim, Pio IX retornou a Roma em 1850.

    1. mauro disse:

      Depois desses acontecimentos, os ânimos dos italianos nacionalistas que se concentravam no reino de Piemonte-Sardenha ficaram muito irritados pela presença das tropas austríacas e francesas na Itália para evitar novos ataques ao Estado Pontifício. O resultado é que outra campanha bélica ocorrida foi favorável aos franco – piemonteses, que expulsaram os austríacos, dessa forma, os italianos tomaram posse de grande parte do Estado Pontifício, Pio IX agora sem apoio tentou montar um exército de voluntários, que improvisado e sem preparo foi vencido aos 18/09/1860 em Castelfidardo. Vitor – Emanuel II (1849-70) ocupou novas províncias pontifícias e foi proclamado “rei da Itália”.

      Para piorar a situação, no sul da Itália Giuseppe Garibaldi, patriota e inimigo ferrenho do poder temporal dos Papas derrubou o rei de Nápolis fundando a Republica Napolitana, marchando para Roma. Em 1861 o Estado Pontifício já tinha perdido por força das armas dois terços dos seus territórios. Os Piemonteses continuaram a pressionar o Papa para que cedesse o restante dos Estados Pontifícios. Em 1867 Giuseppe Garibaldi quase toma a cidade de Roma com uma incursão de 6.000 homens, vencidas pelas tropas papais e francesas.

      Por fim em 1870 a Estado Pontifício caiu em frente a 60.000 piemonteses, uma vez que as tropas franco – alemãs que ajudavam na defesa do que sobrara do Estado Pontifício havia sido retirada por Napoleão III. Em 1871 Vitor Emanuel se apossou da residência dos Papas, o Quirinal, ficando o Papa recluso ao Vaticano.

  12. mauro disse:

    Em 06/02/1922, o Cardeal Aquiles Ratti é eleito Papa, tomando o nome de Pio XI, este versado em conhecimento e diplomacia. Em meio à mudança do governo da Itália, com o surgimento do Fascismo (1) que tomou medidas favoráveis à Igreja, tais como obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas, dispensa do serviço militar para os clérigos, retorno dos símbolos cristãos (Cruz, etc) para órgãos públicos (escolas, tribunais, hospitais, etc) preparam o a ocasião para a assinatura do Tratado do Latrão. Benito Mussolini, chefe do Governo, agindo movido pela conveniência política de conciliar a Itália com o Vaticano assina o Tratado do Latrão (2) em 11/02/1929, que reconhecia a absoluta soberania do Papa sobre a pequena Cidade do Vaticano (somente 0,44 Km? que sobrara do Estado Pontifício tomado pelas armas!), findando-se a Questão Romana. A Igreja perdia as terras do Estado Pontifício que outrora possuía, ficando apenas com o mínimo território independente para o desenvolvimento de suas atividades administrativas.

    Pio XI justificou a necessidade do Estado do Vaticano, como “um mínimo território para o exercício da jurisdição”, para que a Igreja mantivesse a sua sede física neste mundo, e independente de qualquer governo e soberano, para assim poder exercer suas atividades livremente. Assim como a alma tem como sede o corpo, a Igreja que é teândrica necessita de um corpo para exercer “um poder espiritual confiado a homens em proveito de homens”

    +++

    1. mauro disse:

      Em a HIstória do Cristianismo, de Paul Bede Johnson, relata desde o Novo Testamento até o século XX, mas o autor em sua confissão não se limitou em reconhecer e esmiuçar os períodos mais complicados do catolicismo, mesmo sendo um fiel católico apaixonado.

  13. levi varela disse:

    Vamos por parte, mesmo que queira não consigo deixar de ser leviano, haja visto o nome levi…

    Segundo, obrigado por dizer que o apóstolo Macedo é estimado por mim, não costumo menosprezar o próximo, então pode dizer que o são também Silas, Valdomiro, Marcelo Rossi, mãe Diná… e aí vão todos, prefiro tê-los acolhidos no coração.

    Espere aí, bilhões por uma indenização? Como agente político, o Mussolini é um mal exemplo de agente público, pois pagar tão caro pelo uso de algumas propriedades, é que o dinheiro não era dele, sim do povo, isso se fosse verdade essa história.

    Mussolini bonzinho? Não dá para acreditar. Outra coisa, por vir o dinheiro dele, razão sobraria a igreja de não receber, somente para não dá a impressão, que terminou acontecendo, de coisa ruim e não correta, afinal o povo todo sofreu com o governo dele, enquanto que a igreja alugou prédio ao sistema facista.

    A itália pós guerra à míngua enquanto a igreja comprando imóveis pra cima e para baixo com o dinheiro do povo, ou seja, uma guerra lucrativa.

    Leandro, melhor calar mesmo, pois as explicações desconvencem o que ainda era sinônimo de crédito.

    Quanto à compra da Record, antes dizia que era do tráfico, depois disseram que era dos bestas dos crentes, agora dizem que é da fogueira santa, só não é como as da católica, recebidas gratuitamente, embora a lei não permita doar emissoras para sindicatos e igrejas.

    Todas essas emissoras necessitando de explicações, vejo que você as possui, então abra o verbo, meu caro.

  14. levi varela disse:

    Vamos por parte, mesmo que queira não consigo deixar de ser leviano, haja visto o nome levi…

    Segundo, obrigado por dizer que o apóstolo Macedo é estimado por mim, não costumo menosprezar o próximo, então pode dizer que o são também Silas, Valdomiro, Marcelo Rossi, mãe Diná… e aí vão todos, prefiro tê-los acolhidos no coração.

    Espere aí, bilhões por uma indenização? Como agente político, o Mussolini é um mal exemplo de agente público, pois pagar tão caro pelo uso de algumas propriedades, é que o dinheiro não era dele, sim do povo, isso se fosse verdade essa história.

    Mussolini bonzinho? Não dá para acreditar. Outra coisa, por vir o dinheiro dele, razão sobraria a igreja de não receber, somente para não dá a impressão, que terminou acontecendo, de coisa ruim e não correta, afinal o povo todo sofreu com o governo dele, enquanto que a igreja alugou prédio ao sistema facista.

    A itália pós guerra à míngua enquanto a igreja comprando imóveis pra cima e para baixo com o dinheiro do povo, ou seja, uma guerra lucrativa.

    Leandro, melhor calar mesmo, pois as explicações desconvencem o que ainda era sinônimo de crédito.

    Quanto à compra da Record, antes dizia que era do tráfico, depois disseram que era dos bestas dos crentes, agora dizem que é da fogueira santa, só não é como as da católica, recebidas gratuitamente, embora a lei não permita doar emissoras para sindicatos e igrejas.

    Todas essas emissoras necessitando de explicações, vejo que você as possui, então abra o verbo, meu caro.

    1. leandro disse:

      Pra começo de conversa vc sabe que estas emissoras não sairam de graça e vc mesmo já disse que tdo catolico paga até hoje o carne de financiamento das mesmas.E as vezes vc diz que foram dadas de graça pelo Estado. Bem que podia definir-se por uma fonte.

      Italia empobrecida pelas Guerra?
      Vamos lá se está se referindo a I Guerra Mundial (1914-1918) a Italia ficou do lado vencedor,contudo,saiu insatisfeita porque recebeu menos do que esperava.Com greves e ameaças de golpes comunistas como na Russia.

      O Fascismo parecia uma solução menos terrivel pra elite e classes medias italianas.E veja que em 1922 foi o primeiro ano de gov de Mussolini,então seu historico ainda era razoavelmente limpo.
      O teu amigo macedo preferiu ficar com o collor em 1989 e dizia que o diabo usava barba,tinha a lingua presa e um dedo a menos.Uma leve semelhança com o Lula não é Levi?
      Curioso é que depois ele ficou um amigão desde diabo.Eita pregador tão bom que converte até o demonio.Nem Cristo fez o mesmo. Em 1989, pelo menos metade do clero catolico preferiu o Lula no lugar do Collor.Se bem que este é um tipo de escolha que preferia nunca ter que fazer.

      Depois se é que vc leu o que eu disse e o que o Mauro falou não se tratava de poucos predios.Ele indenizou a tomada de uma faixa de terra e propriedades enormes que os Estados pontificios possuiam diversas aldeias e cidades.E tudo patrimonio confiscado a mais de 50 anos Levi.
      Pra vc roubo e saque se é contra o papa e a ICAR deve ser uma obra meritoria.E não te esqueça que a indenização foi em liras italianas que não eram dolares ou libras tão valorizadas,

      No que se refere a II Guerra Mundial que começou em 1939 a Igreja fez o possivel para que o rei Vitor Emanuel não deixasse o país entrar no conflito.Tanto que somente em 1940,o ditador convenceu o rei a fazer esta loucura.E durante e depois da guerra a Igreja catolica gastou boa parte de seu patrimonio alimentando e abrigando os atingidos pelo conflito.Ate mesmo judeus e socialistas anticlericais.

      Na recuperação do pos guerra muitos emprestimos realizados pela Italia tiveram que ser avalizados pelo Vaticano.Já que os banqueiros ingleses e americanos tinham mais confiança na Igreja que nos politicos da Italia.

      Vc defende o tempo todo as extorsoes e golpes de teu mestre.Diz que o dinheiro é pra pagar custas,salarios,obras de caridade e evangelização.Pra bancar aquele lixo de programação anticristã com um programa imundo como a fazenda com duas lesbicas se atracando. Bela obra de “evangelização”.E nem venha dizer que é pra atrair a atenção dos incredulos.Foi criado somente pra competir com o lixo similar exibido pela Globo(o Big Brother).

      Agora este patrimonio usado pelo Vaticano pra manter mais de 1000 hospitais, centenas de creches,sacerdotes,conservação de monumentos e demais obras de caridade.Este dinheiro vc acha um escandalo.Com certeza vc tem dois pesos e duas medidas diferentes na hora de julgar.

      1. levi varela disse:

        Quem deve se definir são as emissoras de tv católicas, pois nunca disseram que pediam para pagar suposto financiamento pela compra, aliás de que grupo compraram? Pede-se o dinheiro para manutenção da estrutura, ou seja, cerca de quinze milhões mensais que a canção nova pede para pagar luz, funcionários, reposição e manutenção, água, vigilância, nunca foi, meu caro, para pagar a emissora , nunca elas disseram isso, muito menos disse eu. Volte e veja que digo que são concessões, e do que sei usa-se este termo geralmente para lembrar a idéia de gratuita.

        Quanto essas delongas que você diz ser história, inclusive vilas da igreja, somente você meu caro, para defender isso, afinal do que serve tais coisas para a evangelização a ponto de uma igreja as possuir?

        Já os mil hospitais, ora, o vaticano recebe dinheiro do mundo todo, tanto que os padres recebem apenas um salário mínimo como contraprestação, enviando tudo ao Vaticano(mensalidades escolares, taxas de missas aos mortos, aos batismos, dos casamentos, as ofertas, os dízimos…) não bastasse, a igreja católica costuma receber dos governos locais ajudas, verdadeiras ajudas, tanto que aqui tem um abrigo de idosos que basta um atraso nas verbas municipais e estaduais, logo o clero vem à tona reclamar.

        Por favor, meu caro!!!

        1. leandro disse:

          Em comentarios em outros posts vc ja disse que todo catolico recebe u mcarne lhe cobrando o financiamento de tais tvs.E a maior parte de nossos hospitais são mantidos por nossas contribuiçoes e serviços que prestam

          Como sempre vc usa duas medidas então va la assitir a fazenda de teu amigão.

          1. levi varela disse:

            Então já que disse, dê control c e control v, e traga, pois nunca disse tal insanidade, afinal nenhuma delas dizem que estão pagando pela aquisição dos canais, aliás se estivessem a pagar, nenhum jornal apregoou dessa compra/venda, dessa negociação.

            Aliás, indago de novo, a quais grupos foram comprados os canais das tv canção nova, século XXI e rede vida? Por exemplo, a record pertencia a Silvio Santos e parte a Gugu,

            Não gosto de brincadeiras com coisas sérias,não. Estou esperando você fotocopiar, arremeter para cá. Desmoralize-me, meu caro, eu estou autorizando.

          2. leandro disse:

            Eis ai seu comentario.Memoria muito fraca vc tem: Veja qeu é de Dezembro ultimo.
            Vou até perguntar ao Mauro se ele já teve que pagar tais boletos de quitação destas emissoras catolicas.Eu mesmo moro numa das maiores cidades deste país.Sou dizimista e nunca em minha casa chegou qualquer cobrança neste sentido.Nem na paroquia ou na de qualquer de meus amigos que frequentam as missas.Mas Já que vc é “perito” e sabio demais.

            27 de dezembro de 2012 ás 7:16 pm

            Leandro,

            Você falou:………”Se este povo desinformado que vc alega ser o catolico continuasse na Ig Catolica Levi,eles não estariam sendo depenados em seus recursos”.

            Eu contesto:…….Realmente, não estariam não, seria pior, pois pagam o dízimo, ofertas normais e especiais, para registro de nascimento, batismo, primeira comunhão, casamento, missa de corpo presente, sétimo e trigésimo dia, além das de aniversários dos seus mortos, contribuem para Seculo XXI e Canção Nova, pagam percentuais com a compra de santinhos, de imagens, as escolas de vida acadêmicas que são as mais caras do país, tanto que somente os filhos de papai são os que nelas estudam:Marista, Salesiano…, e ainda sobra e muito dinheiro para ser enviado para Roma, que também recebe dinheiro do mundo todo de suas filiais. Meu caro, você é mesmo católico? Pergunto em face de que você nunca parou pra pensar sobre isso e coisas que estão visíveis a qualquer um.

            Você falou:………”Em nada melhoraram indo pra Universal. A IG nã ovive recebendo terras e concessoes de radio e tv.Mostre pois estas radios todas catolicas e todas estas terras que alega ser nossas”

            Eu respondo:…….Não sei o que motiva os entes públicos onde você mora não garantir doações de terrenos para construção dos imóveis da igreja católica, pois aqui são fornecidos em praças públicas, em áreas outras, para construir igrejas e demais estruturas, Onde resido há cerca de cinco rádios católicas, conte as que são do seu estado, aliás diga onde você mora que eu mando a lista. Quanto às tvs, diga por quanto a igreja católica ou os grupos que a ela pertencem compraram a Rede Vida, a Seculo XXI e a Canção Nova, sendo que a primeira e a última citada, com filiais em nas melhores cidades do país, em UHF ou não.

            Responder Comentar

            leandro disse:

            27 de dezembro de 2012 ás 7:55 pm

            Ah é eu e toddo catolico somos cobrados diariamente pra missas de setimo dia,temos que pagar as escolas particulares catolicas que não frequentei,missasde trigessimo dia (que o papa Levi criou),os terrenos que vc falou devem ocupar todoo territorio de teu municipio e vc mesmo deve pagar aluguel ao padre pra poder morar onde mora nã ope mesmo.

            A Rede vida foi financiadoa por um empresario metodista, e vai ver que pra comprar a Cnação Nova devemos ter pego dinheiro do narcotrafico que nem o Macedo pegou pra record.
            Imagino que tenha chegado na tua casa tambem o carne com meu nome onde tenho que pagar as contas destas 3 redes de tv catolicas,Como eu moro numa cidade muito distante e longe de tudo de carro,de navio, de avião estes carnes nunca chegaram até aqui.

            O curioso é que eles nunca chegaram pra nenhum catolico que conheço.O Mais estranho é qeu nem a Record do macedo que na Folha Universal ja disse que somos culpados pelos atendados do 11 de Setembro de 2011, nunca mostrou tal reportagem onde temos este achaque diario do clero catolico sobre o rebanho.

            Vai ver que as ordens do “papa” Levi nunca chegaram aqui.Bom como vc sabe mais que tudo e todos,SABE ATE QeE JESUS FOI CASADO E QUE A MALVADA IG CATOLICA ESCONDEU O FATO da Biblia PRA QUE OS ITALIANOS PUDESSEM SEMPRE SER ELEITOS PAPAS,sou obrigado acreditar que tambem estes pagamentos todos que vc diz que eu e todos os milhoes de catolicos temos que fazer devem ser recolhidos a noite por um disco voador de uma raça alienigena que a IG Catolica esconde pra não admitir que existe vida fora do planeta Terra.

          3. levi varela disse:

            Leandro,

            Esse comentário do dia 25 último, é a comprovação de que você está apelando, meu caro.

            Não é desse modo que mantenho uma boa convivência, pois antes de tudo todos são irmãos; depois que católico também é cristão; aí ficar você colocando palavras na minha boca e com deboche? Posso até brincar, e você tem prova disso, mas nunca iria macular o trabalho dos outros, desfazê-lo, pois reconheço que laboraram, todos, embora não discordando da metodologia de muitos, mas daí menosprezar, isso não.

            Discuto até morre, mas zombar, nem da tua e nem de ninguém.

            Bom e se ao retrucar fiz brincadeira, nunca com o fim de ofender, daí peço desculpas do passado(embora sei que não fiz) e já me antecipo pro futuro, pedindo do mesmo modo.

            Porquanto, do mesmo modo peço, pois tenho muitas pessoas do seio católico, sou rodeado por eles, convivo no dia a dia com eles, então não me comportarei como muitos os fazem com os de outra fe, torcida de futebol, cidade, país, cor, raça, opção sexual e aí vai.

          4. leandro disse:

            Apelando em que?? Se acima mesmo falei que é de dezembro e vc pode ver que fiz apenas copiar.Se tem data divergente aparecendo é porque os comentarios que postei entraram no dia 27 de Dez.

            Que apelação é esta portanto??/

            É so ver hoje a reportagem ja passou p pg 13 e onde o macedo critica o batismo das crianças.Quem olhar verá se estou jogando sujo.

  15. Francineto disse:

    Agora hà pouco li um noticiário sobre Silas Malafaia que dizia o seguinte: “O pastor Silas Malafaia ameaçou processar a revista norte-americana Forbes pela publicação da matéria em que o patrimônio do líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) é estipulado em US$ 150 milhões.” .Então, Pode-se afirmar pela revolta do pastor, o que foi dito pela revista Forbes seria uma calúnia. Então porquê essa divulgação do jornal inglês The Guardian sobre o Vaticano Teria que ser Verdade?
    Sem mais comentários Sou Católico e entendo o porque a igreja Católica não se defende de determinadas Calúnias e acusações. Deus abençôe a todos Vcs.

  16. Nelson disse:

    Um dia li a historia da Igreja Romana fiquei com tanto nojo que precisei tomar um Eno. Adulterio, assassinatos,proprinas , mentiras, tudo isso para se chegar a um poder nogento e sanguinario.

    1. mauro disse:

      Vocês fazem parte da mesma história que, obviamente por ter sido conduzida pela mão humana tomou também decisões equivocadas. O discurso hipócrita e piegas de que o segmento evangélico é imaculado ou imune a ação da falibilidade humana não convence nem o mais humildes dos mortais.

      Quanto as denuncias replicadas e atribuídas a um veículo de comunicação, o mesmo não apresentou sequer uma prova ou que a denuncia estaria sendo alvo de investigação. Mas os inquisitores deste fórum já nos condenaram, incrível o flair jurídico !

  17. levi varela disse:

    Leandro.

    Você é sócio deste blog, já é a segunda vez que eu procuro o comando de responder, e lá não se encontra, tendo eu que responder aqui embaixo, brincadeira, prova inequívoca do catolicismo deste blog.

    Como mentiroso você é o que mais fala a verdade. Onde há meu comentário quanto a isso, quer você desmoralizar um usuário do seu blog? Isso dá penalidade, o atribuir a outrem injúrias…

    Seja mais honesto com você e com os que aqui visitam, meu caro, deixe de querer ganhar discussões com ilusionismos e mágicas.

    1. leandro disse:

      Trasncrevi sua resposta e eu sou mentiroso???
      Ok não sabia que as´palavras que sua mão digitam não são aquilo que vc quer dizer.

      Fazer o Que?? Para um homem que acha valida a ideia de supor que Cristo foi casado e teve filhos.Depois disto nada do que vc disser me surpreende. Sou tão mentiroso quanto os evangelhos e o NT que foram “deturpados” pela “seita romana”.

      Chamar este site de catolico Levi! Ah mas que maldade pra ambos os lados.

      1. levi varela disse:

        Você transcreveu minha resposta, diga onde ela está, em que arquivo, pois o que você fez foi um samba de aluarado: sem pé e sem cabeça.

        É… casar e ter filhos agora é deturpação, por isso que os padres não casam? Se não casam, então por que antes se casavam?

        A bíblia diz que Cristo não cometeu pecados, assim, se caso tivesse fornicado, este sim seria um pecado. Mas casar é pecado?

        Então se não é, o que motiva esse escândalo quando alguém diz que Cristo poderia ter se casado?

        Ora, Cristo tinha um punhado de irmãos, todavia a igreja católica os transforma em primos, em meios irmãos, dão a José um status de viúvo.

        Quer dizer que só a igreja católica pode fazer conjecturas? Aliás, contrariando a escrita. Já a minha especulação, que não contraria nenhum texto bíblico dizendo que Ele não se casou, aí deve haver reprimendas e jacotas?

        1. leandro disse:

          Esta notica esta na pag 11 deste mesmo site.É naquela onde teu orientador Macedo fala que batismo na Catolica e
          é chupeta do diabo.
          nÃO FIZ SAMBA OU FALSIDADE APENAS FIZ O QUE VC PEDIU CTRL + c E CTRL + v PRA TE DESMASCARAR COM SUAS MESMAS PALAVRAS.

          Se quer negar o que escreveu esteja a vontade so não tente me fazer diverso do que sou.Alias,vc um autentico cristão nem deveria perder tempo com um servo da “seita romana”.
          Bons tempos aqueles que um cristão sincero e até mesmo um homem de verdade ainda que pagão sabia falar: ” Me dessculpe eu estava errado”.Agora nã ocada um acha que interpreta a biblia melhor do que tudo e todos.Vcs são papas impecaveis e infaliveis.

          Sobre sua afirmativa de que a ICAR finge que os irmãos de cristo eram primos ou outros parentes tudo isto já foi respondido por homens do quilate de São Jeronimo.Santo Agostinho e outros.Eles conheciam perfeitamente o idioma grego e o aramaico.E estes mesmos afirmam que Jesus não teve irmãos.

          Mas agora qualquer Macedinho aparece por ia dizendo que sabe mais que os cristãos antigos e vcs sempre acreditam mesmo.

        2. leandro disse:

          Alem disto se Jesus cassasse seu filhos seriam Deuses e a Biblia estaria omitindo algo muito importante sobre sua biografia.Irsto e mais um sintoma tardio da arvore podre da REFORMA DE LUTERO E CIA.SE ACOSTUMARAM TANTO A OFENDER DESMEDIDAMENTE OS CATOLICOS QUE PÕEM EM DUVIDA TUDO QUE CONSERVAMOS.

          1. levi varela disse:

            É se conservasse a bíblia, não teriam problemas.

            Qualquer pé de prosa com um católico mostrando o que contém a bíblia e o que aprenderam lá, logo mudam, não mudando apenas os que são marrentos.

            Filho de cristo seria Deus.

            Por Deus, nós somos filhos de Deus em face da morte de Cristo, mesmo assim não nos tornamos deuses.

            Acho que vocês é que criaram as historias de quadrinhos. É muita ingenuidade, é muita dislexia, Filho de Thor é Thor! De Tarzan é Tarzan.

            Trasncreva para cá o que escrevi, pode me desmoralizar, meu caro, não sou orgulhoso, não.

          2. leandro disse:

            Qualquer pe de prosa com um catolico da boca pra fora ou do IBGE.Um que seja conhecedor da verdadeira doutrina catolica cristã não muda.
            Ja vi e vejo muitos apologistas e pastores evangelicos que ao estudar os grandes nomes e autores catolicos abriram seus olhos pra enxergar o tamanho de seus erros protestantes.

  18. mauro disse:

    “Já os mil hospitais, ora, o vaticano recebe dinheiro do mundo todo, tanto que os padres recebem apenas um salário mínimo como contraprestação, enviando tudo ao Vaticano(mensalidades escolares, taxas de missas aos mortos, aos batismos, dos casamentos, as ofertas, os dízimos…)

    Levi Varela

    Nenhum religioso católico recebe um salário mínimo, recebe uma ajuda de custo que varia conforme a sua responsabilidade. Outra observação, missas (não existe missa específica para os mortos, apenas seus nomes são citados antes do início da celebração a pedido dos familiares e amigos presentes. A missa é única e tem um só objetivo), Batismo, casamento, oferta etc são opcionais. Oferta quem puder ou quem quiser, Aos impossibilitados de ofertar basta informar ao pároco local.

    As situações acima são imutáveis independente dos comentários falaciosos que se postam aqui quase que cotidianamente.

    O orçamento anual do Vaticano é de US$ 350 milhões. Basicamente, temos três fontes de renda: a primeira são as doações de igrejas locais e conferências de bispos em todo o mundo. As paróquias destinam um percentual de verbas às dioceses, e as dioceses ao Vaticano. As demais conforme disponibilidade da gestão de cada instituição, seja de ensino ou de saúde. Obviamente essa verba é redistribuída onde mais precisar. Só a cáritas, a maior instituição de caridade no mundo, recebeu US$ 80 milhões.

    1. leandro disse:

      Mauro conta pra ele quantos santinhos,igrejas,escolas e emissoras de tv vc paga por mês. Se um dia me cobrarem os “atrasados” que o Levi alega que todo catolico paga no achaque do clero acho que vou ter que dar minha casa,todas as minhas economias e até a roupa do corpo.

    2. mauro disse:

      Caríssimo Leandro,

      as especulações aqui beiram o ridículo !

      Paz e Bem

      1. mauro disse:

        Talvez teria pertido até a paternidade das minhas filhas ! É cada uma !

        1. leandro disse:

          É que ele anda assistndo muito a novela da Record e depois emenda com a fazenda.Segundo a UNiv De Harvard,se um sujieto faz isto todo dia o cerebro escoa pelos ouvidos e não volta nunca mais.

        2. clamando disse:

          FALAR DEMAIS DEIXA LUGAR PARA O MALHO, SE OUTRO MAL INTENCIONADO QUISER APROVEITARIA ESTA DEIXA, PARA DENEGRIR E CONFUNDIR, TEUS POSTS,

          1. leandro disse:

            valeu pleo conselho e vou buscar segui-lo.mas quem usar destas armações acaba desmascarado cedo ou tarde.

    3. levi varela disse:

      Bom eu ouvi de um representante do Poder Judiciário que um parente, salvo engando padre, recebia na aposentadoria um salário mínimo.

      Quanto a missas específicas, pode até não ser. Mas que fazem a missa de corpo presente, seja na igreja, seja nos centros de velórios, e há a missa do sétimo dia, onde costuma estar presentes os da família e conhecidos. Já os demais, do que vi, se coloca numa lista e lê os nomes de uma vez, no início ou no fim da missa. Me desculpe, meu caro, onde moro já fui a mais de uma missa de batizado, sera somente crianças e a missa girou em torno disso e somente disso, pedindo-se dinheiro para isso e para aquilo, além de se fazer um estudo/ensino, que como todo o respeito não agrega conhecimento algum, somente se fala da fé católica, talvez um motivo, veja bem, talvez um motivo para pedir o dinheiro com o suposto “curso” para os padrinhos.

      Quanto ao mais, o valor de setecentos milhões de reais que a igreja arrecada no mundo todo, uma pena, pois esse orçamento está sendo subfaturado, menosprezado, pois a igreja não arrecada mundialmente apenas sessenta milhões de reais mês. Por favor, deveria o senhor falar das receitas.

      Já que falou sobre o tema, não do que ela custeia, cabendo de logo alertar que essa cáritas atenda mais os favelados, pois é grande as reclamações, se bem que não adianta e nada, com menos de sete milhões anos por mês e para o mundo todo, sequer mexe a pobreza do mundo,

      Veja que o milionário americano, com suas fundações, está doando bem mais, o Bil Gates. Aí não sei o que motiva esses ares de grandeza, “a instituição de caridade maior do mundo.”

      1. mauro disse:

        Varela

        Então ouviu uma informação equivocada, os valores são variáveis.

        Missa de batismo não existe, existe sempre a celebração do batismo após a missa.

        Em velório não existe missa mas uma simples oração a partir da presença de um representante da pastoral responsável. A missa exequial, de corpo presente, é sempre celebrada numa capela ou num local especial a pedido da família quando essa possui um bom número de pessoas próximas, e não pode ser negada.

        A celebração da missa é somente realizada numa Igreja e na presença do sacrário.

        Bill Gates não faz doações mensais, mas esporádicas.

        1. mauro disse:

          Os valores por mim divulgados são os oficiais divulgados pela Zenit.org, se são verdadeiros ou não deixou de ser problema nosso, digo de nós paroquianos fiéis.

        2. levi varela disse:

          Por Deus,

          Não venha dar lições da operacionalidade de sua igreja, meu caro, parece até meio soberba com esses termos específicos, por Deus!!!!

          O que eu falei é da parte monetária, a que se contribui, nunca das ações episcopais e solenidades religiosas.

          Não fique com vais e vens, por favor, propaganda não, é bom nos manter no cerne, o que diz respeito à arrecadação, afinal a igreja envia a Roma a maior parte e desde que a igreja foi criada.

          Quanto às doações do americano, ele sozinho, embora doe de modo esporádico, é muito mais que esses 80 milhões anos, são bilhões.

          1. leandro disse:

            Mauro certa vez,há uns 2 anos atrás.No tempo em que a IG Catolica em Cuba negociou com o gov de Fidel a a transferencia pra Espanha de um grupo de opositores locais ao Comunismo; um dos grandes jornais mundiais.Se não me falha a memoria o LE MONDE ou o EL PAÌS,disseram que a CARITAS que é um instituto catolico gastava em Cuba aprox 2 Bilhoes de dolares por ano.

            Era um modo de suplementar as carencias sociais do “paraiso socialista”. Então acho que é bem mais do que vc apurou o que a ICAR gasta com caridade.

            Agora é claro que se vc der ouvidos ao perito,O fã do Macedo, vc vou logicamente conlcuir que quem tem mais dinheiro pra gastar sempre vai oferecer mais e melhor do quem gasta menos.

            Assim sendo não consigo compreender como os EUA,país mais rico do mundo,tenha mais pobres e piores indicadores sociais em saúde e educação que paises como a SUecia,o Canadá, a Coreia do Sul e outros.Estes apesar de ricos tem bem menos grana que o Estado ianque.

            Aqui mesmo no Brasil de vez em quando vemos escolas publicas com poucas verbas obterem melhores indicadores escolares que escolas particulares com altas mensalidades.

            Como tudo isto não se encaixa na otica do quem dá mais leva sempre o melhor então descarte tudo como info falsa.

            AGORA VC ENTENDE COMO O MACEDINHO CONSEGUE SEUS FIEIS.SE VC TEM DINHEIRO PRA DAR ENTÃO COMPRA TUDO,ATÉ A GRAÇA DE DEUS E VAGA NO CÉU.

      2. mauro disse:

        Nem só de dinheiro vive a caridade pelo mundo, mas de serviços prestados. O dinheiro é uma consequência.

        1. levi varela disse:

          Obrigado por tão preciosa informação, meu caro.

          Entretanto, depois de aprender a lê, escrever, falar, andar, algumas décadas de vida, você acha que eu não sabia dessa sua tão importante notícia?

          Mas já que você me acha destituído de conhecimento elementar, vou fazer o mesmo.

          Você sabia que a obra de caridade é muitas mais rendosa, tem muito mais resultado,mais eficaz, mais abrangente,mais completa quando dotada de recursos? Vou mais longe, e quanto mais recursos, mais retorno e satisfação, em especial em países como o nosso em que a ausência de recursos é a mola mestre?

          Em verdade, o dinheiro não é problema em nações assim, problema mesmo é a falta dele, pois gera a miséria, gera a fome, gera o exito rural, gera a morte prematura, gera servidores que não trabalham em face de salários baixos, militares e professores descapitalizado, água, luz, transporte, educação, moradia caros, então meu caro, é um círculo vicioso, aponto de afirmar que noventa por cento dos problemas são nascidos da ausência dele. Uma coisa gerando outra.

        2. leandro disse:

          Alias,se fosse por questão de arrecar ser mais caridoso,creio que a IURD já seria a maior doadora mundial de recursos aos indigentes.Até a miseria estaria erradicada da face da terra.

    4. Francisco disse:

      Tá esquecendo dos imoveis alugados, eu mesmo moro em um aqui no Recife-PE, e não é barato.

  19. mauro disse:

    Leandro

    são 160 milhões de reais em espécie, ou algo assim destinado para um só continente, não está incluso o custo operacional onde envolve recursos humanos, logístico, transporte, mão de obra especializada principalmente vinda da área de saúde, é complexo !!! Vou apurar com mais riqueza de detalhes.

    Paz e Bem

  20. mauro disse:

    Nota oficial da Igreja Católica Apostólica Romana sobre a matéria:

    ACI

    Fontes oficiais do Vaticano desmentiram a acusação do jornal britânico The Guardian, que assegurou que o Vaticano “construiu um império de propriedades secretas” financiado com dinheiro do regime fascista do Benito Mussolini, e qualificaram a publicação de “enganosa e historicamente incorreta”.

    The Guardian afirmou que o Vaticano adquiriu propriedades no Reino Unido, França e Suíça “usando dinheiro originalmente entregue por Mussolini, em devolução pelo reconhecimento papal do regime fascista italiano, em 1929″.

    Em declarações ao jornal britânico The Daily Telegraph, o Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, esclareceu que o dinheiro provém da compensação do estado italiano “por bens expropriados” à Igreja.

    O Pe. Lombardi sublinhou também que “a existência de investimentos em propriedades feitas pela Santa Sé” com esse dinheiro é algo conhecido “por mais de 80 anos”.

    “Estou surpreso pela publicação desta história, não revela nada novo”, criticou.

    Tal como explicou The Telegraph, o dinheiro recebido pela Santa Sé do Estado italiano não foi por uma aprovação pontifícia ao regime fascista, mas sim “como indenização pelas extensas propriedades perdidas quando os Estados Pontifícios foram invadidos e ocupados pelo Reino da Itália, na década de 1860″.

    “O dinheiro foi pago de acordo ao Tratado de Latrão de 1929, no qual o governo de Mussolini reconheceu a Cidade do Vaticano como uma nação soberana, e a Igreja renunciou a sua reclamação dos antigos estados pontifícios”, assinalou o jornal.

    The Telegraph indicou também que a compensação do estado italiano ao Vaticano se deu por causa dos milhões de dólares que a Igreja perdeu em propriedades, tais como o Palácio do Quirinal, atual residência do presidente da Itália.

    O Pe. Thomas Reese, a quem The Telegraph cita como um “perito no trabalho interno da Santa Sé”, escreveu em seu livro “Dentro do Vaticano” que em 1929 a Itália aceitou subsidiar à Igreja Católica nesse país, assim como outorgar ao Papa o equivalente a 92 milhões de dólares, como indenização pela perda dos estados pontifícios.

    De acordo ao Pe. Reese, “algo desta indenização foi usado imediatamente para a construção dentro da Cidade do Vaticano, como a estação do trem e um edifício de escritórios para a Cidade do Vaticano”.

    “O resto foi investido como patrimônio ou doação da Santa Sé”, escreveu o sacerdote.

    +++
    Paz e Bem

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *