Três pastores da Igreja Maranata são presos sob acusação de ameaçarem testemunhas da investigação de desvio de dízimos

35

O caso de desvio de dízimos na Igreja Maranata que vem sendo investigado pelo Ministério Público do Espírito Santo teve um novo episódio nesta quinta-feira, quando três pastores foram presos sob acusação de agirem de forma intimidatória contra fiéis da denominação e autoridades.

Os pastores presos foram o presidente afastado Gedelti Gueiros, que teve o benefício da prisão domiciliar devido estar com mais de 80 anos de idade; o atual presidente Elson Pedro dos Reis e o pastor Amadeu Loureiro, que foram encaminhados para o Centro de Triagem de Viana; além do advogado Carlos Itamar Coelho Pimenta, que ficará no Quartel da Polícia Militar, em Maruípe, Vitória, segundo informações do G1.

As acusações que levaram o Ministério Público a pedir prisão preventiva dos pastores foi o surgimento de testemunhas que estavam procurando a justiça para refazer seus depoimentos, retirando acusações. O MP identificou que estava havendo coação através da pregação da mensagem, relegando os membros que colaboravam com as investigações a um ostracismo dentro da denominação. Em um dos casos, a testemunha relatou ter sido chamada para conversar numa sala, e quando chegou ao local, havia uma arma de fogo sobre a mesa.

“Membros da Igreja Cristã Maranata estavam sendo coagidos pelos líderes da igreja. É uma instituição hierarquizada. O pastor por ser o líder tem a dominação de todo o seu rebanho, e o que ele diz deve ser realizado. Então, essa coação, diferente da normalidade, onde a coação é direta dizendo o que uma pessoa deve fazer ou deixar de fazer, ela é feita através do uso de uma interpretação manipulada da Bíblia”, contextualizou o promotor Paulo Panaro, em entrevista ao telejornal Bom Dia Espírito Santo.


Essa constatação foi reforçada pelo também promotor Jerson Ramos: “Distorciam a forma da mensagem, trazendo informações subliminares, que acuavam as pessoas, que ficavam subjugadas às pessoas que transmitem a mensagem. As pessoas ficaram apavoradas”, pontuou.

Essas intimidações se valiam de termos que são comuns no jargão evangélico: “O que se observa é o seguinte, dentro da instituição, a expressão ‘caído’ para eles é muito grave. Você ser um caído é gravíssimo, ser um excluído é gravíssimo. Eles excluíam as pessoas dentro da própria instituição, ela [a pessoa] é relegada a segundo plano, como forma de coação, eles se sentiam caídos, excluídos”, ressaltou o promotor Panaro.

A Igreja Maranata limitou-se a divulgar uma nota em que afirma que a instituição nunca coagiu testemunhas ou ameaçou autoridades, e que está processando judicialmente aqueles que fizeram acusações à denominação.

No entanto, o promotor Panaro afirmou que novas intimidações ocorreram após a prisão dos pastores, e que uma testemunha que não havia recuado para retirar seu depoimento, foi ameaçada por telefone.

“Mesmo a Justiça tendo determinado a prisão dessas pessoas com a finalidade de fazer cessar essas coações, parece que a ação da Justiça não as intimidou. Ontem (terça-feira), cheguei ao meu gabinete e encontrei um documento assinado de uma das vítimas, falando que tão logo a imprensa veiculou a notícia das prisões, a pessoa recebeu três telefonemas ameaçadores. Diziam ‘Fulano, você viu o que você fez?’ Eu vim de longe para te pegar, vou só esperar a poeira baixar para você ver o que vai acontecer […] Essa é uma testemunha que queriam que ela se retratasse, ela não se retratou e isso está acontecendo com ela. Vou investigar as ligações para detectar os proprietários das linhas e tomar as medidas cabíveis”, concluiu Panaro.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

35 COMENTÁRIOS

  1. malafai/santiago/macedo/feliciano/marcospereira/csal hernandes/rsoares e muuuitos outros são traidores de Lutero que combateu a venda de indulgências hoje, Teoligia da Prosperidae, a teologia da ganância.Vendilhões do templo. exploradores da fé e da dor alheia. Que bom que eu me afastei de todas as religiões!!!!O meu dinheiro essa turma NÃO leva!

  2. Na verdade religião é fraude da monarquia européia o papa controla os dois reinos catolicos e protestantes e com o uso da famosa corrupção eles controla exercitos e poder judiciario,logo “deus” é juiz e general,no final o papa é um ditador disfarsado,a isto eles chamam a arte da guerra enganar o inimigo e no poder um general misterioso que passa como santo padre,a biblia é clara religião foi a primeira forma de escravidão atualmente o povo vive em servidão adorando homens como se eles fosse Deus quando na verdade são reis que vive secretamente ao controle da maçonaria (ordem de malta).

  3. O mundo só vai mudar quando a biblia for arquivada,pois trata de uma juntada de obras diversas no periodo do regime militar romano onde os generais imperadores tinha o titulo de “deus” divino,basta ver Julio Cesar e Otavio Augusto (divino pai e divino filho) o resto fica por conta dos professores de história que nada sabe da história,no final “Jesus”(Yesus) foi o ultimo faraó do egito Ptolomeu XV filho legitimo de Julio Cesar e Cleópatra VII,logo do egito chamei meu filho.

  4. Deus esta no controle… Que se cumpra a palavra: ” Os que se humilham serao exaltados e os que se exaltam serao humilhados” e que o Senhor tenha misericordia de todos nos.

    • jorgito estes mesmos dizimólatras pagam também as passeatas gays onde tu frequentas, e não vi voces devolverem o dinheiro dos orgãos publicos que pagaram, para a viadagem passear pelas avenidas, este sim dinheiro mal empregado, não tras proveito nenhum, se la roubam, mas também fazem coisas boas, e voces o que devolvem para a sociedade a não ser nojo e asco, malidicencias, e doenças, e ainda po~e a culpa da morte dos viados nos crentes , como se fossem eles que matassem . faz o favor para ti mesmo vai para o site ateu, la vais achar um monte de gay, dai as tuas tricotadas vão ser mais alegres heheh entendeu la a rapaziada é alegre, hihihi

  5. Distintos irmãos, graça e paz!
    Sem quermos fazer nenhum juízo de valor sobre o comportamento dos pastores
    da Igreja Maranata, no tocante ao absurdo mencionado, no entanto, se for constatado a veracidade das denúncias, que eles respondam na forma da lei.
    Acontece, porém, não será nenhuma novidade, caso sejam verdadeiras as acusações.
    A bem da verdade, a onda de escândalos envolvendo “pastores”, infelizmente, tornou-se regra
    no Brasil, em quase todos os ministérios.
    Do nosso ponto de vista, esses cidadãos, pelo menos durante as investigações, deveriam ficar afastados de suas funções eclesiásticas, pois suas credibilades ficam à deriva perante seus comandados.
    A vaidade exacerbada de muitos faz-lhes não enchergarem o mar de lama em que estão metidos. Melhor dizendo, há muito tempo se encontram na situação do “pastor” da Igreja de Sardes, e somente eles não percebem.
    Aliás, esquecem também do que se nos diz Lucas 12.48.
    Portanto, temos um conselho especial a todos os que estão nesse contexto: Apocalipse 2.4,5.
    Em Cristo,
    Tadeu de Araújo

    • Belas palavras Sr. Tadeu de Araujo!
      Com certeza a prática ilegal no Brasil se tornou algo muito comum e normal.
      A vaidade é tanta nestas pessoas que eles pregam o que é inadmissível e acabam-no por fazer.
      A cada dia vemos que se aproxima o fim…que Deus esteja conosco até o último dia!

  6. Para mim a única novidade foi o uso de arma de fogo, como meio de intimidação, embora, ficamos sabendo que quando Gedeuslti veio para Pernambuco, sua segurança, no Estado da Bahia, eliminou assaltante de ônibus na estrada. Agora, utilizar este meio como para intimidar testemunhas é o cúmulo do absurdo se levarmos em conta que vivemos num estado democrático de direitos e ainda mais em se tratando de pregadores do evangelho de JESUS CRISTO. É realmente inadmissível, JESUS pregou o amor e a humildade, eles demonstram

  7. Para mim a única novidade foi o uso de arma de fogo, como meio de intimidação, embora, ficamos sabendo que quando Gedeuslti veio para Pernambuco, sua segurança, no Estado da Bahia, eliminou assaltante de ônibus na estrada. Agora, utilizar este meio como para intimidar testemunhas é o cúmulo do absurdo se levarmos em conta que vivemos num estado democrático de direitos e ainda mais em se tratando de pregadores do evangelho de JESUS CRISTO. É realmente inadmissível, JESUS pregou o amor e a humildade, eles demonstram que estão muito distante do nosso salvador JESUS CRISTO.

  8. OS IRMÃOS N TIVERAM SABEDORIA PRA RESOLVER OS PROBLEMAS INTERNOS, E LEVARAM SEUS PROBLEMAS AO MP. E QUEM PERDE COM ISTO É O EVANGELHO, JESUS DISSE É NECESSÁRIO QUE HAJA OS ESCÂNDALOS MAIS AI DAQUELES POR QUEM VEM OS ESCÂNDALOS. EM RELAÇÃO AOS DÍZIMOS TODA IGREJA MENCIONA ATÉ A CATÓLICAI E CONTRIBUI QUEM QUER. O QUE FAZEM COM O DINHEIRO E O QUE DEIXAM DE FAZER, PRESTARÃO CONTAS COM DEUS. QUE DEUS SEJA JUIZ NESTA CAUSA.

  9. É uma pena que isto aconteça… Mas a bíblia é clara: “Ai daqueles que usarem meu nome em vão…”. E Deus, por ser misericordioso, pode ter realmente misericórdias destes que estão usando o nome dele. No entanto, os mesmos não escaparão da justiça. Amén

  10. É triste ver estes comentários, em toda area tem os bons e os ruins e os bons não podem pagar pelo erro dos outros, a igreja que o Senhor formou é perfeita mas infelizmente naquilo que o homem poe a mão acontece estas coisas erradas, o importante de tudo isso é que Jesus esta voltando muito em breve por isso que tantas coisas estão acontecendo mas o nome do Senhor não pode ser envergonhado desta forma, não acredito que os pastores da igreja crista maranata tenham feito tal ato mas se fizeram com certeza eles vão dar conta a Deus do que fizeram e vão ter com a justiça dos homens também e que Deus tenha misericórdia deles e que a verdade apareça o mais rapido possivel. Maranata ora vem Senhor Jesus!!!!!!!

  11. Gente, acima de tudo, não podemos condenar toda uma congregação por causa de um erro alheio…
    Por acaso alguém falou que o papa era safado, pedófilo e estuprador só pq um padre aqui teve relações com uma menina???
    Prestemos atenção no que falamos.
    Não sou da maranata hj, mas já fui quando criança e a maioria da minha familia hj faz parte dela.
    Não concordo com tudo, mas Deus não me deu e nem te deu essa autoridade de julgar.
    É muito claro que gente safada tem em TODO lugar.
    Quem é vc, quem sou eu para tentar julgar alguém???
    Devemos nos livrar das coisas más e apenas prosseguir com as boas.
    Deus com certeza punira esses ridiculos que envergonharam o Seu e nome o nome da sua igreja.
    Continuo gostando da Maranata e apoiando a obra. Espero que seja feita a justiça, mas também espero que não afete muito as igrejas.
    Sem mais.

  12. A minha base espiritual deu-se toda na igreja Maranata e eu louvo a Deus por isso. Hoje eu estou na igreja Batista com minhas filhas, mas foi na Maranata que aprendemos quem era Deus, reverência e acima de tudo… um Deus que se revela. Não estou aqui para defender ou acusar… até pq a Bíblia mesmo nos ensina que pobre do homem que confia no próprio homem…. mas tb fala: ai daquele que tocar num ungido meu.
    Acredito na idoneidade da denominação, no serviço ao Senhor sério que realizam, creio que Deus fala de forma grandiosa no meio deles e por esse motivo, uma coisa eu tenho plena certeza…. DEUS ESTA NO CONTROLE! Nada se esconde aos olhos de Deus e com certeza no Seu tempo, as mascaras vão cair, porque o nome de Deus jamais será envergonhado e sim exaltado…
    Amo essa igreja… e entendo que Deus sabe sempre o que faz! Isso é mais uma prova… Jesus esta voltando, já esta as portas… quem tem ouvidos, ouça!
    A paz de Cristo a todos!

    • Pode repara,todos esses pastores metem o pau e falam mal da IURD. Mas a justiça de Deus esta sendo feita. Se bobear o stardust tbm é pastor da maranata,pois a única coisa que sabe fazer é caluniar a igreja do Senhor Jesus,a universal!

      • Meus Deus proteja meu país desses fundamentalista mentirosos, corruptos, assassinos. Essa instituições estão mostrando como estão falidas de princípios e valores.

        • Colega me desculpe mas vc vai ter de engolir minha opinião a Universal é a mais suja de todos. Agente percebe na arquitetura das instituições, sempre querendo impressionar as pessoas com o dinheiro de milhares de inocentes e ignorantes.

  13. por muito menos eles julgam e condenam as pessoas com dureza ,rigor,os mesmos estão cheios da soberba ,vaidade e a palavra de DEUS é claro e fiel que com ferro fere com ferro é ferido! , mais louvado seja o nome do SENHOR que é a minoria mesmo que sejam a parte poderosa que são os fundadores e lideres, mais não são e nunca seram maiores que DEUS que fundou o mundo e é o grande general que esta a nossa frente( o nosso verdadeiro lider),este homens que se denominam pastores são lobos no meio das ovelhas e que contaminaram a igreja mais DEUS esta tomando as suas providências! amém!

  14. Sou da Maranata desde que nasci e posso afirmar que nunca coagiram ninguém a fazer nada nem fazem “lavagem cerebral” em ninguém. Acredito na idoneidade dos membros acusados e de toda a igreja, quem os colocou ali foi o Senhor e o único que pode tira-los é o Senhor. Pessoas com mente fraca acusam toda a Igreja pelo erro de poucos, mas não os culpo por essa ignorância, pois pessoas sem Deus e sem caráter acham que todos são iguais a eles. Posso afirmar que se conhecessem o Deus que servimos e essa obra maravilhosa teriam a mesma certeza que eu; que essa Obra e do Senhor, e somos todos servos dele não de um pastor que como nós também é um vaso nas mãos dele. Todos os pastores acusados trabalham e tiram seu sustento de seu próprio suor, não precisam de dizimo de ninguém.
    Estou certa que como Deus livrou seus servos no passado ele também livrará seus servos que hoje estão sendo injustiçado, e não deixará que nenhuma dessas calunias levantadas contra toda a igreja, pois somos corpo, não nos impedir de continuar proclamando esse nome MARANATA, pois não é só um nome mas uma promessa que esperamos ansiosamente e que em breve se cumprirá em nossas vidas e de todos aqueles que forem fieis a Deus!

  15. O senhor Jesus vem e vira para nos salvar e todo aquele nele crê nao passara por mal algum , confie e ore e a verdade prevalessera . Vamos em frente meus irmãos cantando com senhor Jesus. Meu barco e pequeno e grande e o mar , Jesus segura minha mão , ele e o meu piloto e tudo vai bem , Jesus segura minha mão . O senhor nosso Deus esta no comando , depois da tempestade sempre vem a calmaria . Oremos e tempestade passara . Amem.

  16. O que importa em tudo isso é que o Senhor Jesus está voltando o que o Senhor e seus profetas disseram está se cumprindo, agora quem está fazendo piada e falando sobre a bíblia irá ter que se acertar com o Senhor, pois servimos há Deus vivo o que importa não é a denominação da igreja, mais sim realizar a obra do Senhor como forma de vida.

  17. O que importa em tudo isso é que o Senhor Jesus está voltando o que o Senhor e seus profetas disseram está se cumprindo, agora quem está fazendo piada e falando sobre a bíblia irá ter que se acertar com o Senhor, pois servimos há Deus vivo o que importa não é a denominação da igreja, mais sim realizar a obra do Senhor como forma de vida. ora vem Senhor Jesus!!!

  18. não é placa nem pessoas que vão te levar para o céu é Deus e se o MP ESTIVER CERTO QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA JA SE ELES ESTIVEREM ERRADO QUE ELES SEJAM JULGADOS E CONDENADOS MAIS DEUS ESTANDO A FRENTE

DEIXE UMA RESPOSTA