A novela o Rico e Lázaro, da Record TV, vem na esteira do sucesso de outras duas superproduções da emissora, com temática bíblica, e causou um impacto na vida da atriz Milena Toscano, que interpreta a protagonista.
A história contada em O Rico e Lázaro compreende um período de opressão ao povo hebreu pelos babilônios, e a personagem Joana tem uma postura que chamou atenção da atriz: “Ela é uma mulher de uma fé inabalável, de uma luz espetacular, uma personagem cheia de vida, cheia de força”, afirmou Milena.
A personagem é uma jovem que desde a infância é admirada por dois amigos, Asher (Dudu Azevedo) e Zac (Igor Rickli), e na fase adulta, se torna alvo de uma disputa entre os dois. Essa narrativa serve de pano de fundo para que a novela fale sobre a parábola de Jesus do rico e Lázaro, e também conte um período de exílio do povo hebreu.
“Ela fica entre esses dois homens, mas nenhum deles têm fé. E isso pra ela é inquestionável. Acho que quem tiver mais fé, vai levar a Joana”, comentou a atriz, de acordo com informações do Purepeople, dando palpite sobre os rumos da história.
Para além das questões de novela, Milena Toscano – que já passou pela Globo – disse ter aprendido muito com a personagem sobre o zelo para com a Palavra de Deus e a importância da fé no cotidiano: “Sou uma pessoa de muita fé, mas a Joana tem me ensinado cada vez mais. Acho que a fé é algo que você tem que trabalhar e praticar todo dia”, resumiu.
Exemplificando como a fé pode interferir na realidade, a atriz disse que coisas simples podem adquirir uma proporção motivacional enorme: “Um sorriso, um ‘bom dia’, ‘boa tarde’, ‘boa noite’, uma palavra de carinho às vezes pode mudar o dia de uma pessoa. E, para mim, isso é trabalhar a fé diariamente. Já me peguei reclamando de bobeira da minha vida e lembro que tem gente sofrendo mais do que eu. Isso acaba mudando o seu dia”, afirmou.
Transformações
As novelas da Record têm representado, para a emissora, um marco no departamento de teledramaturgia, e dado os sucesso de audiência e bilheteria, no caso do filme Os Dez Mandamentos, lucros.
Porém, alguns dos atores que trabalham nessas produções terminam tendo suas vidas impactadas pelas histórias, uma vez que para compreender o contexto, vão estudar a Bíblia Sagrada.
À época do lançamento da novela A Terra Prometida, a atriz Nívea Stellmann afirmou que a personagem dela, Noemi, esposa de Calebe, renovou sua fé.
“Sempre fui uma pessoa de muita fé. Sempre tive Deus em primeiro lugar na minha vida, mas devo confessar que a Noemi renovou a minha fé. Por causa dela, passei a ler a Bíblia e tenho sentido melhoras pessoais em todos os sentidos. Estou cada vez mais próxima de Deus”, disse.