Ministério Público poderá mover ação demolitória contra o Templo de Salomão; Igreja Universal teria burlado leis

105

O Ministério Público tem acompanhado investigações da prefeitura de São Paulo sobre possíveis irregularidades na construção do Templo de Salomão da Igreja Universal do Reino de Deus, e não descarta a possibilidade de mover uma ação demolitória na Justiça contra o megatemplo.

Para erguer sua nova sede, a Universal adquiriu uma série de imóveis num dos quarteirões da avenida Celso Garcia, no bairro do Brás. Entre os imóveis adquiridos estava uma antiga fábrica, que ocupava boa parte do terreno onde o Templo de Salomão foi erguido.

infografico irregularidades templo de salomao
Infográfico do jornal Folha de S. Paulo sobre o caso

De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, em 2006, quando solicitou à prefeitura autorização para reformar os imóveis, incluindo a fábrica, a Igreja Universal afirmou que havia adquirido o espaço “com toda edificação aprovada e existente no local”, e que apenas parte havia sido demolida por questões de segurança apontadas por um dos engenheiros contratados. “Decidimos, então, pela demolição parcial em face dos riscos apontados”, afirma a denominação em um documento de defesa enviado à prefeitura.


O pedido de reforma, e não de demolição para construção de um novo edifício, se deu por conta da legislação municipal, que aponta o bairro como uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), o que obrigaria a Universal a destinar 40% do espaço a moradias populares.

No entanto, fotos aéreas feitas pela prefeitura em 2003 e 2004 mostram que a fábrica já havia sido demolida, e que possivelmente, a denominação do bispo Edir Macedo teria burlado a administração municipal com informações falsas, que levaram a Câmara Técnica de Legislação Urbanística (CTLU) a aprovar a obra que resultou no megatemplo que será inaugurado hoje.

O promotor Maurício Ribeiro Lopes afirmou que o fato de a CTLU ter aprovado a reforma não afasta a ilegalidade da obra, e que se for comprovado que a Igreja Universal se valeu de informações falsas, o Ministério Público irá pedir na Justiça a demolição do Templo de Salomão que custou R$ 680 milhões.

Universal nega irregularidades

Em seu site oficial, a denominação do bispo Edir Macedo afirmou que tomou conhecimento do “procedimento investigatório do Ministério Público de São Paulo, acerca da aprovação das obras do Templo de Salomão” e que até o momento “não foi ouvida ou sequer informada das irregularidades supostamente praticadas”.

“É no mínimo prematuro afirmar que tenha havido ‘fraude’ em qualquer etapa da construção do Templo de Salomão, que transcorreu ao longo de quatro anos sob intensa fiscalização e grande transparência”, diz trecho do comunicado.

Em sua conclusão, a igreja alega que há preconceito contra a denominação e que cumpre as leis: “Reiteramos que a Universal preza pelo rigoroso cumprimento das leis e pelo acatamento às autoridades constituídas no Brasil e nos mais de cem países onde atua. Mas exigiremos sempre respeito e não preconceito contra nossa fé”.

A inauguração do Templo de Salomão acontece hoje, apesar da falta do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) que a instituição emite para o funcionamento de novas edificações.

105 COMENTÁRIOS

    • Edson Souza.

      Perturbado é você que dança conforme a banda toca.
      Me lembro uma vez aqui você do lado do edy,ex,por que achou que ele iria te ajudar,aí depois viu que era um golpe e voltou a atacar a IURD.
      E agora Edson Sousa quem é hipócrita?
      Eu escolhi guardar o que sei.
      Sabe Edson Sousa.
      Você queria ser um levita na IURD,porque pensou vou ser rico.kkkkk
      Agora fica aqui mostrando sua insatisfação,kkkkkkkkk.
      Mulher traída.

      Stardust e você tudo a ver.

    • Eduardo.

      Eu e o Edson Souza já fomos parceiros.

      Ele na época valia 25,000 mais no período eu não tinha como ajuda-lo.
      E ofereci 3000,00.
      E o safado queria me extorquir e agora vive aqui com raiva de mim.

      Edson Souza vamos fazer as pazes.

      Agora posso te ajudar com 5,00.kkkkkkkkkkkkk

  1. duvido nenhum juiz dentro do território brasileiro teria a coragem de mandar destruir.
    reportagem da folha ( tv globo esperava-se oque rsrsrsr.)
    A globo fala fala e a iurd cresce cresce.
    ibope gratuito.

  2. a desculpa ja está ensaiada… preconceito…

    preconceito aliás que a própria iurd provou ter quando um de seus intitulados bispos chutou uma imagem católica em pleno feriado referente a imagem.

    a iurd é uma hipocrisia só…

    • O chute na santa,aconteceu a anos atras e ainda e lembrado,coisa chata hem!!!nos evangelicos somos,esculhambados xingados,caluniados,acusados de bandidos,homofôbicos,intolerantes,culpados por todas as mazelas do mundo,e nem sempre isto e lembrado,mas bastou chutar uma imagem feita por mãos humanas,coisa feita pior nas paradas gay,profanando os santos católicos ,isso foi esquecido.Puro preconceito contra os evangelicos!!!

  3. interessante nas Costrusoes dos estádios de futebol pra copa do mundo morreram varias pessoas e nem por isso as obras foram embargadas. se fosse uma igreja católica contruisa com parte do dinheiro do povo tava tudo bem.

  4. logo o templo não é de Deus e sim de Salomão ele foi demolido uma vez em Israel porque não em São Paulo? vai ter que ser demolido sim ora se vai!

    • SÃO PAULO – A inauguração do Templo de Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), na noite desta quinta-feira, no bairro do Brás, em São Paulo, teve queda de energia elétrica por quatro vezes antes do culto inaugural. Umas das quedas ocorreu bem na hora da chegada da presidente Dilma Rousseff ao local. A petista foi obrigada a subir três andares de escada. O vice-presidente Michel Temer também esteve presente. Segundo a assessoria de imprensa da Universal, 11 governadores confirmaram presença, além de prefeitos, parlamentares, desembargadores e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello..

      As quedas foram rápidas, mas, por precaução, havia no local caminhões com geradores estacionados nos arredores. Temer e alguns governadores chegaram a ficar perdidos dentro do templo no momento de uma das quedas. Seguranças da Universal não tinham lanternas foram obrigados a usar celulares para iluminar o trajeto.

      O combate ao uso de drogas foi o tema escolhido para abrir o culto inaugural do templo. O discurso da igreja de que nem que o governo abra em cada esquina uma clínica de recuperação vai resolver o problema gerou constrangimento para os gestores públicos presentes. Ao lado do bispo e fundador da Universal, Edir Macedo, estavam o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito paulistano, Fernando Haddad, que são parceiros num programa de combate ao uso de drogas na Cracolândia, no centro de São Paulo.

      Um dos pontos altos da cerimônia, que durou cerca de duas horas, foi a entrada no templo de uma réplica da Arca das Alianças folheada a ouro, um símbolo sagrado para o povo de Israel. Levada por sacerdotes, ela saiu de uma igreja da Universal do Brás e seguiu pela rua até o Templo de Salomão. Um coral vindo da África se apresentou na abertura da cerimônia.

      Somente puderam acompanhar a inauguração, do lado de dentro do templo, cerca de 10 mil convidados. A imprensa acompanhou o evento do lado de fora por televisores que transmitiam a cerimônia ao vivo.

    • Que vergonha hein Cessar7!! deixar a “PresidANTA” de vcs subir escadaria a pé tsc tsc tsc, começou mal a visitação a disneylandia do Macedo. E a propósito vcs estavam vestidos com aquelas fantasias e gorrinho ridículo na cabeça segurando a arca de dinheiro?

      • e enquanto você usa o tridente do diabo.
        NOS SEGURAMOS A ARCA QUE É UM SIMBOLO, De fé temor a DEUS,
        pois não se esqueça que aquilo que você profana e ataca, e algo que DEUS mostrou nos céu, e que a verdadeira esta lá.
        E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.

    • Pô deixa de ser endemoniado Cessar7!! esse tridente do diabo ao qual vc se refere é usado na fazenda do Macedo, programa ao qual vcs procuram ter maior audiência que a Globo.Eu sou endemoniado????? kkkkkkk sinceramente não sabia disso! kkkkkkkk

    • Cessar7 qual a explicação que vcs da IURdiabólica dão para o fato da parada gay ser liberada na Av Paulista, e a marcha para Jesus ser proibida?Será que tem influência do Jean Willis e da bicha filho do Macedo Moises?

  5. Gente!!! conversa pra boi dormi essa história que o templo vai ser demolido, TÁ MAIS FÁCIL A IGREJA CONSTRUIR MAIS UM TEMPLO DE SALOMAO NO RIO DE JANEIRO DO QUE DEMOLIR O DE SÃO PAULO!!!! ATENÇÃO INVEJOSOS,A IURD VAI ARREBENTAAAAAAAAAARRRRRR!!!!!

  6. gente e façiel de saber porque ele agora diz que a obra e inregular e porque agora vai chama atenção dos turista e vai acabar com o movimento do cristo redentor deles

  7. kkkkkkkkkkkkkk rindo litros ao ver os palhaços do templo de Sóladrão fantasiados carregando um arca que em nada representa as coisa de Deus!! Cessar7 estava na dianteira, assim como estará segurando o caixão do aborteiro Macedo se morrer primeiro que ele. kkkkkkkkkkkk esses embusteiros pastores de dinheiro da IURd são umas piadas mesmo!

  8. “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam o pão de casa em casa…” (At 2.46).
    Parece que o mais importantes para todos, hoje, é o templo. As pessoas, alvo do amor e da graça de Deus vão ficando em segundo plano. E a briga pelo “poder capitalista” vai tomando o tempo dos ministros do evangelho. É esta a cara do Evangelho pós-moderno. O Cristo aprovaría isto?

  9. Se procurarem falcatruas, certamente vão achar aos montes. Deus não pediu para construir absolutamente nada; Ele só quer obediência e amor. Tudo que Ele pediu para construir, já foi construído. Ele só quer que os homens amoleçam os corações e parem de se gladiar uns aos outros.

  10. Povo de Deus,

    Assim diz o Senhor Deus,

    Eu seu Deus abito sim em cada um de vocês que me obedecem e aceitam o meu filho como Senhor e Salvador da vida de cada um de vocês, Meu nome é eu SOU e não abito em templos feitos por homens, não aceito este templo como presente de homens que dizem estar apascentando meu povo e na verdade são como lobos tirando a lâ das minhas ovelhinhas.

    Se arrependam e peçam pêrdao, misericórdia, piedade em nome do meu amado filho Jesus Cristo e eu voltarei para vocês.

    Senhor Deus, Abençoe a Cidade de Jerusalém e todo o povo e toda terra de Israel em nome de Jesus Cristo .

    Amem, Aleluia, Gloria Deus !!!!!!!

  11. Não sei por que tanta implicância com o Templo, se o líder da igreja tinha esse sonho como ele mesmo disse, e os membros da igreja colaboraram, isso é algo que diz respeito a eles, isso não muda em nada a reclamação de vocês, suas vidinhas mediocres continuarão a mesma, enquanto o membros dessa igreja desfrutam do Templo…, vão procurar o que fazer…

  12. vão se converter cambada de farizeus ..essas pessoas não tem vida própria por isso precisa estar aqui falando da vida dos outros..váo olhar suas vidas derrotadas…

  13. Não julgueis,para que não sejais jugados,porque com o juízo com que julgardes,sereis julgados!Fofoqueiros religiosos,apascentem suas vidas e deixem as demais.
    Si não são desta denominação,parem de questionar o que o verdadeiro DEUS vai julgar, busquem o verdadeiro Cristo que já fez á sua parte,não precisa mais de ajuda!
    Para onde o tal bispo vai,não é problema de ninguém,há não ser com o que irá julga-lo.
    Para que criar tantas expectativa na mídia,ele já o fez ao construir tamanho templo para ele próprio.

  14. Continuem a falar mal, mas falem bastante; ainda mais vocês do site Gospel + , que pelo que vejo aqui são totalmente parciais. Mas falem aos montes, critiquem , julguem, denigram! Isso é como música aos nossos ouvidos. Eu terei de colocar as barbas de molho o dia em que todos estiverem a nosso favor, daí sim eu terei que me preocupar. No mais, é certo que estamos agradando à Deus. Quando agradamos à Ele, desagradamos à muitos.

    • luciane

      aonde a iurd e seu templo de macedão agrada a Deus? aonde Deus foi glorificado nisso?

      Jesus convidaria politicos gentios pra sua casa e exigiria pagamento para entrar dos seguidores dele?

      Graças a Deus deixei esta organização que é hipocrisia só!

        • mas vc esquece que zaqueu estava em cima de uma árvore antes para ver Jesus, o que mostra o real interesse dele pelo evangelho do reino, e não no caso do macedo que convidou somente politicos para mostrar poder.

          a iurd é uma vergonha.

      • Você não está mais, mas sabe bastante coisa, até mais do que eu, que eu saiba não estão cobrando entrada, eu não paguei. Paguei sim o ônibus, mas eu não conheço nenhuma empresa de ônibus que leve alguém de graça.

        • o preço da entrada no templo do macedão está embutido na passagem, com a desculpa que é pro onibus…

          45,00 reais pra ir do centro-sp até o brás, menos de 4 km por 45,00 não é caro não? claro que cobrar na entrada da porta larga desse templo do macedão daria muito na cara, então mandaram vir de onibus ajeitado pela iurd pra não gerar mais comentários negativos.

          E atos 17:24 para sempre nesse templo de macedão.

    • Ah, mais tem muita gente que anda elogiando o Templo, elogiando a Universal, dizendo que o Templo de Salomão consolida Igreja Universal no “mercado da religião”, afirmou sociólogo!
      Então, tá na hora de colocar as barbas de molho… As dos bispos ainda não, pois eu acho que eles gostaram demais do novo visual, rsrs…

    • Luciane,
      Ah, mais tem muita gente que anda elogiando o Templo, elogiando a Universal, dizendo que o Templo de Salomão consolida Igreja Universal no “mercado da religião”, afirmou sociólogo!
      Então, tá na hora de colocar as suas barbas de molho… As dos bispos ainda não, pois eu acho que eles gostaram demais do novo visual, rsrs…

    • É sim.

      tinha o golpe da fogueira santa, entrevista com demonio, pagamento pelo jornal, venda de revistas da iurd, altar sendo usado para fazer propaganda dos candidatos da iurd… é o sistema ou dá ou desce da iurd. padrão.

          • Tá vendo os maus olhos novamente, a inteligência que Deus deu a nós foi: se fazer de tolo , para ganhar os tolos. De sábio para ganhar os sábios. O resultado deste trabalho está na minha vida e a de muitas pessoas ao redor do mundo. E assim muitos católicos abriram os olhos, muitos espiritas abriram os olhos, muitos cegos abriram os olhos. Muitos drogados foram libertos , muitos doentes foram curados e muitos pobres se tornaram prósperos.

          • católicos abriram os olhos, espiritas abriram os olhos…

            E pq vc não menciona os iurdianos que abriram os olhos e deixaram o engano universal?

          • Stardusk, não perca seu tempo. É um absurdo o que esta moça diz. Maus olhos? A-B-S-U-R-D-O.
            Tem gente que tem a mente e o corpo fraco, não consegue encontrar dentro de si mesmo o apoio espiritual que precisa para viver, e acaba caindo em truques de manipulação social. Incrível como a sociedade evoluiu tanto tecnologicamente e ainda sim, continua na idade da pedra.

          • Isso é um problema dele com Deus e se ele faz errado é Deus quem vai julgá-lo, eu creio na Bíbli, em meu Senhor Jesus, mas considero muito ao Bispo porque vejo em suas pregações : Deus. Eu tenho certeza do Espírito Santo em minha vida e tenho absoluta certeza da minha salvação. Se o Bispo faz errado ou deixa de fazer, ele vai prestar contas com Deus, não com você , nem comigo.

  15. Tá bom Sr Juiz, você é o conhcedor de toda a verdade, não tem erros nem falhas e pode julgar quem quiser, nos vemos no dia do juízo. Tchau, vou fazer algo mais útilana vida do que ficar perdendo tempo aqui discutindo com quem já sabe tudo. Passar bem.

  16. E você sabe mesmo de tudo, hein. Sabe até o que Jesus vai falar pro bispo Macedo. Sabe tanto que conhece o que tem dentro das pessoas. E o que será que Ele vai falar pra você hein? Tome cuidado, raiva faz mal para a saúde e para o Espírito.

  17. Porque nossos olhos já foram abertos para a verdade, eu tenho certeza disso. Se você se sentiu enganado na Universal, vai em frente; desculpe-me, mas não posso fazer nada, cada pessoa trm seu livre arbítrio para entender da maneira que lhe aprouver. Eu não me sinto enganada, estou muito bem, obrigada. Não fique perdendo seu tempo precioso tentando convencer as pessoas de suas decisões , como a minha e a de milhares de pessoas em todo o mundo. Essa conversa não vai chegar a lugar algum, você tem suas teorias , eu tenho as minhas; você está feliz com elas e estou muito feliz com minha e vamos em frente.

    • Vc já experimentou pegar tudo o que a iurd ensina (fogueira santa, dízimo, pastores-politicos, record etc) e comparar com o que diz a bíblia?

      Eu fiz isso e percebi que a iurd não tem compromisso com a verdade. Faça o mesmo.

          • A VERDAQDE É SÓ UMA DESMASCAREI TUAS HERESIAS CONTRA O DÍZIMO, DEPOIS DESMASCAREI TUAS HERESIAS CONTRA OS TEMPLOS, APANHOU FUGIU DO EMBATE, DEPOIS VOLTA AS MESMAS CONVERSAS FIADAS, É UM MENTIROSO.

          • o assunto dízimo já está encerrado. ficou comprovado que trata-se de mais uma das mentiras da religião evangélica.

            E a prova que o dízimo não é mandamento cristão é que na própria bíblia não há um seguidor de Cristo sequer dando dízimo a pastor… muito menos em dinheiro!

    • LUCIANE PEÇA PARA ESTE ATEU COMPARAR AS OBRAS DELE COM A BÍBLIA, POR ELE O ANTI-CREISTO JÁ TERIA ASSUMIDO, É FILHO DO PAI DA SAFADEZA E DA MÃE DAS MALANDRAGENS

  18. Stardusk, não perca seu tempo. É um absurdo o que esta moça diz. Maus olhos? A-B-S-U-R-D-O.
    Tem gente que tem a mente e o corpo fraco, não consegue encontrar dentro de si mesmo o apoio espiritual que precisa para viver, e acaba caindo em truques de manipulação social. Incrível como a sociedade evoluiu tanto tecnologicamente e ainda sim, continua na idade da pedra.

  19. Gente, vou dizer uma coisa para vcs.
    Eu fui da IURD, era sincera, buscava Deus, mas como atravessei dificuldades financeiras, minha mente se deixou envolver pelos apelos que eles fazem… suas campanhas, seus propósitos e a famosa fogueira santa. Aí, pude perceber, que, apesar de toda a fé que eu tinha, havia um embaçamento, um ruído, como se costuma falar em comunicações, que impediam o meu acesso a tão esperada resposta. Hj eu entendo perfeitamente, o quanto eu estava me desviando do meio espiritual e simples, ensinado por JESUS, para o acesso ao Pai.
    A ansiedade, a não aceitação como forma de revolta, não tem nada em si do espírito cristão. Se, assim não fosse, JESUS não nos deixaria essas palavras:
    “31 Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’

    32 Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.

    33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

    34 Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”.

  20. Investigar e punir se houver irregularidades, pois isto é o correto! Porém, pq eles não investigam a Petrobrás? Hehehe, os antis não saberão responder!

  21. Porque o ministério público não faz as investigações corretas?
    O Mensalão do PT
    O Roubo da Petrobrás
    O Financiamento que Dilma deu pra CUBA construir um porto
    Vão procurar o que fazer, deixem de ser medíocres e de mentes pequenas, este ano é ano de eleição preocupem em colocar pelo menos pessoas honestas e que podem pelo menos tentar fazer alguma coisa. O Templo levou 4 anos, Eu disse 4 anos… Porque deixaram construir? Porque não fiscalizaram durante a construção? Isso não passa de fofocas, Inveja. Não sou da Universal mas admiro a construção e pensem antes de falar mal. Tem dinheiro seu na obra? e se tiver dinheiro seu obrigaram? Pior é você pagar impostos para os nossos políticos usarem o dinheiro em benefício próprio. Usarem o nosso dinheiro para andarem de carrões enquanto muitos andam de ônibus e metrôs lotados. Vivem na insegurança. Dependem do SUS e suas filas intermináveis porque o governo não constrói hospitais. Educação uma vergonha. Professores mau remunerados. E o mais médicos? Deve ser para ficarem a toas ou um meio de mandar dinheiro para CUBA. Pensem e Reflitam antes de falar. Ao invés de falar e ficarem fazendo protestos sem noção mostrem para os nossos governantes o poder do VOTO.

DEIXE UMA RESPOSTA