A Rede Record tem investido pesado na produção de novelas com temática bíblica. A sua mais recente superprodução, a novela Gênesis, é um exemplo disso. Diante do sucesso que tem obtido, a Igreja Universal do Reino de Deus viu uma oportunidade de testar um novo formato de propaganda, o qual pode ser apelidado de “QR Code da fé“.
A técnica é nada mais do que a exibição na tela da TV, durante a transmissão da novela, de um QR Code, geralmente posicionado no canto da imagem. Ao direcionar a câmera do celular para o código, o telespectador é direcionado (pelo navegador do celular) ao site do Templo de Salomão, em São Paulo.
Para atrair a curiosidade do telespectador e ao mesmo tempo indicar do que se trata o QR Code exibido, ele só aparece em momentos específicos, associado a algo religioso. O teste da iniciativa, por exemplo, ocorreu na novela Poderosa, encerrada no mês passado.
O QR Code da fé apareceu no momento em que alguns personagens falavam das suas experiências com Deus. Quando o ator Miguel Coelho, por exemplo, que interpretou um ex-dependente químico chamado Antônio Junior, festejou a sua recuperação: “Demorei, mas encontrei um sentido para a minha vida”.
Outra personagem complementou a declaração do ex-dependente, enquanto o QR Code era exibido no canto inferior da tela: “A gente está frequentando a mesma igreja do Miguel [Rafael Sardão]”.
O uso de QR Code em campanhas publicitárias se tornou algo comum, mas aparentemente a Record é a primeira emissora a utilizá-lo para algo que diz respeito à Igreja Universal do Reino de Deus, inovando nesse quesito. Segundo o Notícias da TV, a emissora e a IURD foram procuradas para detalhar o assunto, mas não se manifestaram até então.