Na próxima sexta-feira, dia 13, o Rio de Janeiro será palco de um grande espetáculo. A Cidade Maravilhosa vai sediar os XV Jogos Pan-Americanos 2007. Cerca de 700 mil turistas são esperados para os Jogos, movimentando não só a economia do país, mas também a vida espiritual de milhares de pessoas. É que muitos desses turistas não vêm ao Brasil apenas para assistir ao Pan, e sim com o intuito de incentivar as igrejas a saírem às ruas unidas, aproveitando esse evento para fazer dele um grande campo missionário.
O pastor Marcos Grava, coordenador geral do Projeto Mais que Ouro, tem buscado apoio de igrejas, missionários e da Coalizão Brasileira de Ministérios Esportivos para que esse Pan seja um campo missionário e que a Palavra de Deus seja levada ao maior número possível de pessoas. “A Coalizão é uma espécie de força estratégica formada por evangélicos, que é o pulsar das redes do esporte e de treinamento em todo o mundo, tornando possível a execução dos programas estratégicos da International Sports Coalition (ISC) ao nível das minirregiões e das regiões. Ela esteve presente na Copa do Mundo que aconteceu na Alemanha no último ano, nos Jogos Olímpicos de Atenas, Sidney e Atlanta, e hoje está aqui no Rio de Janeiro, despertando a igreja para assumir a responsabilidade de evangelizar”.
Em entrevista para o Portal Elnet, o pastor explicou as estratégias que serão utilizadas para levar a Palavra de Deus às pessoas que estarão no Rio, quer participando do Pan, quer passeando. Confira:
Elnet: Por que o nome do Projeto é Mais que Ouro?
Pastor Marcos Grava: Os atletas que vêm competir têm em mente uma coisa: a medalha de ouro. Nós queremos mostrar, através do evangelismo, que Jesus é melhor do que qualquer medalha. Ele é o que pode todas as coisas, e seu amor compensa todas as coisas.
Elnet: O Projeto Mais que Ouro tem como objetivo central o evangelismo durante os jogos Pan-Americanos no Rio?
Pastor Marcos Grava: Exatamente. Nosso foco é levar as igrejas a evangelizar, aproveitando os jogos Pan-Americanos, despertando os seus jovens, seus membros. Queremos aproveitar as várias oportunidades de compartilhar a mensagem, seja ela através de evangelismo pessoal, seja através de outras atividades.
Elnet: Quais serão as estratégias de evangelismo durante os jogos?
Pastor Marcos Grava: Temos várias estratégias, próximas aos estádios, e também em outros locais. Teremos um grupo na frente dos estádios para evangelizar turistas e espectadores brasileiros. Lá vamos distribuir um copinho de água gratuitamente, pregando, assim, a mensagem do amor. Teremos, também, um Centro de Informações, onde faremos a distribuição de folhetos evangélicos.
Elnet: O senhor disse que o evangelismo vai se deslocar por toda a cidade, ou seja, não acontecerá só nos locais onde ocorrerão as competições. Que lugares são esses?
Pastor Marcos Grava: Vamos nos movimentar pelo Grande Rio. Iremos às comunidades carentes. Realizaremos apresentações musicais, atividades culturais, artísticas e esportivas, tanto para crianças como para jovens e adultos. Tudo com um único foco: apresentar o amor de Deus de forma prática à sociedade.
Elnet: O que é a Coalizão Internacional?
Pastor Marcos Grava: Muitos grupos internacionais estão vindo para o Brasil. Quando falo em grupos, me refiro a evangélicos. Muitos missionários, muitos irmãos representando igrejas vêm de outros países e isso é muito bom, pois eles vêm somar.
Elnet: Quais igrejas estão envolvidas no Projeto?
Pastor Marcos Grava: A retaguarda do nosso projeto são as exortações espirituais de unidade da igreja evangélica. Nós não temos a pretensão de responder a algum movimento específico, mas de promover a unidade. A marca do projeto Mais que Ouro é a unidade do corpo de Cristo. É igreja saindo às ruas e cada uma do seu jeito e com as suas próprias condições, evangelizando e dizendo: Estamos aproveitando os Jogos Pan-Americanos para proclamar que a paz só existe na pessoa de Jesus.
Fonte: Elnet