Pessoas que se sentem infelizes podem ter sintomas parecidos com os da depressão. É o que afirma uma pesquisa feita na Universidade de New South Wales, na Austrália, publicada no British Medical Journal. Segundo o professor Gordon Parker, a causa da depressão é ampla. Por esse motivo, muitas vezes os médicos acabam tratando estados emocionais normais (de tristeza ou insatisfação) como doença.
Para o estudo, Parker acompanhou 242 pessoas durante 15 anos. O especialista descobriu que, do total, mais de três quartos se enquadravam nos critérios utilizados para definir a depressão. De acordo com Parker, quase todos os participantes apresentaram sintomas como tristeza e baixo astral em algum momento da vida. O pesquisador afirmou que isso não significa que os pacientes tenham sofrido algum tipo de depressão clínica que requeira tratamento.
Segundo o professor, essa confusão de diagnósticos tem aumentado o número de receitas médicas, muitas vezes desnecessariamente. “Com isso, há o risco de que as depressões amenas, que são experiências comuns, acabem virando patológicas”, afirmou.
No entanto, existem especialistas que discordam de Parker. Em outro artigo publicado no British Medical Journal, o professor Ian Hickie defende o diagnóstico e o tratamento da depressão. De acordo com ele, o número de suicídios diminuiu e a doença não é mais classificada como problema mental. Para Hickie, se apenas os casos sérios fossem tratados, outras pessoas poderiam morrer.
Fonte: Elnet