O debate da Globo foi marcado por confrontos francos entre os candidatos, em especial pelo bate-boca protagonizado por Lula (PT) com o candidato do PTB, Padre Kelmon, que fez afirmações duras sobre a história do ex-presidente e recebeu comentários desrespeitosos como resposta.
Durante a pergunta do Padre Kelmon, Lula se incomodou com as afirmações francas sobre o passado do ex-presidente e suas relações políticas: “O senhor é responsável pela corrupção no Brasil. Todos nós sabemos que o senhor cometeu esses atos. O senhor é descondenado. O senhor é um descondenado”, introduziu.
“O senhor não deveria nem estar aqui como candidato a presidente da República. Por que o senhor está aqui? O senhor sabe por quê. A população precisaria saber a verdade, mas o senhor é cínico, mente. O senhor é um ator. Mente o tempo todo!”, afirmou Kelmon, referindo-se à manobra judicial feita pelo Supremo Tribunal Federal para anular as condenações de Lula.
A essa altura, o ex-presidente se irritou profundamente e interrompeu a pergunta de Kelmon: “Olha, mentiroso é você. Irresponsável”
“O senhor deveria respeitar um padre”, retrucou o candidato do PTB, tentando retomar o raciocínio para concluir a pergunta.
“Você é padre? Está fantasiado, rapaz! Você é padre ou está fantasiado?”, disse Lula, partindo para a ofensa e deixando transparecer desprezo pela figura do líder religioso.
O Padre Kelmon, em meio às tentativas do apresentador William Bonner em acalmar a discussão, deixou claro que não aceitaria a ofensa: “Fantasiado? Me respeite! O senhor deveria me respeitar. Eu sou um sacerdote, me respeite”.
Momentos depois, o Padre Kelmon retomou a palavra e lembrou a situação dos cristãos perseguidos em países da América Latina, em especial a Nicarágua, como consequência da ascensão de governos que pregam a ideologia de esquerda:
“Eu vim falar a verdade para as pessoas, e não mentir. O senhor falou em vídeos que estão na internet que o senhor não precisa de padre, que padre tem que ficar no lugar dele na igreja. O senhor é amiguinho de Ortega, o senhor é amiguinho do Foro de São Paulo, fundador junto com Fidel Castro. Vocês mentem o tempo todo para o povo. Vocês não acreditam no cristianismo, porque vocês não vivem o cristianismo. Vocês perseguem os cristãos. Tem bispo da Igreja Católica Romana preso [na Nicarágua] por seu amigo Ortega”, encerrou.
Nas redes sociais, o embate virou piada, com muitos internautas fazendo alusão a um exorcismo:
Primeiro exorcismo transmitido ao vivo pela televisão. Parabéns, Globo. pic.twitter.com/h3VyHw4bGA
— Leandro Ruschel 🇧🇷🇺🇸🇮🇹🇩🇪 (@leandroruschel) September 30, 2022