Internacional

Papa Francisco está irritado com cardeal que vai morar em cobertura de luxo de 700 metros quadrados, afirma jornal

Comentários (80)
  1. EU SOU A VERDADE disse:

    Nada tem a ver com Deus esses falsos religiosos. Pior ainda, justificar um enorme e luxuoso apartamento devido ter que levar 3 freiras. Que Deus tenha piedade!

    1. C. Roberto disse:

      E as mansoes dos pastores compradas com o dinheiro dos pobres fieis evangelicos
      http://www.youtube.com/watch?v=IDjFytYtrqk

  2. Mary disse:

    Um cardeal e 3 freiras???
    Porque ele precisa de 3 freiras?
    Não quero pensar besteira, mas é só isso que penso, rsrs…

    1. Anonimo disse:

      Abafa Mary, Abafa ahahahha

    2. mauro disse:

      Mary, até que se prove o contrário, as religiosas desempenham funções burocráticas e até mesmo domésticas na assessoria ao prelado. No imóvel deveriam residir mais religiosos já que os mesmos não podem arregimentar bens.

      1. clamando disse:

        SERIA NO CASO MAIS DO CLERO PARA PEGAR AS FREIRAS, ACHEI QUE O SERVIÇO DELAS SERIA PARA A COMUNIDADE, MAS VEJO QUE INVENTARAM AS IRMÃS SÓ PARA QUEBRAR O GALHO DELÇES E DE QUEBRA LIMPAR A CASA, É OS QUE NÃO S~ÇAO GAYS SÃO TARADOS

      2. mauro disse:

        Clamando, muitas irmãs de caridade são formadas, lecionam com mestrado, são médicas, advogadas, pesquisadoras e burocratas. A Igreja prima por formar seus religiosos…a mente de vocês só está muito focada no pecado e não nas virtudes que os filhos de Deus possam ter.

  3. Marcos Antonio Ferreira disse:

    Oh! Mas é a “Santa Madre Igreja”! Seus cardeais são seus príncipes!
    É a “única” e “verdadeira”, que não tem concorrentes, pois todas as demais são “seitas”.
    Tal como se proclamava Babilônia: “Eu só, e além de mim não há outra” (Isaías 47.10, “in fine”).
    Alguns de seus súditos ainda proclamam essa síndrome: “não ha outra” Igreja além dela.
    Deixemos seus príncipes expor seu luxo.
    Pobre papa Francisco, homem sério, fervoroso, dedicado.
    É um exemplo notável, mas nenhum exemplo acaba com uma cultura de 17 séculos.

  4. luciano disse:

    Enquanto isso as ovelhas vão se dispersando cada vez mais e indo para caminhos tortuosos e perigosos, não tendo ninguem para socorrer e ajudalas a voltar ao aprisco do senhor. O papa é um homem de boa vontade, mais uma andorinha só não faz verão.

  5. Pr. Benedito Campos disse:

    Estamos vendo que os escândalos não são somente entre os sacerdotes evangélicos!

  6. Paulo disse:

    Gostei do oculos Ray ban modelo aviator do cardeal, se for original isso nao saiu por menos de 700 dolares rs

  7. C. Roberto disse:

    Mas nunca vi pastores sacerdotes. Mas uma para o povo rir.

  8. Anonimo disse:

    Bom os lideres das Ovelinhas abencoadas estao beeeeeeem melhores do que este ai que vive numa cobertura de 700m nao eh Ovelinhas ????

    1. clamando disse:

      TA JÁ FLORIU O FLAMBOYANT?

  9. STARDUST disse:

    Esse cardeal católico ainda é simples perto dos luxos dos lideres evangélicos brasileiros…

    Alguns deles tem emissoras seculares em seu nome, fazendas, gado, mansões, e até banco!

    1. Concordo amado,
      sou seguidor de Cristo, e oque você esta dizendo e uma realidade, mentirosos e hipocritas com sua teologias de prosperidade, os fariseus se assentaram na cadeira de moises e estes se assentam no evangelho de Cristo, os fariseus para aparecerem e colocarem fardos pesados nas costas do povo e estes de hoje e pelo poder e pra enganar o povo pra se darem bem…

    2. clamando disse:

      E O DIABO COMO SEMPRE SAI EM DEFESA DE SUA GENTE, E PARA NÃO PERDER A VIAGEM ATIRA PEDRAS NA CRUZ, MAS JA ESTÁS DERROTADO, PODE ESPERNEAR MAS JA PERDEU, E TU SATANAS NEM CHAVE DA TUA CASA TENS MAIS…HEHEH TA ROUBADO, ANTES TUDO ERA TEU, AGORA MORA DE FAVOR

      1. STARDUST disse:

        dízimo, a maior mentira da religião evangélica.

        1. clamando disse:

          A MAIOR MENTIRA É SER DA LBV E TER POR IRMÃO SATANÁS, E PENSAR QUE ANTES OFERECEU TUDO QUE CRISTO PODIA VER EM CIMA DO PINACULO E HOJE NÃO TENS MAIS NADA NEM CASA HEHEH

          1. STARDUST disse:

            clamando

            seu negócio é dízimo. Vc odeia a xuxa, mas se ela pinta na sua organização religiosa, vc não vai dispensar o dinheiro do dízimo dela…

            Simmmm ou nããããããõooo ?

          2. bb disse:

            CLAMANDO RESPONDE A ELE QUALQUER UM PEGARIA,SE O DINHEIRO É DELA E ELA QUER DAR ,LOUCO SERIA QUEM NAO PEGASSE,DO MEU EU FAÇO O QUE EU QUISER,O STARDUST FICA FAZENDO ESSAS PERGUNTAS PQ VIVE DA APOSENTADORIA DA MAE DELE ESSE PREGUIÇOSO

          3. bb disse:

            ACASO O DONO DO SUPERMERCADO NEGA PEGAR O DINHEIRO PAGO PELO CHOCOLATE E REFRIGERANTES BARATOS QUE VC COMPRA MEU COM DINHEIRO DA APOSENTADORIA DA SUA MAE,PQ ELE DEVE TI CONHECER E VER QUE VC NAO TRABALHA NAO É,BICHO PREGUIÇA

          4. bb disse:

            E AÌ CLAMANDO,MEU TAVA SUMIDO ,FAZENDO GRANDE FALTA AQUI MEU.

          5. clamando disse:

            então quer dizer bb que desde que ele apareceu com o nick jgmix eu falei a verdade que era apenas um vagabundo gay vivendo do dinheiro da mãe? eu sabia menos dia mais dia iria aparecer a verdade, sempre disse que era um coitado

          6. clamando disse:

            a xuxa nunca que vai entrar na minha igreja, la satanas quer distancia, vc e sua turma correm para longe, quandto mais me dar dinheiro para fazer missões e arrancar almas da mão do teu mestre

  10. luciano disse:

    É escandalo de ca, é escandalo de lá, e as ovelhas ficando sem pastor, virando mercenarios e corruptos.amantes de si mesmos e vaidosos,presunçosos, lobos em pele de cordeiro literalmente.

  11. luciano disse:

    É escandalo de ca, é escandalo de lá, e as ovelhas ficando sem pastor,estão virando mercenarios e corruptos.amantes de si mesmos e vaidosos,presunçosos, lobos em pele de cordeiro literalmente.

  12. Ashley disse:

    Eu acho que até a privada do papa deve ser de ouro! Por favor, parem de falar dos lideres evangelicos, não é porque uma pessoa tem ou não tem dinheiro que quer dizer que ela não é de Deus; oque diria vocês se vissem o José do Egito? Jó? Abraão? Etc… Eles eram ricos, e eram muito de Deus. Falo do papa não por ser rico, milionario, bilionario, sei lá, mas por não pregar o verdadeiro evangelho, assim, pregando mentiras e obrigando as pessoas a pecarem contra Deus.
    Riquezas e glória vem de Deus (1 crônicas 29:12)

  13. levi varela disse:

    Sempre falei isso aqui, além de possuírem, ainda usam os enormes imóveis da igreja.

    Minha cidade tem um seminário do tamanho de um castelo, num dos melhores bairros, servindo para um simplório seminário. Uma casa Marista, um convento…, aí fica a turma daqui dizendo que os pastores…

    Vai ser preciso muita misericórdia de Deus no último dia, mas pode ser que um dia venha um Lênin eclesiástico e se apodere desses imóveis e os divida com as famílias carentes, já imaginou 700m2? Caberia 14 famílias, em 50m2 cada. Comunismo religioso.

    1. mauro disse:

      Levi, onde abrigar 300 mil religiosos ? Os imóveis são doações a Igreja, o problema é de que maneira utilizam. No meu entendimento deveriam habitar no imóvel mais religiosos, mantendo certamente uma individualidade do prelado.

      1. levi varela disse:

        Onde abrigar? Em imóveis mais simples, meu caro.

        Padres sem dispor de outras rendas(músicas, livros, palestras) que garanta certo luxo, devem morar em lugares mais simples, ou seja, uma reforma agrária, digo reforma domiciliar em prol dos sem teto. É isso que quer o papa.

  14. mauro disse:

    Bertonni nunca foi uma unanimidade dentro da Igreja, sempre muito criticado, deveria ter aposentado e seguir numa morada comunitária, infelizmente o deixaram em atividade. Cabe ao próprio Francisco inverter essa ordem.

    Nós também temos as nossas raposas.

    1. clamando disse:

      PO MAURO DA LICENÇA, ACHAS QUE SOMOS ALIENADOS, VEM COM ESTE PAPO FURADO, A VERDADE É QUE ELES ESTÃO ACOSTUMADOS A VIVER NABABESCAMENTE TEM BANHEIROS QUE TUDO É DE OURO, VIVERAM A VIDA TODA ROUBANDO E ENGANANDO, ACHA QUE VÃO MUDAR, PORQUE FRANCISCO QUER VENDER UMJA NOVA IMAGEM, PARA CONTINUAR ROUBANDO…POR FAVOR

      1. STARDUST disse:

        Tem algum bispo católico na lista da forbes?

        Eu só vi pastores evangélicos. E todos recebem dízimos!

        1. clamando disse:

          MAS TEM STARDUST NA LISTA DO BB QUANDO VAIS ESCLARECER A INVEJA E CIUMES DO CLAMANDO SABE O CARA AQUELE QUE TE FAZ PASSAR VERGONHA DESDE QUE ENTROU AQUI JGMIX

          1. STARDUST disse:

            puxa clamando… antes vc recorria aos iurdianos para me atacarem, e agora recorre a um ateu assumido? Cada vez mais desesperado… e a quem vc vai recorrer depois disso?

            provei na bíblia que dízimo não tem razão de ser para nossos dias… e isso te deixou maluquinho. Então usa a velha tática… já que não se pode destruir a mensagem, vamos destruir o mensageiro…

            sapo na panela… kkkkkkkkkk… cadê que vc voltou com essa fábula depois da resposta bíblica que levou…

          2. bb disse:

            MELHOR SER ATEU ASSUMIDO,ASSUMINDO TB OS DEFEITOS DO QUE SER UM STAR DA VIDA QUE USA O EVANGELHI PARA POSAR DE SANTO E E BOM E VIVE NO LAMAÇAL DA MISERIA,DOENÇA,VICIO,INVEJA E TUDO EU PROVO MEU

          3. clamando disse:

            um ateu sim como pitagoras e outros que aqui tem, mas falou a verdade, já se fosse vc cristão, a bíblia diz ame seu irmão, mas se este o aborrece este tal. é mentiroso e o pai da mentira é satanás, por isto star melhor um ateu reto que fale a verdade, do que um cristão nova era , outra coisa nunca me socorri de iurdianos, apenas pedi que postassem o video onde teu pai, o das safadesas te promete galardão, como ve melhor um ateu wque fale a verdade do que um cristão nova era que prega a mentira

          4. STARDUST disse:

            clamando

            na hora que vc se vê em PAPAS DE ARANHA vc recorre a tudo quanto é gente que anteriormente vc desprezava. Quantas vezes antes de eu chegar aqui vc falou dos iurdianos? e dos ateus?

            Mas na hora do aperto, vc pede ajuda a qualquer um…

          5. clamando disse:

            parabéns lulala faço minhas a tua resposta, foi o que sempre preguei aqui sobre o dízimo

        2. lulala disse:

          V – O DÍZIMO É BÍBLICO

          A) NO VELHO TESTAMENTO

          1) No Éden – Já vemos o princípio do dízimo quando o Senhor separou uma árvore para Ele
          2) Abraão dizimou – Gn 14:20 – Note que Abraão não viveu debaixo da Lei e sim da Graça – Gál 3:17.
          3) Jacó dizimava – Gn 28:20-22 – também viveu antes da lei!
          4) Melquisedeque (Sacerdote) recebia dízimos – Hb 7:1-2 – antes da lei!
          5) O dízimo foi depois incluído na Lei – Lv 27:30-32 – Nm 18:21-24 – Dt 14:22-29 “O dízimo será santo ao Senhor” – Os que costumam dizer que não dão o dízimo porque é coisa da lei, saibam que Jesus afirmou que a Lei não foi revogada “Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas: não vim para revogar, vim para cumprir” – Mt 5:17 ( leia até o verso 20).
          6) Salomão, que foi o homem mais sábio da terra, afirmou: – “Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” (Prov 3:9-10).

          B) NO NOVO TESTAMENTO:
          1) Em Jesus foi restaurado o tempo da graça (que existiu no tempo de Abraão) – e a graça não exclui o dizimar…
          2) O Novo Testamento não anula, cancela ou revoga o V.T. apenas modifica ou adiciona… E não alterou a lei do dízimo!
          3) Exemplos: O Fariseu da parábola (Lc 18:12) – Os fariseus em geral (Mt 23:23).
          4) Levi (=Mateus) recebia dízimos – de quem? Sinal de que era prática apostólica Hb 7:9
          5) Judas Iscariotes era Tesoureiro do colégio apostólico – para quê havia um Tesoureiro? Certamente para recolher dízimos e ofertas!
          6) Jesus ratificou a prática do dízimo:
          “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus de modo nenhum entrareis no reino dos céus.” – Mt 5:20
          Exceder – significa fazer tudo de correto que eles faziam e muito mais.
          “Ai de vós escribas e fariseus hipócritas, pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé. Deveis porém fazer estas coisas e não omitir aquelas.” – Mt 23:23
          “Estas coisas” – deveis fazer… ( praticar o juízo, a misericórdia e a fé )
          e “Não omitir aquelas” = ( dar o dízimo )
          7) “Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” – Lc 20:19-26
          De César – era o imposto
          De Deus – o dízimo!!!
          8) Cristo é Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque – SL 110:4 – Hb 7:17,21.
          Melquisedeque recebia dízimos de Abraão…
          Cristo recebe dízimos dos filhos de Abraão… (nós somos filhos na fé de Abraão)
          9) Outros textos em que Cristo aprova a contribuição financeira e reprova a avareza:
          Aprovou a oferta da viúva pobre Lc 21:1-4;
          Lc 11:42; Lc 12:15,22-31,42-44; Lc 16:1,2,10-12; Lc 18:18-23; 29-30; Lc 19:11-27

          VI – DESCULPAS INFUNDADAS ( QUE DEUS JAMAIS ACEITARÁ! )

          1) “NÃO ENTREGO O DÍZIMO MAS DOU OFERTAS” – Lv 27:30-32 “ O dízimo é santo ao Senhor” – A lei não foi revogada! Mal 3:8 diz que quem não dizima rouba a Deus – Uma oferta que é menor (não pelo valor!) não subistitue uma dívida maior! O dízimo é mais importante!

          2) “EU ADMINISTRO O MEU DÍZIMO…” – Errado! Está escrito: “Trareis à Casa do Tesouro” – Deve ser entregue publicamente na Igreja onde se é membro ou participante;

          3) “NÃO DOU O DÍZIMO PORQUE GANHO POUCO” – Injustificável… Sendo o dízimo percentual, ele é proporcional… É cálculo justo, igual para todos (10%). – Jesus não olha apenas o que damos, mas o que nos sobra! (caso da viúva pobre, ele percebeu que não lhe sobrou nada!)

          4) “NÃO DOU PORQUE NÃO SOBRA” – O Dízimo deve ser “primícia” para Deus. Deve ser o primeiro pagamento quando recebemos o nosso salário. Deve ser dado pela fé! Deus está em primeiro lugar, e deve ocupar o primeiro lugar na sua vida, e também no seu orçamento.

          5) “NÃO CONCORDO COM A ADMINISTRAÇÃO DA IGREJA”
          – Ao entregar o dízimo, o estamos entregando para Deus…
          – Os Administradores dos recursos de Deus, terão que prestar contas da sua administração…
          – E você prestará contas do que não deu!
          – concordando ou não, devemos entregar o dízimo na igreja onde somos membros ou participantes.

          VII – UMA TERRÍVEL VERDADE:

          Deus não permite que o crente use o dinheiro do dízimo em seu próprio benefício! Deus promete bênçãos, mas também maldição!

          Adão quis usar o dízimo do Senhor ( A árvore separada por Deus para Ele ) – Veja que terrível punição recebeu!

          Agora veja que terrível verdade está em Ageu Cap. 1:2-11 – Leia!

          O muito que você espera se tornará pouco… O dinheiro vai estar sempre faltando na sua vida, não vai render!
          Deus, com assopro, dissipa o seu dinheiro!
          É como se você pegasse todo o seu salário e pusesse em um saco, e, segurando-o pela boca, vai levando a bolada para casa… Só que o “saco” está furado, e o dinheiro perde-se todo pelo caminho.
          A terra retém seus frutos… O Céu o seu orvalho!

          SACO FURADO NA VIDA DO CRENTE É…
          – médico, farmácia, hospital, batida do carro, ladrão, etc.

          O dinheiro de Deus em nossas mãos é maldição! Ele assopra porque nos quer bem… Ele quer nos dar prosperidade – precisamos confiar n´Ele e ser fiel nos dízimos e nas ofertas.

          O correto seria termos no culto público um Ato exclusivo para entrega de dízimos. As ofertas seriam entregues em outro momento distinto. E, no ritual de entrega dos dízimos, deveríamos observar a seguinte ordem: – Primeiro, o Pastor; Segundo, Os Oficiais e demais líderes; Terceiro, a congregação em geral.

          VIII – BÊNÇÃOS PARA OS DIZIMISTAS

          “Fazei prova de mim se eu não vos abrir as janelas do céu… e derramar bênçãos sem medida”
          Deus não quer filhos pobres e necessitados!
          Nossa fidelidade é a porta da prosperidade!
          Faça prova, decida ser dizimista a partir de hoje

          CONCLUSÃO

          Se há dívida acumulada (dízimos atrasados) – Ele perdoa! Ele perdoa “todos” os teus pecados…
          Mas agora te diz: “Vá, e não peques mais, para que não te suceda mau pior…”
          Faça um propósito de dar o dízimo a partir de hoje! ( e se puder, dê também os atrasados…)

          Nota: Em II Cor 9:7 quando Paulo diz “cada um contribua segundo propor no seu coração” não está falando de dízimos ou de contribuições para Deus em geral, e sim de “esmolas” que eram recolhidas para os pobres de Jerusalém.

          1. STARDUST disse:

            ESTUDO BÍBLICO:

            “AS 10 MAIORES MENTIRAS SOBRE OS 10 POR CENTO DOS DÍZIMOS”

            Muitas igrejas insistem no ensino errôneo de que os dízimos ainda são obrigatórios mesmo para os cristãos que vivem debaixo da graça de Jesus Cristo, e se utilizam de argumentos que se tornaram verdadeiros mitos dentro da comunidade evangélica, porém como eles dizem que o dízimo é 10 por cento, vamos usar o mesmo princípio numérico e verificar biblicamente as 10 argumentações mentirosas mais difundidas a respeito do dízimo.

            1º MENTIRA – “O DÍZIMO FOI ORDENADO POR DEUS NO JARDIM DO ÉDEN, POIS A ÁRVORE DO CONHECIMENTO REPRESENTA O DÍZIMO”

            Na verdade, biblicamente o dízimo foi ordenado no monte sinai (levíticos 27:30-32; Números 18:21-24) e portanto, não foram instituidos no Jardim do Éden, pois sequer é mencionado que Adão e Eva receberam o mandamento de dizimar. A associação que muitos religiosos que insistem em receber dízimos fazem de que a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:9), pois não era permitido a Adão e Eva comer dela (Gênesis 2:17) portanto ela seria segundo eles um “símbolo” do dízimo, mas isso é uma associação esdrúxula, pois sequer há um texto bíblico que faça uma ligação entre essa árvore do Jardim do Éden e o dízimo da lei de moisés, sequer se diz que a árvore ocupava 10% do espaço do Jardim do Éden. Trata-se portanto de mais um argumento ridículo usado pelos líderes religiosos para levar o povo a acreditar que o dízimo não era somente obrigatório perante a lei de moisés.

            2º MENTIRA – “O DÍZIMO SEMPRE FOI OBRIGATÓRIO MESMO ANTES DA LEI DE MOISÉS”

            O dízimo antes de sua ordenança no Sinai era voluntário, sendo mencionado apenas 2 vezes antes de se tornar obrigatório, Abraão deu uma única vez um dízimo do despojo de guerra quando resgatou seu sobrinho ló e jacó fez um voto a Deus (gênesis 14:17-20, gênesis 28:20-22)

            Pelas seguintes razões, Gênesis 14:20 não pode ser usado como exemplo para os cristãos dizimarem: 1º – A Bíblia não diz que Abraão deu obrigatoriamente esse dízimo. 2º – O dízimo de Abraão não foi um dízimo santo, da Terra Santa de Deus, produzido pelo povo santo de Deus. 3º – O dízimo de Abraão foi somente do despojo de guerra (hebreus 7:4). 4º – O dízimo de Abraão a Melquisedeque aconteceu apenas uma vez e Abraão mudava sempre de lugar. 5º – O dízimo de Abraão não proveio de sua riqueza pessoal. 6º – O dízimo de Abraão não é mencionado em nenhuma parte da Bíblia, seja no velho ou no novo testamento a fim de respaldar o ato de dizimar. 7º – Visto como nem Abraão nem Jacó tinham um sacerdócio levítico para manter, eles não tinham lugar algum onde entregar os dízimos, durante os seus muitos deslocamentos.

            No caso específico de Jacó, lemos o seguinte: “Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista,de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus;e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo” (Gênesis 28:20-22). O texto bíblico é claro, que Jacó fez um propósito particular (um voto) de que se Deus fosse favorável à ele, que ofereceria à Deus o dízimo. Não se vê também neste caso nenhuma ordem explicita de Deus ou algum sacerdote a mando Dele, para que Jacó dizimasse, e vemos que foi uma promessa de Jacó para Deus, não há relatos posteriores na Bíblia que ele tenha de fato dizimado, apenas se observa a sua promessa, seu compromisso de entregar o décimo de tudo que viesse a obter daquele momento em diante. Outra vez, não vemos na Bíblia nenhuma passagem em que vemos escrito que devemos dizimar como Jacó fez, portanto trata-se de mais uma mentira que os líderes criaram para tentar fazer parecer que os dízimos eram obrigatórios antes mesmo da lei de moisés.

            3º MENTIRA – “O DÍZIMO DOS ALIMENTOS DO VELHO TESTAMENTO FOI SUBSTITUÍDO POR DÍZIMO DO DINHEIRO NOS DIAS ATUAIS”

            Não há um versículo na biblia informando que dízimo obrigatório da lei de moisés possa ser ouro, prata, moeda, dinheiro, etc. Dízimo sempre foi apenas alimento do campo vegetal ou animal (levíticos 27:30 e 32) mesmo quando havia metais preciosos como moeda corrente. Abraão no seu tempo comprou uma sepultura para sua esposa por 400 ciclos de prata (gênesis 23:16)

            Embora já existisse dinheiro, a substância do dízimo divino jamais foi dinheiro. Ele era o “dízimo do alimento”. Isso é muito importante. Os verdadeiros dízimos bíblicos eram sempre somente o alimento proveniente das fazendas e rebanhos, somente dos israelitas que vivessem exclusivamente dentro da Terra Santa de Deus, as fronteiras nacionais de Israel. A fartura provinha de Deus e não da manufatura ou habilidade do homem.

            Existem 15 versículos de 11 capítulos e 8 livros, de Levítico 27 a Lucas 11, que descrevem o conteúdo do dízimo. E o conteúdo jamais, repito, jamais incluía dinheiro, prata, ouro ou qualquer outra coisa, além de alimento. Mesmo assim, a definição incorreta de “dizimar” é a maior mentira que está sendo pregada sobre esse ato, hoje em dia. (Veja Levítico 27:30,32; Números 18:27,28; Deuteronômio 12:17; 14:22, 23, 26; 2 Crônicas 31:5; Neemias 10:37; 13:5; Malaquias 3:10; Mateus 23:23 e Lucas 11:42).

            Não se observa portanto em toda a bíblia, alguém entregando dízimo em dinheiro, pois dízimo era décima parte dos alimentos ( agropecuários ou agrícolas ), e jamais foi entregue em dinheiro. E o dinheiro já era corrente nos tempos bíblicos, pois o próprio moisés que recebeu a lei para o povo lidou com dinheiro: “Então, Moisés tomou o dinheiro do resgate dos que excederam os que foram resgatados pelos levitas.Dos primogênitos dos filhos de Israel tomou o dinheiro, mil trezentos e sessenta e cinco siclos, segundo o siclo do santuário. E deu Moisés o dinheiro dos resgatados a Arão e a seus filhos, segundo o mandado do SENHOR, como o SENHOR ordenara a Moisés” (Números 3:49-51)

            Mais uma prova de que o dízimos sempre foram alimentos podem ser vista nessa passagem bíblica: “DOS DÍZIMOS NÃO COMI no meu luto e deles nada tirei estando imundo, nem deles dei para a casa de algum morto; obedeci à voz do SENHOR, meu Deus; segundo tudo o que me ordenaste, tenho feito” (Deuteronômio 26:14)

            Portanto, mais uma mentira dos líderes que ensinam sobre a obrigatoriedade dos dízimos é revelada, quando dizem que nos tempos bíblicos dízimos eram entregues em alimentos porque dinheiro ainda não existia, mas abraão e até moisés lidavam com dinheiro, e mesmo assim na obrigatoriedade da lei de moisés nunca se pagava dízimos em dinheiro, pois dízimo sempre foi a décima parte dos alimentos, do campo e animais, e nada tem a ver com a exigência de entrega de 10% do dinheiro que os cristãos recebem para esses líderes que ensinam erradamente sobre dízimos. Dízimo nunca foi pago em dinheiro, apenas em alimentos. Se o seu pastor ou líder insistir em dizer que pode ser pago em dinheiro exija que ele mostre alguém dizimando em dinheiro na bíblia, pois dinheiro já existia e era usado naquela época.

            4º MENTIRA – “O DÍZIMO FOI DADO POR DEUS AOS LEVITAS DA VELHA ALIANÇA E HOJE OS PASTORES DA NOVA ALIANÇA SUBSTITUIRAM ESSES LEVITAS PORTANTO DEVEM RECEBER DÍZIMOS”

            O dízimo foi dado aos levitas, mas para que eles fizessem todo o trabalho da tenda da congregação (Números 18:21-23). Se hoje os membros leigos fazem mais de 90 % do trabalho e os pastores recebem todo o dízimo isso não é biblico, é humano. Na igreja primitiva de atos, um levita, chamado josé de sobrenome barnabé dava ofertas ao invés de receber dízimos dos apóstolos e membros da igreja cristã: “José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação, LEVITA, natural de Chipre, como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos” (atos 4:36-37) Portanto fica evidente que com a mudança do sacerdócio mudou a lei: “Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei” (hebreus 7:12)

            Na economia hebraica, o dízimo era usado de maneira totalmente diferente da que hoje é pregada. Mais uma vez, os levitas que recebiam o dízimo inteiro nem sequer eram ministros ou sacerdotes – eles eram apenas servos dos sacerdotes. Números 3 descreve os levitas como sendo carpinteiros, fundidores de metal, artesãos de couro e artistas, que mantinham o pequeno santuário. E 2Crônicas 23-27, durante o tempo dos reis Davi e Salomão, os levitas também foram peritos artesãos, os quais inspecionavam as obras do Templo. Vinte e quatro mil deles trabalhavam no Templo como construtores e supervisores; seis mil eram oficiais e juízes; quatro mil eram guardas e quatro mil eram músicos. Como representantes políticos do rei, os levitas usavam o seu dízimo para servir aos oficiais, juízes, coletores de impostos, tesoureiros, guardas do Templo, músicos, padeiros, cantores e soldados profissionais (1Crônicas 12:23,26; 27:5). É obvio que esses exemplos do uso bíblico da entrada do dízimo nunca se tornam exemplos para a igreja de hoje. É importante saber que na Antiga Aliança os dízimos nunca eram usados para evangelizar os não israelitas. Neste ponto o dízimo falhou. Vejam Hebreus 7:12-19. Os dízimos jamais estimularam os levitas e sacerdotes da Antiga Aliança a estabelecer uma única missão fora do país, para encorajar um só gentio a se tornar israelita (Êxodo 23:32; 34:12,15; Deuteronômio 7:2). O dízimo da Antiga Aliança era motivado e exigido por lei, não pelo amor. De fato, durante a maior parte da história de Israel, os profetas foram os principais portadores da Palavra de Deus e não os levitas e os sacerdotes que recebiam o dízimo.O falso ensino é que os anciãos e pastores da Nova Aliança estão simplesmente continuando de onde os sacerdotes da Antiga Aliança deixaram e por isso devem receber o dízimo. A função e o propósito dos sacerdotes da Antiga Aliança foram substituídos, não pelos anciãos e pastores, mas pelo sacerdócio de todos os crentes. Como outras ordenanças da Lei, o dízimo foi apenas uma sombra temporária, até a vinda de Cristo (Efésios 2:14-16; Colossenses 2:13-17; Hebreus 10:1). Na Nova Aliança cada crente é um sacerdote de Deus (1 Pedro 2:9-10; Apocalipse 1:6; 5:10). E como sacerdote cada crente oferece sacrifícios a Deus (Hebreus 4:16; 10:19-22; 13:15-16). Então, cada ordenança que havia sido previamente aplicada ao antigo sacerdócio foi anulada no Calvário. Visto não pertencer à Tribo de Levi, até mesmo Jesus Cristo foi desqualificado. Desse modo, o propósito original de dizimar já não existe (Hebreus 7:12-19; Gálatas 3:19, 24, 25; 2Coríntios 3:10).

            Portanto, não há nenhum mandamento no novo mandamento do cristão entregar os dízimos aos pastores, pois o dízimo somente podia ser recebido pelos levitas: “Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher, de acordo com a lei, os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão” (hebreus 7:5), e os levitas só existiam na velha aliança da lei de moisés, pastores não são substitutos deles pois são ministros de Deus (I Coríntios 4:1) e nem sequer é ordenado que se deva entregar dízimos em favor da obra de Deus, pois ela é sustentada pelas ofertas voluntárias (2Coríntios 9:7).

            5º MENTIRA – “O DÍZIMO RECEBIDO É SOMENTE PARA USO DOS PASTORES”

            Biblicamente, o dízimo pertencia aos levitas (números 18:21-23), mas também para se fazer um festival ao Senhor (deuteronômio.14:22-27) e a cada terceiro ano, para os levitas, órfãos, viúvas e estrangeiros, os quais comiam o dízimo ajuntado dentro das suas portas (deuteronômio14:28-29). Se ofertas e dízimos eram sagrados ao Senhor e não podiam ser comidos por pessoas comuns neste caso Deus abre um exceção, visto que para ele misericórdia é melhor que sacrificio (Oséias 6:6; Mateus 12:7), a vida dos carentes é preciosa ao senhor (veja um exemplo disso em Lucas 6:1-10)

            Portanto mais uma vez, é biblicamente demonstrado que os dízimos recebidos pelos levitas não eram de uso exclusivo deles… os necessitados ( órfãos, viúvas e os de fora de israel ), também se beneficiavam dos dízimos dos alimentos recebidos pelos levitas. Essa conversa de que só os pastores e líderes religiosos podem hoje usufruir dos dízimos não encontra respaldo bíblico. Trata-se de mais uma doutrina de homem.

            6º MENTIRA – “CRISTÃO QUE NÃO DÁ O DÍZIMO SERÁ VITIMA DO “DEVORADOR”
            Se você é evangélico provavelmente já deve ter ouvido alguém falar a respeito do devorador. Muitas igrejas pregam a respeito desse ser. Mas o que os líderes religiosos gananciosos não fazem é mostrar aos membros que a admoestação de Malaquias é dirigida somente à nação de Israel, e não aos cristãos de hoje que não dizimam:

            “Sentença pronunciada pelo Senhor CONTRA ISRAEL contra Israel, por intermédio de Malaquias” (Malaquias 1:1)

            e, se destina especificamente, aos SACERDOTES CORRUPTOS:

            “Agora, ó sacerdotes, para vós outros é este mandamento.Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, porque vós não propondes isso no coração” ( Malaquias 2:1-2)

            Eles estavam ofertando ANIMAIS coxos, cegos mudos, e defeituosos:

            “Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e ainda perguntais: Em que te havemos profanado? Nisto, que pensais: A mesa do SENHOR é desprezível. Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não é isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isso mal? Ora, apresenta-o ao teu governador; acaso, terá ele agrado em ti e te será favorável? – diz o SENHOR dos Exércitos.” (Malaquias1:7-8)

            Quanto a Malaquias 3, notamos que Deus manda trazer somente “DÍZIMOS” para as câmaras do depósito do templo, para que haja “comida” ( alimento, ou mantimento ) em minha casa. Isto é , mantimento = produtos alimentares (ver dicionário da língua portuguesa)

            O texto mais famoso citado para falar a respeito do devorador é Malaquias 3:11, que diz: “Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.” Esse texto é a continuação de Malaquias 3:10, o tão famoso texto que fala a respeito de dízimos no Antigo Testamento. os líderes gananciosos dizem que o “devorador” mencionado nesse texto é um demônio que destrói as finanças daqueles que não dão os 10%, ou seja, que não são dizimistas. As pessoas que pregam nessa linha trazem ameaças de destruição financeira aos seus ouvintes se os mesmos não forem dizimistas fiéis.

            O DEVORADOR É MESMO UM DEMÔNIO? A resposta é não! Os que afirmam que esse devorador citado no texto é um demônio, no mínimo, faltaram em algumas aulas de interpretação da Bíblia. A primeira coisa a sabermos é que no Antigo Testamento, a aliança que vigorava era uma aliança baseada na obediência. Se o povo fosse obediente às leis de Deus seriam abençoados. Essas bênçãos eram visivelmente mandadas em forma de paz e boas colheitas e prosperidade. Se fossem desobedientes, seriam amaldiçoados. Falta de paz e colheitas ruins estavam em vista aqui. (Deuteronômio 28). Em uma das ameaças de maldições em suas colheitas, que Deus manda ao povo através do profeta Joel, vemos que: “O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor.” (Joel 1:4). Uma maldição que tinha em vista a destruição da lavoura.

            O texto de Malaquias 3:11 diz a mesma coisa: “Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.”. Esse devorador certamente se tratava de um tipo de gafanhoto altamente destrutivo ou outro “bicho” que acabava com as plantações (que eram a base da economia do povo de Israel). A ação devastadora desse “ser” acabava com a prosperidade do povo em pouco tempo atacando suas lavouras. Quando o povo era obediente a Deus e cumpria a Sua lei, que no caso desse texto é a lei de dizimar, Deus abençoava suas colheitas e negócios. Esse é o sentido desse texto. Assim, não faz sentido usar esse texto para afirmar que o devorador era um demônio ou coisa parecida. Nem faz sentido ameaçar as pessoas hoje em dia com esse “devorador”

            “repreenderei o devorador” Versículo 11 (Não é dinheiro que faz isto, é o próprio Deus)

            Devorador, segundo a bíblia, nunca foi demônio, e sim, gafanhotos, que Deus enviava como pragas a terra para castigar o povo, e estes gafanhotos, Deus os chamavam de “O meu grande exercito” (Joel 2:22-27) …”repreenderei o devorador ” significa… espantarei a praga do meio da vossa plantação (gafanhotos), veja também Levítico 11:22 e Naum 3:16.

            Os líderes gananciosos que ensinam que esses “devoradores” são demônios que irão causar doenças na família, o carro vai viver quebrando etc, aproveitam o desconhecimento dos cristãos do verdadeiro devorador ao qual Malaquias se refere, o gafanhoto que devorava as colheitas da nação de israel. Não há confirmação nenhuma no novo testamento de que quem não dizima será vitima desse “devorador”… quando um ladrão quer tomar o dinheiro de uma pessoa, ele a ameaça, pois se pedir provavelmente a vítima não entregará o seu dinheiro, e por conta disso o ladrão usa o recurso da ameaça, para forçá-la, da mesma forma agem esses pastores que insistem em receber dízimos pois usam um texto fora de seu real contexto para ameaçar dizendo que o mesmo “devorador” que viria sobre a nação de israel se não dizimasse virá para aqueles que não entregam seus dízimos a eles.Trata-se portanto de mais um ensino distorcido da bíblia para forçar os cristãos que não estudam a bíblia a dizimarem.

            Hoje em dia, a classe mais pobre é a que mais contribui para beneficência. E, mesmo assim, ela permanece na pobreza. Os dízimos não são uma garantia para alguém enriquecer depressa, em vez da educação, da determinação e do árduo trabalho. Se Malaquias 3:10 funcionasse realmente com os cristãos da Nova Aliança, nesse caso milhões de cristãos dizimistas já teriam escapado da pobreza e se tornado o grupo mais rico do mundo, em vez de continuar sendo pobre. Portanto, não existe evidência alguma de que a vasta maioria dos pobres “pagadores do dízimo” tenha sido abençoada pelo mero fato de o entregar. As bênçãos da Antiga Aliança já não estão em efeito (Hebreus 7:18-19; 8:6-8,13).

            Portanto, não há nenhuma possibilidade de um cristão ser vítima do “devorador” (demônio) por causa de não ser dizimista, pois nenhuma maldição da antiga aliança pode atingir aos cristãos da nova aliança em Jesus ( gálatas 3:13 )

            7º MENTIRA – O DÍZIMO SERVE PARA MANTER A IGREJA FÍSICA HOJE, POIS ELA SUBSTITUIU O TEMPLO JUDAÍCO ONDE SE ENTREGAVAM OS DÍZIMOS.

            Nada poderia estar mais longe da verdade. Trata-se de outro falso ensino os religiosos que exigem dízimos de que os edifícios chamados “igrejas”, “tabernáculos” ou “templos”, substituíram o Templo do Velho Testamento como locais de habitação divina.

            A Palavra de Deus jamais descreve os grupos da Nova Aliança como ”tabernáculos”, “templos” ou “edifícios”. Os cristãos não “vão à igreja”. Eles se “reúnem para adorar”. Também, visto que os sacerdotes do Velho Testamento pagavam o dízimo, então, logicamente, o dízimo não pode continuar. Nesse caso, é errado chamar um edifício de “armazém do Senhor” para receber os dízimos (1 Coríntios 3:16-17; 6:19-20; Efésios 1:22-23; 2:21; 4:12-16; Apocalipse 3:12). Com respeito à palavra “armazém” comparem a 1 Coríntios 16:2 com a 2 Coríntios 12:14 e Atos 20:17, 32-35. Durante vários séculos após o Calvário, os cristãos nem mesmo possuíam um edifício próprio (que chamassem de armazém), visto como o Cristianismo era uma religião ilegal e sofria perseguições.

            Após o sacrifício de Jesus, o véu do santuário se rasgou: “E o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo” (Marcos 15:38) e hoje, cada cristão é um santuário onde habita o Espírito Santo: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Coríntios 3:16) Não há sequer um Templo ou santuário físico para que os cristãos levem os dízimos pois: “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas” (Atos 17:24). Jesus sequer fundou uma igreja física, pois a verdadeira igreja é espiritual.

            1. Que autoridade nos dá a Palavra de Deus para estabelecermos igrejas denominacionais ou não denominacionais em meio ao testemunho cristão, quando as Escrituras condenam a criação de divisões entre os crentes? (1 Coríntios 1:10; 3:3; 11:18-19)

            2. Com que autoridade vinda de Deus os cristãos denominam suas assim chamadas “igrejas” como Presbiteriana, Batista, Pentecostal, Aliança, Cristã Reformada, Anglicana etc., quando não há na Bíblia instruções para nos reunirmos em qualquer outro nome além do nome do Senhor Jesus Cristo? (Mateus 18:20; 1 Coríntios 5:4)

            3. Será que existe qualquer base na Palavra de Deus para chamar esses edifícios de “igrejas”? A definição bíblica de “igreja” é de uma reunião de crentes que, pelo evangelho, foram chamados para fora, tanto dentre os judeus como dentre os gentios, e são unidos em um único corpo a Cristo, sua Cabeça no céu, pela habitação do Espírito Santo. (Atos 11:22; 15:14; 20:28; Romanos 16:5; 1 Coríntios 1:2; Efésios 5:25)

            4. Onde há no Novo Testamento uma referência mandando os Cristãos construírem templos e chamarem esses locais de “Cada de Deus”, sendo que Deus não habita em templos feito por mãos humanas? (Atos 7:48 e 17:24).

            Dizer que os dízimos são necessários para manter a igreja e sustentar os pastores e líderes não tem fundamentação bíblica neotestamentária, O apóstolo Paulo estava entre os que insistiam em trabalhar com as próprias mãos pelo seu sustento (Atos 18:3; 1Tessalonicenses 2:9-10; 2Tessalonicenses 3:8-14). Embora ele não tenha condenado os que recebiam sustento pela obra em tempo integral, também não ensinou que tal sustento fosse ordenado por Deus, para difusão do Evangelho. (1 Coríntios 9:12). De fato, duas vezes em Atos 20:29, 35 e também em 2 Coríntios 12:14, ele até mesmo encoraja os anciãos da igreja a trabalharem para manter os necessitados da igreja (Eu só queria ver um dos pastores atuais trabalhando para ajudar os pobres da igreja!).

            Para Paulo, a expressão “viver do evangelho” significava “viver segundo os princípios da fé, do amor e da graça” (1 Coríntios 9:14). Conquanto verificasse ter “direito” a alguma ajuda, ele concluía que a “liberdade” de pregar o seu evangelho era mais importante, a fim de cumprir a sua vocação de Deus (1 Coríntios 9:15; 11:7-13; 12:13,14; 1 Tessalonicenses 2:5-6). Enquanto trabalhava como artesão de tendas (atos 18:3), Paulo aceitou uma certa ajuda, porém se gloriava de que o seu pagamento ou salário era o fato de poder pregar livremente, sem se tornar um fardo para os outros (1 Coríntios 9:16-19).

            Em nenhum lugar desde Atos 7:58 (onde Paulo é mencionado pela primeira vez) até suas epístolas, não vemos o apóstolo Paulo orientando alguém a dizimar nem recebendo dízimos dos cristãos, portanto uma prova clara que a igreja primitiva não tinha o dízimo como uma doutrina cristã e inquestionável como se vê hoje nessas igrejas que dizem seguir fielmente as Escrituras.

            Paulo deixou claro que os que pregavam o evangelho tinham todo o direito de serem supridos com as ajudas e doações voluntárias dos cristãos (I Coríntios 9:11 e 14, Filipenses 4:18 ), mas nunca disse que seria dos dízimos! Sequer há mandamento seja do Senhor Jesus ou de seus apóstolos dos cristãos entregarem seus dízimos nos “templos” que hoje conhecemos como igreja, pois Jesus nunca fundou uma igreja física, nem ordenou que se fizessem construções para ali os seus seguidores se reunirem! Se o dízimo fosse tão necessário e importante como esses líderes gananciosos querem fazer parecer, teria o apóstolo Paulo esquecido de mencionar algo tão importante? obviamente que não, pois ele é categórico ao dizer: ” jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa” e ” porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus” (atos 20:20 e 27)… ou seja, tudo que era necessário ele, Paulo, ensinou e o Apóstolo Paulo nunca incentivou ou ensinou os cristãos a dizimarem!

            Portanto comprovadamente os dízimos não são obrigatórios serem entregues, muito menos nas igrejas físicas de hoje.

            8º MENTIRA – “DAR OFERTAS, MESMO ACIMA DE 10% DA SUA RENDA, NÃO TEM O MESMO VALOR ESPIRITUAL, POIS QUEM NÃO DÁ O DÍZIMO ROUBA A DEUS E NÃO SERÁ SALVO POIS ESTÁ DEBAIXO DE MALDIÇÃO”

            Tanto a bênção como a maldição de Malaquias 3:9-11, perduraram somente até o término da antiga Aliança, ou seja, até o Calvário. A audiência de Malaquias havia voluntariamente reafirmado a Antiga Aliança (Neemias 10:28-29. “Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém” (Deuteronômio 27:26, citado em Gálatas 3:10). E Jesus Cristo deu um fim a essa maldição, conforme Gálatas 3:13: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”. Portanto nenhuma maldição proveniente da não observância da lei de moisés (e o dízimo pertencia a ela) atinge aos cristãos. Mas os lideres gananciosos que recebem dízimos escondem isso dos membros.

            Mas não é porque o Cristão não seja mais obrigado a dizimar que ele esteja isento de ajudar na propagação do evangelho e em favor dos necessitados pois: “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria” (2coríntios 9:7).

            “Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia; porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários” (2coríntios 8:1-3) Essa era a prática da igreja de Deus que Cristo estabeleceu.

            Os princípios de dar no Novo Testamento, na 2Coríntios capítulos 8 e 9 são superiores ao dizimar, que não é obrigatório aos cristãos.

            Os seguintes princípios de dar voluntariamente na Nova Aliança estão fundamentados na 2 Coríntios 8 e 9 (1). Dar é uma “graça”. A 2 Coríntios 8 usa oito vezes a palavra “graça”, referindo-se à ajuda aos santos pobres (2). Dar primeiro a Deus (8:5). (3) Dar-se a si mesmo para conhecer a vontade de Deus (8:5) (4) Dar em resposta ao dom de Cristo (8:9 e 9:15). (5) Dar com desejo sincero (8:8, 10, 12 e 9:7) (6) Não dar por causa de mandamento algum (8:8,10; 9:7). (7) Dar além de sua capacidade (8:3, 11, 12) (8) Dar para produzir igualdade. Isso quer dizer que os que têm mais devem dar mais, a fim de suprir a incapacidade dos que não podem dar mais (8:12,14) (9) Dar com alegria (8:2). (10) Dar porque está crescendo espiritualmente (8:3,4,7). (11) Dar porque deseja crescer espiritualmente (9:8, 10, 11). (12) Dar porque está ouvindo o Evangelho ser pregado (9:13).

            9º MENTIRA – “JESUS MANDOU OS CRISTÃOS DAREM O DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO”

            O falso ensino é que Jesus ensinou a dizimar, em Mateus 23:23, dizendo que isso está claro no Novo Testamento.

            Em primeiro lugar, A Nova Aliança (o novo testamento) não teve princípio no nascimento de Jesus, mas na Sua morte (Gálatas 3:19, 24, 25; 4:4). O dízimo não é ensinado na igreja, depois do Calvário. Quando Jesus falou sobre o assunto em Mateus 23:23, Ele estava simplesmente ordenando a obediência às leis da Antiga Aliança, a qual ele endossou e obedeceu até chegar ao Calvário.

            Não existe um único texto do Novo Testamento que ensine a dizimar após o período do Calvário. (Atos 2:42-47 e 4:32-35 não são exemplos para se dizimar, a fim de sustentar os líderes da igreja). Conforme Atos 2:46, os cristãos judeus continuavam a adorar no Templo. E conforme Atos 2:44 e 4:33,34, os líderes da igreja compartilhavam igualmente o que recebiam com todos os membros da igreja (o que hoje os líderes gananciosos que recebem dízimos não fazem).

            Aliás, Jesus sequer é mencionado dizimando ou recebendo dízimos… e porque os líderes gananciosos pedem dízimos em nome de Jesus sendo que o próprio Jesus disse: “em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas;pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” (Marcos 16:17-18)… Ele nunca disse ” em meu nome receberão dízimos…”

            Portanto comprovadamente mais uma mentira desses homens que se dizem ordenados por Deus a exigirem dízimos dos cristãos incautos foi desmascarada! Jesus nunca ordenou que os seus discípulos e futuros apóstolos recolhessem dízimos… e porque esses líderes acham que podem fazer diferente? Bem o Senhor Jesus profetizou sobre esses tipos: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores” (Mateus 7:15)

            10º MENTIRA – “JESUS RECEBE DÍZIMOS DOS CRISTÃOS CONFORME HEBREUS 7:8″

            O início do capítulo 7 de hebreus é apenas citação do Antigo Testamento, onde fala do sacerdócio de Melquisedeque. Em Hebreus 7:5 diz: ” E os que dentre os filhos de Levi receberam o sacerdócio tem ordem, segundo a lei, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão”

            A lei foi dada por intermédio de Moisés, ao povo, direcionada aos filhos de Levi, especificamente aos que receberam sacerdócio para trabalhar nas tendas das congregações ( montagem e desmontagem de tendas no deserto), os quais tinham ordem, segundo a lei de receber os dízimos dos seus irmãos. Agora note o relato do versículo 11 e 12:

            Hebreus 7:11: De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio Levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade se havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque (referindo-se ao Salvador) e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? (menção a Moisés, o qual introduziu a lei ao povo).

            Hebreus 7:12: Porque mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança na lei.

            Meditando no texto acima, especificamente nestes versículos, onde a palavra assegura que os sacerdotes Levíticos recebiam os dízimos segundo a lei (Hebreus 7:5), Porque através deles (sacerdotes Levíticos) o povo recebeu a lei (Hebreus 7:11) e mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também, mudança na lei (Hebreus 7:12), porque se a perfeição fosse pelo sacerdócio Levítico (pelo qual o povo recebeu a lei), qual a necessidade de que enviasse outro Sacerdote? Mudou o Sacerdócio, necessariamente se faz mudança na Lei.

            A lei dos dízimos foI direcionada especificamente aos filhos de Levi, aos que receberam o sacerdócio e não havendo mais “Levitas”, nem “templo”, nem sacerdote a oferecer sacrifícios, pois O Salvador já o fez, logo,se aplicada aos crentes hoje, ela torna-se intempestiva e ilegítima, porque os “pastores” de hoje não são levitas nem foram proibidos de trabalhar, nem menos tiveram promessas de herança de dízimos para sustento por não ter tido herança nas distribução de terras prometidas ao povo israelita por herança.

            Outra particularidade, no capítulo 18 do livro de Números, o Senhor Deus adverte aos sacerdotes levitas dizendo: Na sua terra, possessão nenhuma terás, e no meio deles nenhuma parte possuirás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel.

            Gostaria de recomendar aos pregadores contemporâneos (os que querem se assemelhar aos sacerdotes levitas que recebiam dízimos), seria bom que guardassem os mandamentos do Senhor para aquela tribo, os quais não possuíam bens materiais, pois o Senhor era a herança dos sacerdotes levitas.

            Recapitulando: Hebreus 7 apenas faz a menção pós-Calvário de dizimar, numa explanação de porque o sacerdócio levítico deve ser substituído pelo sacerdócio de Cristo, porque o sacerdócio levítico era fraco e ineficiente. Estude Hebreus 7 e sigam a progressão do versículo 5 ao versículo 12 e ao versículo 19.

            Porém, líderes gananciosos insistem em apenas mostrar hebreus 7:8 aos membros, onde segundo eles, Jesus receberia dízimos dos cristãos: “Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive” (hebreus 7:8)

            Apenas mostrando esse versículo isoladamente aos membros desavisados, querem dar a entender que esse versículo manda os cristãos ainda dizimarem, sem ler todo o real contexto do capítulo 7 de hebreus.

            Portanto hebreus 7:8 não fala de Jesus recebendo ainda dízimos dos cristãos, pois o contexto do capítulo 7 de hebreus fala na verdade da superioridade do sacerdócio de melquisedeque em relação ao levítico que era sustentado pelos dízimos. Cristãos não tem o mandamento bíblico de dizimarem.

            Considerações finais:

            Em Hebreus 7,8,9 e 10, neste 4 capítulos deixa bem claro a questão do sacerdócio perfeito, que, quando mudado o sacerdote Levítico, veio o Cristo, e mudando o sacerdócio se muda a lei ( Hebreus 7:12 ) portanto, notamos, que no novo testamento, não há ninguém dando dizimos em dinheiro, sendo que já existia, porque, Jesus foi traído por moedas, e a viúva ofertou moedas, mas dízimos, foi mencionado em alimentos, hortaliças ( Mateus 23.23 ) jamais em dinheiro, e o próprio Senhor Jesus, relatou que o dízimo era da lei para o povo de Israel , …”o mais importante DA LEI “. (Mateus 23:23)

            Paulo não mencionou dízimos, nem outro apóstolo qualquer deixou exemplo de tal prática. Em Corintios 9, Paulo pede donativos para suprir necessitados e não para manter despesas de instituições religiosas. Em Atos 4:32 em diante, notamos a generosidade dos irmãos,vendendo tudo e depositando aos pés dos apóstolos, para que se fosse feita DISTRIBUIÇÃO AOS NECESSITADOS, de forma a não haver necessitados entre eles ( esta é a justiça que excede a dos fariseus religiosos que apenas punham seus dízimos das hortaliças e achavam que estava, cumprindo sua parte) em Mateus 23:23 e Lucas 18:12. Tal prática dos fariseus, mostra religiosidade e eles não praticavam a fé, de fato, que , quem diz que dizimar é um ato de fé, é engano, porque os fariseus dizimavam , mas não praticavam a fé. O jovem rico, não foi indicado por JESUS a dizimar, e sim, vender e REPARTIR com os pobres. Jó nunca dizimou, e mesmo assim era próspero.

            Abraão só deu o dízimo uma só vez, e não foi em dinheiro, foi despojos, sobras de conquistas de guerra, dizimo de sangue, após matar os reis e tomar seus bens.

            Jacó prometeu dar o dízimo, ( um voto particular dele ) em Gênesis 28:20-22 , mas a bíblia não fala que ele cumpriu…

            Abraão não foi a “suposta” casa do tesouro ( igreja ) mas Melquisedeque lhe saiu ao encontro para receber sua parte, devido ser rei de Salém e receber por que passava em tal parte, imposto semelhante ao que Jesus nos ensinou a pagar a César (Mateus 22:21). Isto é, JESUS mandou sermos fiéis ao estado e não sonegar impostos.

            Os cobradores de impostos ao se converter, restituíram 4 vezes mais aos que haviam defraudado, e foi nisto que Jesus afirmou: “hoje houve salvação nesta casa” (Lucas 19:9)Repare que o Salvador não o mandou dar dízimos.Todas as vezes que você quiser dar algo á Deus, e restituir a Deus com gratidão, faça isto dando ao seu próximo, pois assim,estará cumprindo a palavra na íntegra, conforme Mateus 25 deixa bem claro esta questão.

            No sétimo ano, Israel, não trazia dízimos, devido ser o ano sabático,a terra descansava (Levítico 25:4) Mas e será que a igreja atual faz isto? Fica sem receber dizimos no sétimo ano?

            O DÍZIMO era vendido POR DINHEIRO,devido a distância de levar onde o Senhor escolhera, para santificar seu nome, e o próprio dizimista COMIA DOS SEUS DÍZIMOS, administrava o dízimo, hoje em dia quem come dos dízimos são os pastores, que administram os dízimos, dando ordem quê e no que será empregado os dízimos do povo. Estes ditos “sacerdotes” ( pastores) não são levíticos, nem exercem função sacerdotal superior a qualquer irmão que seja, e muito menos têm eles o direito de administrar o dízimo pessoal de cada um.

            Quanto a sacerdotes, sabemos todos nós somos, depois de Cristo nos fazer um sacerdócio real, nação santa , povo eleito de DEUS, passamos a ter livre acesso ao Pai através de CRISTO que , na sua morte, o que nos separava foi rasgado do alto abaixo, a saber o véu que separava o lugar santo,( local onde entravam os sacerdotes) do lugar santíssimo (onde só entrava o sumo sacerdote 1 vez por ano para pferecer acrificio pelo pecado do povo).

            Paulo recebeu muitas vezes ajuda da igreja, mas era para se manter, e não era salário mensal como se estivesse numa empresa. Paulo trabalhava (atos 18:3) , e em nada pesava os irmãos e a igreja.

            Se Paulo disse: “sede meus imitadores como eu sou de Cristo”, será que nesta parte, os pastores que exigem dízimos imitam à Paulo? Vemos Jesus ou Paulo recolhendo ou ensinando sobre dízimos?Em 2Coríntios 9:9, Paulo cita o salmo 112:9, onde fala da generosidade com os mais pobres: “Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre”. (2 Coríntios 9:9)

            Nada falou de dízimos em dinheiro, e sim, contribuições voluntárias , para “suprir” os que não tem, algo que, é totalmente visto por Deus. Paulo faz uma coleta para “DISTRIBUIR”, hoje em dia se faz uma distribuição (de envelopes) para ajuntar, não para os pobres, mas, para os cofres de uma instituição, que se preocupa mais com a posição social, status, templos, fama, nome, competição, horários de TV, rádios, sites, eventos, shows, viagens, lazer para líderes, carrões, mansões, aviões, e ainda se diz que é expansão da obra de Deus…

            Cada dia os patrimônios religiosos estão ainda maiores, e o evangelho mais distante do que a igreja primitiva pregava e vivia, tudo por causa de dinheiro. A biblia fala para não reter e sim dar. Será que a igreja faz isto? Ou antes retém,para construir seu império e se fortalecer mais e mais, visando dominar a maior parte possível do globo terrestre, e arrebanhar o maior número de pessoas possível, como se tudo fosse uma partida de competição: “Quem tiver mais membros é o vencedor”

            Paulo afirma: “Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus” (2Coríntios 2:17)

            Deus abençoe a todos que leram este estudo e que o Espírito Santo tenha conduzido a leitura e o entendimento para compreender que dízimos não são mais obrigatórios.

            “Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2Pedro 3:18)

          2. STARDUST disse:

            PASTOR SINCERO ABRE O JOGO E FALA A VERDADE SOBRE A MENTIRA QUE É O DÍZIMO TÃO ENSINADO E EXIGIDO NA RELIGIÃO EVANGÉLICA:

            http://youtu.be/ftc9xFJJIcY

          3. STARDUST disse:

            Graças a Deus ainda há pastores como este, que são comprometidos com a verdade!

          4. bb disse:

            GRAÇAS A DEUS TEM PESSOAS COMO EU PARA DESMASCARAR SERES COMO STAR PISCA PISCA TORRADO

          5. STARDUST disse:

            BB disse: “GRAÇAS A DEUS TEM PESSOAS COMO EU…”

            puxa… já não se faz mais ateus assumidos como antigamente… os de hoje em dia estão reconhecendo publicamente a existencia de Deus. Graças a Deus!!!

          6. bb disse:

            STAR ,MEU TO MUDANDO,MUDA VC TAMBEM,COMECE ASSUMINDO O PITIZINHO QUE DEU DE INVEJA DO CLAMANDO

          7. STARDUST disse:

            Nunca acreditei no seu tão propagado ateísmo. Já conversei com ateus convictos, e nenhum deles age como vc. Ateu preocupado com quem denuncia as mazelas da religião evangélica??? Ateu dizendo “graças a Deus?”

            Só se vc for um evangélico ateu… já que temos noticias aqui mesmo de evangélicos gays, porque não mais uma categoria de evangélico, não é mesmo?

            E sobre vc mudar, deixo uma passagem bíblica:

            “” Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento “” (Mateus 3:8)

            Agora, é com vc.

          8. bb disse:

            Pisca pisca torrado STAR,NUNCA FUI NEM VOU SER EVANGELICO ,CATOLICO ETC ETC,COMECE MOSTRANDO SEUS FRUTOS ESCREVENDOQue é VERDADE O QUE ESCREVO SOBRE VC ,QUE TENHO COMO PROVAR PONTO A PONTO E PROVEI E TAMBEM QUEM PUXOU SUA ORELHA QUE VC ESCREVEU NAQUELA CARTA USANDO OMESPIRITO SANTO

          9. STARDUST disse:

            “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.” (Mateus 7:6)

          10. bb disse:

            TA COM RAIVINHA MEU PQ TE DESMASCAREI,PQ SUA SANTIDADE,CREDIBILIDADE CAIU POR TERRA É?OU SERA QUE MESMO EU REVELANDO QUE SOU HOMEM APAIXONOU PELAS MINHAS PALAVRAS E ESTA COM SAUDADE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

          11. bb disse:

            SEMPRE USANDO VERSICULOS PARA ESCAPULIR KKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKK

          12. lulala disse:

            Stardust
            O BB aí acabou com vc hein?
            A bíblia na boca de pessoas como vc não tem crédito nenhum.
            Parabéns Stadandoor….
            Agora uma pergunta o stardust ai falou mal da Mary né?
            Nem humildade para pedir desculpas,e do Paulo baitola?

          13. bb disse:

            LULALA ATÉ O DIABO CONHECE A PALAVRA COMO O STAR SÒ QUE NAO PRATICA,ELE NAO FALOU NADA DO PAULO,SO MARY E CLAMANDO,E AS 10 VERDADES SOBRE ELE É SO UM RESUMO

          14. STARDUST disse:

            BB disse: ” LULALA ATÉ O DIABO CONHECE A PALAVRA…”

            hum… primeiro deu “Graças a Deus” e agora diz que o “diabo conhece a palavra”… nenhum ateu que eu conheço admite a existencia tanto de Deus como do diabo.

            Nunca vi um ateu mais evangélico que esse.

          15. bb disse:

            QUANDO QUER ELE RESPONDE SAFADO,É CLARO QUE CONHECO ,MINHA MAE É EVANGELICA SIM,SÓ FALA DE BIBLIA,MAS NAO ESCAPA USANDO VERSICULOS,PROVA QUE EU MENTI E NOS CONTA QUEM PUXOU SUA ORELHA E FEZ VC PEDIR PERDAO NO COMUNICADO E VOLTAR ATRAS,CONTA PRA TODOS AQUI E PROVA

          16. STARDUST disse:

            evangélico-ateu BB

            Respondo o que eu entendo ser necessário. Recebo várias acusações aqui, normal, visto eu falar contra as mazelas do meio evangélico, e sei como funciona… se não dá pra desmentir a mensagem, vamos desmoralizar o mensageiro.

            Sobre “puxão de orelha” levo praticamente quase todos os dias, isso é normal para nós cristãos. Estamos sempre com aquela “voz na consciencia” dizendo que isso ou aquilo não convém. Somos pecadores, e devido a nossa natureza carnal, é fácil a gente fazer algo que não agrada a Deus, mas para isso somos chamados a atenção, “puxão de orelha” entendeu? Talvez a sua parte atéia não entenda disso, mas a sua parte evangélica vai saber a que me refiro.

            Todo seguidor de Cristo, tem o Espírito Santo habitando em sí (independente de ser apenas cristão, evangélico, católico, etc…) e sempre que necessário o Espírito Santo nos adverte acerca de nossas atitudes, orientando, corrigindo, disciplinando, “puxando a orelha”.

            “Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos” (Hebreus 12:8)

          17. bb disse:

            STAR NAO DISFARÇA PROVE QUE EU MENTI,EU PROVEI QUE ESTOU FALANDO A VERDADE,STARDUST VC FAX ACUDAÇOES E NAO PROVA COMO CHAMAR CERTAS PESSOAS DE CAO GULOSO,EU PROVEI TUDO ,PREGUIÇOSO,DESMENTI ,OLHA QUE EU POUPEIMMUITA COISA E VC SABE ,VC SE DIZ CRISTAO MAS VIVE UMA VIDA MISERAVEL E TEM PROBLEMAS QUE EU NEM CITEI AQUI E VC SABE.

          18. lulala disse:

            Stardust
            Mais o espírito santo seu não te deu nem um sinal,quanto a armadilha que o BB,stoud,Dayane,etc.
            De que vc estava se enrolando não hein?
            E você como um bom herege diz que todos tem o Espírito Santo?
            Aí vc forçou em.

          19. STARDUST disse:

            Edy

            Mesmo que nós tenhamos o Espírito Santo em nós, isso não nos impede de sermos enganados… eu tenho o Espírito Santo desde quando aceitei a Cristo, mas mesmo assim fui enganado na iurd.

            Quer melhor exemplo que esse?

          20. Disse o Lelé… – “Ao entregar o dízimo, o estamos entregando para Deus”… e que os administradores da igreja, blá, blá…. Nem vou perder tempo falando sobre o dízimo, mas não posso deixar passar essa de, “estamos entregando para Deus”, se assim fosse, então não poderiam ser entregues dízimos, nas IURD, IMPD, IIGD, ADVEC… e outras, unicamente por uma razão, DEUS, não esta lá; “Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta”: (Atos 7:48). Diria o lelé, que Deus esta lá através de seus representantes, rsrrrs…tb não seria verdade, pois Deus não é representado por obreiros fraudulentos, adoradores de Mamon.
            Conclusão, DEUS não esta lá.
            E tão pouco, existem homens de DEUS nessas seitas.
            Só não veem isso, os cegos espirituais.

      2. Jorge Vinicius disse:

        Anexo:Lista dos pastores evangélicos mais ricos do Brasil (Forbes)
        Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
        O ranking feito pela revista Forbes, que lista os seis pastores evangélicos mais ricos do Brasil.Na primeira posição, está o bispo Edir Macedo, que tem uma fortuna estimada em R$ 2 bilhões, segundo a revista.1 2

        Nº Pastor Fortuna Igreja
        1ª Edir Macedo R$ 2 bilhões Igreja Universal do Reino de Deus
        2ª Valdemiro Santiago R$ 400 milhões Igreja Mundial do Poder de Deus
        3ª Silas Malafaia R$ 300 milhões Assembléia de Deus Vitória em Cristo
        4ª R. R. Soares R$ 250 milhões Igreja Internacional da Graça de Deus
        5ª Estevam Hernandes e Sônia Hernandes¹ R$ 120 milhões Igreja Renascer
        6ª Estevam Hernandes e Sônia Hernandes¹ R$ 120 milhões Igreja Renascer
        Obs:¹ Os fundadores da Igreja Renascer, ocupam o 5ª e a 6ª posição, com uma fortuna avaliada em R$ 120 milhões.

        1. bb disse:

          LULALA E CLAMANDO,VAO LA NA MATERIA DO SILVIO FALAR PRA HOMEM CASAR COM MULHER VIRGEM,EU JA ADMIRAVA O MARCOS POR SABEDORIA E EDUCAÇAO,AGORA ADMIRO MAIS,O STARDUST QUIS ENVENENAR ELE CONTRA VC E TOMOU UMA LULALA KKKKIK CLARO QUE COMO SEMPRE TOMOU UMA COM ELEGANCIA E EDUCAÇÀO ,MAS QUE TOMOU TOMOU ,VAO LA FIQUEI ATÉ COM DÓ

          1. bb disse:

            LULALA E CLAMANDO CONFUNDI É NA MATERIA DO MARCOS FELICIANO DEU ENTREVISTA A PLAYBOY,VAO LA VER A TIRADA QUE O VENENOSO LEVOU KKKKKKKK STARDUST O ESPIRITO SANTO NAO TI EXORTA QUANTO A PREGUICA ,VICIO ,INVEJA NAO

      3. mauro disse:

        Roubou quem, meu caro ? Existe alguém reclamando bem permanente tomado pelo Vaticano ? Eu desconheço.

        Clamando, já vi torneira banhada na cor dourada mas de ouro mesmo nunca vi ou soube.

        Alienado jamais !

        Quando tiver uma queixa de roubo registrada nos informe aqui por gentileza.

        1. clamando disse:

          mauro por favor saiu em rede nacional no fantastico..todos viram, e diga se isto não é roubo o q

    2. mauro disse:

      Roubou quem, meu caro ? Existe alguém reclamando bem permanente tomado pelo Vaticano ? Eu desconheço.

      Clamando, já vi torneira banhada na cor dourada mas de ouro mesmo nunca vi ou soube.

      Alienado jamais !

      1. clamando disse:

        outra coisa mauro do que vive a seita católica, eles tem empresas comercios, não eles vivem da doação dos seus membros, e se não é roubo um bispo viver em tanto luxo, por exemplo eu trabalho para a igreja e não recebo salario, tenho emprego secular, ou minha empresa. para não ser pesado para os irmãos. não que eu não ache justo o obreiro ser digno de seu salario…( SALÁRIO ) ENTENDEU? e não adianta falar de outros que vivem as custas de seus membros evangelicos, também acho errado

      2. mauro disse:

        Clamando, nos seus 2.000 anos de história a Igreja Catolica foi a instituição que mais fez caridade neste mundo.

        Se a Igreja não existisse provavelmente o mundo ocidental nem conheceria o sentido da palavra caridade. Essa é uma palavra que surgiu na Igreja, no sentido de ajudar, sem querer nada em retorno, essa idéia para os povos antigos, como os gregos e romanos, seria um absurdo! Essa virtude surgiu depois que o mundo ocidental se tornou católico.

        São milhares de Obras Assistenciais da Igreja Católica espalhadas por este mundo.
        Na época em que a lepra foi um grande mal, na Europa e Ásia haviam 3000 leprosários católicos.
        Em muitos países africanos as escolas e hospitais são mantidos pela Igreja Católica. A Igreja educou mais crianças do que qualquer outra instituição educativa ou religiosa. 25% das obras que cuidam de aidéticos em todo o mundo são mantidas pela Igreja Católica.
        Incontáveis hospitais, sanatórios, escolas para crianças carentes, asilos, creches etc espalhadas em todo o mundo!
        Durante 2000 anos, 20 séculos de existência, ninguém como a Igreja socorreu tanto os pobres, órfãos, viúvas e doentes, como ainda hoje fazem.

        É inegável, nenhuma instituição no mundo ocidental fez e faz tanta caridade como a Igreja Católica, infelizmente isto parece não ser importante para os insistem em difamar a Igreja por causa do erro de seus filhos.

        A humanidade precisa e precisa muito de recursos e o dinheiro do dízimo e das doações sempre foram insuficientes.

        1. clamando disse:

          PELO QUE VEJO O CATOLICISMO É ANTERIOR A JESUS, SIM POIS HOJE SEGINDO O CALENDARIO SERIA 2018 …E PELAS TUAS CONTAS JESUS TERIA COMEÇADO SEU MINISTÉRIO COM OITO ANOS, OUTRA COISA É SÓ OLHAR A RIQUEZA DA SEITA CATÓLICA E VEREMOS QUE NÃO FEZ OUTRA COISA A NÃO SER EXFOLIAR O POVO

  15. bb disse:

    10 VERDADES SOBRE STAR PISCA PISCA TORRADO
    1.VIVE ATOLADO COM DOENÇAS
    2.VICIADO EM INTERNET
    3.TRAI AMIGOS
    4.INVEJOSO
    5.PREGUIÇOS

    6.VIVE EM MISERIA
    7.vIVE EM MISERIA FINACEIRA
    8.TROCA INTERNET POR MULHER
    9.SEUS GOSTOS MUSICAIS SAO O OPOSTO DO QUE ESCREVE AQUI
    10.É UM MENTIROSO,SOMENTE USA O EVANGELHO PARA BRIGAR ,CRITICAR,JULGAR,NAO TEM AMOR NO EVANGELHO E NEM FAZ USO DELE EM SUA MEDIOCRE VIDA

    1. bb disse:

      6.VIVE EM MISERIA ESPIRITUAL

    2. bb disse:

      6.VIVE EM MISERIA ESPIRITUAL

    3. lulala disse:

      BB
      Arrebentou com o Stardust,tenha Piedade do doente.hehe

      1. Jorge Vinicius disse:

        Anexo:Lista dos pastores evangélicos mais ricos do Brasil (Forbes)
        Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
        O ranking feito pela revista Forbes, que lista os seis pastores evangélicos mais ricos do Brasil.Na primeira posição, está o bispo Edir Macedo, que tem uma fortuna estimada em R$ 2 bilhões, segundo a revista.1 2

        Nº Pastor Fortuna Igreja
        1ª Edir Macedo R$ 2 bilhões Igreja Universal do Reino de Deus
        2ª Valdemiro Santiago R$ 400 milhões Igreja Mundial do Poder de Deus
        3ª Silas Malafaia R$ 300 milhões Assembléia de Deus Vitória em Cristo
        4ª R. R. Soares R$ 250 milhões Igreja Internacional da Graça de Deus
        5ª Estevam Hernandes e Sônia Hernandes¹ R$ 120 milhões Igreja Renascer
        6ª Estevam Hernandes e Sônia Hernandes¹ R$ 120 milhões Igreja Renascer
        Obs:¹ Os fundadores da Igreja Renascer, ocupam o 5ª e a 6ª posição, com uma fortuna avaliada em R$ 120 milhões.

    4. clamando disse:

      é tudo verdade

  16. luciano disse:

    Bb mostre compaixão e misericórdia para com o proximo.

  17. mauro disse:

    Clamando, roubou quem meu caro ? Existe alguém reclamando bem permanente tomado pelo Vaticano ? Eu desconheço.

    Já vi torneira banhada na cor dourada mas de ouro mesmo nunca vi ou soube.

    Alienado jamais !

    Quando tiver uma queixa de roubo registrada nos informe aqui por gentileza.

  18. Rui disse:

    A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS (IURD), fundada em 1977 pelo Bispo Evangélico EDIR MACEDO DE BEZERRA, é condenada a devolver a uma ex-fiel mais de R$ 74.000,00 em valores corrigidos desde o Ano de 2004. A decisão foi tomada pelo STJ.
    Jornal da Justiça – 17/12/2013

    Até no presidio
    Investigação de esquema de extorsão em um dos maiores presídios do Estado do MATO GROSSO, pela IURD

    E muitos outros casos já noticiados aqui no G+

  19. Rui disse:

    O Ministério Público está analisando material apreendido na ala evangélica do Centro de Ressocialização de Cuiabá-MT. A Promotoria investiga a denúncia de que presos eram obrigados a pagar dízimos a detentos para não sofrer represálias e estes detentos, por sua vez, repassavam os valores arrecadados abradoresos Pastores Evangélicos.

    mediante ameaças aos internos,a denunciafoi feita por mãe de detento.(youtube)

    Iurd, assembleia e deus é amor (são os cobradores) (youtube)

  20. Rui disse:

    IURD uma máquina poderosa em fazer dinheiro,NENHUMA outra igreja se compara, à essa MÁQUINA de fazer $$$$$$ (Caio Fábio) assista no youtube

  21. Rui disse:

    Pastor pede PERDÃO por cobrar dízimos de crentes.(youtube/ assista)

    RR Soares mentindo sobre o dízimo(assista no youtube)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

As principais notícias gospel do Brasil e do mundo no portal pioneiro; Saiba tudo aqui sobre música gospel, evangélicos na política, ações missionárias e evangelísticas, projetos sociais, programas de TV, divulgação de eventos e muito mais.

No ar desde 2006, o canal de notícias gospel do portal Gospel+ é pioneiro no Brasil, sempre prezando pela qualidade da informação, com responsabilidade e respeito pelo leitor.