Jean Wyllys afirma que oração do senador Lindbergh Farias com o pastor Silas Malafaia foi “a venda da alma ao diabo”

31

A visita do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) à sede da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) no último fim de semana tornou-se tema de um artigo do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) na revista Carta Capital.

No texto, o deputado e ativista gay adversário público do pastor Silas Malafaia, líder da ADVEC, critica o uso do púlpito como forma de conquistar apoio à pré-candidatura do senador ao governo do estado do Rio de Janeiro.

“O atual governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, mesmo sucumbindo a uma impopularidade sem precedentes, fruto de denúncias de corrupção em sua gestão, não quer a candidatura de ‘Lindinho’ e pretende eleger seu vice, Pezão, a qualquer preço. Ameaçado pelo impacto negativo de sua pré-candidatura na aliança nacional entre PT e PMDB e sentindo que esse impacto se amplia na medida em que a parceria entre Marina Silva e Eduardo Campos emerge como a possível aposta da ‘grande mídia’ para eleições do próximo ano, Lindberg decidiu pôr a alma à venda em busca de força para sua empreitada”, escreveu Wyllys.

O tom ácido do deputado se estende quando afirma que “se o fato de se pôr a alma à venda já suscita um debate sobre ética, imaginem quando a alma é oferecida a negociante que costuma pagar pouco e pedir mais que alma”. A ironia faz clara referência ao pastor Malafaia, conhecido por suas alianças políticas baseadas na defesa das ideias que costuma propagar.


A crítica de Jean Wyllys propõe uma retrospectiva sobre o apoio protagonizado por Malafaia nas últimas eleições, quando indicou o voto no então governador de São Paulo para presidente: “Todos sabem como Silas Malafaia se comportou nas eleições de 2010 em relação à então candidata do PT Dilma Rousseff. Em conluio com José Serra, candidato do PSDB, ele demonizou a petista e reduziu o debate eleitoral a uma agenda moralista – quase fascista – que obrigou os principais candidatos à presidência a se colocarem contra os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e contra a cidadania plena de homossexuais”.

Wyllys afirma que em 2010, “a militância petista teve ânsias de vômito quando viu imagens de José Serra em cultos evangélicos, acompanhado de Malafaia, proferindo expressões cristãs – ‘A paz do senhor, irmão’ – que, em sua boca, soavam tão naturais quanto um pacote de Tang”, e questiona: “O que essa mesma militância estará dizendo de seu senador?”.

Segundo Jean Wyllys, a imagem de Farias e Malafaia orando lado a lado é uma cena que não pode ser vista como sincera: “A foto da conversão de Lindberg não é só um ‘simulacro’ do real mas, antes, uma simulação descarada. Nela, o mal – a mentira, a enganação, o oportunismo, a desonestidade intelectual, a venda da alma ao diabo – é transparente”.

Usando referências da teoria do “punctum” do sociólogo e filósofo francês Roland Barthes, Wyllys diz que uma imagem “toca-nos independentemente daquilo que, nela, vemos de imediato ou buscamos”, e afirma: “Ambos [Farias e Malafaia] têm consciência de que estão enganando um eleitorado que não por acaso é chamado e tratado como ‘rebanho’ pelo seu pastor. Esforçam-se para parecerem convincentes – e tudo na foto reforça a verossimilhança da cena, inclusive o nome ‘Jesus’ ao fundo. Mas o punctum os desmascara e revela o riso da serpente”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

31 COMENTÁRIOS

  1. A POLÍTICA, EM TESE, DEVERIA ESTAR COLIGADA A FILOSOFIA E A ÉTICA. NO ENTANTO HOJE, NA POLÍTICA, NA MAIORIA DAS VEZES, NÃO VEMOS VERDADEIRA SABEDORIA, NEM DECORO. DESTARTE, NÃO DÁ PRA ENTENDER PORQUE TANTA AMIZADE ENTRE PASTORES E POLÍTICOS. OS CRENTES QUE DEVERIAM PREGAR A JUSTIÇA ESTÃO ABRAÇADOS NÃO COM A POLÍTICA QUE É A Arte ou Ciência da Organização, direção e Administração, MAS, COM OS INJUSTOS DA POLÍTICA. OS MINISTROS ERRARAM O ALVO, ESCOLHERAM O FRUTO PROIBIDO,ESTÃO INDO NA DIREÇÃO ERRADA (RUMO ÀS CAMPINAS QUE DÃO EM SODOMA E GOMORRA). EU PERGUNTO: – O que o que esses pastores querem fazer esta noite? Eles responderão: – A mesma coisa que fazemos todas as noites, tentar conquistar o mundo. IMAGINEM SE ESTIVESSEM EM AÇÃO, NA VIDA DESSES PSEUDO-PASTORES HODIERNOS, TODOS AQUELES PRESTÍGIOS DE LIDERANÇA ESPIRITUAL, VIDA NOTÓRIA E SINAIS DOS APÓSTOLOS (JÁ QUE ESSES NÃO USARAM DO 'PODER' PARA FAZEREM POLITICAGEM)?
    AOS PASTORES 'POLITICALHENTOS' DEIXO AS PALAVRAS DE RUI BARBOSA: "Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam com a outra.antes se negam, se repulsam mutuamente. a política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada". ANTES DE DIZERMOS "MARANATA!", DIGAMOS "REFORMA!"… MAIS UMA… FAZER O QUÊ?

  2. Entendo seu ponto de vista meu caro… Não vou dizer aqui tudo que penso sobre isso, se o fizer direi mil palavres e não esgotarei o assunto. Em fim, eu como eleitor, não quero um pais dado ao religiosismo, e não quero um pais dado ao homossexualismo, quero um pais imparcial. Mas estendo criticas aos religiosos, pois enquanto o religiosismo existir o homem será limitado… Me respondam, por que não vemos isso acontecer em países laicistas? Como o próprio Silas já expressou, o Brasil é laico e não laicista, eu gostaria muito se o Brasil fosse totalmente laicista. Sem religião em assuntos governamentais!!!

  3. Sinceramente: apesar desse deputado ter usado um trocadilho infame (vender alma ao diabo) e ter usado expressões preconceituosas contra cristãos, ele falou uma verdade. Nas eleições passadas, o PT era o DEMÔNIO EM PESSOA p/ o Silas, hoje tá orando pelo candidato do PT ao governo do Estado. Isso ñ passa hipocrisia, falsidade de ambos os lados, jogo de interesses. Igreja e Pastor qdo se envolve em política, só vai dar problema, p/ ñ falar outra coisa. Devemos separar o Eclesiástico da política; devemos ter um candidato ESPECÍFICO para política, ñ pastores de rebanho; lugar de Pastor é na Igreja, lugar de político é na Câmara, Planalto. Da mesma maneira q antigamente profeta era profeta, rei era rei e sacerdote era sacerdote. O q aparece junto é excessão, como Melquisedeque e o Senhor Jesus.

  4. Essa jovem com cara de oriental, Alana Tsuki, ela está enganada, pode ser perdoada por Deus em nome de Jesus, quando japonês adere a uma religião, é porque ver fundamentos, conheço 2 Pastores japoneses muito abençoado, Takayama e Massatoshi, Alana!!! leia a bíblia, nem que seja por curiosidade, então saberá que ela é a palavra de Deus.

  5. Anton Mendel, já vi muitas dessas aberrações praticadas por pastores, mas quero te dizer uma coisa: se formos nos espelharmos em homens, o fim será negar a fé naquele que pagou um preço muito alto no calvário pelos nossos pecados, vamos olhar para Jesus, que é o autor da vida e consumador da salvação.

  6. Bruno Cella, vc diz, “o que acha do Malafaia estar dando apoio a um petista? Não acha no mínimo estranho?” É diferente orar e dar apoio, a bíblia manda que oremos, “Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade” 1 Timóteo 2:2, eu particularmente sempre votei no Lula, mas não gosto da maioria dos petistas, em se tratando de fé, Deus não faz acepção de pessoas, ” Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.” Romanos 2:11

  7. Antol Mendel, porque ao invés de vocês usar estas pessoas como exemplo de "cristãos evangélicos", você não usa pessoas como eu, sou uma mulher cristã que trabalha com excelência, meus chefes e amigos do trabalho não tem do que reclamar de mim, procuro agir sempre da maneira correta em tudo o que faço e não prejudicar ninguém, amo e ajudo com o que posso entidades de animais e criança com câncer de minha cidade, na minha igreja cuido de crianças ensino elas a dançar pra Jesus com toda alegria dedico meu final de semana pra alegra-las, também ajudamos com alimentação os mais necessitados e também os membros que precisam de ajuda, meu pastor não recebe salário nenhum, ele não precisa e nem é ele que cuida das finanças da igreja, ele trabalha sempre teve sua empresa de exportação, nunca preciso do dinheiro da igreja, pelo contrario doa e ajuda os mais necessitados, eu o conheço antes dele se tornar pastor e ele estudou muito pra isso, inclusive a igreja presta contas de tudo que recebe e gasta, amo meus pais e procuro honrá-los em tudo o que faço, e sabe o porque sou assim, porque Jesus me ensinou e me deu muito amor, um amor tão imenso que me faz querer contagiar a todas as pessoas e até os animais, sou feliz, sabe as vezes eu até te compreendo, pois pelos post percebemos que existem pessoas que se dizem cristãs mas são apenas religiosas, que ao invés de oferecem o amor que Jesus nos ensinou te tratam muito mal, peço perdão por estes, e também não quero te convencer ou converter só quero que saiba que existem sim exceções, acontece que você conheceu as pessoas erradas as religiosas que de Jesus não tem nada, e também são aquelas que a mídia expõe infelizmente todos os grupos, seja evangélicos, ateus, católicos, gays, heterossexuais tem pessoas ruins, mas não é todas, porque a mídia não expõe? Existem ministérios que estão construindo poços de água no sertão pra ajudar pessoas carentes (ministério livres pra adorar é só pesquisar) e outros que ajudam entidades carentes. O fato é que como diz as escrituras que eu creio, nos últimos dias o amor de muitos se esfriará… e não importa que grupo a este pertença, infelizmente é assim, se as pessoas se espelhassem em Jesus, o mundo seria melhor pois ele nos ensinou que o mais importante de tudo é o amor e o perdão, acontece que a religião que era para ligar as pessoas a Deus esta afastando cada vez mais por causa de seus lideres, ao invés das pessoas oferecerem amor só ficam ofendendo, a questão do homossexualismo, eu penso os seguinte, é pecado pra nós cristãos, mas não quer dizer que devemos ofender e maltratar os homossexuais, onde fica o amor, temos que respeita-los como qualquer outra pessoa, não pode haver desrespeito dentro da igreja como beijo dos homossexuais como também de heterossexuais, também não devemos ir impor a palavra de Deus na parada gay, nada pode ser a força tem que haver respeito mutuo, independente das escolhas das pessoas temos que ama-las incondicionalmente, peço de verdade perdão por aqueles que se dizem cristãos que te ofenderam te desejo tudo de bom, um abraço, Deus o abençoe.

  8. Jean Wyllys, esse tipo de gente é que o povo brasileiro elege, quem sabe tenha sido do vota gay, quem sabe também, esse gay, nas próximas eleições fique fora do Congresso.

  9. só no brasil que um zé ninguem desses que foi eleito com meia duzias de votos faz um barulhao desses…. lamentável…. um deputado eleito porque é gay e participou de programa de tv… triste d mais…. saudades do clodovil hernandes que disse: “orgulho gay? de que? de dar a b+#$@!?.”

  10. A verdade é o que meus colegas comentou aí:O Jean quer se promover a custa de quem já é reconhecido,(Pr,Silas Malafaia)pela minha visão espiritual o Silas só ajuda nossa sociedade.

  11. Difícil ter que reconhecer a verdade vinda de um ateu mas ao ler a matéria vejo a clara negociata feita , triste é saber e ver como pessoas se vendem pelo poder (lindinho um nariz nervoso quantas vezes saiu carregado do seu gabinete na prefeitura quase em como por causa do nariz) PRECISAMOS ABRIR OS OLHOS APRENDER EM QUEM VOTAR SE NÃO TIVER NINGUEM FAÇA O CERTO MOSTRE A SUA REVOLTA NÃO VOTE NÃO TRQUE SEU VOTO POR PROMESSAS FUTEIS OU UM JOGO DE CAMISA PARA O SEU TIME ACORDA POVO PARE DE SOFRER

  12. Anton Mendel, se vc deixa de votar em alguém por ser evangélico isso mostra seu preconceito, pois mesmo de ideologia diferente da sua esse candidadto pode se mostrar de grrande valor para a sociedade como um todo. Foi nisso que pensei quando, mesmo sendo evangélico, votei em ateu, lésbica, todos de esquerda. Procurei ver propostas de alcance social e não olhei para o meu próprio umbigo. Seja mais racioanl e menos passional. Com respeito, Claudio.

  13. Pqpp não curto o Jean Wyllys, mas se você entendem alguma porcentagem de politica que acredito que 80 a 90 % aqui não entendem saberão que o cara está com toda a razão, o que ele fala é a pura verdade e vocês sempre levam pro lado da religiao , o cara é tão inteligente que usa parabolas e frases que a maioria nao entende o raciocinio dele, Silas Malafaia apoiar um petista é a gota dágua! Só acho que com todo respeito indpendente de religião vocês evangélicos poderiam fazer uma revolução porque os maiores nomes que representam vocês no Brasil , só fazem vocês passarem vergonha, não sejam ovelhas de obeceder e escutar tudo o que esses pastores falam, raciocinem e sejam como raposas mas espertos um pouquinho! Abs…

  14. Jean Wyllys, esse deputado a serviço do diabo, que cedo vai para a caixeta, neste comentário está certo. O resto para ele uma balinha não faria mal nenhum. não se perderia nada. Seria um bem para a família brasileira, que perde na Bahia um jovem pregador da palavra de Deus.

  15. Caramba eu fico chocado com muitas pessoas aqui tem preguiça de colocar os neuronios para funcionar, galera pelo amor de Deus acordem, eu sou evangélico mais não posso ser ignorante a tal ponto de não perceber a metamorfose de Silas Malafaia, o pastor metralhou o PT na ultima eleição, de fato demonizou os petitas, a Dilma e a corja toda, e agora empresta o púlpito de Deus aos mesmos petistas, os perseguidores de Cristo.. Isso me lembra Judas, que trocou Jesus por algumas moedas de ouro…

  16. Jean Wyllys digo se tu é macho, há tu não é macho, não vai ter coragem de falar isso nunca em rede de TV aberta! falar pela web é facil 60% ou mais não vão ver né, Jeas Wyllys tu és uma piada em pessoa e diz que é deputado federal, tá mais para deputado fedorento… faça mil favor.

  17. JW você usou de artifícios como a mentira. Aliás tem usado na maioria das vezes. O Senador petista apenas fez uma visita à igreja. Ele não se converteu e tampouco professa a fé cristã. Um deputado tão "engajado" (no sentido limpo e sujo) deveria saber melhor do que fala.

  18. Agner Roncali sim cristo não é uma religião; mas quero ver como vc.pode ter uma verdadeira cumunião com Deus sem participar de uma igreja de cumunião com outras pessoas ,o propio cristo deixo bem claro isso quando chamou seus dicipulos não fico sozinho,precisamos de contatos com outros sim para servir a cristo.

  19. Geiza Duarte independente de quem quer que seja, é todos safados,políticos corruptos. eu sou cristã, não voto em politico evangélicos eu acredito que são piores de que os outros!!!! politica e religião não se misturam, cada um no seu quadrado!!!

  20. esse malafaia é um oportunista sem caráter, falou tanto do pt,agora coloca esse deputado safado corrupto no púlpito, e ainda tem a cara de pau de dizer que foi só uma oração. Pra se orar pela uma pessoas não é necessário coloca-lo lá em cima do púlpito. Engole essa!!!

  21. Malafaia não passa de um aproveitador,esperar o que desse senhor?esse senador que foi prefeito da cidade onde resido,e que ajudou a afundar a mesma,quer ser governador,e como conseguir voto para alcançar seu objetivo? se achegando a um pastor que não esta nem ai se o cara presta ou não presta,mas que consegue infelizmente convencer pessoas a darem seu voto para esse tipo de gente.Malafaia gosta de ter influencia politica,ele quer ser o pastor bam,bam,bam,ele adora estar junto dos poderosos políticos,ter amizades com ele,adora que os mesmo peçam a sua ajuda para se eleger,gosta de ser lembrado em época de eleição ja que comanda um curral eleitoral,e nada mais natural que políticos queiram sempre banca os bons moços,para enganar os trouxas,e fazem isso muito bem,e tendo o apoio dos coronéis da fé,melhor ainda.

  22. Eu moro em nova Iguaçu ultima cidade governada Por Lindbergh Farias ….O ministerio publico o investiga porque na "gestão" dele sumirão mais de 1 bilhao e 300 milhoes Da Minha cidade…esse cara é um ladrão …manipulado pelo PT. Agora ele se alia a um Homem que em vez de prega a paz ..prega da diferença social através de um Pre-conceito tão estupido!

DEIXE UMA RESPOSTA