Considerado um dos autores cristãos mais produtivos do mundo, o pastor e teólogo Max Lucado lançou mais uma obra, dessa vez para tratar questões a respeito do “fim dos tempos”, algo que ainda causa preocupação em muita gente.
Em “O que acontece a seguir? Um guia do viajante através do fim desta era”, Max Lucado aborda temas como a relação do Estado de Israel com as profecias bíblicas. O tema ganhou força nos últimos anos e especialmente agora, com os israelenses na iminência de uma guerra contra o Irã.
Para o autor, a visão sobre o lugar de Israel nas profecias a respeito do fim dos tempos mudou a partir de 1948, quando foi criado o novo Estado judeu. Isso, porque, segundo ele, muitos teólogos do passado não acreditavam que isso seria possível, muito embora a Bíblia já tivesse previsto este acontecimento.
“Por centenas de anos, os pais da Igreja e os líderes eclesiásticos não conseguiam imaginar Israel sendo reconstituído como uma nação”, disse ele à emissora cristã CBN News.
“Consequentemente, muitas das profecias sobre Israel, relacionadas à reconstituição ou repovoamento de Israel como nação, foram interpretadas de forma alegórica e metafórica. Eles simplesmente não conseguiam visualizar isso. É claro que tudo isso mudou em maio de 1948″, completou Lucado.
Crise global
Para o autor, essa mudança fez com que os teólogos percebessem que sim, os acontecimentos envolvendo Israel, atualmente, possuem relação direta com o fim dos tempos, sendo os conflitos do Oriente Médio alguns dos sinais que apontam para isso.
“Consequentemente, nossa geração tem o privilégio de viver no final dos tempos, porque Israel agora é uma nação – e muitas das profecias que não poderiam ser cumpridas sem Israel como nação podem ser cumpridas [agora]”, diz ele.
Contudo, Lucado diz que os cristãos não devem se sentir ansiosos ou preocupados por causa disso, pois o fim dos tempos foi predito por Cristo. Outro motivo, também, se deve ao fato de que a Igreja será arrebatada antes do que muitos teólogos chamam de “A Grande Tribulação”.
O foto do cristão, segundo Max Lucado, deve estar na certeza de que o retorno de Jesus Cristo trará ordem de volta ao mundo, e tudo será novo.
“[Jesus] disse: ‘Não deixem que seus corações fiquem angustiados. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitas moradas.’ Ele continuou dizendo que voltaria para buscá-los e, assim, usou a promessa de Seu retorno como uma forma de aliviar a ansiedade e a tristeza deles”, concluiu.