O papa Bento XVI se pronunciou recentemente no 50° Congresso Eucarístico Internacional da Igreja Católica, que aconteceu em Dublin, Irlanda. O pontífice disse que os padres pedófilos prejudicaram a credibilidade da Igreja Católica.
Ele lamentou que “a gratidão e a alegria por uma história tão grande de fé e amor, tenham sido afetadas de maneira terrível com a divulgação dos pecados cometidos por sacerdotes e pessoas consagradas”.
O líder máximo da Igreja Católica se referia aos casos comprovados de abusos sexuais por parte de sacerdotes na Irlanda. Bento XVI disse estar “desolado e angustiado”, e revelou sentir indignação e vergonha pelos crimes cometidos.
Relatórios das autoridades irlandesas revelaram o intenso envolvimento de sacerdotes católicos pedófilos em casos de abusos sexuais. Os crimes estariam acontecendo há mais de uma década, e segundo as investigações, as lideranças da igreja tentaram ocultar os delitos.
“Como se explica que pessoas que recebem regularmente o corpo do Senhor e confessam seus pecados no sacramento da Penitência tenham pecado dessa maneira? Continua sendo um mistério. Mas, evidentemente seu cristianismo não estava alimentado pelo encontro com Cristo”, declarou o papa, segundo informações da agência Reuters, repercutidas pela revista Veja.
Fonte: Gospel+
*Atualizado em 31 de dezembro de 2022.