Pastor batista é encontrado enforcado após celebrar culto; Suspeita é de suicídio

17

O pastor batista Agnaldo Alonso Ferreira Freitas Junior, dirigente da Primeira Igreja Batista de Serrinha (BA), foi encontrado morto na última terça-feira, 09 de setembro. A principal suspeita é que tenha cometido suicídio.

Seu corpo foi encontrado na área de serviço da casa em que vivia com a família, enforcado com uma corda, que havia sido presa no telhado.

“O que se comenta aqui é que ele havia retornado do culto com a esposa e, alguns minutos depois, os vizinhos ouviram a mulher dele pedindo socorro. O rapaz que mora ao lado correu, pulou o muro e encontrou o corpo já pendurado”, comentou um policial que atendeu a ocorrência, segundo informações do portal Bahia Já.

Os amigos do pastor tentam encontrar explicações para o suicídio, e entre as hipóteses ventiladas, está a possibilidade de o pastor estar deprimido. No entanto, a família não confirmou a versão.


Agnaldo Alonso Ferreira Freitas Junior deixa esposa e dois filhos. A mulher do pastor está em estado de choque, pois recentemente haviam comemorado 10 anos de união com uma viagem a Salvador, capital do estado.

Dois dias antes, no domingo (07), o pastor havia publicado fotos da viagem com a esposa em seu perfil no Facebook. Nas legendas, descrições como “amo” e “10 anos” resumiam a ilustração das imagens, que mostravam um homem sorridente e sem sinais de desesperança.

A Polícia Civil realizou uma perícia no local e removeu o corpo do pastor para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana, município vizinho. Informações sobre o local e o horário do sepultamento não foram informados pela família.

O número de pastores que sofrem de depressão e/ou cometem suicídio vem crescendo nos últimos anos, e tem se tornado tema de pesquisas de comportamento de institutos cristãos nos Estados Unidos.

O pastor Ariovaldo Jr., dirigente da Igreja Manifesto, lamentou no Facebook a morte do pastor Agnaldo e pediu a Deus o consolo à família: “Este é o meu clube. Homens reais, com problemas reais. Deus traga consolo à família e coragem a outros vocacionados a abrirem a boca para chorarem suas mazelas”, escreveu.

17 COMENTÁRIOS

  1. Sinto muinto o acontecido com o pastor mais eu nao concordo com circunstancia de dita Morte porque o homem de DEUS que serve verdADEIRAMENTE os principio da palavra de deus eu no meu conceito nao concordo com tais infermidades como depreçao ou mesmo desaquilibrio conportamental de pessoas Cristao que leva o Suicidio porque essa pratica somente ocorre quando uma pessoa tem medo que alguma coisa se descobre sua conduta diante de uma sociedade ou mesmo um peso de conciencia grave que o autor nunca aceita que vem atona porque o autor concihentimente se desespera na cobrança piscologica o cobra encasavelmente ai entao o autor se desencadeia um desespero emocional Tomando a decisao de tirar sua propria vida assim como se feis Judas um dos apostolo de Jesus por ai agente entende que DEUS nunca teve nesse Negocio

  2. Oh meu Senhor Jesus.
    A tua palavra diz que os suicidas…. não herdarão o reino dos céus
    mas tambem diz que todo aquele que invocar o nome do Senhor Jesus será salvo
    como fica a situação do teu filho?
    na minha pequenez ainda não entendi……

    • Uma palavra não interfere em outra.
      A primeira, se da para toda ´pessoa que comete homicidio, a bíblia diz que o homícida não tem parte no seu reino, na verdade não fala em suicida portanto aquele que mata, seja a si próprio, não tem parte com ele.
      A segunda se da para aqueles que no ultimo momento se arrependem de uma vida de pecado, e clamam por seu nome, arrependimento+clamor+perdão= vida eterna, bem diferente daquele, qe na ultima hora comete assassinato.
      ok. paz e benção espero por ter te ajudado.

      • Sansão é o tipico caso de desmente a tese de uma condenação espiritual sumária, aos suicidas. Suicidou-se, estando preso no palácio dos filisteus, promovendo a derrota dos mesmos na luta contra os israelitas. Sua morte foi vingança e ao mesmo tempo, a benção de Deus pro seu povo. Mistérios da providência divina.

          • Mostre onde diz que Sansão está salvo do inferno, mesmo no seu fim ter se vigando de seus algozes, e lembre se estava la por ser mentiroso e gostar de andar com prostitutas.

          • Só para que não fique duvidas citarei onde está escrito e quem falou, se está lá e quem falou foi Jesus, estou garantido nas minhas palavras.
            15 Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira. 16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. 17 E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida. 18 Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; 19 e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro. 20 Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém; vem, Senhor Jesus. 21 A graça do Senhor Jesus seja com todos.

    • Me mostre onde está escrito nessa sua bíblia que os suicidas não herdarão o reino dos céus?
      Eu quero ver o versículo claro, suas conjecturas é melhor você introduzir nos eu traseiro e do seu pastorzinho ladrão.

  3. Não sou de igreja evangélica, mas penso que não devemos julgar o pastor pelo fato ocorrido, a não ser prestar solidariedade pelos familiares e deixar tudo nas mãos de Deus.

  4. A depressão é uma doença gravíssima, muitas vezes oculta, e que pode, não estando controlada, levar ao suicídio. Lamento pelo pastor e sua família, e a eles digo, como palavra de conforto, que mesmo em face da gravidade do suicídio ante as leis espirituais, o problema da depressão, como causa, atenua grandemente – talvez totalmente – a falta cometida.

    • Concordo plenamente.
      Os Mestres, Pastores, Líderes no geral ,se abstém do confronto entre ser carnal e religião.
      Já está provado que a depressão é uma doença grave, a gravíssima quando silenciosa.
      Tem tratamento.

  5. Boas observações, Carvalho. Notemos entretanto que Sansão é citado na galeria dos heróis da Fé, no Livro de Hebreus, Cap. 11 (no contexto sua atitude mais configure-se um ato de “dar a vida em prol do seu povo”). Na referência do texto citado, lhe são ‘dadas as mesmas honras’ dada aos outros homens de fé do passado: Abraão, Jacó, José, Davi e outros.
    Ressalvo que não é comparado a Saul (que suicidou-se para livrar-se do vexame ante aos inimigos) e Abimeleque – casos típicos de ‘maus exemplos’.
    Cabe ainda observar que o ato de Sansão foi efetivado porque Deus, novamente lhe capacitou com a força física excomunal (de origem divina) e que o distinguia de outros homens.
    Ademais, é complicado não distinguir caso a caso, pois problema como depressão, síndrome do pânico e similares, têm por sintoma o desejo de suicídio. Esse desejo suicida pode até mesmo ser causado, como efeito colateral de alguns medicamentos. Por isso o extremo cuidado da parte dos familiares a parentes nesses quadros.
    Mas é um assunto mesmo muito delicado. No que diz respeito à matéria rogo, do fundo do coração, consolo do Espírito para essa família, que sofre nesse caso, as dores da perda, do vexame e do julgamento de muitos.

    Um grande abraço.

    • sim históricamente, ele deu sua vida em vingança de seu povo, da mesma forma encontramos salomão que nos últimos dias de vida abandonou a deus e serviu os deuses da suas mulheres, da mesma forma também gideão um herói bíblico, abandonou a deus nos ultimos dias de sua vida para sacrificar aos deuses de suas mulheres, grandes heróis sem duvida mas morreram sem deus.

      • VOLTANDO
        Não entrou a parte em que deixo amplexos e concordo com o irmão que a família precisa mais do que nunca de todo apoio possível, muito difícil aceitar que um parente tire a própria vida.

  6. Sansão não suicidou-se. Ele morreu na última chance que Deus lhe deu, em uma oportunidade de arrependimento, que lhe foi conferida pela fé. Deus não vai conceder graça a uma pessoa para suicidar-se e sim para que ela tenha uma atitude de fé.

  7. Sou cristão metodista e também frequento a igreja católica romana para evitar ataques espirituais.
    Acredito que o diálogo inter-religioso evita essas situações extremas , devemos dialogar com os samaritanos .
    Tenho vários livros da IRMANDADE EVANGÉLICA DE MARIA que explica o porquê dessas situações de suicídio.
    Dia 21 de setembro acontecerá na praia de Copacabana uma grande confraternização EU TENHO FÉ.

  8. FIQUEI MUITO TRISTE COM ESSA NOTICIA. QUERO DIZER PARA A FAMILIA QUE EU TIVE O PRAZER DE CONHECE-LÓ, E TER A PARTICIPADO DE UM CURSO TNT COM O PASTOR.
    QUEM SOMOS NÓS PARA JUGAR-MOS? ESTAREI ORANDO POR SUA FAMILIA MEU AMIGO. ESSES SÃO OS MEUS SENTIMENTOS.

  9. Esta prática tem sido uma constante entre os irmãos batistas, o que nos deixa intrigados. Será que a doutrina da predestinação tem influência( uma vez salvo, salvo para sempre). ? Será que este ensinamento não precisa ser estudado com mais cuidado e carinho? Creio que é hora de repensar.

  10. Então, José Carvalho. Uma coisa é homicídio e outra é suicídio. Mas, ainda de acordo com a sua leitura de que o homicida/suicida, não entra no “céu”, onde está o homicida Moisés? E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia. Êxodo 2:12

  11. ..são conflitos emocionais que podem causar problemas mentais. Esta pessoa estava doente e as pessoas ao redor nao observaram. Independente de igrjas, lideres humanos podem passar por isto..caso veridico é do padre marcelo( se nao engano este nome) se encontra deprimido e ja comentou sobre se suicidar.

DEIXE UMA RESPOSTA