A doutrinação pelo medo é uma ferramenta muito comum na sociedade, e na questão sexual, a ocorrência de conselhos que alertam para as consequências da perda da virgindade antes do casamento é ainda mais comum.
Uma escola de Las Vegas promoveu um evento de incentivo à abstinência sexual e convidou uma policial para a palestra. A oficial alertou às alunas que o sexo antes do casamento pode levar à prostituição, tráfico sexual e/ou de drogas e até a morte.
A diretora da escola, Regina Coward, afirmou ao jornal local Las Vegas Sun que o evento fazia parte de uma iniciativa da comunidade cristã Victory Outreach Church, e que a policial havia sido convidada porque o Departamento Metropolitano de Polícia de Las Vegas era um dos patrocinadores do evento, apesar de não contribuir financeiramente.
Durante o evento, foram mostrados vídeos de interrogatórios de cafetões, prostitutas e dependentes químicos, além de uma peça de teatro com duas atrizes que interpretavam garotas de programa que terminavam mortas.
No entanto, a iniciativa da comunidade em parceria com a polícia e escola pode não ter usado o método mais eficaz de conscientização. Uma pesquisa realizada em 2012 pelo Instituto Guttmacher sobre saúde sexual e reprodutiva detectou que a doutrinação pelo medo através de palestras sobre abstinência sexual surte efeito contrário, “impedindo o uso de contraceptivos entre adolescentes sexualmente ativos, aumentando o risco de gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis”, uma vez que pregada a abstinência, o incentivo ao uso de preservativos é deixado de lado.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+