ONG de pastor cria abaixo assinado por educação, saúde e segurança no “Padrão FIFA”; Filho do organizador é preso injustamente nos protestos

9

Em meio às dezenas de protestos da sociedade que tomaram o país nos últimos dias, a ONG Rio de Paz lançou uma campanha exigindo do Governo “escolas, hospital e segurança no padrão FIFA”. Liderada pelo pastor presbiteriano Antônio Carlos Costa, a ONG lançou um abaixo-assinado no site Change.org pedindo apoio da sociedade para que seja cobrado das autoridades o mesmo empenho que tiveram para construir arenas para a Copa das Confederações, em relação à educação, saúde e segurança pública.

Além da petição on-line, integrantes da ONG, inclusive o pastor que lidera o movimento, estiveram nas ruas do Rio de Janeiro protestando junto aos cerca de 100 mil manifestantes que tomaram as ruas da cidade nessa segunda feira.

– Os estádios de futebol brasileiros estão agora no “padrão FIFA”, o que demandou investimento imenso e obsceno de verba pública. O esplendor dessas arenas esportivas, que emergiram perante os olhos de milhares de brasileiros, contrasta com o estado de penúria das nossas escolas, hospitais, estradas, transporte público, redes de esgoto, presídios, sistema de segurança pública, condições de moradia de milhares pobres. – diz o texto publicado junto à petição, que diz ainda que o povo brasileiro foi atingido em sua alma ao ver no governo “vontade política para construir e reformar campos de futebol e não demonstrar o mesmo empenho visando a solução de problemas sociais crônicos”.

O texto segue exigindo do poder público que sejam apresentados projetos transparentes para elevar as escolas e hospitais do país ao mesmo “padrão dos países desenvolvidos” que os estádios que sediarão a Copa.


– Em suma, queremos democracia associada a justiça social. Anelamos pelo cumprimento da Constituição Federal. Desejamos que os gastos públicos sejam determinados por uma hierarquia de valores, cujo ponto de partida seja o direito à existência digna. Sonhamos em viver num país onde a vida humana tenha valor. – finaliza o texto do manifesto.

A participação da ONG nos protestos que aconteceram nas ruas do Rio foi marcada pela prisão injusta do filho do pastor que lidera o movimento. O estudante de economia Matheus Mendes Costa, foi detido pela polícia durante os protestos acusado do crime de formação de quadrilha. De acordo com reportagem da Record, Matheus foi preso junto a um grupo de 25 manifestantes, entre eles um cadeirante e um morador de rua. Advogados da Comissão de Direitos Humanos da OAB acompanharam a prisão e relataram que os policiais responsáveis pelo ato foram detidos pelo crime de abuso de autoridade.

– Privado de minha liberdade pela força autoritária da PM, só pude ser liberado sob pagamento de fiança (o crime de formação de quadrilha é afiançável e a fiança é determinada pelo delegado) no valor de RS$3mil; por ser estudante só pude ser liberado através da ajuda de meu pai, meu tio Miguel Costa, um amigo de meu pai e meu amigo Gabriel Telles. – relatou o estudante em seu perfil no Facebook.

O pastor Antônio Carlos também usou as redes sociais para manifestar sua indignação com a prisão de seu filho que, segundo ele, foi retirado brutalmente do seu lado por policiais, que nem mesmo explicaram o motivo da prisão.

– O que fizeram com o meu filho Matheus é repugnante. Simplesmente lhe imputaram a culpa sem apresentação de provas. – protestou o pastor através do Twitter, canal através do qual segue divulgando a campanha por um “Brasil Padrão FIFA”.

– Se houve vontade política para fazer belos estádios de futebol, deve haver também para se construir belos hospitais e escolas. – afirma o pastor.

Por Dan Martins, para o Gospel+

9 COMENTÁRIOS

  1. Os apóstolos foram presos por pregarem o evangelho, este filhote de pastor foi preso por andar na manifestação junto com os que defendem outros valores (estão no seu direito) mas alguém que diz ser cristão deve pautar-se por valores diferentes do mundo e empenhar-se em pregar o evangelho. Hoje não vemos diferença entre os que afirmam ser cristãos e as pessoas que não tem outra esperança a não ser a deste mundo. Mas um cristão estar envolvido nessas manifestações que mais parecem vandalismo?

    • manuel, moramos no msm país e sofremos das msms mazelas dos governantes e é justo estarmos nas msms causas e movimentos, afinal isso nao é um movimento religioso e sim democratico e social !!!!

    • Você não deve precisar de saúde, educação, transporte, alimentação pois não é deste mundo.
      deixa então n´s que “estamos no mundo, mas não somos do mundo” reinvindicar aquilo que precisamos enquanto estamos nele pois no céu não precisaremos mas aqui sim.

  2. Manoel você, esta misturando as coisas, na sua visão; pois como um Cristão vai defender a pátria, no Exercito brasileiro, na Aeronautica na Marinha, em uma comissão de Jurados como você vai defender a sua família, o seu filho, a sua esposa, a sua mãe e o seu Pai, ou você é daqueles corre, e fica de longe, ou você nunca leu que Deus ama a justiça, o amor a pátria, aos feridos , oprimidos, você nunca houviu falar de Davi, como combateu os inimigos, do seu povo,voce já ouviu falar de Samá, Leia 2 Sm. 23.8-12 ( 11 Depois dele, Samá, filho de Agé, de Harar. Os filisteus reuniram-se em Leí, onde havia uma plantação de lentilha. O exército de Israel fugiu dos filisteus,
    12 mas Samá tomou posição no meio da plantação, defendeu-a e derrotou os filisteus. O Senhor concedeu-lhe uma grande vitória.) Agora pede desculpa ao Pastor pois voce pecou ao chamar o pastor e seu filho, de animais, pois você disse ” filhote de pastor”que não ficarão escondidos atrás de púlpito,nen de banco, nen de uma bibliade , Deus te abençoe, e que você reflita com ajuda do amor de Cristo.

  3. THIAGO QUANTOS ANOS VOCÊ TEM? PELA FOTO PARECE QUE NÃO TEM MAIS DE 30, ME RESPONDA UMA COISA BEM SINCERA VOCÊ LEMBRA DE ALGUMA COISA QUANDO VOCÊ TINHA 15 ANOS PRINCIPALMENTE SOBRE CORRUPÇÃO OU ECONOMIA POBREZA DESEMPREGO, POR UMA CASO VOCÊ LEMBRA QUANDO NO BRASIL PARA AGENTE MANTER NOSSO EMPREGO TÍNHAMOS QUE QUE REDUZIR O NOSSO SALÁRIO PARA PODER MANTER O EMPREGO COMO SE FAZ HOJE NA FRANÇA PORTUGAL E OUTROS PAÍSES DA EUROPA, HOJE UM AJUDANTE DE PEDREIRO ESTÁ GANHANDO 70,00 POR DIA E AINDA NÃO ESTÁ ACHANDO MÃO DE OBRA , SALÁRIO MÍNIMO QUE ERA 65 DÓLARES E OS SINDICATOS FICAVAM FAZENDO GREVE QUERENDO NO MÍNIMO 100, HOJE PASSA DOS 300 DÓLARES, HOJE QUALQUER PESSOAS DE BAIXA RENDA PODE ENTRAR EM UMA UNIVERSIDADE SEM CONTAR QUE PODEM POSSUIR COISA QUE NO PASSADO SÓ ERA PARA PESSOAS DE POSSE COMO PROVAVELMENTE VOCÊ DEVE SER UM. LEMBRA QUE O POVO SÓ PAGA TRIBUTOS PORQUE É IMPOSTO SE FOSSE FACULTATIVO NINGUÉM PAGARIA, OS EMPRESÁRIOS GOSTAM DE TER LUCROS EXORBITANTES CHEGAM EM MUITO CASOS A 100%, E O QUE FAZEM PELA NAÇÃO? SONEGAM. OUTRA COISA SE FOR PARA PRENDER OS CORRUPTOS TERIAM QUE CERCAR O PAÍS, POVO CORRUPTO POLÍTICOS CORRUPTOS. LEMBRA QUE CORRUPÇÃO NÃO É SO NA POLÍTICA, É TAMBÉM SONEGAR, COMPRAR UM CD/DVD/LIVRO/TÊNIS/ETC. PIRATA

  4. Nós temos que beber da água que Jesus ofereceu à mulher samaritana. Tenho combatido muito alguns segmentos religiosos que falam da fé mas rejeitam a fé.Aconselho que com a mesma coragem que vocês tem de ir a praça pública, denunciar políticos corruptos, também sejam honestos, ensinando nas Igrejas que o único caminho da Salvação é Jesus e que ninguém nasce salvo.Jesus está chegando.

  5. concordo plenamente com tudo que foi dito , e afirmo que nosso pais precisa de pessoas inteligentes para uma melhora em todos os sentidos, precisamos de pessoas guerreiras que esão dispostas a pagar um certo preço por uma reforma em nossos direitos como cidadões brasileiros, mediante uma luta de inteligencias , com pessoas capacitadas , para batalhar pelos nossos direitos,e vencermos os mandantes destas ordem mundias.

DEIXE UMA RESPOSTA