Livro infantil distribuído em escolas públicas chama o diabo de “amigo” e Deus de covarde

67

Um livro distribuído nas escolas públicas do Brasil para estudantes matriculados no Ensino Fundamental se tornou o centro de uma polêmica na última semana, quando uma internauta divulgou imagens de trechos dos poemas, com supostas apologias ao diabo.

“A Máquina de Brincar”, escrito pelo gaúcho Paulo Bentancur, traz uma série de contos em forma de poema, e entre eles, alguns em que o diabo é mencionado como “um bom parceiro”.

Divididoo em duas partes, “Para ler no claro” e “Para ler no escuro”, o livro foi escrito, segundo o autor, com a intenção de brincar com “o lado bom e o lado mau das coisas”.

Com poemas de títulos chamativos, como “O diabo que me carregue”, onde são feitos questionamentos sobre a existência de Deus, o livro compara Deus a uma criança medrosa e chama satanás de “amigo”: “Sossega! Vão falar mal aqueles que não estão contigo. Que não foram convidados pelo diabo, meu grande amigo”, diz um dos poemas.


A internauta Janilda Prata teve acesso ao material oferecido pela escola a sua filha e publicou fotos do livro no Facebook. A indignação da mãe foi compartilhada por outros 49 mil usuários da rede social, e a repercussão chegou à imprensa, com matérias publicadas por sites como o do Jornal de Brasília e Administradores.

“Todos sabem como incentivo leitura para minhas filhas desde bebê. O contato das crianças com os livros passa por várias fases. Primeiro eu lia para elas, depois eu lia com elas e hoje elas leem sozinhas. Na hora de comprar um livro eu olho a capa, o tema, a sinopse, sobre o autor e a faixa etária. Depois peço que elas me falem sobre o que leram. Achei que isso era mais do que suficiente até o dia em que Ana Ester (9 anos) disse: ‘Mãe, tem algo errado com esse livro. No meio dele encontrei uma página ‘para ler no escuro’ e depois coisas horríveis…’. Me desculpe o autor, mas se alguém torna uma obra pública, eu tenho o direito de criticar e emitir minha opinião. Um livro para criança que invoca o diabo para ser amigo da mesma, diz que Deus não aparece porque é covarde e pequenino e termina dizendo que o capeta venceu, para mim é uma literatura totalmente imprópria. Não venha me dizer que isso é poesia. Isso, para mim, é pura heresia. Estou indignada por ter colocado algo assim na minha casa e nas mãos das minhas filhas. Que critério usar quando compro livros infantis? Vou ter que ler antes todas as páginas? Como algo assim pode ser liberado para publicação e considerado literatura infantil?”, desabafou Janilda.

O autor, entrevistado sobre a polêmica, negou que faça apologia ao satanismo com as histórias que contou no livro, e disse que a intenção é usar a literatura para dar asas ao “surreal”.

“Quis fazer um livro diferente. As crianças de hoje são inteligentes, gostam de suspense, de figuras lendárias. E qual o problema de brincar com Deus e o diabo? Não faço apologia ao demônio, apenas brinco com o lado bom e o lado mau das coisas”, defendeu-se.

Veja imagens das páginas do livro publicadas pela internauta Janilda Prata:

deus - a maquina de brincar

deus pequenininho - a maquina de brincar

diabo que me carregue - a maquina de brincar


67 COMENTÁRIOS

  1. “A transgressão do ímpio diz no íntimo do meu coração: Não há temor de Deus perante os seus olhos.
    Porque em seus olhos se lisonjeia, até que a sua iniquidade se descubra ser detestável.
    As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de entender e de fazer o bem.
    Projeta a malícia na sua cama; põe-se no caminho que não é bom; não aborrece o mal”.
    (Salmos 36:1-4).

  2. CADÊ OS CRÍTICOS DO EVANGELHOS…?
    SE PRONUNCIEM AGORA, SEUS INCRÉDULOS, GAYS, LESBICAS, DROGADOS, TATUADOS, BEBERROÕES, PROSTITUTOS… SERIA ESTA LITERATURA INFANTIL INOCENTE? OU SERIA IMPLICÂNCIA DE EVANGÉLICO?

      • Nossa que isso pessoa… Escrever em caixa alta além de falta de educação te leva ninguém prestar atenção e você.
        Leia, estude e conheça, depois chame alguém pra critica-lo.

      • Nao Sr° Marcos oliveira, Deus nao condena ninguem por uma tatuagem e sim por seus atos, uma pessoa pode passar a vida inteira dentro de uma igreja, mais se for uma pessoa cruel , e certo que nao tera a salvacao, ja outra pessoa pode passar a vida inteira com uma tatuagem, e ser bondoso de coracao, e ter a salvacao.
        Deus julga nossos atos.

      • Marcos,

        É uma tatuagem cujo desenho acaso lembre um dragão soltando fogo pela boca?

        Se for, então você faz parte dessa listagem aí, restando procurar o tatuador para refazer ou então desmanchar colando tinta da cor da pele, único meio de curar.

        • Não, não é, mas caso fosse provavelmente eu a teria feito antes de ser salvo pela graça e tão logo eu tivesse sido aceito por esta graça sabe o que eu faria com a tatuagem? Nada, pois, a tatuagem que importa está dentro do coração do crente:

          “Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seus corações e as escreverei em suas mentes”; e acrescenta: “Dos seus pecados e iniqüidades não me lembrarei mais”. – Hebreus 10:16-17

          • Marcos,

            Naquilo que for possível reparar, que repare, meu caro, pois Cristo não quer apenas o coração, sim a língua, as mãos, o cérebro, os pés, os olhos, os pensamentos, em síntese, a tudo, timbrando em cada um deles: é de Jesus, cumprindo a você a remediar o que possa ser remediado, portanto não apenas sendo de Cristo, mas parecendo com Cristo.

          • “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida.” João 6:63

  3. essas aberração que quer coloca o lixo dele a qualquer custo e as nossas custas,sem se importar
    com nossa educação espiritual,uma besta dessa ainda acha outro animal imundo pra concordar com a insanidade mental dele, se eu pegar essa MD dele na minha casa toco fogo e pronto, lixo na minha casa a gente queima ou o lixeiro leva pro lixão!

        • José Cláudio,

          Primeiro tem que explicar essa inexistência dele às crianças, meu caro.

          Como é que eu vou enfiar de goela a dentro em uma criança as minhas vertentes e concepções do mundo a quem ainda não sabe pensar?

          Tudo ao seu tempo, mais a mais, entendo há os que não pensam da inexistência dele, a bem da verdade, é a maioria, acaso o ilustre é cego ou o são os que acham que ele não existe?

          O ar você não enxerga, mas existe, a dor em nossos corpos nós não vemos o momento em que ela toma posse dagente e nem quando sai, mas que sentimos, pode ter certeza que sim.

          Quem o constituiu em autoridade para denegar a figura do diabo, com base em que estudos científicos? Apenas achomentros seus? E os achômentros dos outros não são relevantes para serem considerados não? Só os seus?

          Por fim, cumpre a você conscientizar os país, depois estes o façam às suas crianças, cumprindo lembar que as escolas, por permissão dos pais, trabalham a figura do papai noel, depois tal lenda é descartada, numa fase em que se deixa de ser criança e sonhadora, para a de adulto a par da realidade, tudo ao seu tempo e na dosagem correta, então que não façam novela das nove no horário das seis, respondendo o autor e a emissora quem ultrapassar essa fronteira.

          Os livros escolares de hoje, meu caro, não passam por, chamemos de um “grupo de censores não”? Se não, seria bom constituir e passar, pois do que vejo, há muitas pessoas neste país com características dos chamados “sem noção”. Vá com calma ao defender o indefensável.

        • José Cláudio,

          Primeiro, tem-se que explicar essa “inexistência dele” às crianças, meu caro.

          Como é que eu vou enfiar de goela a dentro duma criança as minhas vertentes e concepções de mundo a quem ainda não sabe pensar?

          Tudo ao seu tempo. Mais a mais, entenda de vez: há os que não pensam como você “da inexistência do diabo”, a bem da verdade, é a maioria. Acaso o ilustre internauta sofre das visões? Mas, pergunto, se não existe, então padece de visão os que acham que ele existe?

          O ar, você não enxerga, mas este existe; a dor em nossos corpos nós não vemos o momento em que ela toma posse dagente e nem quando sai, mas que sentimos, pode ter certeza que sim.

          Meu caro, quem o constituiu em autoridade para denegar a figura do diabo? E se o faz, é com base em que estudos científicos? Espera-se que não seja apenas achomentros seus? Mas se for, então os achometros dos outros não se deve levar em apreço?

          Por fim, cumpre a você “conscientizar” primeiro os país; depois estes, querendo, o façam às suas crianças, cumprindo lembar que as escolas, por permissão dos pais, trabalham a figura do papai noel sem problemas, depois tal lenda é descartada do universo das crianças, mas isto numa fase em que se deixa de ser criança e sonhadora, como seja, já na de adulto e a par da realidade.

          Tudo ao seu tempo e na dosagem correta, porquanto não se transmitam “novelas” com enredo das da nove no horário das seis, pois isto gerará responsabilidade civil e criminal ao autor e à emissora que ultrapassar essa linha fronteiriça.

          Os livros escolares de hoje, meu caro, acaso não passam por, chamemos de um “grupo de censores não”? Se não, seria bom constituir comissão e passar, pois do que vejo, há muito profissionais neste país cujas características podem muito bem ser batizadas dos “sem noção”. Vá com calma ao defender o indefensável.

  4. Tem a chancela do MEC – Ministério da Educação e o respaldo dos projetos políticos do PT alinhados com o PNDH3 para descaracterizar a forte presença do cristianismo no país.

    A lamentar que certos segmentos ditos cristãos aprovam essa iniciativa.

      • José,pelos seus comentários vi que você e ateu.Então oque faz por aqui meu querido irmão?Em um site de noticias cristãs,feita para cristãos?
        Se você e ateu vá se preocupar em evoluir em sua ciência,e não se meter em assuntos que você não tem nada a ver.
        Vem só para ofender as pessoas.

        Abraço,Fique com Deus.

  5. Se querem escolas seculares, com ensinamentos científicos, eu concordo em que sejam ensinados com neutralidade de religião, agora esse livro ai, continua colocando religião no cenário.

  6. Acima de tudo, tremenda falta de respeito com as crianças e com seus pais.
    Se o estado é laico, como dizem, deve se abster de entrar no terreno das crenças,
    sejam elas, quais forem!
    E tenho dito!

  7. Isso não é nada em relação do que está ocorrendo no mundo. O criacionismo foi proibido na Inglaterra, a oração varrida das escolas dos EUA e o terceiro sexo é ensinado em várias partes do mundo. Pelo menos esse autor brasileiro não se esconde: Seu ateísmo nada mais é do que um anticristianismo com pitadas de satanismo, algo que é sempre interligado.

    • A imbecilidade cristã não tem limites. De onde você tirou esta ideia de “anticristianismo com pitadas de satanismo, algo que é sempre inteligado”? Eu não sou anticristão e não cultuo o satanismo. O que eu condeno é o ativismo somado à hipocrisia evangélica. Isso, sim, deve ser combatido.

      .

  8. Da qui pra frente meus irmãos somente vai sobrar os escolhidos de Deus mesmo, cuidamos para não cair da graça por causa dessas noticias que nos deixa muito triste,mais devemos suportar.
    o fim vem chegando.

  9. esta mesma obras vemos aqui todos os dias, gente chamando os filhos de belial de pastores e dizendo que os pastores são filhos de belial, semeando todos os dias, vemos também colunistas sempre na contra-mão da de deus, e de seu povo, chegam a renegar até sua herança deixada com escritura e tudo.

  10. É isso que o governo do PT quer implantar, a destruição da família e dos valores, e graças aos idiotas que ainda votam neles isso infelizmente tem acontecido, em São Paulo mesmo o prefeito Fernando Haddad já tirou o dia dos pais e mães e instituiu o dia do”cuidador” e tentou implantar o seu kit gay.
    Que viadagem né pessoal.
    FORA PT…

    • Isso não é uma privilégio do PT, pois se vc prestar atenção, em todo os estados estão havendo as chamadas coligações e todos os partidos se misturam em torno de um mesmo fim DOMINAR. Sem contar co a Grande REDE GLOBO que torna toda essa podridão mais disseminada, sem ser incomodada por quem quer que seja, então façamos um grande boicote a essa emissora principalmente as sua novelas.

  11. isso nao é o primeiro artigo ou ultimo,o pt assim como o anticristo junto com a rede globo no brasil, querem desvalorizar as familias,,aqui em rondonia poucos meses espalharam uma cartilha com ensinamentos sexuais,pra crianças,,tenho preocupado muito com essa area,pois o diabo desde o principio tentou matar jesus ainda criança,e ele sabe que nossas crianças sao os missinarios de hoje,,,pais,,abrem os olhos,,acompanhe seus filhos,,cuidado com a tv,,brincadeiras,,vc é responsavel,,,

  12. Você está certa, devíamos fazer assim ler e analisar se o livro serve para nossas crianças, sou estudante de Pedagogia, vemos em muitos livros falando de sexo em literatura infantil, devemos tomar cuidados com que nossas crianças estão lendo.

  13. O status de ‘Estado laico’ ao tempo que impede a imposição religiosa a outros, nós dá a liberdade de zelarmos e manifestarmos a defesa de nossos valores e crenças.
    Da mesma forma faz com o Estado e autoridades (nesse caso educacionais), não podem impor ou incentivar o desrespeito às religiões. Penso que a referida literatura não foi cuidadosamente verificada (o que é muito comum em materiais didáticos, principalmente de escolas publicas brasileiras – essa é só mais uma bizarrice entre muitas).
    Mais sério ainda é o destemor manifesto ao nome de Deus. Que Deus tenha misericórdia desse homem e de tantas vidas que ele tem ludibriado com suas enganações caricaturadas de “engraçadinhas”.

    “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7)

  14. A verdade é que nosso país (Brasil) está se rendendo as astúcias do diabo. Cada ano vemos aberrações como esse livro que busca ludibriar nossas crianças fazendo dos mesmos desacreditar da existência de um Deus vivo e presente!! Por isso se faz necessário nós (pais) estar firmado na palavra (bíblia) e buscar ao Senhor sem cessar até que ele (Cristo) venha arrebatar a sua igreja.

    Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Efésios 6:11
    Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7

  15. QUE PENA QUE O diabo AINDA NAO O CARREGOU, ASSIM SERIA UM DISGRACADO AMENOS A SERVICO DO diabo . POBRE IMFELIZ . COM CERTEZA QUE QUANDO ELE VER O diabo CARRA A CARA ELE NAO VAI GOSTAR NADA DA BRINCADEIRA, PORQUE ESSE AMIGO DELE JOGA BEM SUJO .QUE DEUS AJUDE AS INOCENTES CRIANCAS E AS LIVRE DE INFLUENCIAS satanicas.OREM , OREM, OREM. PORQUE E SOMENTE O ONIPOTENTE E MESIRECORDIOSO DEUS E SENHOR DE TUDO E QUE PODERA LIVRAR-NOS . ALGUEM AINDA TEM DIVIDAS DA VINDA DE CRISTO ? CRISTO VIVE, CRISTO REINA,CRISTO ORDENA, CRISTO CURA E CRISTO SALVA. AMEM.

  16. Não existe Estado laico! Ops, desculpem, existe sim!
    Basta querer expressar um fé bíblica-cristã que é taxado de “tendencioso”.
    Realmente não há nenhum cuidado quanto “o que” e “a quem se publica” essas literaturas nas escolas públicas neste país!
    Leiam (se puderem! Aviso que é baixo, grotesco e nojento o conto) OBSCENIDADES PARA UMA DONA DE CASA (Ignácio de Loyola Brandão), publicado na coletânea ” Os cem melhores contos Brasileiros do Século”.
    Esta coletanea chegou às mãos dos alunos da 3ª Série do Ensino Médio, no ano de 2009! Os próprios alunos ficaram chocados!
    Quanto mais pervertida melhor? Que sociedade podre!!!!!!!
    Há um sistema sendo imposto na “tentativa” de se anular as verdades bíblicas(kkkkkk!)
    Mesmo sabendo que isto jamais ocorrerá, temos que tomar o máximo de cuidado com aquilo que nosso filho, vê, lê e ouve!
    Deus nos abençoe!

    • Está de parabéns, quando diz, ” Há um sistema sendo imposto na “tentativa” de se anular as verdades bíblicas” temos com fé em Deus que nos guardar e espalhar sobre as boas novas do Senhor, que jamais deverá ser esquecida e sempre Lembrada. Amém.

  17. Jesus está voltando, vamos orar pelas nossas crianças e ficar atenta e ser prudente hoje mesmo no culto recebemos esse alimento em : PROVÉRBIOS CAP 18 V.20 O QUE ATENTA PRUDENTEMENTE PARA A PALAVRA ACHARÁ O BEM E, O QUE CONFIA AO SENHOR SERÁ BEM AVENTURADO.
    V. 25- HÁ CAMINHO QUE PARECE DIREITO AO HOMEM MAS, O SEU FIM SÃO OS CAMINHOS DA MORTE. AMÉM
    FIQUEMOS ATENTOS ENTÃO PARA A VOLTA DE JESUS E TERMOS PRUDENCIA PARA O ALIMENTO QUE É A SUA PALAVRA, OREMOS SEMPRE POR TODOS NO MUNDO E NOSSAS FAMÍLIAS , VIZINHOS E PRINCIPALMENTE POR NOSSOS INIMIGOS , POIS A PALAVRA DE DEUS É MAIOR QUE DEUS NOS DE, CAPACIDADE, SANTIDADE E MUITA DIREÇÃO E UNÇÃO DO NOSSO PAI CELESTIAL, FIQUEM NA PAZ POIS, NOSSO DEUS É MAIOR EM TODOS OS MOMENTOS. AMÉM

  18. Jesus está voltando, vamos orar pelas nossas crianças e ficar atenta e ser prudente hoje mesmo no culto recebemos esse alimento em : PROVÉRBIOS CAP 18 V.20 O QUE ATENTA PRUDENTEMENTE PARA A PALAVRA ACHARÁ O BEM E, O QUE CONFIA AO SENHOR SERÁ BEM AVENTURADO.
    V. 25- HÁ CAMINHO QUE PARECE DIREITO AO HOMEM MAS, O SEU FIM SÃO OS CAMINHOS DA MORTE. AMÉM
    FIQUEMOS ATENTOS ENTÃO PARA A VOLTA DE JESUS E TERMOS PRUDENCIA PARA O ALIMENTO QUE É A SUA PALAVRA, OREMOS SEMPRE POR TODOS NO MUNDO E NOSSAS FAMÍLIAS , VIZINHOS E PRINCIPALMENTE POR NOSSOS INIMIGOS , POIS A PALAVRA DE DEUS É MAIOR QUE DEUS NOS DE, CAPACIDADE, SANTIDADE E MUITA DIREÇÃO E UNÇÃO DO NOSSO PAI CELESTIAL, FIQUEM NA PAZ POIS, NOSSO DEUS É MAIOR EM TODOS OS MOMENTOS. AMÉM

  19. uma aberração este autor e um desgraçado a serviço do inferno, assim como tambem vemos pessoas aqui neste sitio debochando daqueles que estão na luta pelo caminho do Senhor, dia vira em que a verdade das verdades sera revelada a cada um, ai sim muitos de milhares se encontrarão em feu de amargura, por não ter dado ouvidos a verdade, AMEM

  20. Não terás outro Deus diante de mim, são parte de palavras de meu Senhor, eu acredito e confio em Deus, a vida é bela e nela estamos de passagem, e a verdadeira vida será vivida em Cristo. Aqueles que não andar no caminho do Senhor, não estará em caminho algum, que Deus tenha misericórdia destes que o magoam. Saudades de meus tempos de escola, que acreditar em pureza e verdades eram a essência da vida e adoração ao Verdadeiro Senhor e verdadeiro amigo, que é Deus.

  21. Se você sacrifica a vida de seu filho em vez da sua; diz-se perfeito, mas sabe e reconhece que errou; diz-se amoroso, mas lança fúria, extermina quando lhe convém; cria o Mal… e que os dados rolem.
    Se deus não é covarde…

  22. Engraçado que não publicaram aqui meu comentário de que o livro foi distribuido na rede de ensino público estadual de Sao Paulo, que é do PSDB, e não do PT como querem que acredite. Afinal, o objetivo deste site é divulgar a verdade ou é mais um panfleto partidário que quer usar a desinformação para favorecer determinado partido político?

  23. Nossa já é dificil para as crianças de escola publica poderem estudar pela falta de estrutura q muitas escolas do nosso pais oferecem.Agora mais isso….uma pessoa querendo denegrir a imagem de Deus perante elas,fazendo o diabo se passar por bonzinho.A única coisa que resta para a humanidade é a fé,que no meio de tantas desgraças e destruições nos mantem de pé.
    justamente porque acreditamos que Deus esta conosco e nos mantêm firmes para o dia que Jesus voltar,possamos estar na sua presença. Na minha casa isso não entra ,toco fogo e se a escola fizer obrigatório o uso ,procuro meus direitos pois sou evangélica e isso vai contra todos os principios da Biblia.Deus é o nosso refugio a nossa fortaleza e nao um covarde como ele menciona.

  24. Chega!!! É chegada o hora da igreja do senhor parar com esses conflitos tolos e pensar no que realmente importa que são as almas dessas pessoas!!!Essa mãe descordou desse livro(se podesse chamar algo assim de livro) mais quantas crianças,que não tem pais presentes em casa leram esse livro e aprederam a chamar o diabo de amigo!!!vidas que tem absorvido esse tipo de material,temos que abrir os nossos olhos e mostrar pra crianças o caminho certo de andar que é na presença do SENHOR!!!!

  25. Aí o cara faz trilhões de galáxias, zilhões de planetas e sabe-se mais o que e precisa deixar um suposto filho morrer por causa de um grão de areia perdido na imensidão do universo?
    Fala sério.

  26. Não sou religioso, pois não acredito na maior parte das religiões, mas o livro tratado nessa notícia é ridículo. Estamos falando de textos que retratam o Diabo como algo bom, mesmo sendo mal para crianças. vivemos em um país católico e devemos respeitar tais religiões.

    Ridículo também são os comentários aqui postados, utilizando de palavras ignorantes e sem sentido. Dizer que “OBSCENIDADES PARA UMA DONA DE CASA ” é um absurdo para adolescentes é algo tão ignorante, que da vontade de infiar a cabeça na parede.
    Vivemos e um país totalmente sexual, utilizando o entretenimento carnal como forma de lucro e bem estar. Até mesmo em suas religiões existem momentos de prazeres carnais. Agora se seu filho que não está acostumado a ler, pega um livro desse e se interessa, você acha rui? Pelo amor, vão se tratar.

    Por favor pessoas aficionadas, respeitem a escolha de religião ou não dos outros. Entenda que sua forma de pensar não é unica e que não importa se acredita em Deus, deuses, diabo ou qualquer outro ser superior a nós, somente sejam boas pessoas, bons cidadãos, pois aqui no Brasil está em falta tais pessoas.

  27. N sei nem o q dizer sobre esse autor!
    Esse rapaz deve ser um perturbado, eu só n chamo esse rapaz de anti-cristo pq tenho certeza isso seria um elogio a ele, ja que ele e satanas são grandes amigos!
    Deus n é brincadeira e esse rapaz um dia vai ter q pagar junto de seu grande amigo!

DEIXE UMA RESPOSTA