Lideranças de 72 aldeias do Mato Grosso do Sul reúnem-se entre os dias primeiro e três de julho para discutir, entre outros temas, a renovação do convênio com a Missão Evangélica Caiuá. A organização Não-Governamental disponibiliza 600 funcionários à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para atendimento aos indígenas. No encontro, o Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), órgão da Fundação Nacional do Índio integrada por membros das aldeias, emitirá sua opinião sobre a ação da ONG.
A Missão Caiuá é fruto de uma parceria entre as igrejas Presbiteriana do Brasil e Presbiteriana Independente e atua com aldeias desde 1928, focada na assistência médica, social e educacional. Além dos funcionários conveniados com a Funasa, mantém um hospital e maternidade de atendimento exclusivo a indígenas. A expectativa é que, pela tradição no auxílio e diálogo com esta população, a Missão não tenha dificuldades para renovar o convênio.
urbanizados.
Durante a reunião do Condisi também serão debatidos temas como distribuição de cestas básicas, planejamento familiar, controle de natalidade e atendimento aos indígenas.
Fonte: Agência Soma