Comemorando 118 anos de fundação, a Igreja Presbiteriana de Pinheiros está detalhando os planos de expansão de seu templo após vitórias na mudança de legislação do zoneamento na capital paulista e aquisição de imóveis ao redor da atual sede.
Com mais de quatro mil membros, a Igreja Presbiteriana de Pinheiros é liderada há quase 30 anos pelo pastor Arival Dias Casimiro, e conta com o pastor Hernandes Dias Lopes em seus quadros como “pastor colaborador”. O templo atual já não comporta os frequentadores, e muitos participam dos cultos assistindo através de telas em salas separadas.
“Será um marco para a história de São Paulo, porque nunca uma igreja cristã, evangélica, esteve na marginal. A marginal tem tudo, tem sambódromo, tem Anhembi, tem motel, tem C&A, tem shopping… Mas não tem uma igreja pregando a Bíblia, ensinando a palavra de Deus. E vai ter”, disse o pastor Arival em julho de 2023.
O plano ousado da igreja é dividido em etapas: inicialmente, uma tenda para aproximadamente 1,5 mil pessoas será erguida em uma área vizinha ao atual templo, no local onde havia casas que foram compradas pela congregação e foram demolidas. Assim, enquanto o projeto do templo definitivo é finalizado e aprovado pela prefeitura, os cultos poderão ser realizados com mais pessoas.
Segundo o projeto da igreja, após o final da obra, o novo templo terá cerca de 2,6 mil assentos na área de culto e 253 vagas de estacionamento, no subsolo. De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, devido às características do “solo mole” próximo às margens do rio Pinheiros – que demanda requisitos de construção especiais – e à proposta de erguer um edifício de 13 andares junto ao templo, o custo pode chegar a R$ 80 milhões.
“Se nós conseguirmos, poderemos construir aquele projeto de 13 andares aqui. São 14 mil m(²) de área construída, vamos ter um auditório para 2,7 mil pessoas. Amém”, explicou Arival em um culto realizado em outubro de 2023.
A aprovação da mudança de zoneamento na região foi feita pela Câmara Municipal de São Paulo, com 46 votos favoráveis de um total de 55 vereadores. Em janeiro deste ano, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) sancionou a mudança, o que permitiu à igreja avançar no projeto.
No canal da igreja no YouTube, detalhes sobre a demolição dos antigos imóveis no entorno e construção da tenda provisória são apresentados em um vídeo curto. No site, há pedidos de ofertas especiais para a compra da tenda, sua montagem e equipamentos, que podem chegar a R$ 4 milhões.