Igreja Católica aposta que o papa Francisco diminuirá o crescimento dos evangélicos na América Latina, diz cardeal

49

A eleição de Jorge Mario Bergoglio para o pontificado à frente da Igreja Católica aconteceu num momento em que a denominação mais se preocupa com a perda de fiéis para segmentos evangélicos do cristianismo.

O papa emérito Bento XVI afirmou em agosto de 2012 (à época, ainda em exercício de seu pontificado) que a Igreja Católica deveria se preparar melhor para entender o contexto religioso e plural da América Latina, e reduzir a perda de fiéis na região.

Para o cardeal Theodore McCarrick, bispo de Washington, DC, nos Estados Unidos, o papa Francisco é a figura ideal para o desafio mencionado por Bento XVI, por ser da região, e ter personalidade humilde.

“Quando o papa visitar o Brasil, fará seus cidadãos verem a importância da Igreja Católica ali e o fará com entusiasmo, dirigindo-se diretamente às pessoas, fazendo-as ver que não existe uma diferença essencial entre essa confissão e a evangélica”, indicou McCarrick em entrevisto ao jornal espanhol El Pais.


Recentemente o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que durante a primeira década dos anos 2000, a Igreja Católica perdeu 10% de seus fiéis, enquanto as denominações evangélicas chegaram à expressiva marca de 42 milhões de fiéis, com um crescimento de 61% em 10 anos.

A estratégia de Francisco, no entanto, não deverá ser de confronto. Durante o período entre os conclaves que elegeram Bento XVI e o que o elegeu, o cardeal Jorge Mario Bergoglio trabalhou numa aproximação com os evangélicos na Argentina.

“Se ele quiser, mudará a América Latina de alto a baixo […] Francisco é o melhor pastor, tem a intenção de transpor a linguagem do Concílio Vaticano 2º para o dia a dia […] Desenvolverá uma relação diferente da que a Igreja Católica teve até agora na América Latina, concentrada nas elites e nos governantes. Isso vai mudar, vai ser diferente”, prevê o cardeal McCarrick, que não votou no último conclave devido à sua idade, 83 anos.

O papa Francisco, teria segundo McCarrick, o perfil ideal para lidar com o atual quadro religioso na América Latina: “Talvez não tenha o carisma de João Paulo 2º, mas Francisco demonstrou que sabe criar atmosferas propícias, sabe se conectar com o povo. O fato de que fala seu idioma faz que os latino-americanos o vejam como um dos seus, que o percebam como alguém próximo”, concluiu.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


49 COMENTÁRIOS

  1. Pregar o evangelho de Cristo, o genuino evangelho de Cristo, ñ é uma competição c a igreja catolica pra ver se vai ter mais evangelicos q catolicos… nós evangelizamos, se eles vão aceitar a Cristo é problema deles… O proprio Jesus disse: “Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”…. a nossa parte é semear, qm faz a obra é o Espirito Santo, entaum parem de se preocupar se eles vão conseguir diminuir o crescimnto dos evangelicos ou não… isso é c DEUS!!!!!

  2. BOA TARDE.
    MAIS AFINAL O QUE IMPORTA SER CATÓLICO APOSTÓLICO ROMANO OU SER EVANGÉLICO.
    MUDARIA ALGUMA COISA PARA A SALVAÇÃO SER UMA DAS DUAS PLACAS CATÓLICO OU EVANGÉLICO.
    A SALVAÇÃO É PELA GRAÇA DE JESUS CRISTO EM MORRER POR NÓS. “PECADORES”
    E DAR TESTEMUNHO DE ACEITA-LO COMO ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR.
    SER CATÓLICO OU EVANGÉLICO E NÃO DAR ESTE TESTEMUNHO NÃO ADIANTARIA DE NADA.
    ABRAÇOS

    • È verdade; a salvação é pela graça e não pelas obras(caridade, rituais judaico,dízimos e ofertas,etc.)Todavia, a luxúria, que não é somente a concupiscência carnal e sim o envolvimento com o paganismo, é condenado.(I jo 5:21)Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.
      Jo 2:15,16: Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
      Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. A ênfase do Eterno é: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados e para que não incorras nas suas pragas. Se isso não tivesse importância, já que estamos debaixo da graça, certamente o Eterno jamais emitiria esse alerta. Pense nisso!

  3. O papa Emérito Bento 16 está a beira da morte, e ala conservadora da Igreja Católica espera que Bergoglio com a morte de Bento 16, faça o trabalho sujo das reformas, entre essas reformas, está a obliteração das igrejas evangélicas, por bem ou por mal. Por bem, se aceitarem o ecumenismo; por mal, fechando todas que se opuserem a autoridade do Vaticano. Recentemente ele confidenciou ao papa Bento 16 que atrairia todos para ele. Atrairia todos para ele? Meça o grau dessa audaciosa empreitada. Só o soberano senhor yaohushua falou assim.Ele se iguala ao próprio Deus.

    • Não sei o que escreveu, mas o site é muito parcialista… De que adianta oferecer espaço para o debate se não aceitam visões diferentes? E se não me engano, Cristo foi um dos primeiros a não terem suas ideias aceitas perante a religião.

  4. Os que vao a igreja catolica, vao a doutrinas de homens. Quem vai a igreja evangelica, procura Jesus. Quando que um homem(papa) vai atrair mais pessoas que querem Jesus? Vou te falar.

  5. MOSTREM-ME A ONDE DIZ NA BIBLIA QUE O PAPA E REPRESENTANTE DE CRISTO NA TERRA E EU ACREDITAREI NO QUE ELES FALAM, POIS EU NUNCA VI ESCRITO NA PALAVRA DE DEUS UM NOME SEQUER RELACIONADO A PAPAS.

    • Sds

      Engraçado eles querem crescerem em numeros de “fiéis” pelo carisma do papa?
      Que estranho.
      Eles deveriam priorizar as escrituras sagradas, condicionando as pessoas a conhecer a verdade da sã doutrina.
      Se eles quiserem realmente crescer, não leiam a Bíblia de cabeça para baixo.
      Tirando os livros apócrifos.
      A igreja católica precisa de um novo concílio rápido, agregando a este concílio pastores sérios, para ratificar a reforma feita por Lutéro.

      • Caríssimo, estude a fundo a história de Lutero e verás que ele mesmo reconheceu seus erros doutrinários, ou seja, o protestantismo surgiu de um erro de interpretação e o precursor do protestantismo viu que estava errado e que a verdade que ele pregava não era verdade.

  6. Deise Mello , muito digno o seu comentário. Nasci em berço Católico, sempre fui praticante , porém quando conheci verdadeiramente a Palavra de Deus me converti há muitos anos. Graças que hoje quase toda minha família está convertida. Tenho amigos católicos que fazem a obra em suas Paróquias e não são poucos mas é inacreditável o que falam , pois é totalmente contrário ao que a Palavra de Deus diz. Quando falo da Palavra de Deus com eles não sabem o que dizer pois só carregam em suas carteiras aquele monte de “santinhos” .O crescimento dos evangélicos continuará mesmo porque quem conhece a verdade jamais voltará a carregar “santinhos” em suas carteiras ou se ajoelhar diante de uma imagem. Só há um intercessor que morreu por todos nós. Só Ele é digno de honra .A igreja católica precisaria voltar atrás e desmentir muuuuuita coisa.

  7. Irmãos, placa de igreja não salva ninguém, Cristãos rumo ao alvo que é JESUS o restante é balela de dogmas doutrinários, façamos como a igreja de Bereia, pastor e padre falou, consulte as escrituras sagradas “Bíblia” para ver se não é heresia.
    Somos o corpo de Cristo a “Noiva” do cordeiro!

    Só JESUS CRISTO salva!

    Pregamos Somente a Cristo

    “Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado.” Assim se expressou o apóstolo Paulo.

    Nenhum outro morreu crucificado para pagar completamente a nossa dívida de pecados, e nos livrar da condenação eterna.

    Somente quem pudesse sustentar todos os salvos com a Sua própria vida, suprindo-lhes continuamente a graça da salvação, poderia morrer por eles. Daí a necessidade que o próprio Deus morresse e ressuscitasse, na pessoa de Seu filho amado Jesus Cristo.

    Então é por se pregar somente a Cristo e o significado de sua morte por nós na cruz, que pessoas são salvas por Deus.

    O foco da pregação é Cristo, porque é nEle que devemos estar focados, e mais do que focados, familiarizados e vivendo em intimidade com Ele em espírito.

    Que possamos encontrar a Salvação em JESUS CRISTO!

  8. A igreja católica quer saber mais de quantidade do que qualidade. Ela quer encher as igrejas, enquanto devera tirar esses padres corruptos, pedófilos e investigar o homossexualismo no Vaticano.

  9. João 15:4 – Estejam em mim, e eu estarei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. João 15:5 – Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:7 – Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. João 15:8 – Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. O crescimento vai continuar e mais intenso, podes crer.

  10. quem e jesus? e a segunda pessoa de uma tal trindade ou e o Deus todo poderoso a doutrina do s homens ensinam que ele e a segunda pessoa. mas o proprio jesus em apocalipse dis Eu sou o primeiro e o último. sera que a igreja catolica ensina que jesus e o unico Deus sera que ela ensina que o batismo e no nome do senhor jesus como esta em atos 2.38 atos 8.16 atos 10.48 atos 19.5 a igreja e de quem?

    • Os mesmos atributos de Deus Pai: ( Dt 10:17 ) para o Deus Filho ( Ap.: 17:14 ). Deus Pai é Criador dos Céu e da Terra ( Gn 1: 1 ). Jesus Cristo, que é Senhor ( Fp. 2:10-11 ) também criou o Céu e a Terra ( Sl 124:8 ). Jesus Cristo é Deus ( Jo 1:18; Rm 9:5 ). Depois que Jesus Cristo saiu das águas, por ocasião de seu batismo, uma voz se fez ouvir que dizia: ” Este é meu Filho amado, em quem me comprazo ” ( Mt 3:17 ). A quem Jesus Cristo orava no jardim ? A ele mesmo ? Francamente.
      Existem igrejas mundanas de todos os tipos e gostos. Onde se batiza somente em nome de Jesus? Quando Pedro disse que devemos batizar em nome de Jesus referia-se ele a fórmula batismal de Jesus conforme Mt 28:19. Esse é o batismo de Jesus, pois nesse tempo havia, além do batismo de Jesus, o batismo de João Batismo entre outros tipos de batismo, inclusive o batismo pelos mortos, que é defendido pelos mórmons e outras seitas. Devemos considerar ainda o seguinte: Se fosse para se batizar apenas em nome de Jesus, Pedro diria somente em nome de Jesus, por que em outras partes ele diz em nome de Jesus Cristo ou Senhor Jesus? A expressão batismal deveria ser uniforme, o que não se vê nos demais versículos. Outra coisa, não podemos nos esquecer que Pedro, assim como qualquer um de nós; por um momento, agiu contrariamente à verdade do evangelho ( Gl 2:14 ). Aliás, essas “igrejas” que batizam em nome de Jesus apenas, batizam as pessoas sem estarem libertas. Cristo nos ensina a fazer discípulos ( Fazer discípulos significa ensinar ou instruir e depois se batiza. Não é sair batizando como muitos fazem, alegando inclusive erroneamente ” Tempo de ignorância .” Batismo não liberta ninguém e muito menos salva alguém. Paulo nos ensina a sermos seus imitadores ( I Cor 11:1 ). Ele defendia o evangelho ( Fp. 1:7 ), portanto, devemos fazer o mesmo. Os covardes terão sua parte no Lago de fogo ( Ap. 21:8 ) e quem agrada a homens, não é servo de Cristo ( Gl 1:10 ).

  11. muitos estão presos em religião e religiao não salva…….e temos que ter um encontro verdadeiro e conhecer a verdade da santa palavra de deus e ler e obedecer ao senhor e a verdade em jesus cristo nos libertaras de todos os enganos desse mundo e de religiao cheia de custumes de homens e de idolatrias e de todo mal e so crer que o senhor tira as cegueiras e liberta. leia a bíblia para vc não ser enganado.

  12. A partir do Concílio de Trento a Bíblia sofreu uma adulteração por parte dos antiprotestantes e o lugar cativo para vários líderes do romanismo da primeira posição, sempre foi marcado por perseguições covardes, sangrentas, assassinas, como no exemplo da contra-reforma protestante, a inquisição, só parou em relação ao sistema de tortura devido aos direitos humanos, todavia nos dias atuais a inquisição romana continua de modo sutil tentando empurrar de goela a dentro os ditames doutrinários e antibíblicos do romanismo nos incautos. Para o número um do romanismo fazer essa sinagoga de satanás crescer é possível porque o que temos visto é o amor ao pecado em suas múltiplas formas, por parte dos homens, inclusive de muitos evangélicos. Sou evangélico por 35 anos e não estou preocupado com o meu passado, presente ou futuro porque creio em Rm 8.1; II Co 5.17; I Jo 2.6; Rm 8.33; I Jo 1.8,9; Mesmo o pecador mais incauto, tem sido demonstrado na prática sua opção anti-romanista, isto é fato. Sorry! Aos evangélicos que são guiados por líderes cegos, sem santidade, sem compromisso com o Espírito Santo e com a inerrante Palavra de Deus, sugiro que orem e supliquem uma direção específica e a sigam, antes que sejam lançados no inferno juntamente com seus líderes.

    • Só de pensar que os principais trabalhos de LUTERO sobre os judeus são Von den Juden und Ihren lügen (“Sobre os judeus e suas mentiras”), e Vom Schem Hamphoras und vom Geschlecht Christi (“Em Nome da Santa linhagem de Cristo”) além do apoio aos príncipes na “Guerra dos Camponeses” e que o próprio Calvino (defensor do arianismo, segundo historiadores) foi o responsável direto pela condenação à morte na fogueira de Miguel Servet (médico e amigo condenado por crer em um Deus uno e não Triuno). Somadas às dúvidas sobre as usurpações de Paulo (que não era apóstolo reconhecido), dá qual base para o Cristianismo?

  13. Na verdade esse cardeal,curió,canário ou seja lá o que for deve entender que que o papa dele deve lutar é para que quem está afastado do Senhor se achegue mais a ele,ou os presidiários,prostitutas,drogados etc que sofrem de alguma forma se volte para Deus a ponto de haver uma verdadeira mudança de vida não ficar planejando diminuir o numero de evangelicos ou talvez se ler a biblia”nossa luta não é contra a carne ou contra o espirito e sim contra oa hostes ” nosssos inimigos não estão dentro dos templos se cardel.

  14. Luiz Antonio Fabiano De onde você tirou essa idéia? Se for assim todos os cristão são veneradores, ou na tua igreja não há uma cruz, nem um altar, ah, e vocês não usam o pão e o vinho na ceia? Sem contar na bíblia abençoada, no lenço, no pastor, nas vestes do pastor, no óleo ungido, na água do jordão, . Sobre o coisas carnais eu não entendi o que quis dizer e como quis. Tu sabe como é o meio evangélico, tu conhece e sabe que também há pessoas carnais, ou não é verdade?

    Tenta conhecer o catolicismo de verdade, veja o que diz o catecismo da icar, veja os sites de resposta católica.

    O que vejo é o evangélico repetindo coisas que ouve do pastor sem saber o que dizem. Vejo também um estudo superficial das escrituras, da bíblia.

    Deus nos ama.
    Vá na ICAR e conheça.

    Amai-vos uns aos outros como eu vos amei…

    PAZ

    • Ricardo,

      Meu caro, mais de oitenta por cento dos evangélicos foram católicos, que está acontecendo com você?

      Ora, se esses oitenta por cento saíram de lá e não conheceram a própria igreja, é esta que não está sabendo se comunicar.

      Vá com calma, pois a maioria que não quer diálogo ou conhecer a igreja se dá em face de conhecer e não concordar com muitas coisas dela, como por exemplo, ficar dizendo que é a unica igreja de Cristo, que a igreja é a barca para salvação e quem não estiver nela não se salva, que o papa é infalível…

    • Os crentes gostaram quando o Papa disse não ao casamento gay por que isso é bíblico meu jovem. Mas entenda que a partir do momento que ele for contra a bíblia ai nossa opinião será contrária é simples de entender.

  15. “Em Apocalipse 13 aparece outra besta, semelhante ao leopardo, à qual o dragão deu o seu poder, o seu trono e grande autoridade. Este símbolo, como a maioria dos protestantes têm crido, representa o papado, que se sucedeu no poder e trono e autoridade uma vez mantidos pelo Império Romano. A respeito da besta semelhante a leopardo é declarado: “Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias…..(Daniel 7:25)e abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus(Roma papal), para lhe difamar o nome e difamar o tabernáculo, a saber, os que habitam no Céu. Foi-lhe dado também que pelejasse contra os cristãos sinceros e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação, Apocalipse 13:2, 5-7. Esta profecia, que é quase idêntica à descrição da ponta pequena de Daniel, refere-se inquestionavelmente ao papado.”

    • Carissimo, vc acabou de falar um um monte de besteiras. Vc não sabe o que diz no apocalipse. A besta se refere a Nero, o maior dos perseguidores do cristianismo (estude antes de falar besteiras). O Papa nunca atraiu os olhares para ele, ele sempre prega a salvação em Cristo (estude os documentos oficiais escrito pelos Papas). Vc acabou de me descrever vários pastores e bispos protestantes que esses sim buscam os olofotes da midia a fim de se promover e promover a própria igreja. A Igreja Católica nunco impôs o cristianismo, ela pregava, aqueles que não aceitavam não eram mandados para a forca pelos bispos como vcs pregam (pois que fazia isso eram os soldados a mando de seus reis), simplesmente a Igreja rezava por eles.

  16. “A característica especial da besta e de sua imagem é a violação dos mandamentos de Deus. Diz Daniel a respeito do chifre pequeno, o papado:”Cuidará em mudar os tempos e a lei.” Daniel 7:25. Paulo intitulou o mesmo poder de o homem da iniquidade(II Tessalonocenses 2:3), que deveria exaltar-se(roma papal)acima de Deus. Unicamente mudando a lei de Deus o papado poderia erguer-se acima de Deus. Quem quer que conscientemente guarde a lei assim modificada estará prestando suprema honra às leis papais, num sinal de obediência ao papa em lugar de Deus.”

  17. “A astúcia da Igreja de Roma é extraordinária. Ela sabe ler o futuro – que as igrejas protestantes estão lhe prestando homenagem ao aceitarem o domingo como dia de descanso, e se preparam para impô-lo pelos mesmos meios que ela própria empregou no passado. Não é difícil imaginar quão prontamente esse poder virá em auxílio dos protestantes nesta obra.”

  18. ” A Igreja Católica Romana forma uma vasta organização, digida da sé papal; seus milhões de adeptos, em todos os países do globo, mantêm-se sob a obrigação de obedecer ao papa, qualquer que seja a sua nacionalidade ou governo. Ainda que façam juramento prometendo lealdade ao Estado, por tráz disso jaz o voto de obediência a Roma.”

  19. “A História testifica de seus esforços(Igreja Católica), astutos e persistentes, no sentido de insinuar-se nos negócios das nações e, havendo conseguido pé firme, favorece seus próprios interesses, mesmo com a ruína das nações.”

  20. Como nesse mundo nada é por acaso, não foi atoa a escolha do Papa Francisco, eu diria, uma carta marcada, com intenções de segurar uma “sangria” da ICAR. No entanto é fácil fazer com que os católicos pare de deixar a ICAR e irem para Evangélicas (protestantes). É só ele se arrepender das milhares de vidas ceifadas pelas cruzadas, reconhecer que foi um erro adoração de imagens, reconhecer a soberania do Filho de Deus, fazer uma reforma completa interna e externa, e confessar que só o Senhor Jesus salva, e não através (por meio) da ICAR, confessar que é um erro dizer que somente é através da ICAR, que é feita uma verdadeira revelação das escrituras. Na verdade é o Espírito Santo que derrama a revelação no coração dos homens sobre a vontade soberana e perfeita Deus em relação aos homens.
    Nenhum Igreja Protestante/Católica pode dizer que a salvação e pelas suas Igrejas, isso negaria a obra vigaria perfeita de Jesus. Mas sim é através de Jesus, por meio Dele, por Ele, e para Ele, por todo sempre.

    Toda honra e Gloria ao Deus todo poderoso e ao seu filho Unigênito, e ao Espírito Santo, nosso consolador….

  21. Igreja mundana ou seita é assim mesmo. Defendem religião ou placa de igreja. Como defender placa de igrejas se a placa será a primeira a ser queimada ? Deveriam ensinar as pessoas a buscarem a Deus em espírito e em verdade ( Jo 4:23-24 ).

    • A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
      Tiago 1:27

  22. A minha opinião e q sendo católico ou evangelico,somos todos irmãos em Cristo,assim como tem pastores coruptos(não todos),tbm tem padres pedofilos (nem todos)não e pq uma minoria de padres e pastores,são senvergonhas q vamos sai por ai generalizando,não é isso q Cristo quer noś estamos esquecendo q viemos tds do mesmo lugar,e quem nos deu folego de vida tbm foi um só Deus nosso pai,mais lhes digo uma coisa o fim está prosimo pq td o q esta acontecendo ao nosso redor é biblico,então ao inves de nos preocuparmos com nosso irmão,e melhor irmos atras da nossa salvação,pq defeito todos nóa temos o unico q não teve foi Cristo q vei pra nos livrar vamos amar nosso prosimo como nós nos amamos

  23. Vamos fazer um movimento forte contra os assassinos da língua portuguesa gente, A Adriana esta com possuìda pelo espírito da burrice, onde ja se viu escrever próximo com S, isso é forte hein!

DEIXE UMA RESPOSTA