Um evento incomum na mesquita de Meca, o mais importante templo dentre os principais do islamismo, virou notícia com repercussão internacional: uma nuvem de gafanhotos cobriu o local e os fiéis, obrigando as autoridades responsáveis a convocarem uma equipe de dedetização às pressas.
O enxame de gafanhotos foi flagrado por fiéis que estavam no templo fazendo suas preces. Um vídeo mostra que milhares de insetos voavam intensamente ao redor das lâmpadas que iluminam a área externa da mesquita, enquanto uma parte pousava no chão e nas roupas dos seguidores de Maomé.
De acordo com informações do portal britânico Daily Mail, as autoridades de Meca, na Arábia Saudita, usaram o Twitter para esclarecer aos peregrinos que uma equipe de limpeza está dedetizando o espaço através da pulverização de inseticida no templo para espantar os gafanhotos.
“Equipes especializadas foram direcionadas para trabalhar na luta pela eliminação desses insetos”, diz um comunicado dos responsáveis pelo local. Os insetos foram identificados como gafanhotos negros, que são considerados migratórios e haviam se aglomerado nos criadouros próximo aos ralos de água pluvial abertos no local sagrado de peregrinação.
شوف مكه يابو البراء مدري هو جراد او غيره pic.twitter.com/eTkg8WH39i
— ابومشاري.رفحاء+الدمام (@zHj2kzX5BDAbub7) 8 de janeiro de 2019