Se há pessoas que preferem celebrar os mortos e os símbolos associados à escuridão, por outro lado há os seguidores do Senhor da vida, Jesus Cristo, que em pleno dia de Halloween, ou Dia das Bruxas, não abriram mão de anunciar quem é a verdadeira luz do mundo.
Foi o que fizeram os membros da igreja Ecclesia Assen, na Holanda. Eles saíram às ruas para evangelizar, mostrando que a vida deve ser comemorada, e não a morte. “Grande parte da congregação podia ser encontrada na cidade”, disse a denominação em um artigo.
Apesar da iniciativa nobre e completamente respeitosa, uma pessoa chegou a confrontar os cristãos, dizendo que achava “terrível” encontrá-los pregando nas ruas da cidade.
Sobre este episódio, de igreja tratou como uma reação espiritual à proclamação do Evangelho. “Satanás não está feliz com essas ações e não quer nada mais do que interrompê-las. Jesus é a Luz do mundo, e Ele venceu as trevas!”, disse a igreja, segundo o ministério Revive.
Culto em vez de Halloween
No Brasil, uma iniciativa da escola Centro Educacional Mattos Cordeiro (CEMACO), que é de confissão cristã, também foi na contramão do Dia das Bruxas, substituindo a celebração do Halloween por um culto a Deus.
“No dia em que muitos comemoram a morte e as trevas, nós reservamos um momento para celebrar a VIDA e a LUZ que há no Deus que nos criou. Através de nós, Jesus, clareia!”, disse a escola em um comunicado.
Para o colégio, oferecer um culto a Deus no dia da Reforma Protestante foi uma maneira de transmitir aos alunos os valores entrais da fé cristã, especificamente a de tradição evangélica.
“Buscamos oferecer uma alternativa que fortaleça a identidade cristã, celebrando a luz, a verdade e a vida. Nossa intenção é proporcionar aos alunos uma visão clara dos ensinamentos bíblicos e um ambiente de reflexão que contraste com as práticas associadas ao Halloween”, concluiu a escola. Confira: