Brasil

Pastor Silas Malafaia reprova “legalismo barato” presente em igrejas evangélicas e diz: “Cristo é quem liberta”. Leia na íntegra

Comentários (42)
  1. jgmix disse:

    se silas é contra o legalismo então pq exige dízimos na igreja dele??? Se é contra práticas judaicas pq ensina e recebe dizimo que era um preceito da lei?

    1. Eric Massoni disse:

      O dízimo é um preceito presente no Novo Testamento, o legalismo criticado corresponde a conceitos farisaicos e da Lei. jgmix, deveria se aprofundar mais na Bíblia, é importantíssimo o conhecimento da Palavra.

    2. Andre Cardoso disse:

      Leia Mateus 23:23 Jesus, nunca falou para da um STOP no dizimo.. Leia o que Jesus fala!

      1. jgmix disse:

        li e entendi que Jesus falou aos fariseus que deveriam seguir a lei de moisés e dizimo é preceito da lei de moisés. Jesus nunca mandou um seguidor dele dar dizimo. Dízimos assim como toda lei de moises foi abolido!

        1. souza disse:

          ô sr jgmix , me mostra na bíblia que foi abolido o dízimo por Jesus ou o seus apóstolos, não pode ser nas entrelinhas tem que ser explícito, se não encontrar fica quieto apologéta do diabo!!!

          1. jgmix disse:

            hebreus 7:1-18 explica bem sobre o dízimo e sua abolição por sua fraqueza e inutilidade. Agora mostra pra mim um versículo ao menos onde vemos um seguidor de Cristo dizimando ou sendo ensinado a dizimar… Fale ou cale-se para sempre. Eu JGMIX desafio vc a mostrar um versículo onde um cristão seguidor de cristo dá dízimo na biblia… Aceita o desafio ou vai fugir como os outros???

          2. Eduardo Nobre disse:

            Muito bem. Os cristãos estavam reunidos em Jerusalém para decidirem se os gentios deveriam cumprir a Lei de Moisés (onde estão incluídos o dízimo, a circuncisão, o sábado etc.).

            “Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá”. Atos 15:28-29.

            Ou seja, da Lei de Moisés, somente essas coisas foram impostas aos gentios, e entre elas não estão o dízimo, o sábado e nem a circuncisão. Mais claro que isso é impossível.

          3. JGMIX disse:

            eduardo nobre

            conheço diversas passagens como esta que vc mencionou que prova que essa doutrina de entrega de dízimos por cristãos como vemos hj nas igrejas não era observada pelos cristãos da igreja primitiva…

            só que os argumentos dos que defendem essa heresia de dízimos para cristãos é tão fraco, que nem preciso ficar citando cada um deles…

            aliás, cade vc souza, que até agora não respondeu ao desafio do JGMIX?

            chamar de diabo vc chama, mas provar o que vc alega na bíblia nada???

            Assim se desmascara esses que ensinam que devemos dízimar…é só mandar abrir a bíblia que somem!

  2. vaderli disse:

    O dízimo não é da igreja, é um princípio bíblico, e como principio bíblico todos temos livre arbítrio para decidirmos o que fazer.

  3. maciel disse:

    o que silas é contra é o ‘LEGALISMO BARATO”, o dízimo é CARO. kkkkkkkk

  4. otrebor disse:

    Ele já foi, UM DIA!, agora vai de jatinho aos EUA para fazer seus ternos, ou comprar, e diz que e de suas empresas O SEU FATURAMENTO PESSOAL, mas segundo pesquisa a rua Conde de Sarzedas os $HOPPING que lá existem são de propriedades dele e do Davi Miranda, suas empresas são ligadas a sua Igreja se fundindo em contabilidade, isto quer dizer que VIVE do Dinheiro em nome de JESUS O CRISTO, e cada vez se aliando aos BARÕES DO EVANGÉLHOS NORTES AMERICANOS!, e isso é VISÍVEL AOS OLHOS DE TODOS!, fazendo dos Americanos seu Aliado ao Evangelho da Prosperidade, caso do Murdock(está correto a escrita?) enfim não somente ele mas com os ensinamentos das Universidades que ensinam como “fazer sua Igreja”(?) prosperar, MESMO SISTEMA DE macedo!, rr, isso nunca vai terminar! , além do mais ainda usa a psicologia a serviço da doutrinação, que e um absurdo!, PODEM OBSERVAR QUE DE SUA BOCA SOMENTE SAI REGRAS !, indiretamente Ordens. O homem e as Mulheres, carneS e sangue, e complicado e soberbos não tem jeito!

  5. NILDA SOUTO disse:

    SEJAMOS FIRMES E CONSTANTES NO CAMINHO DO SENHOR JESUS…NÃO DEIXANDO ENSINAMENTOS DE QUEM QUER QUE SEJA NOS INFLUENCIAR…SE ESTUDARMOS A BÍBLIA …O ESPÍRITO SANTO SE ENCARREGA DE NOS INSTRUÍR ACERCA DO QUE DEVEMOS FAZER…DEIXO UM ALERTA…VAMOS NOS SANTIFICAR…POÍS JESUS ESTÁ VOLTANDO…E A BÍBLIA DIZ:”QUEM É SANTO…SANTIFIQUE MAÍS AINDA…E QUEM É SUJO…SUJE-SE MAÍS AINDA.

  6. marcionei Alencar da Costa disse:

    O Dizimo explorado pelas igrejas,inclusive a dele, é respaldado por Malaquias,sendo o mesmo elemento integrante da lei. Essa centelha legalista, ele nem faz menção,dada a pretensiosidade de seus argumentos, que estão corretos, mas incompletos. Também pudera, como ele,faria um esclarecimento sobre o dízimo, sem comprometer, a avidez dos fies?…

  7. Dante disse:

    Se eu colocar o caráter desse pastor na vitrine, ele não vai vale nem 1.99

  8. VOZ disse:

    O antigo testamento nao tem nada de velho ou ultrapassado como o senhor “fariseu” que dar a entender.A importancia do a.t. esta em conhecer o carater de DEUS.E no a.t. que vemos a paciencia,amor,poder e justiça de DEUS.Estes “auto intitulados lideres” tem medo mas muito medo do a.t..Mas pouco importa oque eles falem,pensem ou mesmo e suas mais insanas presunçoes possam querer mudar.DEUS e o mesmo ntem,hoje e para sempre,Nele nao a sombra de mudança.Por isso senhores “falsos lideres” temam e tremam na presença do DEUS criador o Senhor dos Exercitos que vem para julgar sua igreja e separar os que saos seus.

  9. Elias disse:

    Se não quiser comprar o livrinho: “Porque não sou legalista”, do pastorzinho Silas Maracutaia. Compre a chave Bíblicazinha com 19 volumes e 400 páginas cada (um pouco menor que a enciclopédia Barsa). Ambos da editora Gospel do mesmo pastor e que tem aquele maravilhoso espiral da maçonaria como símbolo!!!!!

  10. damarato disse:

    Só existe uma coisa que representa a unidade das igrejas: o dízimo.
    Não importa se são tradicionais, renovadas, pentecostais ou neo-pentecostais, nenhuma ensina a verdade sobre o dízimo.
    Aproveito para dizer que não estou dizendo que os cristãos devam ser avarentos. Ofertem com amor, segundo Deus propôs em seu coração.

    1. Anderson disse:

      …é engraçado como as pessoas conseguem tirar conclusões precipitadas a respeito de um assunto que não domina e nem se interessa, mas apenas quando este assunto vai contra seu achismo é que lembram que existe um Deus que inspirou alguns homens a escrever a tão mal interpretada Bíblia. O dizimo já existia antes mesmo da Lei. Leia Genesis 14.20 e você verá Abraão dizimando antes da Lei. No NT Jesus não excluiu o dizimo: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Mateus 23.23. Fica o meu abraço na paz de Cristo.

      1. Antonio disse:

        Caro Anderson,

        Leia o post acima do seu, onde o JGMIX coloca o texto dentro do verdadeiro contexto.
        Deus nunca quis o dinheiro no dízimo, isso é fato; e contra fatos não há argumentos.

        Que sua fidelidade seja para Jesus Cristo e não para homens!

      2. A paz seja contigo querido ; nao sabia que a palavra de Deus agora e achismo por quase 16 anos vive com receio do (devorador,cortador,migrador e destruidor) que sao (demonios ?) na sua biblia diz isso querido na minha fala que sao gafanhotos e atençao para o detalhe foram enviados por Deus e nao pelo diabo mais que diabo (poderoso) esse de voces hem!? Querido acorde para a verdade da palavra de Deus agora mim mostre quantas veses Abraao deu dizimos sua resposta apenas uma pois nisso concordo contigo e nem mesmo foi de suas posses ou bens mais de despojos de uma guerra que venceu contra reis e com apenas 318 homens nascidos em sua casa certo? E quanto ao NT Jesus falou quem? Haaa aos escribas e farisueus hipocritas que viviam debaixo da lei ops, viviam debaixo da lei nao que dizer que cumpriam voce leu o texto e contexto querido ou so o 23 que lhe intereça para mim acusar que nao entendo sobre o assunto eles ditavam regras pesadas de mais para o povo voce leu o vrc.4 leia por favor nao e assim que os lideres fazem hoje ate parece que o exemplo deles sao os escribas e farizeus e nao o Senhor de Toda sas coisa agora mim mostre no NT depois da morte de Jesus alguem dando dizimos.Sim e Habraao deu por livre e espontanha vontade e nao por livre e espontanha pressao comedo dos gafanhotos uuuuuiuiuiuiuiuiiiii acorde querido.Deus te de entendimento e dicernimento de Sua palavra.amem.

    2. otrebor disse:

      Legalismo? – explica então o que e legalismo diante a assinatura de um contrato entre GLOBO e “LIDERES EVANGÉLICOS” O mala E UM DELES?, CONCORDANDO COM PERSONAGENS EVANGÉLICOS sendo escarnecidos EM NOVELA como essa NOVA,mas desde que a GLOBO PROMOVA O EVENTO DA MARCHA PARA JESUS!, COM QUE LEGALIDADE! esses infames Lideres fazem isso?

      Logo teríamos uma nova PASSEATA PARA JESUS COMPOSTA COM O “GLS” OU SEJA TODOS “JUNTOS” FAZENDO A “CAMINHADA PARA JESUS DOS EMANCIPADOS EVANGÉLICOS SEXUALMENTE?”, imbeciiilll!, se liga em seu Líder porque DEPOIS VEM A EXPLICAÇÃO DENTRO DA PSICOLOGIA E INFILTRA PENSAMENTOS DE SERMOS COMPLACENTES COM OS GAY PORQUE DEUS QUER O AMOR E UNIÃO ETC. E POR AÍ VAI!, ou se perfeitamente pode se infiltrar pensamentos ou tolerância gay em nosso meio através da PSICOLOGIA!.

      Quem sabe você não acaba casando com um gay, já estão dizendo que gay não precisa ser efetivamente feminino, porem DESEJAM SER POSSUIDOS POR HOMEM!, EM UM ATO DESIGNADO SOMENTE AO FEMININO!, traduzindo: “FICAM DE QUATRO PARA SEREM FEMININOS SE SENTIREM MULHER, PARA TER O QUE AS MUNHERES SENTEM!, HOMENS SE HUMILHANDO EM TROCA DE “CARICIAS A QUE NÃO LHE FORAM ATRIBUIDOS!

      Agora vem ele falando de LEGALIDADE tentando sutilmente, sorrateiramente, imperceptívelmente introduzir que devemos ser irmão dos gays?, começa com tema “Legalismo B’arato? (ou quis dizer “BICHAAA!”)dos que são contra o CASAMENTO GAY. VOCÊ QUE SE DECIDA!, VAI ORAR!, AO INVÉS DE “BABAR NO SACO DE SEU LIDER!”, porque e feio para um Crente!

  11. JGMIX disse:

    ESTUDO BÍBLICO:

    “AS 10 MAIORES MENTIRAS SOBRE OS 10 POR CENTO DOS DÍZIMOS”

    Muitas igrejas insistem no ensino errôneo de que os dízimos ainda são obrigatórios mesmo para os cristãos que vivem debaixo da graça de Jesus Cristo, e se utilizam de argumentos que se tornaram verdadeiros mitos dentro da comunidade evangélica, porém como eles dizem que o dízimo é 10 por cento, vamos usar o mesmo princípio numérico e verificar biblicamente as 10 argumentações mentirosas mais difundidas a respeito do dízimo.

    1º MENTIRA – “O DÍZIMO FOI ORDENADO POR DEUS NO JARDIM DO ÉDEN, POIS A ÁRVORE DO CONHECIMENTO REPRESENTA O DÍZIMO”

    Na verdade, biblicamente o dízimo foi ordenado no monte sinai (levíticos 27:30-32; Números 18:21-24) e portanto, não foram instituidos no Jardim do Éden, pois sequer é mencionado que Adão e Eva receberam o mandamento de dizimar. A associação que muitos religiosos que insistem em receber dízimos fazem de que a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:9), pois não era permitido a Adão e Eva comer dela (Gênesis 2:17) portanto ela seria segundo eles um “símbolo” do dízimo, mas isso é uma associação esdrúxula, pois sequer há um texto bíblico que faça uma ligação entre essa árvore do Jardim do Éden e o dízimo da lei de moisés, sequer se diz que a árvore ocupava 10% do espaço do Jardim do Éden. Trata-se portanto de mais um argumento ridículo usado pelos líderes religiosos para levar o povo a acreditar que o dízimo não era somente obrigatório perante a lei de moisés.

    2º MENTIRA – “O DÍZIMO SEMPRE FOI OBRIGATÓRIO MESMO ANTES DA LEI DE MOISÉS”

    O dízimo antes de sua ordenança no Sinai era voluntário, sendo mencionado apenas 2 vezes antes de se tornar obrigatório, Abraão deu uma única vez um dízimo do despojo de guerra quando resgatou seu sobrinho ló e jacó fez um voto a Deus (gênesis 14:17-20, gênesis 28:20-22)

    Pelas seguintes razões, Gênesis 14:20 não pode ser usado como exemplo para os cristãos dizimarem: 1º – A Bíblia não diz que Abraão deu obrigatoriamente esse dízimo. 2º – O dízimo de Abraão não foi um dízimo santo, da Terra Santa de Deus, produzido pelo povo santo de Deus. 3º – O dízimo de Abraão foi somente do despojo de guerra (hebreus 7:4). 4º – O dízimo de Abraão a Melquisedeque aconteceu apenas uma vez e Abraão mudava sempre de lugar. 5º – O dízimo de Abraão não proveio de sua riqueza pessoal. 6º – O dízimo de Abraão não é mencionado em nenhuma parte da Bíblia, seja no velho ou no novo testamento a fim de respaldar o ato de dizimar. 7º – Visto como nem Abraão nem Jacó tinham um sacerdócio levítico para manter, eles não tinham lugar algum onde entregar os dízimos, durante os seus muitos deslocamentos.

    No caso específico de Jacó, lemos o seguinte: “Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista,de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus;e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo” (Gênesis 28:20-22). O texto bíblico é claro, que Jacó fez um propósito particular (um voto) de que se Deus fosse favorável à ele, que ofereceria à Deus o dízimo. Não se vê também neste caso nenhuma ordem explicita de Deus ou algum sacerdote a mando Dele, para que Jacó dizimasse, e vemos que foi uma promessa de Jacó para Deus, não há relatos posteriores na Bíblia que ele tenha de fato dizimado, apenas se observa a sua promessa, seu compromisso de entregar o décimo de tudo que viesse a obter daquele momento em diante. Outra vez, não vemos na Bíblia nenhuma passagem em que vemos escrito que devemos dizimar como Jacó fez, portanto trata-se de mais uma mentira que os líderes criaram para tentar fazer parecer que os dízimos eram obrigatórios antes mesmo da lei de moisés.

    3º MENTIRA – “O DÍZIMO DOS ALIMENTOS DO VELHO TESTAMENTO FOI SUBSTITUÍDO POR DÍZIMO DO DINHEIRO NOS DIAS ATUAIS”

    Não há um versículo na biblia informando que dízimo obrigatório da lei de moisés possa ser ouro, prata, moeda, dinheiro, etc. Dízimo sempre foi apenas alimento do campo vegetal ou animal (levíticos 27:30 e 32) mesmo quando havia metais preciosos como moeda corrente. Abraão no seu tempo comprou uma sepultura para sua esposa por 400 ciclos de prata (gênesis 23:16)

    Embora já existisse dinheiro, a substância do dízimo divino jamais foi dinheiro. Ele era o “dízimo do alimento”. Isso é muito importante. Os verdadeiros dízimos bíblicos eram sempre somente o alimento proveniente das fazendas e rebanhos, somente dos israelitas que vivessem exclusivamente dentro da Terra Santa de Deus, as fronteiras nacionais de Israel. A fartura provinha de Deus e não da manufatura ou habilidade do homem.

    Existem 15 versículos de 11 capítulos e 8 livros, de Levítico 27 a Lucas 11, que descrevem o conteúdo do dízimo. E o conteúdo jamais, repito, jamais incluía dinheiro, prata, ouro ou qualquer outra coisa, além de alimento. Mesmo assim, a definição incorreta de “dizimar” é a maior mentira que está sendo pregada sobre esse ato, hoje em dia. (Veja Levítico 27:30,32; Números 18:27,28; Deuteronômio 12:17; 14:22, 23, 26; 2 Crônicas 31:5; Neemias 10:37; 13:5; Malaquias 3:10; Mateus 23:23 e Lucas 11:42).

    Não se observa portanto em toda a bíblia, alguém entregando dízimo em dinheiro, pois dízimo era décima parte dos alimentos ( agropecuários ou agrícolas ), e jamais foi entregue em dinheiro. E o dinheiro já era corrente nos tempos bíblicos, pois o próprio moisés que recebeu a lei para o povo lidou com dinheiro: “Então, Moisés tomou o dinheiro do resgate dos que excederam os que foram resgatados pelos levitas.Dos primogênitos dos filhos de Israel tomou o dinheiro, mil trezentos e sessenta e cinco siclos, segundo o siclo do santuário. E deu Moisés o dinheiro dos resgatados a Arão e a seus filhos, segundo o mandado do SENHOR, como o SENHOR ordenara a Moisés” (Números 3:49-51)

    Mais uma prova de que o dízimos sempre foram alimentos podem ser vista nessa passagem bíblica: “DOS DÍZIMOS NÃO COMI no meu luto e deles nada tirei estando imundo, nem deles dei para a casa de algum morto; obedeci à voz do SENHOR, meu Deus; segundo tudo o que me ordenaste, tenho feito” (Deuteronômio 26:14)

    Portanto, mais uma mentira dos líderes que ensinam sobre a obrigatoriedade dos dízimos é revelada, quando dizem que nos tempos bíblicos dízimos eram entregues em alimentos porque dinheiro ainda não existia, mas abraão e até moisés lidavam com dinheiro, e mesmo assim na obrigatoriedade da lei de moisés nunca se pagava dízimos em dinheiro, pois dízimo sempre foi a décima parte dos alimentos, do campo e animais, e nada tem a ver com a exigência de entrega de 10% do dinheiro que os cristãos recebem para esses líderes que ensinam erradamente sobre dízimos. Dízimo nunca foi pago em dinheiro, apenas em alimentos. Se o seu pastor ou líder insistir em dizer que pode ser pago em dinheiro exija que ele mostre alguém dizimando em dinheiro na bíblia, pois dinheiro já existia e era usado naquela época.

    4º MENTIRA – “O DÍZIMO FOI DADO POR DEUS AOS LEVITAS DA VELHA ALIANÇA E HOJE OS PASTORES DA NOVA ALIANÇA SUBSTITUIRAM ESSES LEVITAS PORTANTO DEVEM RECEBER DÍZIMOS”

    O dízimo foi dado aos levitas, mas para que eles fizessem todo o trabalho da tenda da congregação (Números 18:21-23). Se hoje os membros leigos fazem mais de 90 % do trabalho e os pastores recebem todo o dízimo isso não é biblico, é humano. Na igreja primitiva de atos, um levita, chamado josé de sobrenome barnabé dava ofertas ao invés de receber dízimos dos apóstolos e membros da igreja cristã: “José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação, LEVITA, natural de Chipre, como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos” (atos 4:36-37) Portanto fica evidente que com a mudança do sacerdócio mudou a lei: “Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei” (hebreus 7:12)

    Na economia hebraica, o dízimo era usado de maneira totalmente diferente da que hoje é pregada. Mais uma vez, os levitas que recebiam o dízimo inteiro nem sequer eram ministros ou sacerdotes – eles eram apenas servos dos sacerdotes. Números 3 descreve os levitas como sendo carpinteiros, fundidores de metal, artesãos de couro e artistas, que mantinham o pequeno santuário. E 2Crônicas 23-27, durante o tempo dos reis Davi e Salomão, os levitas também foram peritos artesãos, os quais inspecionavam as obras do Templo. Vinte e quatro mil deles trabalhavam no Templo como construtores e supervisores; seis mil eram oficiais e juízes; quatro mil eram guardas e quatro mil eram músicos. Como representantes políticos do rei, os levitas usavam o seu dízimo para servir aos oficiais, juízes, coletores de impostos, tesoureiros, guardas do Templo, músicos, padeiros, cantores e soldados profissionais (1Crônicas 12:23,26; 27:5). É obvio que esses exemplos do uso bíblico da entrada do dízimo nunca se tornam exemplos para a igreja de hoje. É importante saber que na Antiga Aliança os dízimos nunca eram usados para evangelizar os não israelitas. Neste ponto o dízimo falhou. Vejam Hebreus 7:12-19. Os dízimos jamais estimularam os levitas e sacerdotes da Antiga Aliança a estabelecer uma única missão fora do país, para encorajar um só gentio a se tornar israelita (Êxodo 23:32; 34:12,15; Deuteronômio 7:2). O dízimo da Antiga Aliança era motivado e exigido por lei, não pelo amor. De fato, durante a maior parte da história de Israel, os profetas foram os principais portadores da Palavra de Deus e não os levitas e os sacerdotes que recebiam o dízimo.O falso ensino é que os anciãos e pastores da Nova Aliança estão simplesmente continuando de onde os sacerdotes da Antiga Aliança deixaram e por isso devem receber o dízimo. A função e o propósito dos sacerdotes da Antiga Aliança foram substituídos, não pelos anciãos e pastores, mas pelo sacerdócio de todos os crentes. Como outras ordenanças da Lei, o dízimo foi apenas uma sombra temporária, até a vinda de Cristo (Efésios 2:14-16; Colossenses 2:13-17; Hebreus 10:1). Na Nova Aliança cada crente é um sacerdote de Deus (1 Pedro 2:9-10; Apocalipse 1:6; 5:10). E como sacerdote cada crente oferece sacrifícios a Deus (Hebreus 4:16; 10:19-22; 13:15-16). Então, cada ordenança que havia sido previamente aplicada ao antigo sacerdócio foi anulada no Calvário. Visto não pertencer à Tribo de Levi, até mesmo Jesus Cristo foi desqualificado. Desse modo, o propósito original de dizimar já não existe (Hebreus 7:12-19; Gálatas 3:19, 24, 25; 2Coríntios 3:10).

    Portanto, não há nenhum mandamento no novo mandamento do cristão entregar os dízimos aos pastores, pois o dízimo somente podia ser recebido pelos levitas: “Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher, de acordo com a lei, os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão” (hebreus 7:5), e os levitas só existiam na velha aliança da lei de moisés, pastores não são substitutos deles pois são ministros de Deus (I Coríntios 4:1) e nem sequer é ordenado que se deva entregar dízimos em favor da obra de Deus, pois ela é sustentada pelas ofertas voluntárias (2Coríntios 9:7).

    5º MENTIRA – “O DÍZIMO RECEBIDO É SOMENTE PARA USO DOS PASTORES”

    Biblicamente, o dízimo pertencia aos levitas (números 18:21-23), mas também para se fazer um festival ao Senhor (deuteronômio.14:22-27) e a cada terceiro ano, para os levitas, órfãos, viúvas e estrangeiros, os quais comiam o dízimo ajuntado dentro das suas portas (deuteronômio14:28-29). Se ofertas e dízimos eram sagrados ao Senhor e não podiam ser comidos por pessoas comuns neste caso Deus abre um exceção, visto que para ele misericórdia é melhor que sacrificio (Oséias 6:6; Mateus 12:7), a vida dos carentes é preciosa ao senhor (veja um exemplo disso em Lucas 6:1-10)

    Portanto mais uma vez, é biblicamente demonstrado que os dízimos recebidos pelos levitas não eram de uso exclusivo deles… os necessitados ( órfãos, viúvas e os de fora de israel ), também se beneficiavam dos dízimos dos alimentos recebidos pelos levitas. Essa conversa de que só os pastores e líderes religiosos podem hoje usufruir dos dízimos não encontra respaldo bíblico. Trata-se de mais uma doutrina de homem.

    6º MENTIRA – “CRISTÃO QUE NÃO DÁ O DÍZIMO SERÁ VITIMA DO “DEVORADOR”
    Se você é evangélico provavelmente já deve ter ouvido alguém falar a respeito do devorador. Muitas igrejas pregam a respeito desse ser. Mas o que os líderes religiosos gananciosos não fazem é mostrar aos membros que a admoestação de Malaquias é dirigida somente à nação de Israel, e não aos cristãos de hoje que não dizimam:

    “Sentença pronunciada pelo Senhor CONTRA ISRAEL contra Israel, por intermédio de Malaquias” (Malaquias 1:1)

    e, se destina especificamente, aos SACERDOTES CORRUPTOS:

    “Agora, ó sacerdotes, para vós outros é este mandamento.Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, porque vós não propondes isso no coração” ( Malaquias 2:1-2)

    Eles estavam ofertando ANIMAIS coxos, cegos mudos, e defeituosos:

    “Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e ainda perguntais: Em que te havemos profanado? Nisto, que pensais: A mesa do SENHOR é desprezível. Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não é isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isso mal? Ora, apresenta-o ao teu governador; acaso, terá ele agrado em ti e te será favorável? – diz o SENHOR dos Exércitos.” (Malaquias1:7-8)

    Quanto a Malaquias 3, notamos que Deus manda trazer somente “DÍZIMOS” para as câmaras do depósito do templo, para que haja “comida” ( alimento, ou mantimento ) em minha casa. Isto é , mantimento = produtos alimentares (ver dicionário da língua portuguesa)

    O texto mais famoso citado para falar a respeito do devorador é Malaquias 3:11, que diz: “Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.” Esse texto é a continuação de Malaquias 3:10, o tão famoso texto que fala a respeito de dízimos no Antigo Testamento. os líderes gananciosos dizem que o “devorador” mencionado nesse texto é um demônio que destrói as finanças daqueles que não dão os 10%, ou seja, que não são dizimistas. As pessoas que pregam nessa linha trazem ameaças de destruição financeira aos seus ouvintes se os mesmos não forem dizimistas fiéis.

    O DEVORADOR É MESMO UM DEMÔNIO? A resposta é não! Os que afirmam que esse devorador citado no texto é um demônio, no mínimo, faltaram em algumas aulas de interpretação da Bíblia. A primeira coisa a sabermos é que no Antigo Testamento, a aliança que vigorava era uma aliança baseada na obediência. Se o povo fosse obediente às leis de Deus seriam abençoados. Essas bênçãos eram visivelmente mandadas em forma de paz e boas colheitas e prosperidade. Se fossem desobedientes, seriam amaldiçoados. Falta de paz e colheitas ruins estavam em vista aqui. (Deuteronômio 28). Em uma das ameaças de maldições em suas colheitas, que Deus manda ao povo através do profeta Joel, vemos que: “O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor.” (Joel 1:4). Uma maldição que tinha em vista a destruição da lavoura.

    O texto de Malaquias 3:11 diz a mesma coisa: “Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.”. Esse devorador certamente se tratava de um tipo de gafanhoto altamente destrutivo ou outro “bicho” que acabava com as plantações (que eram a base da economia do povo de Israel). A ação devastadora desse “ser” acabava com a prosperidade do povo em pouco tempo atacando suas lavouras. Quando o povo era obediente a Deus e cumpria a Sua lei, que no caso desse texto é a lei de dizimar, Deus abençoava suas colheitas e negócios. Esse é o sentido desse texto. Assim, não faz sentido usar esse texto para afirmar que o devorador era um demônio ou coisa parecida. Nem faz sentido ameaçar as pessoas hoje em dia com esse “devorador”

    “repreenderei o devorador” Versículo 11 (Não é dinheiro que faz isto, é o próprio Deus)

    Devorador, segundo a bíblia, nunca foi demônio, e sim, gafanhotos, que Deus enviava como pragas a terra para castigar o povo, e estes gafanhotos, Deus os chamavam de “O meu grande exercito” (Joel 2:22-27) …”repreenderei o devorador ” significa… espantarei a praga do meio da vossa plantação (gafanhotos), veja também Levítico 11:22 e Naum 3:16.

    Os líderes gananciosos que ensinam que esses “devoradores” são demônios que irão causar doenças na família, o carro vai viver quebrando etc, aproveitam o desconhecimento dos cristãos do verdadeiro devorador ao qual Malaquias se refere, o gafanhoto que devorava as colheitas da nação de israel. Não há confirmação nenhuma no novo testamento de que quem não dizima será vitima desse “devorador”… quando um ladrão quer tomar o dinheiro de uma pessoa, ele a ameaça, pois se pedir provavelmente a vítima não entregará o seu dinheiro, e por conta disso o ladrão usa o recurso da ameaça, para forçá-la, da mesma forma agem esses pastores que insistem em receber dízimos pois usam um texto fora de seu real contexto para ameaçar dizendo que o mesmo “devorador” que viria sobre a nação de israel se não dizimasse virá para aqueles que não entregam seus dízimos a eles.Trata-se portanto de mais um ensino distorcido da bíblia para forçar os cristãos que não estudam a bíblia a dizimarem.

    Hoje em dia, a classe mais pobre é a que mais contribui para beneficência. E, mesmo assim, ela permanece na pobreza. Os dízimos não são uma garantia para alguém enriquecer depressa, em vez da educação, da determinação e do árduo trabalho. Se Malaquias 3:10 funcionasse realmente com os cristãos da Nova Aliança, nesse caso milhões de cristãos dizimistas já teriam escapado da pobreza e se tornado o grupo mais rico do mundo, em vez de continuar sendo pobre. Portanto, não existe evidência alguma de que a vasta maioria dos pobres “pagadores do dízimo” tenha sido abençoada pelo mero fato de o entregar. As bênçãos da Antiga Aliança já não estão em efeito (Hebreus 7:18-19; 8:6-8,13).

    Portanto, não há nenhuma possibilidade de um cristão ser vítima do “devorador” (demônio) por causa de não ser dizimista, pois nenhuma maldição da antiga aliança pode atingir aos cristãos da nova aliança em Jesus ( gálatas 3:13 )

    7º MENTIRA – O DÍZIMO SERVE PARA MANTER A IGREJA FÍSICA HOJE, POIS ELA SUBSTITUIU O TEMPLO JUDAÍCO ONDE SE ENTREGAVAM OS DÍZIMOS.

    Nada poderia estar mais longe da verdade. Trata-se de outro falso ensino os religiosos que exigem dízimos de que os edifícios chamados “igrejas”, “tabernáculos” ou “templos”, substituíram o Templo do Velho Testamento como locais de habitação divina.

    A Palavra de Deus jamais descreve os grupos da Nova Aliança como ”tabernáculos”, “templos” ou “edifícios”. Os cristãos não “vão à igreja”. Eles se “reúnem para adorar”. Também, visto que os sacerdotes do Velho Testamento pagavam o dízimo, então, logicamente, o dízimo não pode continuar. Nesse caso, é errado chamar um edifício de “armazém do Senhor” para receber os dízimos (1 Coríntios 3:16-17; 6:19-20; Efésios 1:22-23; 2:21; 4:12-16; Apocalipse 3:12). Com respeito à palavra “armazém” comparem a 1 Coríntios 16:2 com a 2 Coríntios 12:14 e Atos 20:17, 32-35. Durante vários séculos após o Calvário, os cristãos nem mesmo possuíam um edifício próprio (que chamassem de armazém), visto como o Cristianismo era uma religião ilegal e sofria perseguições.

    Após o sacrifício de Jesus, o véu do santuário se rasgou: “E o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo” (Marcos 15:38) e hoje, cada cristão é um santuário onde habita o Espírito Santo: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Coríntios 3:16) Não há sequer um Templo ou santuário físico para que os cristãos levem os dízimos pois: “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas” (Atos 17:24). Jesus sequer fundou uma igreja física, pois a verdadeira igreja é espiritual.

    1. Que autoridade nos dá a Palavra de Deus para estabelecermos igrejas denominacionais ou não denominacionais em meio ao testemunho cristão, quando as Escrituras condenam a criação de divisões entre os crentes? (1 Coríntios 1:10; 3:3; 11:18-19)

    2. Com que autoridade vinda de Deus os cristãos denominam suas assim chamadas “igrejas” como Presbiteriana, Batista, Pentecostal, Aliança, Cristã Reformada, Anglicana etc., quando não há na Bíblia instruções para nos reunirmos em qualquer outro nome além do nome do Senhor Jesus Cristo? (Mateus 18:20; 1 Coríntios 5:4)

    3. Será que existe qualquer base na Palavra de Deus para chamar esses edifícios de “igrejas”? A definição bíblica de “igreja” é de uma reunião de crentes que, pelo evangelho, foram chamados para fora, tanto dentre os judeus como dentre os gentios, e são unidos em um único corpo a Cristo, sua Cabeça no céu, pela habitação do Espírito Santo. (Atos 11:22; 15:14; 20:28; Romanos 16:5; 1 Coríntios 1:2; Efésios 5:25)

    4. Onde há no Novo Testamento uma referência mandando os Cristãos construírem templos e chamarem esses locais de “Cada de Deus”, sendo que Deus não habita em templos feito por mãos humanas? (Atos 7:48 e 17:24).

    Dizer que os dízimos são necessários para manter a igreja e sustentar os pastores e líderes não tem fundamentação bíblica neotestamentária, O apóstolo Paulo estava entre os que insistiam em trabalhar com as próprias mãos pelo seu sustento (Atos 18:3; 1Tessalonicenses 2:9-10; 2Tessalonicenses 3:8-14). Embora ele não tenha condenado os que recebiam sustento pela obra em tempo integral, também não ensinou que tal sustento fosse ordenado por Deus, para difusão do Evangelho. (1 Coríntios 9:12). De fato, duas vezes em Atos 20:29, 35 e também em 2 Coríntios 12:14, ele até mesmo encoraja os anciãos da igreja a trabalharem para manter os necessitados da igreja (Eu só queria ver um dos pastores atuais trabalhando para ajudar os pobres da igreja!).

    Para Paulo, a expressão “viver do evangelho” significava “viver segundo os princípios da fé, do amor e da graça” (1 Coríntios 9:14). Conquanto verificasse ter “direito” a alguma ajuda, ele concluía que a “liberdade” de pregar o seu evangelho era mais importante, a fim de cumprir a sua vocação de Deus (1 Coríntios 9:15; 11:7-13; 12:13,14; 1 Tessalonicenses 2:5-6). Enquanto trabalhava como artesão de tendas (atos 18:3), Paulo aceitou uma certa ajuda, porém se gloriava de que o seu pagamento ou salário era o fato de poder pregar livremente, sem se tornar um fardo para os outros (1 Coríntios 9:16-19).

    Em nenhum lugar desde Atos 7:58 (onde Paulo é mencionado pela primeira vez) até suas epístolas, não vemos o apóstolo Paulo orientando alguém a dizimar nem recebendo dízimos dos cristãos, portanto uma prova clara que a igreja primitiva não tinha o dízimo como uma doutrina cristã e inquestionável como se vê hoje nessas igrejas que dizem seguir fielmente as Escrituras.

    Paulo deixou claro que os que pregavam o evangelho tinham todo o direito de serem supridos com as ajudas e doações voluntárias dos cristãos (I Coríntios 9:11 e 14, Filipenses 4:18 ), mas nunca disse que seria dos dízimos! Sequer há mandamento seja do Senhor Jesus ou de seus apóstolos dos cristãos entregarem seus dízimos nos “templos” que hoje conhecemos como igreja, pois Jesus nunca fundou uma igreja física, nem ordenou que se fizessem construções para ali os seus seguidores se reunirem! Se o dízimo fosse tão necessário e importante como esses líderes gananciosos querem fazer parecer, teria o apóstolo Paulo esquecido de mencionar algo tão importante? obviamente que não, pois ele é categórico ao dizer: ” jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa” e ” porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus” (atos 20:20 e 27)… ou seja, tudo que era necessário ele, Paulo, ensinou e o Apóstolo Paulo nunca incentivou ou ensinou os cristãos a dizimarem!

    Portanto comprovadamente os dízimos não são obrigatórios serem entregues, muito menos nas igrejas físicas de hoje.

    8º MENTIRA – “DAR OFERTAS, MESMO ACIMA DE 10% DA SUA RENDA, NÃO TEM O MESMO VALOR ESPIRITUAL, POIS QUEM NÃO DÁ O DÍZIMO ROUBA A DEUS E NÃO SERÁ SALVO POIS ESTÁ DEBAIXO DE MALDIÇÃO”

    Tanto a bênção como a maldição de Malaquias 3:9-11, perduraram somente até o término da antiga Aliança, ou seja, até o Calvário. A audiência de Malaquias havia voluntariamente reafirmado a Antiga Aliança (Neemias 10:28-29. “Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém” (Deuteronômio 27:26, citado em Gálatas 3:10). E Jesus Cristo deu um fim a essa maldição, conforme Gálatas 3:13: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”. Portanto nenhuma maldição proveniente da não observância da lei de moisés (e o dízimo pertencia a ela) atinge aos cristãos. Mas os lideres gananciosos que recebem dízimos escondem isso dos membros.

    Mas não é porque o Cristão não seja mais obrigado a dizimar que ele esteja isento de ajudar na propagação do evangelho e em favor dos necessitados pois: “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria” (2coríntios 9:7).

    “Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia; porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários” (2coríntios 8:1-3) Essa era a prática da igreja de Deus que Cristo estabeleceu.

    Os princípios de dar no Novo Testamento, na 2Coríntios capítulos 8 e 9 são superiores ao dizimar, que não é obrigatório aos cristãos.

    Os seguintes princípios de dar voluntariamente na Nova Aliança estão fundamentados na 2 Coríntios 8 e 9 (1). Dar é uma “graça”. A 2 Coríntios 8 usa oito vezes a palavra “graça”, referindo-se à ajuda aos santos pobres (2). Dar primeiro a Deus (8:5). (3) Dar-se a si mesmo para conhecer a vontade de Deus (8:5) (4) Dar em resposta ao dom de Cristo (8:9 e 9:15). (5) Dar com desejo sincero (8:8, 10, 12 e 9:7) (6) Não dar por causa de mandamento algum (8:8,10; 9:7). (7) Dar além de sua capacidade (8:3, 11, 12) (8) Dar para produzir igualdade. Isso quer dizer que os que têm mais devem dar mais, a fim de suprir a incapacidade dos que não podem dar mais (8:12,14) (9) Dar com alegria (8:2). (10) Dar porque está crescendo espiritualmente (8:3,4,7). (11) Dar porque deseja crescer espiritualmente (9:8, 10, 11). (12) Dar porque está ouvindo o Evangelho ser pregado (9:13).

    9º MENTIRA – “JESUS MANDOU OS CRISTÃOS DAREM O DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO”

    O falso ensino é que Jesus ensinou a dizimar, em Mateus 23:23, dizendo que isso está claro no Novo Testamento.

    Em primeiro lugar, A Nova Aliança (o novo testamento) não teve princípio no nascimento de Jesus, mas na Sua morte (Gálatas 3:19, 24, 25; 4:4). O dízimo não é ensinado na igreja, depois do Calvário. Quando Jesus falou sobre o assunto em Mateus 23:23, Ele estava simplesmente ordenando a obediência às leis da Antiga Aliança, a qual ele endossou e obedeceu até chegar ao Calvário.

    Não existe um único texto do Novo Testamento que ensine a dizimar após o período do Calvário. (Atos 2:42-47 e 4:32-35 não são exemplos para se dizimar, a fim de sustentar os líderes da igreja). Conforme Atos 2:46, os cristãos judeus continuavam a adorar no Templo. E conforme Atos 2:44 e 4:33,34, os líderes da igreja compartilhavam igualmente o que recebiam com todos os membros da igreja (o que hoje os líderes gananciosos que recebem dízimos não fazem).

    Aliás, Jesus sequer é mencionado dizimando ou recebendo dízimos… e porque os líderes gananciosos pedem dízimos em nome de Jesus sendo que o próprio Jesus disse: “em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas;pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” (Marcos 16:17-18)… Ele nunca disse ” em meu nome receberão dízimos…”

    Portanto comprovadamente mais uma mentira desses homens que se dizem ordenados por Deus a exigirem dízimos dos cristãos incautos foi desmascarada! Jesus nunca ordenou que os seus discípulos e futuros apóstolos recolhessem dízimos… e porque esses líderes acham que podem fazer diferente? Bem o Senhor Jesus profetizou sobre esses tipos: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores” (Mateus 7:15)

    10º MENTIRA – “JESUS RECEBE DÍZIMOS DOS CRISTÃOS CONFORME HEBREUS 7:8″

    O início do capítulo 7 de hebreus é apenas citação do Antigo Testamento, onde fala do sacerdócio de Melquisedeque. Em Hebreus 7:5 diz: ” E os que dentre os filhos de Levi receberam o sacerdócio tem ordem, segundo a lei, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão”

    A lei foi dada por intermédio de Moisés, ao povo, direcionada aos filhos de Levi, especificamente aos que receberam sacerdócio para trabalhar nas tendas das congregações ( montagem e desmontagem de tendas no deserto), os quais tinham ordem, segundo a lei de receber os dízimos dos seus irmãos. Agora note o relato do versículo 11 e 12:

    Hebreus 7:11: De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio Levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade se havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque (referindo-se ao Salvador) e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? (menção a Moisés, o qual introduziu a lei ao povo).

    Hebreus 7:12: Porque mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança na lei.

    Meditando no texto acima, especificamente nestes versículos, onde a palavra assegura que os sacerdotes Levíticos recebiam os dízimos segundo a lei (Hebreus 7:5), Porque através deles (sacerdotes Levíticos) o povo recebeu a lei (Hebreus 7:11) e mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também, mudança na lei (Hebreus 7:12), porque se a perfeição fosse pelo sacerdócio Levítico (pelo qual o povo recebeu a lei), qual a necessidade de que enviasse outro Sacerdote? Mudou o Sacerdócio, necessariamente se faz mudança na Lei.

    A lei dos dízimos foI direcionada especificamente aos filhos de Levi, aos que receberam o sacerdócio e não havendo mais “Levitas”, nem “templo”, nem sacerdote a oferecer sacrifícios, pois O Salvador já o fez, logo,se aplicada aos crentes hoje, ela torna-se intempestiva e ilegítima, porque os “pastores” de hoje não são levitas nem foram proibidos de trabalhar, nem menos tiveram promessas de herança de dízimos para sustento por não ter tido herança nas distribução de terras prometidas ao povo israelita por herança.

    Outra particularidade, no capítulo 18 do livro de Números, o Senhor Deus adverte aos sacerdotes levitas dizendo: Na sua terra, possessão nenhuma terás, e no meio deles nenhuma parte possuirás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel.

    Gostaria de recomendar aos pregadores contemporâneos (os que querem se assemelhar aos sacerdotes levitas que recebiam dízimos), seria bom que guardassem os mandamentos do Senhor para aquela tribo, os quais não possuíam bens materiais, pois o Senhor era a herança dos sacerdotes levitas.

    Recapitulando: Hebreus 7 apenas faz a menção pós-Calvário de dizimar, numa explanação de porque o sacerdócio levítico deve ser substituído pelo sacerdócio de Cristo, porque o sacerdócio levítico era fraco e ineficiente. Estude Hebreus 7 e sigam a progressão do versículo 5 ao versículo 12 e ao versículo 19.

    Porém, líderes gananciosos insistem em apenas mostrar hebreus 7:8 aos membros, onde segundo eles, Jesus receberia dízimos dos cristãos: “Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive” (hebreus 7:8)

    Apenas mostrando esse versículo isoladamente aos membros desavisados, querem dar a entender que esse versículo manda os cristãos ainda dizimarem, sem ler todo o real contexto do capítulo 7 de hebreus.

    Portanto hebreus 7:8 não fala de Jesus recebendo ainda dízimos dos cristãos, pois o contexto do capítulo 7 de hebreus fala na verdade da superioridade do sacerdócio de melquisedeque em relação ao levítico que era sustentado pelos dízimos. Cristãos não tem o mandamento bíblico de dizimarem.

    Considerações finais:

    Em Hebreus 7,8,9 e 10, neste 4 capítulos deixa bem claro a questão do sacerdócio perfeito, que, quando mudado o sacerdote Levítico, veio o Cristo, e mudando o sacerdócio se muda a lei ( Hebreus 7:12 ) portanto, notamos, que no novo testamento, não há ninguém dando dizimos em dinheiro, sendo que já existia, porque, Jesus foi traído por moedas, e a viúva ofertou moedas, mas dízimos, foi mencionado em alimentos, hortaliças ( Mateus 23.23 ) jamais em dinheiro, e o próprio Senhor Jesus, relatou que o dízimo era da lei para o povo de Israel , …”o mais importante DA LEI “. (Mateus 23:23)

    Paulo não mencionou dízimos, nem outro apóstolo qualquer deixou exemplo de tal prática. Em Corintios 9, Paulo pede donativos para suprir necessitados e não para manter despesas de instituições religiosas. Em Atos 4:32 em diante, notamos a generosidade dos irmãos,vendendo tudo e depositando aos pés dos apóstolos, para que se fosse feita DISTRIBUIÇÃO AOS NECESSITADOS, de forma a não haver necessitados entre eles ( esta é a justiça que excede a dos fariseus religiosos que apenas punham seus dízimos das hortaliças e achavam que estava, cumprindo sua parte) em Mateus 23:23 e Lucas 18:12. Tal prática dos fariseus, mostra religiosidade e eles não praticavam a fé, de fato, que , quem diz que dizimar é um ato de fé, é engano, porque os fariseus dizimavam , mas não praticavam a fé. O jovem rico, não foi indicado por JESUS a dizimar, e sim, vender e REPARTIR com os pobres. Jó nunca dizimou, e mesmo assim era próspero.

    Abraão só deu o dízimo uma só vez, e não foi em dinheiro, foi despojos, sobras de conquistas de guerra, dizimo de sangue, após matar os reis e tomar seus bens.

    Jacó prometeu dar o dízimo, ( um voto particular dele ) em Gênesis 28:20-22 , mas a bíblia não fala que ele cumpriu…

    Abraão não foi a “suposta” casa do tesouro ( igreja ) mas Melquisedeque lhe saiu ao encontro para receber sua parte, devido ser rei de Salém e receber por que passava em tal parte, imposto semelhante ao que Jesus nos ensinou a pagar a César (Mateus 22:21). Isto é, JESUS mandou sermos fiéis ao estado e não sonegar impostos.

    Os cobradores de impostos ao se converter, restituíram 4 vezes mais aos que haviam defraudado, e foi nisto que Jesus afirmou: “hoje houve salvação nesta casa” (Lucas 19:9)Repare que o Salvador não o mandou dar dízimos.Todas as vezes que você quiser dar algo á Deus, e restituir a Deus com gratidão, faça isto dando ao seu próximo, pois assim,estará cumprindo a palavra na íntegra, conforme Mateus 25 deixa bem claro esta questão.

    No sétimo ano, Israel, não trazia dízimos, devido ser o ano sabático,a terra descansava (Levítico 25:4) Mas e será que a igreja atual faz isto? Fica sem receber dizimos no sétimo ano?

    O DÍZIMO era vendido POR DINHEIRO,devido a distância de levar onde o Senhor escolhera, para santificar seu nome, e o próprio dizimista COMIA DOS SEUS DÍZIMOS, administrava o dízimo, hoje em dia quem come dos dízimos são os pastores, que administram os dízimos, dando ordem quê e no que será empregado os dízimos do povo. Estes ditos “sacerdotes” ( pastores) não são levíticos, nem exercem função sacerdotal superior a qualquer irmão que seja, e muito menos têm eles o direito de administrar o dízimo pessoal de cada um.

    Quanto a sacerdotes, sabemos todos nós somos, depois de Cristo nos fazer um sacerdócio real, nação santa , povo eleito de DEUS, passamos a ter livre acesso ao Pai através de CRISTO que , na sua morte, o que nos separava foi rasgado do alto abaixo, a saber o véu que separava o lugar santo,( local onde entravam os sacerdotes) do lugar santíssimo (onde só entrava o sumo sacerdote 1 vez por ano para pferecer acrificio pelo pecado do povo).

    Paulo recebeu muitas vezes ajuda da igreja, mas era para se manter, e não era salário mensal como se estivesse numa empresa. Paulo trabalhava (atos 18:3) , e em nada pesava os irmãos e a igreja.

    Se Paulo disse: “sede meus imitadores como eu sou de Cristo”, será que nesta parte, os pastores que exigem dízimos imitam à Paulo? Vemos Jesus ou Paulo recolhendo ou ensinando sobre dízimos?Em 2Coríntios 9:9, Paulo cita o salmo 112:9, onde fala da generosidade com os mais pobres: “Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre”. (2 Coríntios 9:9)

    Nada falou de dízimos em dinheiro, e sim, contribuições voluntárias , para “suprir” os que não tem, algo que, é totalmente visto por Deus. Paulo faz uma coleta para “DISTRIBUIR”, hoje em dia se faz uma distribuição (de envelopes) para ajuntar, não para os pobres, mas, para os cofres de uma instituição, que se preocupa mais com a posição social, status, templos, fama, nome, competição, horários de TV, rádios, sites, eventos, shows, viagens, lazer para líderes, carrões, mansões, aviões, e ainda se diz que é expansão da obra de Deus…

    Cada dia os patrimônios religiosos estão ainda maiores, e o evangelho mais distante do que a igreja primitiva pregava e vivia, tudo por causa de dinheiro. A biblia fala para não reter e sim dar. Será que a igreja faz isto? Ou antes retém,para construir seu império e se fortalecer mais e mais, visando dominar a maior parte possível do globo terrestre, e arrebanhar o maior número de pessoas possível, como se tudo fosse uma partida de competição: “Quem tiver mais membros é o vencedor”

    Paulo afirma: “Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus” (2Coríntios 2:17)

    Deus abençoe a todos que leram este estudo e que o Espírito Santo tenha conduzido a leitura e o entendimento para compreender que dízimos não são mais obrigatórios.

    “Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2Pedro 3:18)

  12. Elias disse:

    Se não quiser comprar o livrinho: “Porque não sou legalista”, do pastorzinho Silas Maracutaia. Compre a chave Bíblicazinha com 19 volumes e 400 páginas cada (um pouco menor que a enciclopédia Barsa). Ambos da editora Gospel do mesmo pastor e que tem aquele maravilhoso espiral da maçonaria como símbolo!!!!!

  13. jose iraldo disse:

    Cristo obedeceu todos os mandamentos do Senhor, Se quisermos ser como eles temos que imita-lo.
    A lei maior da Bíblia escrita pelo próprio Deus, foi obedecida por Jesus, sigamos o seu exemplo.

    1. Sim amigo Jose Iraldo Jesus veio cumprir a lei pois toda ela (lei)foi cumprida em sua vida em carne assim como as profecias pre-ditas pelos profetas do AT agora vc deve ler e enteder que Jesus veio cumprir a lei nao para que sigamos seu exemplo com a lei pois foi para isso que Ele veio para nos comprar da escravidao da lei aconselho-te a ler e meditar no livro de Galatas sao apenos 6 capitulos ali vc vai encontra muito sobre este assunto no capitulo 5 por exemplo o titulo é OU A LEI OU CRISTO. Que Deus te de entendimento e dicernimento de Sua palavra e vontade.

  14. jose maria disse:

    tudo e vaidade busquem a deus

  15. otrebor disse:

    NADA TENHO CONTRA LIDERES, apenas acredito que um Líder pode levar Milhares a “maldição!” se não for SERVO de DEUS, hoje vejo que o DINHEIRO e a realizações de suas OBRAS FARAONICAS DE TEMPLOS, SEJA LÁ COMO FOR, me parece que fazem como um ato de troca deles prestarem contas a DEUS POR SUAS ARROGÂNCIAS E GANANCIAS, obterem a SALVAÇÃO!, MAS TUDO E ILUSÃO!, nos e que não devemos nos ILUDIR COM ELES e sim buscar em nos mesmos a resposta diante do DEUS DA BÍBLIA, sem sombra de duvidas ELE respondera a cada um, desde que não busquemos em outro homem um apoio para nossas fraquezas e temores(medos) seja quais forem, NOSSO CORPO E O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO E NOSSA ALMA AO SENHO PERTENCE e não a lideres SOBERBOS de suas sabedoria ilusórias!, PORQUE TUDO VEM DELE! E A ELE VAI VOLTAR!

  16. moises disse:

    esse silas é um apostata, quem seguir um apostata tambem sera um apostata.
    nao ameis ao mundo nem as coisas que estao no mundo se alguem amar o mundo o amor do pai nao esta nele.

  17. Daniel disse:

    “senão estas coisas necessárias..” E agora? A Lei da antiga aliança acabou ou não”

  18. Antonio disse:

    O André Cardoso e o Souza não irão responder ao JGMIX, porque, simplesmente, não existe nenhuma passagem em que a igreja primitiva esteja dizimando, muito menos em dinheiro. Portanto, existe aqueles que preferem a mentira dos homens do que a VERDADE e a VONTADE de DEUS revelada no evangelho, porém ainda desejo de coração que a misericórdia do Senhor não lhes falte, pois ainda há tempo de retornar a doutrina de Cristo, pela qual somos chamados de cristãos(At11:26), erramos quando aceitamos outros nomes, como: Católicos, batistas, assembleianos, etc; uma vez que revelam doutrinas de homens.

    1. luiz disse:

      Se quer fazer como a igreja primitiva, venda tudo e coloque tudo nos pes dos lideres

    2. samuel disse:

      jesus disse q se o cervo so fais o que o ceu senhor manda e cervo inutio ser dizimista nao e peso para quem ama a DEUS

  19. souza disse:

    Eu não disse a vc que dízimo é obrigado no novo testamento , eu não concordo que é obrigação velada pela palavra, ser dizimista esta incutido na cultura da igreja cristã no Brasil e no mundo, e foi desta forma que a palavra de DEUS chegou e vai chegar em becos, favelas ,sertões,hospitais,recolhe drogados das ruas . se depender só de ofertas voluntárias a igreja não teria chegado a onde chegou e me alcançou; não só amim , mas toda minha familia .
    Agora eu penso que vc esta fazendo um desserviço a obra do Sr, pois esta lutando contra a obra,colocando os impios para zombar,e levar a igreja ao descrédito, se DEUS não é contra, logo vc está a serviço do inimigo de DEUS.

    1. JGMIX disse:

      souza

      é sempre assim… vcs “pró-dizimos” após serem acuados pela verdade, sempre amenizam, alegam que nunca falaram tal coisa…

      vc me chamou de apologeta do diabo, não faça de conta que não fez isso.

      Aí quando sentiu o peso da bíblia,tratou de amenizar o que falou…

      A doutrina do dízimo faz parte da cultura na igreja brasileira, mas os cristãos não podem viver de cultura, e sim da verdade do evangelho. Se a bíblia não avaliza a cobrança de dízimos então pq se cobra isso nas igrejas?

      Se o dízimo fosse tão importante, certamente haveria essa ordem no novo testamento, vc não acha? Se Deus não ordenou cristãos dizimarem, logo dizimos não são necessários.

      Vc alega que dizimos é importante pq faz a palavra chegar em outros lugares, mas vc esquece que muita gente que está fora da igreja até concorda com o evangelho, mas se recusa frequentar uma igreja por que sabe que será obrigada a dar dízimos.

      e muitas igrejas abusam em relação a dízimos… ameaçam com um ser mitológico, a quem chamam de devorador, que quem não pagar dizimo perde asalvação e outras bobagens para forçar o povo a dar dizimo.

      O estudo sobre as dez maiores mentiras sobre os dez por cento dos dízimos desmascara essas mentiras a luz da bíblia.

      Meu Deus é inteligente… se dízimo fosse assim tão importante como falam hj nas igrejas, Ele não esqueceria de deixar um mandamento explicito para que seus filhos entregassem dízimos no que hj chamam de igrejas…

      souza… chamar de apologeta do diabo é fácil, dificil é vc provar que sua teoria tem base bíblica!

    2. Antonio disse:

      Souza, não só é possível como foi o evangelho pregado somente com as ofertas,segundo Paulo: “por causa da esperança que vos esta preservada nos céus ,da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, que chegou até vos, como também, em todo mundo, esta produzindo fruto e crescendo ….(Cl1:5-6). Sendo assim, falta crença na providencia divina e com isso os homens criam mecanismos não autorizados por Deus.

  20. LUIZ CARLOS disse:

    Que baita contradição! esse pastor usa umas coisas da lei e de outras não? prega dízimo, combate ferozmente o homossexualismo, lesbianismo, travestis se utilizando da LEI e depois vem com esse papo de legalista. VEJA COMO É OS ESTUDOS DELE, um exemplo: CHEIOS DE REGRAS…SETE PRINCÍPIOS PRA ISTO…SETE LEIS PRA ENRIQUECER….OITO COISAS QUE UM CRISTÃO DEVE FAZER….UÉ ISTO É LEGALISMO, O CARA INVENTA NOVAS LEIS E REGRAS e ainda defende uma festa de origem pagã e de autoridade suprema do catolicismo que é o NATAL, ora se JESUS não nasceu no dia 25 de dezembro como é que ele defende isto como verdade??!!!

  21. Paulo disse:

    Silas Malafáia é um “HIPÓCRITA”. Quem é ele para falar de “legalismo” !? Seria o mesmo que colocar as raposas para fazerem a reforma do galinheiro.

  22. Jean Guimarães disse:

    O primeiro versículo do Novo Testamento claramente proclama a etnia judaica de Jesus. “Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão” (Mateus 1:1). É evidente em certas passagens, como Hebreus 7:14: “Pois é evidente que o nosso Senhor descende de Judá”, que Jesus descendia da tribo de Judá, da qual tomamos o nome “judeu”. E o que dizer de Maria, a mãe de Jesus? Na genealogia de Lucas, capítulo 3, vemos claramente que Maria era uma descendente direta do Rei Davi, o que deu a Jesus o direito de ascender ao trono judaico, bem como demonstrou que Jesus era um judeu etnicamente.

    Era Jesus um judeu religiosamente? Ambos os pais de Jesus tinham “feito tudo o que era exigido pela Lei do Senhor” (Lucas 2:39). Seu tio e tia, Zacarias e Isabel, também eram judeus seguidores fiéis do Torá (Lucas 1:6), por isso podemos ver que provavelmente toda a família levava a sua fé judaica muito seriamente.

    No Sermão da Montanha (Mateus 5-7), Jesus sempre afirmou a autoridade da Torá e dos Profetas (Mateus 5:17), até mesmo no Reino dos céus (Mateus 5:19-20). Ele regularmente frequentava a sinagoga (Lucas 4:16), e Seu ensino era respeitado pelos outros judeus de Seu tempo (Lucas 4:15). Ele ensinou no templo judaico em Jerusalém (Lucas 21:37), e se não fosse um judeu, a Sua ida àquela parte do Templo simplesmente não teria sido permitida (Atos 21:28-30).

    Jesus também demonstrava os sinais exteriores de ser um judeu praticante. Ele vestia tzitzit (franjas do talit) em Sua roupa (Lucas 8:43, Mateus 14:36) para servir como um lembrete dos mandamentos (Números 15:37-39). Ele observou a Páscoa (João 2:13) e foi a Jerusalém (Deuteronômio 16:16) neste dia de festa muito importante da peregrinação judaica. Ele celebrava o Sucote, ou a Festa dos Tabernáculos (João 7:2,10), e foi a Jerusalém (João 7:14) como exigido pela Torá. Ele também observou o Hanucá (o festival das luzes, João 10:22) e provavelmente o Rosh Hashaná (a festa das trombetas, João 5:1), também visitando Jerusalém em ambas as ocasiões, embora não tivesse sido ordenado na Torá. Jesus claramente Se identificava como um judeu (João 4:22) e como o Rei dos judeus (Mc 15:2). Do Seu nascimento à sua última Páscoa (Lucas 22:14-15), Jesus viveu como um judeu devoto.

    Então, se Jesus era judeu, por que é que os cristãos não seguem o Judaísmo? As Leis do Judaísmo foram dadas a Moisés para os filhos de Israel em um pacto sagrado e especial no Monte Sinai, assim como registrado no livro do Êxodo. Nesta aliança, Deus escreveu as Suas leis em tábuas de pedra e Israel foi ordenado a ser obediente em tudo o que lhes tinha sido revelado. Entretanto, esta aliança maravilhosa era apenas um retrato de um pacto novo e melhor que Deus um dia daria ao Seu povo, tanto os judeus quanto os gentios.

    Esta nova aliança é registrada em Jeremias 31:31-34: “’Estão chegando os dias’, declara o Senhor, ‘quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá’. ‘Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles’, diz o Senhor. ‘Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias’, declara o Senhor: ‘Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior’, diz o Senhor. ‘Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados.’”

    Jesus(Ieshua) disse: “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas “cumprir”. Digo-lhes a verdade: enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra. ”
    (Mateus 5:17-18)

  23. lucilio disse:

    concordo plenamente com o pastor silas e com a palavra de Deus ,meus irmãos não ignore a verdade acaso vocês tem vivido as promessas de Deus? se disserem que sim eu desminto e digo mais …alias eu lhes faço um desafio e pergunto ;vocês em suas vidas estão vivendo e tendo bençaos sem medida? porque Deus promete isso . vocês estão sarados ., duvido …a verdade é que quando passamos a estudar a bíblia e o Espirito da verdade nos ensina ai eles ardem de ira e usam a palavra de Deus para destruir literalmente o cristão e então usa se um bordão de que a teologia mata …e mata sabe porque ? porque quando descobrimos que jesus não nos chamou ao legalismo ,quando descobrimos que jesus andou ,comeu ,e bebeu com pecadores ai a casa cai ,porque as doutrinas humanas te proidbe a tudo isso …e ninguém ver fruto nelas..eu pergunto a eles vcs são melhores que Jesus ..,ele nos chamou para a graça aquele que vive e prega a lei alei o salvará ou libertara outra coisa usam isses termos para colocar medo em fieis para não sair da igreja, porque se saírem estão debaixo de maldilçao …pera ai… cade jesus …não esta escrito em romanos10; 4 que o fim da lei é cristo? não sirvo a Deus por medo de maldição medo de ir para o inferno e outras coisas mais sirvo em primeiro ,porque o amo mais que qualquer coisa ou pessoa ,e em segundo porque ele é quem mim justifica …oro pela vida do pastor Silas todos os dias ,e peço a Deus para levantar mais homens como esse no nosso pais para que o Brasil se levante a conhecer a sam doutrina e abandone os dogmas humanos “ e conhecereis a verdade e a verdade o libertará ´´ se livre porque hoje sou livre vivo na nova aliança ,e ela é com cristo hoje eu sei que sirvo a jesus de verdade e não a conceitos de Babilonia que algumas igrejas aderiam .jesus é va razão de eu seguir em fé somente a fé em cristo jesus salva ,liberta ,e cura … amém gloriasd ao soberano

  24. CESAR ALONSO disse:

    A PAZ DO SENHOR.
    COMO PODEM HOMENS QUE SE DIZEM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO. E TEREM TÃO GRANDE HONRA, PREGAR A PALAVRA DE DEUS OU SEJA TRABALHAM PARA O REI. O DONO DE TODA AS COISAS, O DONO DO OURO E DA PRATA, SE AGARRAREM NO DÍZIMO, PENSANDO COM ISSO TEREM SUAS NECESSIDADES TODAS SUPRIDAS, SÓ POR NÃO TEREM A FÉ NECESSÁRIA DE QUE O DEUS TODO PODEROSO SUPRA ESTAS NECESSIDADES . MESMO SABENDO QUE O DÍZIMO É DA LEI, E NÃO VIVEMOS MAIS NA LEI NO NOVO TESTAMENTO. E QUE O DÍZIMO NÃO ERA EM DINHEIRO E SIM EM ALIMENTOS. EIS ABAIXO UM PEQUENO ESTUDO SOBRE O QUE É O DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO.

    O dízimo no Novo Testamento

    Todas as pessoas agora vivem sob a autoridade de Cristo, como foi revelada no Novo Testamento (Mateus 28:18-20; João 12:48; Atos 17:30- 31). Sua vontade entrou em vigor depois de sua morte (Hebreus 9:16-28). Estes fatos nos ajudarão a entender as passagens do Novo Testamento, a respeito do dízimo.

    Durante sua vida, Jesus reconheceu a autoridade da lei de Moisés. Ele era um judeu, nascido sob a lei (Gálatas 4:4) e com a missão de cumprir essa lei (Mateus 5:17-18). Jesus criticou os judeus hipócritas, que negligenciav am outros mandamentos divinos, enquanto zelosamente aplicavam a lei do dízimo (Mateus 23:23; Lucas 11:42; 18:9-14). Jesus não ensinou que a lei do dízimo seria uma parte de sua nova aliança, que entraria em vigor após sua morte.

    O livro de Hebreus fala do dízimo, para mostrar a superioridad e do sacerdócio de Jesus, quando comparado com o sacerdócio levítico da Velha Lei (Hebreus 7:1-10). Esta passagem não está ordenando o dízimo para hoje em dia. De fato, o mesmo capítulo afirma claramente que Jesus mudou ou revogou a lei de Moisés (Hebreus 7:11-19). O dízimo não é ordenado na lei de Cristo, que é o Novo Testamento.

    O que o Novo Testamento diz a respeito das dádivas?

    Jesus, através de Paulo, ensina que as igrejas devem fazer coletas nas quais os cristãos darão de acordo com sua prosperidade (1 Coríntios 16:1- 2). Temos que dar com amor, generosidade e alegria, conforme tencionamos em nossos corações (2 Coríntios 8:1-12; 9:1-9). Portanto, podemos dar mais do que 10% ou menos do que 10%. Temos que usar nossos recursos financeiros, e todos os outros recursos, no serviço de Deus. Não somos mandados por Deus para darmos uma porcentagem especial.

    E a respeito das bênçãos?

    Malaquias pregou a uma nação carnal que estava sofrendo as conseqüência s carnais do pecado. Ele prometeu bênçãos materiais de Deus para aqueles que se arrependesse m de sua desobediênci a. Não encontramos esta importância material no Novo Testamento. Deus garante aos fiéis que eles não precisam se preocupar com as necessidades da vida (Mateus 6:25-33).

    Mas o Novo Testamento não promete luxo, conforto e riquezas. Jesus sofreu nesta vida, e assim seus seguidores sofrerão (Marcos 10:29-30; Lucas 9:57-62). A preocupação com a prosperidade material nos distrai da meta celestial e nos arrasta à idolatria da cobiça (Colossenses 3:1-5). Tais motivos não têm nenhum lugar entre os cidadãos do reino de Deus.

    Distorcendo Malaquias 3:10

    Aqueles que citam Malaquias 3:10 para exigir o dízimo, e prometem prosperidade material, estão destorcendo a palavra de Deus. Eles estão enchendo os tesouros das igrejas ao desviarem a atenção de seus seguidores das coisas espirituais para darem atenção às posses materiais. Pe. advertiu sobre tais mestres: “Também, movidos pela avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme” (2 Pe. 2:3).

    Mirando a meta celestial

    Deus oferece uma coisa muito melhor aos seus seguidores: um prêmio eterno no céu. Paulo nos desafia a mirar essa meta: “Portanto, se fostes ressuscitado s juntamente com Cristo, buscai as cousas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas cousas lá do alto, mas não nas que são da terra” (Colossenses 3:1-2).
    [email protected]

  25. Oziel Reis disse:

    Parabéns pelas colocações prudentes sobre este assunto. A igreja como instituição necessita de contribuições e certamente que elas são fundamentais para a concretização de vários projetos. Ou algum dono de Televisão e Rádio deixa alguma igreja fazer um programa de graça? É bem difícil! Não se de “imposição”, é questão de princípios.

    1. Daniel disse:

      Quer pedir contribuições pode pedir se tem onde usar e é necessário pede uns vão criticar outros vão defender agora não inventa que o devorador vai pegar quem não der dízimo e nem que estou roubando a Deus pregação sem verdade maior engano equívoco e usam esse argumento pra me fazer crer que sou amaldiçoado por não cumprir oq ta escrito só em Malaquias e não era pra mim era pra Israel outra se o minha igreja pede dízimo ou oferta dia é necessário tem contas do templo e tem que dignificar o obreiro que ta na labuta de Deus mas e sem contar alguns que estão sem o pão de cada dia sem o povo ajudar eu ajudar a coisa não funciona

  26. Marcelo Rodrigues dos Santos disse:

    Em Mateus 23.23 O Senhor Jesus disse- Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
    Desculpe-me irmão, o que você entende ? quando o SENHOR JESUS disse, deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas, só lembrando o livro de mateus é do novo testamento.

  27. CESAR ALONSO CARRERA disse:

    A PAZ DO SENHOR A TODOS. Uma perguntinha BÁSICA mais que faria grande efeito no meio EVANGÉLICO E CRISTÃO. E também uma CURIOSIDADE nossa os CRISTÃOS. Quantos (QUANTOS) pastores ou líderes das inúmeras organizações religiosas denominacionais que existem e que são criadas semana após semana se disporiam a “trabalhar na obra”(sic) se não houvesse a imensa motivação derivada do DÍZIMO? Respondam PREGADORES, e até mesmo irmãos que defendem o FALSO DÍZIMO, como sendo A SALVAÇÃO DO MINISTÉRIO, SALVAÇÃO DA IGREJA, SALVAÇÃO DAS CONTAS, e muito mais. Vou aguardar para ver se haverá um PREGADOR atual que usa desta PRATICA que venha a público, dar a sua versão. DUVIDO. Meu email: [email protected]

  28. Neves disse:

    Gostei do ensinamento do Pr. Silas Malafaia. Bem fundamentado, de acordo com a Bíblia, que é a Suprema Lei. Deus é simples, é amor, justiça e quer almas. Deus quer salvar e não perder tempo com costumes seculares passageiros.

    Sobre o dízimo, que costuma usurpar espaço dos temas centrais em sites evangélicos… é necessário para manter a obra. Se fulano ou ciclano fazer algo errado com isto, prestará contas à Deus no Dia, e não ao homem.

    Gosto do Pr. Silas, é um cara que tem carregado o fardo de representar os cristãos no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

As principais notícias gospel do Brasil e do mundo no portal pioneiro; Saiba tudo aqui sobre música gospel, evangélicos na política, ações missionárias e evangelísticas, projetos sociais, programas de TV, divulgação de eventos e muito mais.

No ar desde 2006, o canal de notícias gospel do portal Gospel+ é pioneiro no Brasil, sempre prezando pela qualidade da informação, com responsabilidade e respeito pelo leitor.