Jornalista católico critica parcialidade da mídia no caso Marcos Pereira e afirma: “Evangélicos não são estupradores”. Leia na íntegra

26

A cobertura da mídia no caso em que o pastor Marcos Pereira é acusado de estupro de fiéis foi duramente criticada pelo jornalista Reinaldo Azevedo, católico, em seu espaço no site da revista Veja.

Segundo Azevedo, a mídia estaria atuando de forma parcial na cobertura do caso, e generalizando ao estender a caricatura feita em cima de Marcos Pereira a todos os evangélicos.

“Se [Marcos Pereira] cometeu os crimes de que é acusado, que fique 800 anos na cadeia. O que sei — e a patrulha pode desistir que não cedo a esse tipo de pressão vagabunda — é que evangélicos não são estupradores ou tendentes ao estupro, assim como católicos não são pedófilos ou tendentes à pedofilia”, escreveu Azevedo.

O jornalista diz ainda em seu texto, que “dá quase para tocar no clima de preconceito” existente na imprensa brasileira contra os evangélicos.


“Como já apontei aqui — e apontarei outras 500 vezes se necessário —, a existência de um ativo preconceito antirreligioso na imprensa brasileira, os idiotas perdem a modéstia e perguntam: ‘O que você vai dizer agora?’. Vou dizer o óbvio: cadeia para Marcos Pereira se for culpado, como defendi cadeia para padres pedófilos. Qual o mistério? […]O preconceito antirreligioso da nossa imprensa é, na verdade, anticristão (antievangélico e anticatólico). Em relação ao islã, por exemplo, dá-se o contrário: busca-se provar, por exemplo, que atos terroristas são dissociados da religião. Qualquer orientalismo é sempre bem-vindo”, constatou Reinaldo Azevedo.

Segundo o jornalista, há má vontade da mídia ao publicar, por exemplo, que o pastor Marco Feliciano já havia saído em defesa de Marcos Pereira anteriormente, numa situação distinta da atual: “‘Ah, Fulano de tal, evangélico, já defendeu Marcos Pereira; Beltrano também…’ Certamente não o defenderam porque fosse um estuprador, não é mesmo? Aliás, entendo que a notícia merece tal destaque justamente porque nos parece especialmente incompatíveis estas duas realidades: o fato de o sujeito ser um líder religioso e, ao mesmo tempo, um estuprador. ‘Ah, ele já era acusado de muita coisa…’ É verdade! Desde o tempo, por exemplo, em que o movimento AfroReggae, ausente do noticiário (eventualmente aparece como um berço de heróis), atuava em parceria com ele. Em fevereiro do ano passado, José Júnior, o coordenador do movimento, acusou Pereira de planejar a sua morte. Nunca ficou claro o motivo. O certo é que brigaram”, publicou Azevedo.

Confira a íntegra do artigo de Reinaldo Azevedo no site de Veja:

Já recebi aqui uns “trocentos” comentários sobre o tal pastor Marcos Pereira, da Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias. Ele é acusado de ter cometido vários estupros e de ter se associado ao narcotráfico, e se investiga até a possibilidade de envolvimento com um homicídio. Está preso. Se cometeu os crimes de que é acusado, que fique 800 anos na cadeia. O que sei — e a patrulha pode desistir que não cedo a esse tipo de pressão vagabunda — é que evangélicos não são estupradores ou tendentes ao estupro, assim como católicos não são pedófilos ou tendentes à pedofilia.

Nessas horas, dá quase para tocar no clima de preconceito, de tal forma ele se adensa. “Esses evangélicos são mesmo uns falsos moralistas… Vejam lá!”. Ou ainda: “Esses evangélicos são contra o casamento gay, mas abrigam estupradores”. Ou por que não: “Todo moralista, no fundo, é mesmo um pervertido”. Parafraseando Musil sobre Kakânia (ele falava de outro assunto…), em Banânia, tendemos a achar que todo moralista é um pervertido, mas ainda não chegamos ao requinte de considerar todo pervertido um moralista…

Como já apontei aqui — e apontarei outras 500 vezes se necessário —, a existência de um ativo preconceito antirreligioso na imprensa brasileira, os idiotas perdem a modéstia e perguntam: “O que você vai dizer agora?”. Vou dizer o óbvio: cadeia para Marcos Pereira se for culpado, como defendi cadeia para padres pedófilos. Qual o mistério? NOTA À MARGEM: o preconceito antirreligioso da nossa imprensa é, na verdade, anticristão (antievangélico e anticatólico). Em relação ao Islã, por exemplo, dá-se o contrário: busca-se provar, por exemplo, que atos terroristas são dissociados da religião. Qualquer orientalismo é sempre bem-vindo. Se aparecer algum sugerindo que comer capim purifica a alma, o defensor dessa purificação será tratado como Santo Agostinho jamais seria porque Santo Agostinho, por óbvio, é incompatível com capim.

“Ah, Fulano de tal, evangélico, já defendeu Marcos Pereira; Beltrano também…” Certamente não o defenderam porque fosse um estuprador, não é mesmo? Aliás, entendo que a notícia merece tal destaque justamente porque nos parece especialmente incompatíveis estas duas realidades: o fato de o sujeito ser um líder religioso e, ao mesmo tempo, um estuprador. “Ah, ele já era acusado de muita coisa…” É verdade! Desde o tempo, por exemplo, em que o movimento AfroReggae, ausente do noticiário (eventualmente aparece como um berço de heróis), atuava em parceria com ele. Em fevereiro do ano passado, José Júnior, o coordenador do movimento, acusou Pereira de planejar a sua morte. Nunca ficou claro o motivo. O certo é que brigaram.

Amigos? Ah, eles foram, sim!!! E como!!! Vejam o vídeo abaixo, em que José Júnior canta as glórias de Marcos Pereira. Pergunta óbvia: digamos que Júnior tenha sido enganado… Por que os evangélicos, que o elogiaram o pastor que está preso, não podem entrar na mesma categoria? Respondo: porque José Júnior, na imprensa, é considerado um “ativista social”, acima do bem e do mal, e os evangélicos são vítimas do tal preconceito a que me referi. No vídeo abaixo, peço que vocês prestem atenção à fala de José Júnior, a partir de 4min24s (transcrevo-a em seguida):

Assine o Canal

A Fala de José Júnior

José Júnior – Pastor, as igrejas, geralmente, têm uma postura muito pacifista, o que é natural, mas a gente percebe que a Assembleia de Deus dos Últimos Dias, que é a sua igreja, na verdade, é um grupo de guerreiros que vai no meio do front mesmo, e que o senhor não usa arma de fogo, mas utiliza a palavra de Deus como se fosse uma ponto 30 e sai fuzilando todo mundo

“A palavra de Deus como uma ‘Ponto 30’”!!! Belas palavras, sem dúvida, não é mesmo?, para designar uma ação religiosa. José Júnior fosse outro, certamente renderia um tratado sobre algo mais ou menos assim: “Diz-me que metáforas usas e te direi quem és…”.

Que fique claro: o pastor estava proibido de entrar no presídio Moniz Sodré havia quatro anos porque existiam severas desconfianças sobre a natureza e os efeitos de sua pregação. Voltou por intermédio do AfroReggae.

“Olhem o Reinaldo tentando arrastar o sacrossanto AfroReggae, que acha que a palavra de Deus deve ser usada como uma ‘Ponto 30’, para a aluvião que colhe o pastor Marcos Pereira”!!! Não estou tentando arrastar nada nem ninguém. Até hoje, não se sabe direito por que José Júnior e Pereira brigaram. Sei que já havia uma penca de acusações contra o pastor quando faziam trabalho juntos. O rompimento, depois, foi estrepitoso.

Estou exercendo o jornalismo como gênero didático: estou demonstrando que o pastor Marcos Pereira, a despeito das suspeitas e acusações, era aplaudido por um monte de gente, tanto por aqueles que a imprensa adora detestar, como os cristãos, como por aqueles que a imprensa adora amar, como o AfroReggae.

E não, sob nenhuma hipótese, a palavra de Deus pode ser usada como uma “Ponto Trinta”. É ruim como fato e é ruim como metáfora.

PS: O vídeo acima é o primeiro de uma série de quatro. Estão todos no YouTube, se é que não se dará um jeito de tirá-los de lá…

Por Reinaldo Azevedo

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

26 COMENTÁRIOS

  1. pessoal o que estão falando desse homem de Deus é tudo uma mentira não deem credito porque a imprensa só quer ganhar fama as custas de pessoas humildes como no caso de homem pois
    esse homem que a sociedade esta acusando é pai de família se na verdade teria cometido o que a mídia fala sera que estaria ao lado de sua esposa e de sua família e tinha uma igreja com esse
    tanto de fieis que estão a favor dele o tempo que voceis julgam a essa pessoa ponhe a mão em vossa consiencia e acorde para a realidade não virem as costas para essas acusações porque amanha pode ser um de voceis que acusam injustamente essas pessoas .Pois fiquem sabendo que Deus a de trazer a juízo tudo que os homens praticaram as escondidas e se você tiver qualquer coisa que você fez pensando que nimguem estivesse vendo é muito perigoso por isso mesmo se convertam a Deus para não serem lançados para fora da presença de Deus e ser lançado no inferno que nesse lugar vai ser um lugar de tormento eterno pois se arrependo em]quanto é tempo pois se julgássemos a nos mesmo não seriamos condenado com o mundo mat:
    7versiculo 1 preparem-se para a vinda de Jesus que já esta a porta pois em breve decerá do ceu
    e se você for uma pessoa convertida vai ter a felicidade de ir morar na nova Jeruzalem a qual esta preparada para a qual Deus os ama pense nisso e deixe Deus fazer as justas leis na qual
    de amor e de uma alegria e de paz e de gozo

  2. CATOLICISMO para os que não se importam em comungar com ritual pagão (Osíris) insano e bizarro de canibalismo e vampirismo ao postularem a transubstanciação da bolacha e do vinho, no sangue e no corpo de alguém. Se amanhã pela manhã eu falar algumas palavras em latim para minha panqueca e meu copo de vinho, alegando ser o corpo e o sangue do Elvis Presley, por certo serei internado com problemas mentais.

      • SERIA MENOS deletério fazer parte daqueles do que destes:

        Palavras do Senhor: …. SEUS FILHOS SERÃO DESPEDAÇADOS, E AS SUAS MULHERES GRÁVIDAS SERÃO ABERTAS PELO MEIO. – Oséias 13:16

        Isaias 13:16 Disse o Senhor dos Exércitos: E SUAS CRIANÇAS SERÃO DESPEDAÇADAS PERANTE OS SEUS OLHOS; AS SUAS CASAS SERÃO SAQUEADAS, E AS SUAS MULHERES VIOLADAS.

        Disse o Senhor: “MATAI portanto todas as CRIANÇAS do sexo masculino. MATAI também todas as mulheres que conheceram varão, coabitando com ele. Não conserveis com vida senão as meninas que não coabitaram com homem e ELAS SERÃO VOSSAS.” (Números 31:17

        “Diz o Senhor: porém MATARÁS desde o homem até à mulher, DESDE ÀS CRIANÇAS ATÉ ÀS DE PEITO, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.” (I Samuel 15:2,3)

  3. CERTAMENTE este vagabundo extremamente perigoso com sua repulsiva e asquerosa conversinha mansa e suave de meu filho pra cá e deus vivo pra lá, não se meteu com a filha deste jornalista. Enquanto for com a filha dos outros tudo bem, não é mesmo senhor jornalista?????

      • SERIA MENOS deletério fazer parte daqueles do que destes:

        Palavras do Senhor: …. SEUS FILHOS SERÃO DESPEDAÇADOS, E AS SUAS MULHERES GRÁVIDAS SERÃO ABERTAS PELO MEIO. – Oséias 13:16

        Isaias 13:16 Disse o Senhor dos Exércitos: E SUAS CRIANÇAS SERÃO DESPEDAÇADAS PERANTE OS SEUS OLHOS; AS SUAS CASAS SERÃO SAQUEADAS, E AS SUAS MULHERES VIOLADAS.

        Disse o Senhor: “MATAI portanto todas as CRIANÇAS do sexo masculino. MATAI também todas as mulheres que conheceram varão, coabitando com ele. Não conserveis com vida senão as meninas que não coabitaram com homem e ELAS SERÃO VOSSAS.” (Números 31:17

        “Diz o Senhor: porém MATARÁS desde o homem até à mulher, DESDE ÀS CRIANÇAS ATÉ ÀS DE PEITO, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.” (I Samuel 15:2,3)

      • Bom c vc pode chamar o cara de vagabundo sem ter provas , eu posso t chamar de vagabundo,idiota,esdruchulo,otario,babaca,imbecile e etc…….
        Há e o pastor c for provado sua culpa espero que ele apodreça na cadeia

  4. muitos esqueceram que algumas semanas atrás os evangélicos fizeram um boicote a rede globo de produções , para nenhum dos ungidos de deus assistirem a emissora , e quando pisa no calo de sua audiência eles se veem desesperado , assim com fizeram com edir Macedo , e não tiveram provas mas as mãos de deus e pesada , ceu e terra poderam passar mas sua palavra prevalecera , matem quem quiser prendam quem quiser , o dia de amanha a deus pertence e a sua gloria se renova todas as manhãs , o porque o príncipe desse mundo tem dia e hora para se condenado eternamente , mas a prisão aqui do justo sera perdoa , pois quem morreu por nos , nos deu o direito de viver uma nova expectativa de vida obrigado deus !

  5. Esse cara é o porta-voz da direita reacionária. Ele é a personificação da incoerência e da contradição. Os evangélicos podem não ser, mas pro MP aceitar denunias colhidas em 2 anos contra o pastoreco e PRENDER é porque é estuprador sim! Apenas os idiotas repetem ser ”perseguição religiosa”, mimimi… TOMEM VERGONHA NA CARA. Na hora de acusar gays e os difamar como pedófilo e estupradores de filhos adotivos, todo mundo vem aqui na internet vomitar seu preconceito sob forma de ”liberdade de expressão”.
    Agora engulam o escandalo, limpem a sujeira de suas igrejas antes de vir a público perseguir pessoas e as julgar e condenar. Interessante isso ocorrer justamente em tempos de Felicianos e Silas da vida atacando gays na midia. Coincidencia? LEI DA SEMEADURA E COLHEITA! hehe

  6. Ministério Público tem obrigação de receber as acusações efetuadas, mas somente as acolhe quando há indícios.

    Nem todos os processos em que há indícios de cometimento de crime, após a devida investigação, findam por condenar o acusado.

    Mas se vê no Brasil uma prática de condenar os acusados, mesmo sem o processo depuratório.

    Uma ditadura que deve ser revista, e é isso que o jornalista afirma e chama a atenção quanto a opinião pública avexada em logo condenar, deixando pra trás princípio constitucional que ninguém
    poderá ser tido como criminoso sem que finde o processo legal com trânsito em julgado.

    Afirma ainda o jornalista do cuidado obrigatório de não se condenar um todo em face de partes, de não se condenar um todo em face das prevalências pessoais e/ou discriminação.

    • AO CONTRÁRIO do que afirmas, ninguém ainda o apontou como condenado e sim como suspeito e que pesa sobre ele tal acusação o que por definição, coloca em suspenso quaisquer condenações prematuras.

  7. DA PARA ENTENDER O PORQUE DA PERSEGUIÇÃO AO PASTOR MARCOS PEREIRA. ELES SABEM MUITO BEM, SE FOR VERDADE MESMO, DOS VALORES E RECURSOS, QUE SÃO DIRECIONADOS A INSTITUIÇÃO DE RECUPERAÇÃO VINCULADA A IGREJA DO PASTOR MARCOS, VERBAS QUE VEM DO ESTADO, GOVERNO FEDERAL E INSTITUIÇÕES PRIVADAS, CONFORME LI NUMA REPORTAGEM. COM CERTEZA, ESTAS PESSOAS, INSTITUIÇÕES E MÍDIA, QUE SÃO OPOSITORES AOS TRABALHOS SOCIAIS E ESPIRITUAIS DAS IGREJAS EVANGÉLICAS NO BRASIL, NÃO ACEITAM, E NÃO SE CONFORMAM, QUE AS IGREJAS EVANGÉLICAS, PELO PODER DA PALAVRA DE DEUS, ESTÃO RESTAURANDO VIDAS E FAMÍLIAS, QUE É CLARO, INTERFERE DIRETA E INDIRETAMENTE NOS INTERESSES DIVERSOS, QUE TEM LEVADO JOVENS E ADOLESCENTES, A PROMISCUIDADE, VÍCIOS E ATÉ A MORTE. VAMOS ACOMPANHAR, E VER ATÉ ONDE ISTO VAI DAR!! COM CERTEZA A IGREJA NÃO RECUARÁ E SE INTIMIDARÁ COM ESTAS PERSEGUIÇÕES. A DEUS TODO LOUVOR, HONRA E GLÓRIA!!

  8. Muito Sábio as colocações desse artigo , e a defesa do Evangelio , é logico que as comtrovéscias são muitas !
    Porem eu conheci Marcos Pereira , no inicio de seu trabalho , e sei que é um Homen de Amor e de muita força de Espirito para superar , esta fase ruim que esta vivendo muito embora as pessoas esteja com duvidas pois , Jose Junior , tambem esta mal nessa fase , pois ha muitos fassos testemunhos e o proveito do erro , é a certeza das acuzassões que esta em toda mídia ! O lider Marcos Pereira Já mais irá recuar seu testemunho e ha de mostrar que é limpo e que ” Lavagem de Dinheiro ?” – Sempre que pessoas duaram muitos valores para essas reevidicassões evangelisticas , e todo o tempo , os comerciantes da Délio Guarana duaram muitos donativos para o crecimento da igreja , mais isto para a imprença , torma-se um caso ou uma forma de espressar para o Pùblico que todo é forma de “disfarce “! Mascos sempre viveu com muitas pessoas feminina e Masculino e numca ouve no meio dos publicos infantiu ou juvenil acusassões desses tipo , acovardia vem com a Invéja 1º Ciume 2º cobiça3ºMalicia4º pura Pervercidade contra pessoas que precisa de socorro e não teve como a de Marcos . Este é amigo , fiel , emuito mais um grande Cidadão Brasileiro desprezado na hora do apoio que e nessessario…

    • É verdade evangelicos,padres pedofilos,espiritas,a igreja catolica que apoiou o nazismo todos que praticarem algum tipo de crime são todos eles mau carater e bandidos.
      Desde que sejam comprovados.

      • A Ig Catolica que apoiou o nazismo….
        Se tivessemos apoiado algum este regime,Hitler não teria matado mais de 2000 mil padres. E ao contrario de teus irmãos evangélicos luteranos não colocamos o livro Mein kampf do ditador em nossos altares.

        • É verdade alguns acabam optando pelo lado do mau.
          Mas me responda uma coisa ,caso esteja engando,ja li em livros historico assisti em documentarios um numero enorme de nazista que foram ajudados por padres,cardeais,bispos (safados e bandidos ) a escaparem do tribunal internacional (isto é sem falar da quantidade incalculavel de padres que durante anos abusaram de crianças ó eu estou falando somente das crianças voce tem criança em sua casa ,caso tenha vc deve imaginar a dor que esta familias sentiram

          O.B.S:voce sabia que a igreja catolica criou um fundo para poder idenizar familias Judias masacradas pelo nazismo.
          Voce sabia que a igreja catolica ja gastou milhões de dolares para idenizar familias vitimas de pedofilia e abusos sexual e etc….
          E mesmo assim a igreja catolica ao inves de punir encobre estes mostros transferindo para outras paroquias ou arquidiocese não os denunciam as autoridades policiais
          Amigo ser catolico e duro com um passado tão podre e um presente tão sujo
          Agora quero salientar não é todos é uma minoria tem muita gente boa la como a madre Teresa de Calcuta bento 16 e etc…
          O poblema é que um da um peido ai para a midia e “sociedade” todo mundo cagou

DEIXE UMA RESPOSTA