O julgamento de dois filhos de Flordelis pelo assassinato do pastor Anderson do Carmo foi agendado pela juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce: Flávio dos Santos Rodrigues e Lucas Cézar dos Santos serão submetidos a júri popular ainda em 2021.
A data do julgamento foi definida após a juíza concluir que Flávio deve ser submetido a júri popular, mesma modalidade de julgamento que já havia sido estabelecida para Lucas, que foi o responsável por adquirir a arma usada no crime.
A magistrada definiu o dia 23 de novembro de 2021 como o dia do julgamento em júri popular. A audiência deverá ser iniciada às 13h00, no Fórum de Niterói, onde o processo vem correndo. Quando o Poder Judiciário retornar do recesso, a defesa de Flávio poderá recorrer da decisão da magistrada quanto ao júri popular.
De acordo com informações do jornal O Globo, Flávio e Lucas responderão por homicídio triplamente qualificado: meio cruel, motivo torpe e com recurso que impossibilitou defesa da vítima.
Outros crimes
Além do homicídio do pastor Anderson do Carmo na garagem da casa da família, em Pendotiba, Niterói (RJ), Flávio e Lucas também são investigados em um novo inquérito aberto para apurar a participação de outras pessoas no crime.
Nessa investigação realizada de maneira paralela, a Polícia apura uma tentativa dos envolvidos de atrapalhar as investigações com uma carta forjada. Lucas e Flávio são acusados de terem participado do plano e foram denunciados por três novos crimes: associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.
Em agosto de 2020, Flordelis, outros quatro filhos e uma neta também foram denunciados por envolvimento com o assassinato, com a deputada federal tendo sido acusada de ser mandante do crime. Os dois filhos que também são réus nesse processo, que ainda não tem data de julgamento marcada.